Tópico da Apple

Certo. Fica bem.

Yah, chama-me quando comprares um carro com pneus quadrados. Ou será que não
vês que é um mau design (pneus quadrados) só de olhar? Compras primeiro, é?
[8b]

Ou será que eu tenho de fazer de conta que não tenho a experiência que tenho, e
tenho de cometer os erros que a IMENSIDÃO de gajos que comprou o W8 e que
diz cobras e lagartos e/ou instalou programas para remover o METRO e devolver
o menu? Não me apetece fazer de parvo.

Provavelmente, parvos são também todos os outros empresários que mantiveram
o XP todo este tempo, e que em lugar de mudar para o W8 mantêm o W7 ou mudam
de XP para W7.

Poor enterprise adoption of Windows 8 | ITWeb
(...)
5 Jun 2013
(...)
Only 0.53% of enterprise computers that use the Windows operating system run on Windows 8
(...)

Somos todos parvos...
Nem sei como é que conseguimos ganhar dinheiro sem usar o Windows 8. Deve ser
sorte...

Yah, chama-me quando comprares um carro com pneus quadrados. Ou será que não
vês que é um mau design (pneus quadrados) só de olhar? Compras primeiro, é?
[8b]

Ou será que eu tenho de fazer de conta que não tenho a experiência que tenho, e
tenho de cometer os erros que a IMENSIDÃO de gajos que comprou o W8 e que
diz cobras e lagartos e/ou instalou programas para remover o METRO e devolver
o menu? Não me apetece fazer de parvo.

Provavelmente, parvos são também todos os outros empresários que mantiveram
o XP todo este tempo, e que em lugar de mudar para o W8 mantêm o W7 ou mudam
de XP para W7.

Poor enterprise adoption of Windows 8 | ITWeb

Somos todos parvos...
Nem sei como é que conseguimos ganhar dinheiro sem usar o Windows 8. Deve ser
sorte...

Queres que te diga o quê? Que tenho muitos anos de experiência a desenhar interfaces e a conviver com programadores e que não preciso de muito para perceber se vale a pena discutir com eles estas questões de design e UX?

E no meio de tanto googlanço e link droping podias tentar fazer um esforço de ler e perceber os teus interlocutores. É que deves ter alguma dificuldade em encontrar o momento em que eu defendi o windows 8. Em que trouxe a "produtividade" para uma conversa sobre a metro e o WP. Ou em que discuti "empresários" e os seus critérios para adopção de novos SOs.

Dá a sensação que tens aí uma agenda qualquer atravessada.

Nuno156, quando começaram a introduzir os GPU dentro dos CPU, deixei de ligar ao assunto, fiquei sem tempo, mas sempre pensei que ia gerar muito calor, conseguiram dar a volta ao assunto? É que adicionamdo o GPU, o TDP deve ter aumentado não?

Só para esclarecer, preferes Apple apesar de ser mais caro? É que em avarias acho o produto Apple bem mais caro.... Tenho um portátil de marca branca com 4 anos já feitos, com um Q9000, 1680x1060 GTX 260M, 6GB DDR3, 320GB@7200rpm, 15", que para além dos 1350€ do computador com W7 PRO, só comprei uma base para não aquecer muito... O produto equivalente Apple...Eram uns 2000€ no minimo... [8b]

Queres que te diga o quê? Que tenho muitos anos de experiência a desenhar interfaces
(...)

Bem, a avaliar pela tua noção do que é produtividade...
[:)] [:)]

É que eu também tenho muita experiência com os auto-designados web-designers, mas
que na realidade de web-design só percebem a parte gráfica da coisa, e para os quais
usabilidade é apenas o que permite dispensar manuais de utilizadores.

E que associados a pseudo-arquitectos dão como resultado sites .NET que necessitam
de vários servidores e imensa largura-de-banda para suportarem tráfego mais pesadito...

Queria ver o GOOGLE em .NET...
Devia dar um servidor por pessoa...
A sorte o BING é ser pouco usado, senão a MS tinha de usar o triplo dos servidores da
GOOGLE.

