Tópico da Apple

Neste momento, aqui na faculdade, os pc's normais andam à rasca para o wireless funcionar.

E os mac's andam a sacar a um mega!

Isto porque porque os router da faculdade são uns cisco xpto que têm 2 frequências, e os macs são dos poucos que também funcionam nessa 2º frequência.

São estas pequenas coisas que a apple faz a diferença.

Neste momento, aqui na faculdade, os pc's normais andam à rasca para o wireless funcionar.

E os mac's andam a sacar a um mega!

Isto porque porque os router da faculdade são uns cisco xpto que têm 2 frequências, e os macs são dos poucos que também funcionam nessa 2º frequência.

São estas pequenas coisas que a apple faz a diferença.

Funcionam nos 5ghz (ou será Mhz?), enquanto que a maioria dos PCs só funciona nos 2,4ghz. Problema dos 2,4Ghz é que é um frequência utilizada para tudo e mais um par de botas, e por isso pode ficar sobrecarregada e cheia de ruídos, especialmente em zonas de muita densidade tecnológica.

Há vários pequenos pormenores que os mac têm que podem não se notar no dia-a-dia, e nem sequer aparecem nas folhas de especificações, mas pesam. Outro exemplo: as portas USB dos macs e macbooks debitam 10w de potência em vez dos normais 5w. O resultado é que carregam qualquer equipamento muito mais depressa, quase como se esse equipamento estivesse ligado directamente ao carregador de tomada.
Outro exemplo: os ecrans têm um espectro de cores (color gamut) maior que 80% dos PCs, e angulos de visão de uns 170º. Qualquer pessoa das artes gráficas ou da fotografia voz dirá que conta muito mais ter um espectro de cores alargadodo que ter mais ou menos 20% de resolução.
Em termos de ergonomia então nem se fala. Experimentem levantar o ecran de um macbook só com uma mão, e depois experimentem fazê-lo num portátil de outra marca. Neste último o mais certo é vir o teclado atrás. Num macbook ele levanta suavemente, quase como se o teclado se agarrasse à mesa.
Enfim, não são coisas sonantes como a velocidade pura dos CPUs, mas são factores importantes para certos nichos, e custam dinheiro.

isso é tudo muito bonito mas depois continuam a ter limitações parvas para se fazerem coisas tão simples que me passo da cabeça! [:D]

Por exemplo... coisas simples como copiar vários ficheiros a partir de um iPad (ou iphone?) para uma pasta Dropbox.... ainda não sei como o fazer!!

Com o android (ou wm) é tão simples..... :(

Ao fim de quase 5 anos o meu macbook começou a sofrer de algo que é normal nos macbooks de plastico.
A rachadela na case, no canto direito (na zona do teclado).
Telefonei para a apple a questionar se há alguma intervenção em garantia ou não...

Não demorou 1 minuto para me dizerem que estava abrangido na garantia (porque o portatil tem menos de 5 anos).

Simples, eficaz e ainda pediram desculpas pelo incomodo do defeito.

isso é tudo muito bonito mas depois continuam a ter limitações parvas para se fazerem coisas tão simples que me passo da cabeça! [:D]

Por exemplo... coisas simples como copiar vários ficheiros a partir de um iPad (ou iphone?) para uma pasta Dropbox.... ainda não sei como o fazer!!

Com o android (ou wm) é tão simples..... :(

Muito simples: manda-as por e-mail para a tua conta do dropbox. O dropbox permite associar um endereço de e-mail, que será algo do tipo xxxxxxx@dropbox.com. Sempre que mandas um e-mail para lá, todos os attachments são guardados na pasta que pre-definires no dropbox.

Ou então, mais fácil ainda: vai à app store e descarrega a actualização da app Dropbox. Sim, a actualização que lá está hoje. Vais ter uma boa surpresa [;)]

Funcionam nos 5ghz (ou será Mhz?), enquanto que a maioria dos PCs só funciona nos 2,4ghz. Problema dos 2,4Ghz é que é um frequência utilizada para tudo e mais um par de botas, e por isso pode ficar sobrecarregada e cheia de ruídos, especialmente em zonas de muita densidade tecnológica.

