Tópico da Apple

Este tópico é um regalo sempre que há alguma novidade da Apple. [:D]

A questão é que nem sequer se está falar de novidades apple ... só se de fala de FTP , SFTP que para 99% das pessoas nao têm qualquer interesse ... é uma montanha de link's e tralha copiada da wikipedia ... já está estragado o topico ...[:D]

A questão é que nem sequer se está falar de novidades apple ... só se de fala de FTP , SFTP que para 99% das pessoas nao têm qualquer interesse ... é uma montanha de link's e tralha copiada da wikipedia ... já está estragado o topico ...[:D]

Às vezes fico a pensar se alguém se dá ao trabalho de ler os conteúdos daquela catrafada de links que ele vai colocando aqui e noutros tópicos....

Nuno156,

Compreendo os teus pontos de vista. No entanto, nunca vais ser um gajo resignado com aquilo que está disponível

Espero bem que não.
A pior coisa que uma pessoa pode fazer é resignar-se, e não almejar melhor.

pois nunca vais estar 100% satisfeito.

Pois não. E ainda bem. No dia em que esteja 100% satisfeito o melhor é morrer,
porque deixa de existir o estímulo à mudança (para melhor).

Os pontos que apontas a um S.O. são falhas noutros.
Não há sistemas perfeitos, o mais perto que estamos disso é quase perfeitos para uma determinada finalidade. Não há certo nem errado. Há o mais adequado e o menos adequado atendendo aos objectivos pré-definidos.

Pois não. Farto de dizer isso estou eu.

Deve haver neste fórum uns quantos posts meus a dizer:
"Não há nada 100% bom nem 100% mau."
Se fosse 100% bom, todos compravam o mesmo e o resto não existia.
Se fosse 100% mau, ninguém comprava e deixava de existir.

Também estou farto de dizer que ser bom ou mau depende muito dos objectivos
que se pretendem. Até digo isto para as linguagens de programação e para os
carros.

Tenho quase a certeza que há um post meu aqui no fórum que fala em FERRARI e
LADA:
O que é melhor? Um Ferrari F40 ou um Lada Niva?
Depende... se for para um agricultor usar no campo o Lada Niva é bem melhor.

Não me estás a dizer nada que eu não saiba.

Até já disse em vários posts aqui no fórum que, o Windows 8 é muito bom para a
utilização de particulares (home use) nas tarefas mais comuns (mail, browser, etc)
em contexto descontraído (sem necessidade de produtividade).

O problema é que eu estou a falar em contexto produtivo de trabalho, e não em
brincadeiras de crianças (como o célebre vídeo do Windows 8).

Não vale a pena martelares em produtividade quando trazes à baila coisas mainstream (e até os Linux servers são mainstream).

Desculpa?!
Mainstream?!
Windows é "mainstream" nas empresas. A maioria dos desktops que usam Windows
estão nas empresas, não nas casas das pessoas. Portanto, a PRODUTIVIDADE
aplica-se ao Windows, sempre se aplicou. E a Microsoft sempre melhorou a
produtividade das suas aplicações (inclui Windows) até o Ballmer ter substituído
o Gates. O XP já começou a esconder coisas (stack na taskbar, extensões dos
ficheiros, etc.), e daí em diante foi sempre a piorar. Eye-candy first, e o resto que
se lixe. Se fores ver, é esta uma das razões pelas quais o XP ainda tem uma quota
de mercado tão grande.

A nível Mobile a produtividade também é reduzida porque não há grande exigência nesse aspecto. Aliás, a nível mobile procura-se simplificar as operações e reduzir os conhecimentos técnicos dos utilizadores para ser quase tudo on-fly. Isto porque vivemos numa sociedade que não tem como requisito principal a produtividade raw.

Deves ter lido na diagonal o post onde eu falei da produtividade em mobile...

E nos sectores estratégicos onde a produtividade significa realmente alguma coisa (como a banca), assistimos que adoptam soluções antigas mas simples talhadas apenas para uma funcionalidade como são os sistemas martelados unix a correr o db2 por exemplo.

Isso não tem rigorosamente nada a ver com produtividade. Tem a ver com segurança
e fiabilidade (business continuity).

Os mainstreamers têm de agradar a gregos e troianos e em consequência acertam mais de um lado do que de outro.

Não, não têm que agradar a gregos e troianos.
Se o mercado é diferente, o produto tem de ser diferente. Ponto.
Caso contrário aliena-se o mercado que já se tem, e perde-se dos dois lados.

Exemplo de sucesso: APPLE.