Podes ler isto:
Windows 8
Talvez aprendas alguma coisa com este senhor:
Jakob Nielsen, Ph.D. and Principal at Nielsen Norman Group

E a parte que teimas em referir (Windows Phone/METRO UI):
Windows 8
Windows 8 UX: Weak on Tablets, Terrible for PCs

É que tu ainda não percebeste que para defenderes "a tua dama" do Windows Phone,
puxaste por uma citação que se pode (E DEVE) aplicar a todo o software, e é por isso
que eu puxei pelo Windows 8, porque NÃO APLICARAM o que "defenderam" nessa
citação no Windows 8... e Windows 7... e Windows Vista. Portanto, a citação é lixo.
É desculpa esfarrapada.
«Ah, tal e coiso, fizemos flat porque o importante é o conteúdo e tal...»
Tretas.

Ainda não percebeste porque é que falo de Windows 8 e de produtividade?! Tenho de
explicar novamente?

Nuno156, quando começaram a introduzir os GPU dentro dos CPU, deixei de ligar ao assunto, fiquei sem tempo, mas sempre pensei que ia gerar muito calor, conseguiram dar a volta ao assunto? É que adicionamdo o GPU, o TDP deve ter aumentado não?

Só para esclarecer, preferes Apple apesar de ser mais caro? É que em avarias acho o produto Apple bem mais caro.... Tenho um portátil de marca branca com 4 anos já feitos, com um Q9000, 1680x1060 GTX 260M, 6GB DDR3, 320GB@7200rpm, 15", que para além dos 1350€ do computador com W7 PRO, só comprei uma base para não aquecer muito... O produto equivalente Apple...Eram uns 2000€ no minimo... [8b]

Dec 19, 2012:
Apple and Lenovo desktop PCs tops in satisfaction | PCWorld

November 22, 2012:
Consumer Reports: Apple still tops in reliability | ZDNet

Ainda no outro dia houve essa discussão no tópico aqui mesmo ao lado (informática).
(podes ir ver, tem lá outro link mas de 2013, e o resultado é consistente)

Se tivesses lido, terias evitado falar em avarias...

EDIT:
Eu não prefiro APPLE. Estou a equacionar comprar o meu primeiro produto APPLE
porque deixei de ter confiança nos PC's, devido à introdução da UEFI com Secure Boot.
(também podes ir ver no tópico da informática e tópico do LINUX)

Última edição:
Podem discutir o que quiserem, escrever 300 paginas de insultos e bla bla bla, mas a apple está e estará no futuro próximo a anos luz do resto das marcas a todos os níveis, desde os materiais de construção do hardware, da forma de construir, do design, da consequente fiabilidade, da beleza, do software, da segurança, facilidade de "fazer" qualquer coisa, simplicidade... Todos os níveis possíveis. ANOS LUZ.
E claro isto tudo paga-se, mas vale todos os euros dados. Já das outras marcas, encaro cada euro dado como atirado para o lixo.

Bem, a avaliar pela tua noção do que é produtividade...

É que eu também tenho muita experiência com os auto-designados web-designers, mas
que na realidade de web-design só percebem a parte gráfica da coisa, e para os quais

E que associados a pseudo-arquitectos dão como resultado sites .NET que necessitam
de vários servidores e imensa largura-de-banda para suportarem tráfego mais pesadito...

Queria ver o GOOGLE em .NET...
Devia dar um servidor por pessoa...
A sorte o BING é ser pouco usado, senão a MS tinha de usar o triplo dos servidores da
GOOGLE.

Podes ler isto:
Windows 8
Talvez aprendas alguma coisa com este senhor:
Jakob Nielsen, Ph.D. and Principal at Nielsen Norman Group

E a parte que teimas em referir (Windows Phone/METRO UI):
Windows 8

É que tu ainda não percebeste que para defenderes "a tua dama" do Windows Phone,
puxaste por uma citação que se pode (E DEVE) aplicar a todo o software, e é por isso
que eu puxei pelo Windows 8, porque NÃO APLICARAM o que "defenderam" nessa
citação no Windows 8... e Windows 7... e Windows Vista. Portanto, a citação é lixo.
É desculpa esfarrapada.
«Ah, tal e coiso, fizemos flat porque o importante é o conteúdo e tal...»
Tretas.

Ainda não percebeste porque é que falo de Windows 8 e de produtividade?! Tenho de
explicar novamente?

Mas isto é a sério? É que parece um pouco surrealista, tu disparas em todas as direcções. Já vamos no Google em .net? Enfim... acho que respondes aos meus posts mas não é comigo que estás a falar. Como te disse antes convém leres o que eu vou escrevendo, inclusive aquele onde te respondi a algumas das questões que colocaste sobre o OSX, irias perceber que não uso Win8 (nem acho que tenha sido uma grande ideia, mas fico-me por aqui) nem WP. Não tenho é que diabolizar tudo. Nem assumo que todos os que fazem coisa que não gosto/não concordo são estúpidos.

