Tópico da Apple

A maioria dos discos de 2.5" externos costumam usar duas portas USB mas regra geral, uma chega.

Eu sei, por isso mesmo digo que deve ser avaria.
Todos os Macs poráteis ou fixos que vi até hoje tinham portas alimentadas como qualquer outro portátil, ligas lá uma pen ou um disco de 2,5" e ele funciona sem mais alimentação, daí arriscar dizer que há aí uma avaria qualquer...

Em relação ao rato também não os acho maus, inclusive depois de ter usado o Mighty Mouse com fios do meu irmão, comprei um Mighty Mouse Bluetooth para mim, e outro amigo meu acabou por também comprar um bluetooth para usar com o Macbook.
O único defeito dele é ser "plano", ou seja, para ser mais ergonómico deveria ser um pouquinho mais alto, pelo menos ao centro, mas como mexo no rato com o pulso pousado na mesa não sinto dificuldades...

Cumprimentos

Mas vocês já usaram ratos minimamente ergonómicos?

Que desenrasca, desenrasca, agora daí a "não ser mau"?

Fiquem lá na vossa então... Mas vá lá, podia ser pior, ainda me lembro da porcaria que era aquele rato redondinho dos primeiros iMacs, aquilo sim é que era uma bela !"#$%&

Pessoalmente também não gosto , acho-os um pouco baixos.
Antes usava um da Microsoft que era bom, mas desde que tenho um Logitech Mx518, já não quero outra coisa.

Mas vocês já usaram ratos minimamente ergonómicos?

Os da Logitech e da MS costumam ser mais ergonómicos, mas alguns são bem feios, agora para quem for power user, tipo jogador de FPS não compra um rato Apple de certeza, agora para uma utilização "normal" não sendo dos melhores também não é o pior, a bolinha a 360º é engraçada e tem uma estética bonita.
O mighty bluetooth que tenho agora veio substituir um da Rainbow que avariou uma semana ou 15 dias após o término da garantia de 2 anos, ainda tinha a factura da Staples, foi mesmo azar...

Fiquem lá na vossa então... Mas vá lá, podia ser pior, ainda me lembro da porcaria que era aquele rato redondinho dos primeiros iMacs, aquilo sim é que era uma bela !"#$%&

Exacto, esses micro-ratos eram mesmo maus!
Estes actuais não sendo os melhores que por aí andam servem bem para o propósito e são bonitos...
Não estou arrependido, além de que o rato bluetooth da Logitech era mais caro que o mighty mouse e não tinha desconto de estudante como tive no Apple.

Cumprimentos

Mas já viste que os únicos aspectos positivos que consegues encontrar do rato referem-se à parte estética? Os outros são feios? Estética bonita?

Não nego nada disso que afirmaste, mas para a utilização diária, isso é o que menos deveria importar.

São ergonómicos? Não. A bolinha é tão boa como uma roda tradicional? Nem de perto nem de longe.

Então, o que é importante? Sacrificar a utilidade pela beleza?

Acabei de instalar o Windows XP no Macbook, se realmente havia a restrição de só poder usar o bootcamp beta até 31 de Dezembro, então mudar a data para Agosto resultou na perfeição ;)

Corre muito bem o Windows nisto e instalar os drivers é uma maravilha e um exemplo para todos os fabricantes que fazem computadores para Windows.

Agora o teclado e o rato é que não sei como vai ser, vou googlar um pouco... o truque dos 2 dedos no touch pad resultou em OSX (thanks Unreal), em Windows não parece estar a funcionar.

E pergunta rápida: como arranco em OSX agora? Sempre que fez um reboot tem arrancado directamente em Windows. Dá para configurar o OS que arranca por default etc?

dá sim, os drivers do boot camp instalaram-te um utilitário para selecionares o SO "padrão".

Mas mesmo assim, podes arrancar com o que quiseres, basta carregar na tecla... não lembro qual... é uma das que está ao lado da barra de espaço, lol. e arrancar com o mac e a tecla pressionada.

Mas já viste que os únicos aspectos positivos que consegues encontrar do rato referem-se à parte estética? Os outros são feios? Estética bonita?

Não nego nada disso que afirmaste, mas para a utilização diária, isso é o que menos deveria importar.

São ergonómicos? Não. A bolinha é tão boa como uma roda tradicional? Nem de perto nem de longe.

Então, o que é importante? Sacrificar a utilidade pela beleza?

Aspectos positivos:
- Bluetooth (ou seja, não preciso perder mais uma preciosa porta USB a meter uma PEN RF)
- Autonomia elevada (duas pilhas duram meses e meses)
- Funciona tanto com uma pilha como com duas (quando me esqueço de comprar desenrasco uma pilha em qualquer lado temporariamente)
- Rodinha 360º (para fazer scroll lateral nos foruns onde metem imagem gigantes por exemplo que estragam o layout do forum)
- Estética combina com o iMac branco do meu irmão, com os respectivos teclados brancos e com o Mac Mini.
- Mais barato que os rato bluetooth da concorrência (65€ com desconto de estudante penso eu de que)
- Sensor laser em vez de optico (se bem que para mim é indiferente)

Contras:
- A rodinha por vezes tem de se limpar (basta virar o rato ao contrário e esfregar a rodinha contra uma folha branca A4)
- O centro do rato como já disseram é baixo, sendo menos ergonómico que os Logitech (mas mais ergonómico que os ratos de outros tempos da Apple)

Cumprimentos

Última edição:
Eu estava a falar da versão com fios, mas OK.

