Tópico da Apple

A nível de autonomia já era de esperar que o novo processador da Samsung trouxesse melhorias, visto ser produzido com tecnologia de 45nm..

Mas também não é nada de mais..

Por comparação com mais dois terminais que usam processadores MUITOOO idênticos, ou seja, o Samsung Hummingbird*:

Stand-by:
Samsung Galaxy S: Up to 750 h (2G) / Up to 576 h (3G)
Samsung Wave: Up to 650 h (2G) / Up to 570 h (3G)
iPhone 4: Up to 300 h (2G) / Up to 300 h (3G)

Talk Time:
Samsung Galaxy S: Up to 13 h 30 min (2G) / Up to 6 h 30 min (3G)
Samsung Wave: Up to 15 h 50 min (2G) / Up to 7 h (3G)
iPhone 4: Up to 14 h (2G) / Up to 7 h (3G)

* Tanto quanto se sabe o Apple A4 é um Samsung Hummingbird + memoria RAM integrada no mesmo chip.

O design, não me convence.. Havia uns mockups do que poderia vir a ser um iPhone unibody que me convenciam bem mais do que o real. Parece que são duas tábuas de acrílico cm um aro em alumínio..

De resto, ao nível de software já se conheciam as novidades, ao nível de hardware, também já não havia muitas duvidas e confirma-se que não tem nada de extraordinário quando comparado com o que a concorrência vai oferecendo.

O único item em que se destaca é na resolução do ecrã.. Que sinceramente até me parece absurdamente elevada para um ecrã que tem apenas 3.5".. Duvido que a mais de 4 ou 5 cm do ecrã se note a diferença entre 960*640 e os mais normais 800*480.. Eu pelo menos num HTC Desire, que tem um ecrã maior que o iPhone não vejo os pontos. Já para o processador, uma coisa é processar uma imagem composta por 9216000 bits, outra coisa é processar uma imagem composta por 14745600 bits. Estamos a falar de mais 60% de informação para processar em cada frame.

Penso que em vez de um ecrã com tanta resolução, teria sido mais interessante se largassem a velha tecnologia TFT e avançassem para algo como os Super AMOLED da Samsung. Este fim de semana estive a brincar um pouco com um Samsung Wave e realmente é um mundo à parte dos TFT.. As cores, o contraste, o brilho, e especialmente a profundidade dos pretos, não tem rival..

Resta saber o preço em Portugal.. Mas com as novas leis que regem o bloqueio dos terminais e com a queda do Euro, não me admirava nada se as versões de 32 GB sem planos de assinatura associados ultrapassassem consideravelmente os 700 euros.
Engadget:
The screen is truly outrageous -- you basically cannot see pixels on it. We're not being hyperbolic when we say it's easily the best looking mobile phone screen we've ever laid eyes on.

jts, de admirar era se conseguisses ver pixels...

É como eu digo, eu num HTC Desire que tem menos resolução e um ecrã maior não consigo ver pixels a não ser que veja o ecrã a uma distancia mínima.. E desconfortável. Portanto neste iPhone ainda menos devem ser visíveis.

Mas eu pessoalmente penso que a ideia aqui, mais do que uma decisão baseada num equilíbrio entre custos e benefícios teve a ver com a melhor maneira de por as aplicações antigas, desenhadas para 320*480 a funcionar correctamente. Com um ecrã de 640*960, basta que o software do iPhone peque em cada pixel antigo e o transforme em 4 e tá a andar. Até porque fisicamente, cada pixel dos iPhones antigos terá o tamanho de 4 pixels deste novo..

Se fosse um ecrã típico, com 800*480, as aplicações feitas para funcionar em 320*480 iriam ficar certamente com um aspecto estranho.

jts, de admirar era se conseguisses ver pixels...

É como eu digo, eu num HTC Desire que tem menos resolução e um ecrã maior não consigo ver pixels a não ser que veja o ecrã a uma distancia mínima.. E desconfortável. Portanto neste iPhone ainda menos devem ser visíveis.

