Espero bem que não.
A pior coisa que uma pessoa pode fazer é resignar-se, e não almejar melhor.
Não foi nesse sentido que referi. O que disse foi que não podes estar constantemente com as antenas ligadas a criticar tudo e mais alguma coisa. Há que saber quando o fazer. Senão és apenas um gajo chato com a mania que sabe tudo e que gosta de dar nas vistas.
Pois não. E ainda bem. No dia em que esteja 100% satisfeito o melhor é morrer,
porque deixa de existir o estímulo à mudança (para melhor).
Pois não. Farto de dizer isso estou eu.
Deve haver neste fórum uns quantos posts meus a dizer:
"Não há nada 100% bom nem 100% mau."
Se fosse 100% bom, todos compravam o mesmo e o resto não existia.
Se fosse 100% mau, ninguém comprava e deixava de existir.
Também estou farto de dizer que ser bom ou mau depende muito dos objectivos
que se pretendem. Até digo isto para as linguagens de programação e para os
carros.
Tenho quase a certeza que há um post meu aqui no fórum que fala em FERRARI e
LADA:
O que é melhor? Um Ferrari F40 ou um Lada Niva?
Depende... se for para um agricultor usar no campo o Lada Niva é bem melhor.
Não me estás a dizer nada que eu não saiba.
Até já disse em vários posts aqui no fórum que, o Windows 8 é muito bom para a
utilização de particulares (home use) nas tarefas mais comuns (mail, browser, etc)
em contexto descontraído (sem necessidade de produtividade).
Pessoalmente sou bastante produtivo nas minhas tarefas em windows (em contexto empresarial). E tal como eu reconheço isto em diversas empresas.
O problema é que eu estou a falar em contexto produtivo de trabalho, e não em
brincadeiras de crianças (como o célebre vídeo do Windows 8).
E então? Dependendo do sector de cada um pode fazer sentido utilizar OSX ou até alguma distro de linux em detrimento do Windows. Mas são raras essas ocasiões, até porque a grande parte das empresas trabalha para os consumidores e no consumer market share o Windows continua a larga escala como o sistema mais usada. E do lado mobile tem vindo a crescer de forma sustentada. No meu mercado o windows é rei. Não tenho nenhuma afinidade com o sistema, mas até hoje ainda ninguém se queixou do que fosse. A única coisa que chateia é tornas as web app's compatíveis com a ***** de todas as versões do IE, esse sim é um obstáculo à produtividade e eficiência.
Desculpa?!
Mainstream?!
Windows é "mainstream" nas empresas. A maioria dos desktops que usam Windows
estão nas empresas,
não nas casas das pessoas. Portanto, a PRODUTIVIDADE
aplica-se ao Windows, sempre se aplicou. E a Microsoft sempre melhorou a
produtividade das suas aplicações (inclui Windows) até o Ballmer ter substituído
o Gates. O XP já começou a esconder coisas (stack na taskbar, extensões dos
ficheiros, etc.), e daí em diante foi sempre a piorar. Eye-candy first, e o resto que
se lixe. Se fores ver, é esta uma das razões pelas quais o XP ainda tem uma quota
de mercado tão grande.
Wrong. O mercado doméstico continua a ser um utilizador de peso deste sistema. Em adição, não te esqueças que a maior parte das licenças são pirateadas, o que contribui fortemente para este factor e cria ali um enviesamento das estatísticas de mercado pela negativa pois grande parte das vezes eles verificam as quotas de mercado com base no nº de licenças activadas o que não corresponde, de todo, à realidade. Quanto às opções escondidas, mais uma vez refiro, grande parte dos users são domésticos, o que conta é facilitar a vida ao utilizador doméstico. Do lado da Apple, o finder também não é melhor.
Deves ter lido na diagonal o post onde eu falei da produtividade em mobile...
Já li tantas trocas e baldrocas que acabo sem entender o teu ponto de vista final.
Isso não tem rigorosamente nada a ver com produtividade. Tem a ver com segurança
e fiabilidade (business continuity).
Politiquices não são para aqui chamadas. Por algum motivo o grupo Santander está, desde à alguns meses, a mandar o db2 pastar (eu só referi o db2 como exemplo pois há outros igualmente válidos) por algo mais eficiente e produtivo e que de acordo com os testes levados a cabo até agora em nada ficam a dever ao sistema antigo.
Não, não têm que agradar a gregos e troianos.