Eu não punha a rodinha nos aspectos positivos, porque embora possa fazer scroll para a esquerda e direita, muitas rodas da concorrência também o fazem (inclinando para os lados) e naquilo que realmente importa, ou seja, scroll vertical, são muitíssimo mais eficientes/agradáveis.

A estética, já disse e concordo, é um dos aspectos positivos.

E quem não for estudante, quanto custa?

O Sensor laser não é mais preciso do que um rato óptico ranhoso da NGS que estou a utilizar agora.

Eu estava a falar da versão com fios, mas OK.

A versão com fios difere no tipo de sensor (é optico), não tem pilhas e tem fios, de resto é igual, referi a sem fios porque é a que tenho e estou a usar.
De resto a sem fios é mais barata e vem com os Macs desktop.

Eu não punha a rodinha nos aspectos positivos, porque embora possa fazer scroll para a esquerda e direita, muitas rodas da concorrência também o fazem (inclinando para os lados) e naquilo que realmente importa, ou seja, scroll vertical, são muitíssimo mais eficientes/agradáveis.

Eu adoro a rodinha, para mim é parte da essência deste rato, a roda é 360º, dá para fazer scroll diagonal, parecendo que não é útil em foruns ou nos programas de tratamento de imagem quando tens imagens de muitos megapixes que não cabem na resolução do ecran.

E quem não for estudante, quanto custa?

É mais caro uns 5 a 10€ (ia dizer 7€ mas é questão de ir ver ao site)

O Sensor laser não é mais preciso do que um rato óptico ranhoso da NGS que estou a utilizar agora.

Por isso é que meti entre parentesis que não era por isso que o comprava.
Aliás, o Mighty Mouse com fios com sensor optico é bem mais giro porque de noite quando levantas o rato da mesa tens uns Easter Egg, o led do sensor optico desenha-te um bonequinho tipo coelho ou rato:
illusion_1.jpg

De resto isto dos ratos é como tudo, na semana passada comprei uma torre da HP, até vinha com um teclado porreiro mas o rato em termos de ergonomia ainda é pior que o mighty mouse, é demasiado alto, só faz scroll vertical e não tem os botões laterais programáveis.

Cumprimentos

Eu nunca experimentei esse rato, mas sei que há ratos melhores da concorrência a preços mais baixos, nomeadamente da MS e da Logitech e sim sao ratos bluetooth também!

No seguimento da minha indecisão entre um novo portátil PC, ou um MacBook...

Alguém sabe dizer-me se o Parallels, a aplicação Mac tipo VMWare, também corre SOs colocados em partições à parte por causa do BootCamp? A ideia era meter o Ubuntu como 2º SO, e usar o Leopard por defeito. Quando precisar de Ubutu, posso optar, ou escolho no arranque do BootCamp, ou corro por Parallels a partir do Leopard.

Alguém sabe se é possível? Já alguém o fez?

O que eu já fiz foi isso que descreves, mas com o XP, logo, suponho que dê igual com Parallels.

Ou seja, Dividi o disco, macos de um lado, WinXP de outro e ao iniciar o parallels, ele detecta que há uma partição de bootcamp e pergunta se queremos usar. Claro que tem ainda de instalar uns drivers próprios, mas funciona bastante bem.

O que eu já fiz foi isso que descreves, mas com o XP, logo, suponho que dê igual com Parallels.

Ou seja, Dividi o disco, macos de um lado, WinXP de outro e ao iniciar o parallels, ele detecta que há uma partição de bootcamp e pergunta se queremos usar. Claro que tem ainda de instalar uns drivers próprios, mas funciona bastante bem.

Excelente! A ideia é usar o Leopard e Ubuntu, e ter a opção de correr o Ubuntu ou via Bootcamp, ou via Parallels, e ser o mesmo; ou seja, as alterações feitas num Ubuntu reflectemse en todas as sessões, independentemente da maneira como o lanço.

Eu tenho o mesmo problema

no meu imac o disco externo (um 2'5 lacie porsche design 250gb) não funciona, mesmo com os 2 cabos ligados)
no macbook já funciona

por isso tenho um disco igual mas com 3,5 para ligar ao imac

estou um bocado furioso com isto, mas afinal n é defeito, mas feitio

Se tiveres um hub alimentado, passa a funcionar.

E o iMac lá terá de ir para o estaleiro, atacou o famoso problema de condensação.

Mas olhem que condensação num computador, é obra... electrónica + água não combinam lá muito bem.

Voltar
Superior