APPLE
Tinha o mercado OS X.
Quis o mercado dos smartphones e tablets.
Fez o iOS e manteve o OS X como estava. Manteve os clientes OS X satisfeitos, e
satisfez novos clientes com o iOS.

Exemplos de insucesso: GNOME, UNITY, WINDOWS 8

GNOME
Era o Desktop Environment mais usado no Linux.
Quis fazer um ambiente passível de ser usado em TOUCH.
Em lugar de desenvolverem um novo produto, terminaram o GNOME 2 e fizeram
o GNOME 3 totalmente diferente. Resultado, ficaram com um ambiente híbrido
que não é excelente para touch, e que é uma miséria de produtividade para desktop.
Não ganharam novos utilizadores, e perderam quase todos os que tinham.

UNITY
O ambiente por omissão do UBUNTU era o GNOME 2.
Quiseram fazer uma alternativa ao GNOME 3 (muito semelhante) para ambientes
touch (ver smartphones UBUNTU). Tal como o GNOME 3, é uma miséria de
produtividade em desktop/laptop. Eram a distribuição em primeiro lugar do ranking
da DistroWatch... caíram para 4º lugar.

WINDOWS 8
A maioria dos ambientes de trabalho desktop/laptop é Windows.
Quiseram fazer um híbrido, tal como o GNOME e UNITY, e tal como estes... lixaram-se.
Vamos ver se conseguem sair ilesos deste erro brutal (leia-se, com a mesma quota
de mercado que tinham versus APPLE e LINUX), mas duvido... porque as empresas vão
começar a precaver-se destes caminhos erráticos. As empresas necessitam de rumos
que estejam bem definidos e sejam previsíveis, pelo que vão preparar alternativas que
sejam produtivas para a eventualidade de perderem a produtividade nos produtos
Microsoft em ambientes desktop e laptop.

Mas isto, de facto, resulta e é assim que a sociedade das TI tem avançado.

Não, não resulta.
Apenas aparenta resultar, porque tens assistido a um ambiente de quase monopólio,
onde as alternativas não eram viáveis (quer por custos, quer por previsibilidade, quer
por disponibilidade, etc).
Acontece que as coisas estão a mudar.
Ora vê:
Agora uso Ubuntu no trabalho... (...)
Isto é uma realidade. As empresas começam a ficar preocupadas com o rumo que a
Microsoft tem andado a seguir, e começam a procurar alternativas para não serem
apanhadas desprevenidas (a tal previsibilidade que é tão importante).

Estamos neste momento a tentar lutar pela estabilidade e maturidade, já que até aqui houve demasiadas experiências e corridas desenfreadas entre os fabricantes. E quando eles correm há coisas que ficam seguras por cordelinhos.

Pois... o problema é que os "cordelinhos" da Apple são de aço, e os da Microsoft são
de massa de arroz.

Agora não vale a pena vires com teorias ressabiadas da **** que o que é bom é bater powershells e consolas quando não é isso que a sociedade almeja. Podes enquadrar-te melhor ai, mas isso não significa impores as tuas vontades aos outros. Eu quando olho para novos devices também lhes encontro falhas a apontar, mas se olhar à volta os concorrentes também não são melhores e ao fim e ao cabo o que importa é que funcione para o que destinámos.

Exacto. E para trabalhar (não é para brincar) o mais importante é:
NÃO PODE FALHAR! Ponto.

Tenho servidores em casa com Linux. Estão 24/24 e 365/365 ligados. Nunca falham.
Zero falhas. Sempre ligados à Internet com vários serviços disponíveis. Zero
manutenção. Zero mesmo. Até me esqueço que lá estão.

Portáteis idem. Quantas vezes o trabalho está a meio, e não dá jeito fazer shutdown?
Fecha-se a tampa e já está. Pois... eu chego a fazer MESES seguidos de "fecha a tampa"
sem um único shutdown.

Já no Windows tens instalações misteriosas, vindas do Windows Update, que obrigam a
um reboot. Ou seja, mesmo que consigas passar meses de "fecha a tampa" num Windows
sem que este pendure ou fique lento ou whatever, o mais certo é teres de gramar com
uma instalação que obriga a reboot... Batatas!

Sidenote: Se um amigo me pedir opinião do que eu acho relativamente a alguma coisa em concreto eu digo-lhe os prós e os contras baseados na minha experiência e conhecimento, de forma construtiva, para que ele possa tomar a sua decisão de entre as diversas ofertas existentes no mercado. Não lhe vou tecer uma crítica 100% destrutiva para mandar abaixo qualquer novo conceito, até porque sem erros e experimentações não avançamos. E o que achamos ser uma falha conceptual hoje (por exemplo o reduzido airflow) pode valer ouro amanhã. [;)]

Pois, eu também dou sugestões baseadas nas necessidades das pessoas. Se fores para
o tópico do Linux verás que eu usava (deixei-me disso) Fedora e aconselhava Ubuntu,
e agora uso Linux Mint e aconselho Xubuntu (e tens lá um de Puppy e outro de Lubuntu).