Mas eu pessoalmente penso que a ideia aqui, mais do que uma decisão baseada num equilíbrio entre custos e benefícios teve a ver com a melhor maneira de por as aplicações antigas, desenhadas para 320*480 a funcionar correctamente. Com um ecrã de 640*960, basta que o software do iPhone peque em cada pixel antigo e o transforme em 4 e tá a andar. Até porque fisicamente, cada pixel dos iPhones antigos terá o tamanho de 4 pixels deste novo..

Se fosse um ecrã típico, com 800*480, as aplicações feitas para funcionar em 320*480 iriam ficar certamente com um aspecto estranho.
Em texto pequeno, vê-se. Não é uma coisa que salte à vista mas é perfeitamente visível a tentativa de smoothing das letras em baixa resolução, por muito boa que a renderização seja, não consegue inventar pixeis onde não existem.

HlD5k.jpg

Esquecendo as manchas do antigo, olhe-se para "Voice Memos" à esquerda e "Youtube" à direita. É da água para o vinho.

Atenção, não digo que seja uma coisa essencial. A resolução do iPhone 3GS serve bem os seus propósitos. Mas acredito que graficamente não deva ser menos de impressionante um ecrã IPS com aquela densidade visto ao vivo.

Há características desse A4? [;)]

O que se sabe é que o A4 é um Package que consiste num SoC e memoria tudo integrado num mesmo chip em camadas.

O SoC trata-se do processador Hummingbird desenvolvido pela Samsung e pela Intrinsity (empresa entretanto adquirida pela Apple) com uma GPU Power VR SGX 535 e é fabricado com a tecnologia Samsung de 45nm.. A memoria, tanto quanto se sabe, no caso do iPad são dois módulos de 128MB cada um de memoria DDR, ligados por um bus de 64 bits (os anteriores SoC do Iphone 3GS, e outros processadores como o Snapdragon usam bus de 32bits)..

Enquanto que a Samsung usa 512MB de DDR2 em chips independentes do processador nos seus terminais.

De resto specs oficiais não existem muitas.. Não se sabe ao certo muitos detalhes, como a quantidade de cache L2 que é usada, se a versão da GPU é mesmo a referida, o clock a que corre a GPU.. etc.. etc..

O ecrã é sem dúvida maravilhoso, mas a "luta" agora é nos sistemas operativos...

Mas o que mais o impressionou hoje são mesmo os anúncios.

Com aquele tipo de marketing um "gajo" fica milionário nem que venda batatas! "Olha as nossas novas batatas, vão revolucionar o mercado, são tão boas! E vamos introduzir uma novíssima feature...FRITAR! A que decidimos dar o nome de iFritar! É revolucionário!" [:)]

O que se sabe é que o A4 é um Package que consiste num SoC e memoria tudo integrado num mesmo chip em camadas.

O SoC trata-se do processador Hummingbird desenvolvido pela Samsung e pela Intrinsity (empresa entretanto adquirida pela Apple) com uma GPU Power VR SGX 535 e é fabricado com a tecnologia Samsung de 45nm.. A memoria, tanto quanto se sabe, no caso do iPad são dois módulos de 128MB cada um de memoria DDR, ligados por um bus de 64 bits (os anteriores SoC do Iphone 3GS, e outros processadores como o Snapdragon usam bus de 32bits)..

Enquanto que a Samsung usa 512MB de DDR2 em chips independentes do processador nos seus terminais.

De resto specs oficiais não existem muitas.. Não se sabe ao certo muitos detalhes, como a quantidade de cache L2 que é usada, se a versão da GPU é mesmo a referida, o clock a que corre a GPU.. etc.. etc..

Eu perguntava mais sobre clocks, etc etc...a diferença prática entre usar um bus de 64 ou 32 ou módulos de memória separados deve ser nicles batatóide, certo?