Há vários pequenos pormenores que os mac têm que podem não se notar no dia-a-dia, e nem sequer aparecem nas folhas de especificações, mas pesam. Outro exemplo: as portas USB dos macs e macbooks debitam 10w de potência em vez dos normais 5w. O resultado é que carregam qualquer equipamento muito mais depressa, quase como se esse equipamento estivesse ligado directamente ao carregador de tomada.
Outro exemplo: os ecrans têm um espectro de cores (color gamut) maior que 80% dos PCs, e angulos de visão de uns 170º. Qualquer pessoa das artes gráficas ou da fotografia voz dirá que conta muito mais ter um espectro de cores alargadodo que ter mais ou menos 20% de resolução.
Em termos de ergonomia então nem se fala. Experimentem levantar o ecran de um macbook só com uma mão, e depois experimentem fazê-lo num portátil de outra marca. Neste último o mais certo é vir o teclado atrás. Num macbook ele levanta suavemente, quase como se o teclado se agarrasse à mesa.
Enfim, não são coisas sonantes como a velocidade pura dos CPUs, mas são factores importantes para certos nichos, e custam dinheiro.

Tenho um Vaio que também já permite usar os 2,4 ou 5 Ghz; por defeito vem a 2,4 mas é possível mudar para 5, só não vem ligado por defeito porque o uso da banda dos 5Ghz em certos mercados não é permitida.
Quanto ao pegar pelo ecrã, tive um Thinkpad em que era normalmente pelo ecrã que pegava nele quando o tinha pousado no chão, nunca tive nenhum problema com esse tipo de uso...[:p]

[;)]

Tenho um Vaio que também já permite usar os 2,4 ou 5 Ghz; por defeito vem a 2,4 mas é possível mudar para 5, só não vem ligado por defeito porque o uso da banda dos 5Ghz em certos mercados não é permitida.
Quanto ao pegar pelo ecrã, tive um Thinkpad em que era normalmente pelo ecrã que pegava nele quando o tinha pousado no chão, nunca tive nenhum problema com esse tipo de uso...[:p]

[;)]

Possivelmente expliquei-me mal: não me referia a robustez do material mas sim ao design, não no sentido do aspecto estético, mas do ponto de vista da engenharia e ergonomia. Um MacBook está pensado para que a sua tampa (écran) seja aberta com apenas uma mão, de modo totalmente natural. Na maioria dos outros portáteis somos obrigados a segurar com outra mão o corpo do portátil (onde esta o teclado). São pequenos pormenores, alguns dos quais, enfim, valem o que valem, mas expressam uma atenção fora do comum ao detalhe.

P.S. Também tenho um thinkpad. Sao sem duvida portáteis acima da media, mas também tem preços a cima da media.[;)]

Bom Dia,

Alguém usa Autocad 2011 no Macbook?

Ando aqui indeciso sobre que Macbook comprar... Pelo mesmo preço arranjo um

Macbook Air Core 2 Duo 2,13 GHz 6MB L2 e 4GB DDR3 SDRAM a 1066MHz Disco Sólido com gráfica NVIDIA GForce 320M

Macbook Pro Core i7 dual-core 2,7Ghz e 8GB DDR3 SDRAM a 1333MHz Disco ATA com gráfica Intel HD Graphics 3000.

Pergunto-me se a rapidez de um disco sólido é assim tão significativa e se a gráfica NVIDIA é bem melhor para o Autocad....

O Pro tem muito melhores características, mas o Autocad puxará assim tanto para preferir o Pro ao Air?

Obrigado,

Abraço,
Tiago Matias

Nas tarefas triviais do dia a dia verás que o MacBook air é mais rápido, graças ao SSD. Nas tarefas que exigem mais processador, aí como é obvio o pro destaca-se. O Autocad aguenta-se perfeitamente no Air, e para desenho 2D arrisco dizer que será mais rápido que o Pro. Mas para modelação 3D, enchimento de superficies com texturas, etc, aí o MacBook Pro destaca-se a olhos vistos.

