Eu já dei oportunidade, e por mais que uma vez, quer ao swiftkey quer ao Gboard, mas acabei sempre por apagar e regressar aos teclados normais da Apple. Nunca me adaptei bem aos outros. Talvez em parte porque fui ao longo do twmpo corrigindo as manhas dos teclados da Apple. Por exemplo, uma coisa em que ele falhava muito era distinguir entre "e" e "é" ou "esta" e "está". Em teoria aquilo devia perceber o contexto da frase, mas na prática isso nem sempre acontecia. Resolvi isso há anos (para aí desde o Iphone 7, passando a escrever "eh" quando quero que saia "é" e "estah" quando quero que saia "está".
Por outro lado, o teclado da Apple também permite escrever de forma "swift", ou seja, arrastando os dedos sem levantar entre as letras, algo a que também me fui habituando. E agora com o Ios 18 (estou a usar as beta), em que permite ter no mesmo teclado mais que uma língua, acho que está melhor que nunca.
Isto no fundo é uma questão de hábito.
o que eu gosto no gboard é a opção de não misturar línguas, para um disléxico como eu, faz diferença, porque o corretor ao se focar apenas em uma lingua consegue ser mais preciso mesmo com mais erros.
Mas só uso o SwiftKey quando estou a escrever respostas longas porque já sei que o teclado da apple vai falhar, é triste, mas é o que é. Em uso normal o teclado da apple não costuma bloquear e é ok.
Infelizmente qualquer teclado não apple em iOS é um cidadão de segunda classe, o que é pena, devia ser possivel desactivar completamente o teclado nativo.