E também aconselho Windows... aos gamers, e aos meus inimigos.
[:p] [:D]

Às vezes fico a pensar se alguém se dá ao trabalho de ler os conteúdos daquela catrafada de links que ele vai colocando aqui e noutros tópicos....

estes posts como este acima, nem leio... nem meia palavra! [kiss]

22902249.jpg

Espero bem que não...
Senão descobrem que eu não percebo nada disto, e que coloco os links só
para intimidar.
[:)] [:)] [:)] [:)]

Não tem nada a ver com isso ...

Tem a ver que a informação e conteudo se perde no meio de tanta coisa ... Tens de aprender (e ainda estás na idade de aprender) a resumir as tuas ideias em poucas linhas ... nao precisas de fundamentar tudo com link's ... até porque uma das boas praticas da informatica é não abrir link's de estranhos :)

Entende apenas como uma critica construtiva ... é que ás vezes torna-se complicado ler os teus post's porque na minha opinião acabas por divagar demasiado .

Nao está em causa os teus conhecimentos que penso que ninguém terá duvida que os tens ...

É só a minha opinião que até partilho muito das tuas teorias e opções.

BTW : Ontem instalei o Zorin OS ... Que coisa mais linda :)

Mas estás-me a explicar a diferença entre SFTP e FTP só porque numa frase sobre as limitações do Finder eu escrevo que não suporta "ftp" e não "sftp"? Tens que ter mais calma e presumir menos.

Sim, estou.
Presumi, e continuo a presumir.
Quando se fala de uma coisa, e na resposta se refere outra coisa que não tem nada a ver,
apenas o nome é semelhante, então sim: presume-se e bem.

Como sabia que não queres programas externos (sim, porque eu leio os posts a que respondo [;)]) é que não te sugeri o cyberduck e o bbedit (que é software que uso) e apenas mencionei as "extensões" para o finder (que pelo menos acesso ao subversion sei que permitem e que poderiam eventualmente resolver o teu problema).

Pelos vistos não sabias que não queria programas externos... porque o que indicaste
(Path Finder 6) não é uma extensão do Finder, é um substituto (externo).
Path Finder - Wikipedia, the free encyclopedia
Permite é extensões (plugins), mas isso também o Finder:
scplugin.tigris.org

Mas se queres mudar para OSX e se este não tem o suporte para SFTP integrado que precisas e que te torna produtivo podes sempre escrever o código necessário, e disponibilizá-lo ao outros, ou não? ;)

Sim posso.
Também posso instalar Linux e não ter trabalho nenhum.

E é isso que eu quero saber com estas questões:
Se preciso ou não de instalar Linux (ou se posso viver com o OS X ou não).

Vou ter de investigar melhor o HOMEBREW.

Não tem nada a ver com isso ...

Tem a ver que a informação e conteudo se perde no meio de tanta coisa ... Tens de aprender (e ainda estás na idade de aprender) a resumir as tuas ideias em poucas linhas ... nao precisas de fundamentar tudo com link's ... até porque uma das boas praticas da informatica é não abrir link's de estranhos :)

Entende apenas como uma critica construtiva ... é que ás vezes torna-se complicado ler os teus post's porque na minha opinião acabas por divagar demasiado .

Nao está em causa os teus conhecimentos que penso que ninguém terá duvida que os tens ...

É só a minha opinião que até partilho muito das tuas teorias e opções.

BTW : Ontem instalei o Zorin OS ... Que coisa mais linda :)

Aprender até morrer. Nada que quem trabalhe em informática não saiba.
Há coisas novas todos os dias, pelo que é necessário aprender todos os
dias.

1.
Eu sei que os posts são demasiado exaustivos, e que a maioria dos outros
utilizadores não têm paciência/tempo/interesse em ler. No entanto, eu
não escrevo para esses. Escrevo para quem estiver interessado na tal
aprendizagem diária, e por isso coloco links que possam dar a conhecer
algo de novo a esses que estão interessados em ler. Se assim não fosse
não me daria a tanto trabalho (nem em fazer texto em coluna).

2.
Por alguma razão coloco maioritariamente links para a WIKIPEDIA, que é
mais seguro. E quando assim não é, é para sites credíveis (ou tento que
assim seja), como revistas e sites de empresas conceituadas. Seja como
for, os links são opcionais, porque normalmente cito o mais importante.