A apple também conseguiu toda aquela fluidez no primeiro iPhone e não foi com um hardware portentoso...e a concorrência demorou um bom par de anos a pôr-se em movimento, e outro a apanhá-la, portanto isto são tudo questões relativas. Para os limites actuais dos telemóveis (leia-se diagonal de ecrã e bateria) e as utilizações que estes permitem é difícil conceber algo que os actuais processadores não cumpram com uma perna às costas. No entanto não haja dúvidas que vão continuar a evoluir...

jts, a densidade não é tudo... Eu continuo na minha, correndo o risco de estar a dizer asneiras porque nunca tive um iPhone 4 na mão.. Mas para mim, preferia que tivesse Super Amoled.

gsmarenasuperamolediphone.jpg

Um TFT, mesmo sendo IPS, por muito bom que seja, não consegue ultrapassar isto..

Ora bolas... pensava que o OS4 ficava disponível para download hoje (para os 3GS), mas parece que ainda vamos ter que esperar mais um pouco...

Alguém faz ideia de quando estará disponível?

Eu perguntava mais sobre clocks, etc etc...a diferença prática entre usar um bus de 64 ou 32 ou módulos de memória separados deve ser nicles batatóide, certo?

A apple também conseguiu toda aquela fluidez no primeiro iPhone e não foi com um hardware portentoso...e a concorrência demorou um bom par de anos a pôr-se em movimento, e outro a apanhá-la, portanto isto são tudo questões relativas. Para os limites actuais dos telemóveis (leia-se diagonal de ecrã e bateria) e as utilizações que estes permitem é difícil conceber algo que os actuais processadores não cumpram com uma perna às costas. No entanto não haja dúvidas que vão continuar a evoluir...

A memoria nestes chips é o principal limitador no que toca a 3D, já que as GPU's pelo menos em teoria são bem potentes... O Samsung Galaxy S para ter melhor desempenho que os Snapdragon, além de uma GPU melhor precisa de usar DDR2 num bus de 64 bits, em vez de DDR1 num bus de 32 bits.

E o resultado é este: YouTube - Samsung Galaxy S Neocore benchmark

Quanto ao resto não se sabe muito. Sabe-se que se trata de um CPU Cortex A8, alterado. Sabe-se que tem uma GPU PowerVR e um Videocore PowerVR para aceleração de video HD. Sabe-se que tem 32+32 KB de cache L1 e 640(?) kb de cache L2 e sabe-se que corre a 1Ghz o CPU, o GPU não se sabe.

http://movies.apple.com/media/us/ip...phone4-design_video-us-20100607_r848-9cie.mov

Este video é muito bom.

Esqueçam o PR-bullshit sobretudo na parte em que falam das chamadas de vídeo, que isso é para rir de certeza [:)]

Mas de resto adorei ver tanto o ecrã como o processo de fabrico e a organização da coisa. O facto de ser integralmente em vidro (atrás e à frente) e aço inoxidável... nham nham.

Eu gostei da parte em que um indivíduo diz que revolucionaram (de novo) o mundo dos telemóveis quando inseriram a funcionalidade de gravar vídeo...

Mas vá-se lá saber como, funciona. Por acaso hoje tinha a janela em auto-refresh na página do gizmodo a ocupar metade do ecrã e mal o jobs mostra o aparelho aparece uma onda de comentários "WOW!", "Fantastic", "I WANT ONE!".

Quanto ao ecrã...Eu tenho um Desire (vim da apple...fui para Android [:D]) e se há coisa em que os ecrãs da apple são melhores é na visibilidade sob luz solar directa. Em tudo o resto o da HTC parece-me superior. Mas agora essa resolução...não lhe dizia que não...mas com aquele software, nem que viesse com uma televisão de 50'' lhe dizia que sim...

Obrigado jts... mais duas semanas de espera... Enfim, quem já esperou tanto, espera mais um pouco.