E também não devias escrever sobre quem está do outro lado baseado em divagações e presunções . Além de preconceituoso podes cair no ridículo. Por mim dou por encerrada a sessão.

Ah, só mais uma coisa: os anos 90 telefonaram e pediram o Jacob Nielsen de volta.

Estamos em 2013, pá, o Nielsen é o nome que tens para largar quando queres mandar umas postas sobre usabilidade? Já não é relevante desde 1999 (e mesmo nessa altura pouco tinha para dizer). Ainda por cima um dos sócios dele é o Don Norman, tinhas feito um brilharete se tivesses citado o nome certo ;)

E li esses estudos que linkas, sim, mas tens que os tomar com "uns grãos de sal". É que a opinião do homem varia muito de acordo com o contrato de consultoria que pode ou não ter. A Adobe que o diga.

Mas isto é a sério? É que parece um pouco surrealista, tu disparas em todas as direcções. Já vamos no Google em .net? Enfim... acho que respondes aos meus posts mas não é comigo que estás a falar. Como te disse antes convém leres o que eu vou escrevendo, inclusive aquele onde te respondi a algumas das questões que colocaste sobre o OSX, irias perceber que não uso Win8 (nem acho que tenha sido uma grande ideia, mas fico-me por aqui) nem WP. Não tenho é que diabolizar tudo. Nem assumo que todos os que fazem coisa que não gosto/não concordo são estúpidos.

E também não devias escrever sobre quem está do outro lado baseado em divagações e presunções . Além de preconceituoso podes cair no ridículo. Por mim dou por encerrada a sessão.

Ah, só mais uma coisa: os anos 90 telefonaram e pediram o Jacob Nielsen de volta.

Estamos em 2013, pá, o Nielsen é o nome que tens para largar quando queres mandar umas postas sobre usabilidade? Já não é relevante desde 1999 (e mesmo nessa altura pouco tinha para dizer). Ainda por cima um dos sócios dele é o Don Norman, tinhas feito um brilharete se tivesses citado o nome certo ;)

E li esses estudos que linkas, sim, mas tens que os tomar com "uns grãos de sal". É que a opinião do homem varia muito de acordo com o contrato de consultoria que pode ou não ter. A Adobe que o diga.

[:)] [:)] [:)]

FLASH 99% BAD?
É o meu artigo favorito. Farto-me de o citar.
Se achas que isso tem alguma coisa a ver com contratos, estamos mesmo conversados.

Ainda por cima quando vem de alguém que fala em UX como se isso fosse o Santo Graal.
https://en.wikipedia.org/wiki/Usability
Usability differs from user satisfaction and user experience because usability also considers usefulness.

Para além disso, por maior usabilidade que tenha («Usability is the ease of use and learnability of a human-made object.»),
pode continuar a ser pouco produtivo.

É que eu uso o cérebro, não sou partidário deste ou daquele guru, seja Nielsen, Norman, Stallman ou mesmo o próprio
Torvalds (apesar de eu ser defensor e utilizador de Linux e Open Source). Portanto, quando o Nielsen diz, sobre as
RIBBONS:
Windows 8
I am a great fan of the dramatic "ribbon" redesign of Office
eu até concordo do ponto de vista da área do homem (usabilidade). Não sou tapado («não devias escrever sobre quem está
do outro lado baseado em divagações e presunções»), as RIBBONS são um exemplo de usabilidade: entende-se o propósito
são auto-explicativas, e úteis. Basta ver o preview dos headings (dá informação adicional que as toolbars não davam).

O problema é que as muito usáveis RIBBONS são uma miséria do ponto de vista de PRODUTIVIDADE. Aquela informação
adicional pode ser útil no início do processo de trabalho, mas depois torna-se irrelevante (já se conhece o formato). E as
RIBBONS deixam de fora algo muito mais importante para a produtividade: enquadramento no processo de trabalho (workflow).
Aqui a adaptabilidade ao processo de trabalho é muito mais importante para a produtividade que a mera usabilidade.