3.
Zorin OS... nunca experimentei. Aliás, neste momento o que eu quero
mesmo experimentar é o OS X.
[:D]
Quero ver se consigo colocar o OS X com um nível de serviço suficiente
para evitar o Linux.

320 users a ler o tópico gritam em coro:
- EVITAR O LINUX?!?! O GAJO DEVE ESTAR DOENTE!!!
[:)]

É que a ENOOOOOOOOORME vantagem do OS X (e do iOS) é que o hardware
e o software têm a mesma origem. Casam um com o outro como ninguém.

Assim sendo, um OS X num MacBook Pro tem a vantagem de estar mais
optimizado no consumo e desempenho do que qualquer outro sistema operativo
noutro qualquer hardware.

Portanto, apesar de no Linux ter tudo a nível de software, duvido que conseguisse
o mesmo desempenho e autonomia que um OS X bem afinado para o hardware
onde corre.

Porque é importante saber isto ANTES de comprar? Porque é a diferença entre
ter muitas máquinas virtuais ou poucas... ou seja, entre comprar com muita ou
pouca MEMÓRIA e DISCO (e com drive ou não, e de 13" ou de 15", etc.).
[;)]

Impressoras
Fixe!
Nada como instalar um pequeno ficheiro de texto e ter logo a impressora a funcionar.
Espero que a autenticação em impressoras de rede também não seja um problema.

Thanks.
[:cool:]

Eu penso que em termos de configuração de impressoras de rede, aliás, tudo o que seja protocolos de rede, funciona muito melhor em OS X do que em Windows.
Aliás, mesmo em termos de printer management, acho que isto deve ser familiar... [;)]

screenshot20130612at537.png

Nuno156, quando começaram a introduzir os GPU dentro dos CPU, deixei de ligar ao assunto, fiquei sem tempo, mas sempre pensei que ia gerar muito calor, conseguiram dar a volta ao assunto? É que adicionamdo o GPU, o TDP deve ter aumentado não?

Só para esclarecer, preferes Apple apesar de ser mais caro? É que em avarias acho o produto Apple bem mais caro.... Tenho um portátil de marca branca com 4 anos já feitos, com um Q9000, 1680x1060 GTX 260M, 6GB DDR3, 320GB@7200rpm, 15", que para além dos 1350€ do computador com W7 PRO, só comprei uma base para não aquecer muito... O produto equivalente Apple...Eram uns 2000€ no minimo... [8b]

Podes comparar muita coisa, mas um portátil marca branca com um Apple...

Eu penso que em termos de configuração de impressoras de rede, aliás, tudo o que seja protocolos de rede, funciona muito melhor em OS X do que em Windows.
Aliás, mesmo em termos de printer management, acho que isto deve ser familiar... [;)]
(...)

Fixe. Ou seja, basta sacar o PPD e instalar com base nesse PPD.
[kiss]

É que eu tenho aqui uma "printadeira" laser multi-funções da XEROX, e o PPD
retirado do site da XEROX tem um bug. Como é um simples ficheiro de texto
foi fácil editar e corrigir o erro. Bem melhor que o Windows, onde temos de
esperar pela correcção feita pelo fabricante (ou pela Microsoft). Vantagens do
Open Source...
[;)]

Obrigado.

E não corre OS X.

Penso que o objectivo era comparar o preço com o do Air que configurei.
Falta é dizer que é um modelo outdated, daí a baixa de preço. Quando saírem os Samsung 900x com Haswell (e falta saber se é com a gráfica de topo) venham-me cá dizer a que preço é que eles ficam.

Aliás, a comparação entre os produtos Apple e os "PC" falha logo redondamente numa coisa - a Apple não tem produtos low-end.

Peguem num portátil windows com materiais sem ser plástico, teclado de qualidade e retroiluminado, LCD decente e não as porcarias que se veem em 90% dos portáteis, interface displayport, autonomias de topo no mercado... e vejam a diferença para um produto equivalente apple.

Aliás, a grande demonstração disso foram os ultrabooks, que nas versões com qualidade comparável aos airs da apple, andavam ela por ela em termos de €€€...

Quanto aos Macbooks pro retina, já existem há +/- 1 ano; custam os olhos da cara, é certo. Agora é que vão chegar PC's topo de gama com LCD's 2880×1800 (que custam os olhos da cara). Vamos ver as diferenças de preço.

Mas insiste-se em comparar laptops genéricos de plástico, com LCD de 15" manhosos 1366x758, autonomias de 2h, com um Macbook pro, afinal têm 15", cores i7, e se calhar ainda tem uma gráfica mais do "bufo" do que o mac, que custa o dobro...

Voltar
Superior