Só espero que o Geohot lance logo o Blackra1n compatível que, segundo se diz, está em standby, exactamente à espera da saída do OS4.

O meu iPhone veio com o 3.1.3 de raiz, pelo que não consigo jailbreakar aquilo de forma simples...

O ecrã é sem dúvida maravilhoso, mas a "luta" agora é nos sistemas operativos...

Mas o que mais o impressionou hoje são mesmo os anúncios.

Com aquele tipo de marketing um "gajo" fica milionário nem que venda batatas! "Olha as nossas novas batatas, vão revolucionar o mercado, são tão boas! E vamos introduzir uma novíssima feature...FRITAR! A que decidimos dar o nome de iFritar! É revolucionário!" [:)]

Sempre foi assim (com mais incidência nos últimos anos).

A Apple não precisa de gastar um cêntimo em publicidade, os media, sejam da especialidade, sejam genéricos, tratam de anunciar o novo produto... e não têm dificuldade nenhuma em dizer o nome da marca (que em muitas outras ocasiões tentam ocultar já que não lhes pagam a publicidade)

Obrigado jts... mais duas semanas de espera... Enfim, quem já esperou tanto, espera mais um pouco.

Só espero que o Geohot lance logo o Blackra1n compatível que, segundo se diz, está em standby, exactamente à espera da saída do OS4.

O meu iPhone veio com o 3.1.3 de raiz, pelo que não consigo jailbreakar aquilo de forma simples...
Eu tinha lido já sobre um método para o 3.1.3, o "spirit", não serve?

Sabes, eu tou com o meu com o OS4 beta 4, porque está registado como equipamento developer [;)] e ainda hoje deve sair a Gold Master. Que é a versão para testar nos próximos 15 dias, candidata a sair no dia 21.

Se quiseres posso-te orientar. Mas penso que só dá para instalar através de Mac!

Quanto ao ecrã...Eu tenho um Desire (vim da apple...fui para Android [:D]) e se há coisa em que os ecrãs da apple são melhores é na visibilidade sob luz solar directa.

É o maior defeito dos ecrãs AMOLED.. No entanto os Super AMOLED resolvem isso, a intensidade dos reflexos é reduzida em mais de 80% nos novos Super Amoled.

Já agora, o iPhone 3GS também usa painéis IPS.. Que até é uma boa tecnologia no mundo dos TFT, mas que não é nada de novo, antes pelo contrario, já tem barbas. A Apple simplesmente com esta questão do IPS está através do seu marketing a levar as pessoas a pensar que se trata de algo novo e melhor que os Amoled e Super Amoled que são feitos pela concorrência. Aqui a única coisa realmente melhor é a quantidade de pixels.

De resto não vejo nada de inovador... TFT é tecnologia antiga.. E quanto ao vidro resistente, que dizem disto? Dell Streak's Gorilla Glass screen: torture tested for your amusement (video) -- Engadget (vejam o video)

É o maior defeito dos ecrãs AMOLED.. No entanto os Super AMOLED resolvem isso, a intensidade dos reflexos é reduzida em mais de 80% nos novos Super Amoled.

Já agora, o iPhone 3GS também usa painéis IPS.. Que até é uma boa tecnologia no mundo dos TFT, mas que não é nada de novo, antes pelo contrario, já tem barbas. A Apple simplesmente com esta questão do IPS está através do seu marketing a levar as pessoas a pensar que se trata de algo novo e melhor que os Amoled e Super Amoled que são feitos pela concorrência. Aqui a única coisa realmente melhor é a quantidade de pixels.

De resto não vejo nada de inovador... TFT é tecnologia antiga.. E quanto ao vidro resistente, que dizem disto? Dell Streak's Gorilla Glass screen: torture tested for your amusement (video) -- Engadget (vejam o video)

Até a mim me dói[:D]

Voltar
Superior