Portanto, eu não estou a dizer que o homem (Nielsen) é que sabe. Na área dele, sabe. O problema dele é o mesmo que eu
referi no início:
É que eu também tenho muita experiência com os auto-designados web-designers, masque na realidade de web-design só percebem a parte gráfica da coisa, e para os quais

Portanto, citei o nome certo, sim. Porque foi ele que mostrou que a usabilidade do METRO é "meh" e "bah", algo que tu
defendes como um exemplo de boa usabilidade. Se leres bem, a maioria do que ele diz aplica-se ao Windows Phone:
Windows 8
Principalmente isto:
Low Information Density
Basta ver a quantidade de pessoas que se queixa de ter pouca informação no ecrã.
Tanto assim é, que mudaram a app do FACEBOOK:
Facebook for Windows Phone 8 gets major redesign and new features in beta app | The Verge
The new UI moves away from the "Metro style" interface found in the existing Facebook app, and more closely matches the iOS and Android Facebook apps.
Nada como uma inversão do estilo low density para provar que estavam errados desde o início.

Sendo um forum Portugues, e sempre com agrado que vejo uma discussao sobre Apple, Microsoft e outros.

Agora estando ha 2 anos em Zurique, nao se esquecam que Microsoft e Apple sao produtos engineered nos EUA com mercados externos como Alemanha, Franca, Luxemburgo, Suica e outros.

Isto para dizer, que o focus nao e o mesmo que em Portugal onde investir/gastar 1000 ou 2000 euros em hardware e algo brutal.

As pessoas tem habitos diferentes, possibilidades economicas. Num pais que os passageiros de comboio anuais (Suica) ultrapassou os 300 milhoes em 2012 um ipad mini ou galaxy tab 8 tem sentido.

E a navegacao num ipad de 8 polegadas com 300 gramas manuseavel com 1 mao nada tem a ver com o ipad. Numa cidade que um T1 custa 1500 a 2000 francos/mes, as pessoas gastam 1500 a 2000 francos/semestre em viagens/lazer (ski, spa, etc) gastar mais 500 francos num mac pro ou mac air em vez de os poupar nem sequer e considerado.

Eu penso que sera o mesmo em Nova Iorque, California e outros paises semelhantes. Se formos ao mediamark, apple store entre outros um macbook air esta la e leve e sao 1500 francos....perfeito p viajar no comboio.

Isso foi a visao da Apple, nao se trata de ser melhor tecnicamente ou ter mais icones. Pode ser para 5% das pessoas (como eu q sou 1 geek).

O conceito de apple store (o mesmo conceito do media markt e fnac) onde podes passar 2 a 3 horas a mexer e a sentir os equipamentos e o sentimento que os equipamentos sao desenhados para o seu proposito (um ipad mini para andar de comboio, um iphone para o metro, um mac pro com ecra de 30 para editar o video do fim de semana da familia), resultou muito bem e isso nota-se aqui em Zurique.

As pessoas querem saber se vao fazer ski como capturar, armazenar e editar. Uma loja mac, mostram um iphone 5, depois um macbook air, imovie, um microfone e voila.

Vao a fnac e tentem o mesmo. E preciso comprar o pc, depois uma camara de outro fabricante, e preciso comprar um telemovel de outra marca, aprender a configurar etc. As pessoas ficam confusas e voila voltam a loja apple e compram tudo i***. Ipad, iphone, imovie, icamera and voila

O Finder do OSX não é muito elaborado, mas existem apps que estendem a sua funcionalidade como o Path Finder 6 by Cocoatech (podes ligar-te ao subversion mas acho que não tem ftp).

Sobre as impressoras não sei.

Desenvolvimento de software? Editores? Gratuitos lembro-me do xcode da Apple https://developer.apple.com/xcode/ e o Eclipse. Mas uma coisa boa é que vão surgindo muitos bundles de software onde podes comprar software barato.

Obrigado pela resposta.

Eu disse SFTP, e não FTP.
SFTP não tem nada a ver com FTP (nem FTPS).
SFTP é SSH.

E não quero programas externos para isto, senão não serve de nada. A ideia não é fazer download de
ficheiros, é trabalhar como se fossem as partilhas do Windows (remote file system).

SSH File Transfer Protocol - Wikipedia, the free encyclopedia
the SFTP protocol allows for a range of operations on remote files – it is more like a remote file system protocol.

Ou seja, usar todas as ferramentas que possam ser usadas sobre ficheiros locais em ficheiros remotos.
Caso contrário andava a fazer download, trabalhar, e upload. Produtividade kaput.