Muito simples: manda-as por e-mail para a tua conta do dropbox. O dropbox permite associar um endereço de e-mail, que será algo do tipo xxxxxxx@dropbox.com. Sempre que mandas um e-mail para lá, todos os attachments são guardados na pasta que pre-definires no dropbox.

Ou então, mais fácil ainda: vai à app store e descarrega a actualização da app Dropbox. Sim, a actualização que lá está hoje. Vais ter uma boa surpresa [;)]

De facto a Appstore já estava a dar um update ao dropbox. E finalmente está muito mais fácil! apr:)

EDIT: Mas podia estar melhor.... continua a não dar para fazer "share a link" e os próprios uploads não são tão straightforward como acontece no Android.... [:D]:sh)

Última edição:
já agora aproveito para dizer que me converti à maça! [:D]

muitas vezes critiquei e agora comprei um MBP 13'' versao de 2010 a um preço bem agradável.

Para já estou a gostar bastante da simplicidade do SO e da qualidade do portátil. [br:)]

Vou só trocar o disco para um de maior capacidade e fica no ponto! [:cool:]

Ao fim de quase 5 anos o meu macbook começou a sofrer de algo que é normal nos macbooks de plastico.
A rachadela na case, no canto direito (na zona do teclado).
Telefonei para a apple a questionar se há alguma intervenção em garantia ou não...

Não demorou 1 minuto para me dizerem que estava abrangido na garantia (porque o portatil tem menos de 5 anos).

Simples, eficaz e ainda pediram desculpas pelo incomodo do defeito.

O meu vai para a 2ª rachadela.. em 3 anos. Ficar pelo menos uma semana sem ele, e ter que o levar ao Porto ainda por cima.. Vai dar mais trabalho do que merece. Mas como agora até já pus o PC a funcionar, talvez o leve também.

2 em 3 anos... é alguma coisa.

Já agora, onde levas?

Eu levo aqui ..:: Colossus ::..

Telefonei para lá, mandei umas fotos e eles tratam de tudo.
Depois para colocar é de um dia para o outro.

É a utilização que leva :\ (919 ciclos de bateria desde... 14/04/2008) também foi aí que levei da 1ª vez. Era bom que fosse 1 dia. E pra mim ainda foi mais rápido porque tinha avião 5 dias depois e fizeram-me um jeito. Penso que também dá para enviar para a Boavista agora.

Última edição:
Mas é um dia! ;)
Estou a falar pois já levei lá outro e foi de um dia para o outro,

Procedimento.

Ligar para a apple e perguntar se há ou não garantia.
Depois contactar o serviço desta loja (neste caso)
Eles pediram duas fotos do problema, o numero de caso, S/N e um contacto
Após enviado, disseram que mal chegue o material entram em contacto e demora um dia a substituir.
:)

já agora pessoal... estou a pensar meter um western digital blue scorpio 5400rpm de 500GB no MBP.

Acham que vale a pena um disco de 7200rpm? Os ganhos de velocidade compensarão as eventuais quebras de duração da bateria e aumento de ruído e calor?

Gracias

O meu vai para a 2ª rachadela.. em 3 anos. Ficar pelo menos uma semana sem ele, e ter que o levar ao Porto ainda por cima.. Vai dar mais trabalho do que merece. Mas como agora até já pus o PC a funcionar, talvez o leve também.

É por isso que adoro o meu Pro. [:D]

E vamos a ver se me tento por um iPhone 4...

É a utilização que leva :\ (919 ciclos de bateria desde... 14/04/2008) também foi aí que levei da 1ª vez. Era bom que fosse 1 dia. E pra mim ainda foi mais rápido porque tinha avião 5 dias depois e fizeram-me um jeito. Penso que também dá para enviar para a Boavista agora.

Já agora... 800 ciclos...

Deixei hoje de manha, vou buscar à tarde...
Como ves... resolvem rápido! ;)

Voltar
Superior