Nuno156,

Compreendo os teus pontos de vista. No entanto, nunca vais ser um gajo resignado com aquilo que está disponível pois nunca vais estar 100% satisfeito. Os pontos que apontas a um S.O. são falhas noutros.
Não há sistemas perfeitos, o mais perto que estamos disso é quase perfeitos para uma determinada finalidade. Não há certo nem errado. Há o mais adequado e o menos adequado atendendo aos objectivos pré-definidos.
Não vale a pena martelares em produtividade quando trazes à baila coisas mainstream (e até os Linux servers são mainstream). A nível Mobile a produtividade também é reduzida porque não há grande exigência nesse aspecto. Aliás, a nível mobile procura-se simplificar as operações e reduzir os conhecimentos técnicos dos utilizadores para ser quase tudo on-fly. Isto porque vivemos numa sociedade que não tem como requisito principal a produtividade raw. E nos sectores estratégicos onde a produtividade significa realmente alguma coisa (como a banca), assistimos que adoptam soluções antigas mas simples talhadas apenas para uma funcionalidade como são os sistemas martelados unix a correr o db2 por exemplo. Os mainstreamers têm de agradar a gregos e troianos e em consequência acertam mais de um lado do que de outro. Mas isto, de facto, resulta e é assim que a sociedade das TI tem avançado. Estamos neste momento a tentar lutar pela estabilidade e maturidade, já que até aqui houve demasiadas experiências e corridas desenfreadas entre os fabricantes. E quando eles correm há coisas que ficam seguras por cordelinhos.
Agora não vale a pena vires com teorias ressabiadas da **** que o que é bom é bater powershells e consolas quando não é isso que a sociedade almeja. Podes enquadrar-te melhor ai, mas isso não significa impores as tuas vontades aos outros. Eu quando olho para novos devices também lhes encontro falhas a apontar, mas se olhar à volta os concorrentes também não são melhores e ao fim e ao cabo o que importa é que funcione para o que destinámos.

Sidenote: Se um amigo me pedir opinião do que eu acho relativamente a alguma coisa em concreto eu digo-lhe os prós e os contras baseados na minha experiência e conhecimento, de forma construtiva, para que ele possa tomar a sua decisão de entre as diversas ofertas existentes no mercado. Não lhe vou tecer uma crítica 100% destrutiva para mandar abaixo qualquer novo conceito, até porque sem erros e experimentações não avançamos. E o que achamos ser uma falha conceptual hoje (por exemplo o reduzido airflow) pode valer ouro amanhã. [;)]

Eu tenho um unico produto Apple, um ipad 3 e sinceramente fiquei rendido à facilidade de utilização daquilo, tenho telemóveis android e para mim que não gosto de andar a inventar gosto mais da apple, acho mais user friendly e as actualizações quando saiem são para todos, enquanto que nos androids depende da marca, saliento que a minha experiencia em android são com terminais com preços abaixo dos 200€.
Sempre tenho usado computadores com windows, mas o próximo que comprar provavelmente será apple e só tenho pena que a apple não lance um iphone low cost como já se tem falado pois provavelmente tambem compraria, pois não consigo mentalizar-me para comprar um telemóvel por 600€, só de pensar que cheguei a dar 80 contos, 400€ por um telemóvel nokia que nem ecrã a cores tinha, até fico a bater mal da cabeça :)

Obrigado pela resposta.

Eu disse SFTP, e não FTP.
SFTP não tem nada a ver com FTP (nem FTPS).
SFTP é SSH.

E não quero programas externos para isto, senão não serve de nada. A ideia não é fazer download de
ficheiros, é trabalhar como se fossem as partilhas do Windows (remote file system).

SSH File Transfer Protocol - Wikipedia, the free encyclopedia

Ou seja, usar todas as ferramentas que possam ser usadas sobre ficheiros locais em ficheiros remotos.
Caso contrário andava a fazer download, trabalhar, e upload. Produtividade kaput.
Mas estás-me a explicar a diferença entre SFTP e FTP só porque numa frase sobre as limitações do Finder eu escrevo que não suporta "ftp" e não "sftp"? Tens que ter mais calma e presumir menos.

Como sabia que não queres programas externos (sim, porque eu leio os posts a que respondo [;)]) é que não te sugeri o cyberduck e o bbedit (que é software que uso) e apenas mencionei as "extensões" para o finder (que pelo menos acesso ao subversion sei que permitem e que poderiam eventualmente resolver o teu problema).

Mas se queres mudar para OSX e se este não tem o suporte para SFTP integrado que precisas e que te torna produtivo podes sempre escrever o código necessário, e disponibilizá-lo ao outros, ou não? ;)

Voltar
Superior