Se o mercado é diferente, o produto tem de ser diferente. Ponto.
Caso contrário aliena-se o mercado que já se tem, e perde-se dos dois lados.
Isso é o que tu achas. O mercado tem produtos a mais. Aliás, essa tem sido o maior motivo de preocupação da associação americana de marketing nos últimos 5 anos. Os consumidores estão demasiados confusos sobre o que hão-de escolher. Existe demasiada proliferação de ofertas a todos os níveis. Neste caso em particular, quanto mais polivalente for um sistema melhor. Ainda que possam ser necessárias personalizações ou para produtividade ou para lazer. Pessoalmente sou responsável por uma floresta que servidores, onde 75% são WS2012 e 25% são Linux. Tanto uns como outros volta e meia necessitam de um reboot, mas ai é mais por limitações de hardware e wear level do que propriamente pelo software, pois mesmo que não lhes mexa eles continuam a correr meses a fio sem grandes stresses. O WS2012 ao início é capaz de gerar falta de produtividade por parte dos utilizadores, mas é por desconhecimento aos cantos da casa. Após algumas semanas de uso é tão ou mais rápido que um R2 por exemplo.
Exemplo de sucesso: APPLE.
APPLE
Tinha o mercado OS X.
Quis o mercado dos smartphones e tablets.
Fez o iOS e manteve o OS X como estava. Manteve os clientes OS X satisfeitos, e
satisfez novos clientes com o iOS.
Errado. A Apple já tinha tentado fazer incursões anteriores no mercado dos tablets e pda's no passado. Aliás a marca sempre passou muito ao lado até lançar o ipod. Essa foi a sua rampa de lançamento para upselling. No entanto os clientes OS X não são mais nem menos satisfeitos. São conformados com aquilo que têm. A nível de mercado as pessoas compram a maçã por status e necessidade de afirmação. Quantas pessoas não sabem o poder de processamento que transportam no bolso... Tornou-se uma trend de mercado. Quem gosta de tecnologia já há muito que começou a largar estes produtos, são estagnados. Não há mais inovação por ali, estão a explorar o sumo todo que resta. Aliás, o marketing mais forte do mercado dos Nexus tem atraído tantos mas tantos users IOS... E no mundo dos portáteis imensa gente compra os Macbooks porque são bonitos e fashion. Depois é vê-los a trabalhar em VM's ou a correr o bootcamp com o W7/W8 lá afinfado.
Exemplos de insucesso: GNOME, UNITY, WINDOWS 8
GNOME
Era o Desktop Environment mais usado no Linux.
Quis fazer um ambiente passível de ser usado em TOUCH.
Em lugar de desenvolverem um novo produto, terminaram o GNOME 2 e fizeram
o GNOME 3 totalmente diferente. Resultado, ficaram com um ambiente híbrido
que não é excelente para touch, e que é uma miséria de produtividade para desktop.
Não ganharam novos utilizadores, e perderam quase todos os que tinham.
Mas no mercado de software é sempre assim. Não é apenas uma questão de funcionalidade mas também de tendências.
Pessoalmente para mim o gnome não era carne nem peixe. Nem tão tão pouco era dos mais produtivos.
UNITY
O ambiente por omissão do UBUNTU era o GNOME 2.
Quiseram fazer uma alternativa ao GNOME 3 (muito semelhante) para ambientes
touch (ver smartphones UBUNTU). Tal como o GNOME 3, é uma miséria de
produtividade em desktop/laptop. Eram a distribuição em primeiro lugar do ranking
da DistroWatch... caíram para 4º lugar.
WINDOWS 8
A maioria dos ambientes de trabalho desktop/laptop é Windows.
Quiseram fazer um híbrido, tal como o GNOME e UNITY, e tal como estes... lixaram-se.
Vamos ver se conseguem sair ilesos deste erro brutal (leia-se, com a mesma quota
de mercado que tinham versus APPLE e LINUX), mas duvido... porque as empresas vão
começar a precaver-se destes caminhos erráticos. As empresas necessitam de rumos
que estejam bem definidos e sejam previsíveis, pelo que vão preparar alternativas que
sejam produtivas para a eventualidade de perderem a produtividade nos produtos
Microsoft em ambientes desktop e laptop.
Não, não resulta.
Apenas aparenta resultar, porque tens assistido a um ambiente de quase monopólio,
onde as alternativas não eram viáveis (quer por custos, quer por previsibilidade, quer
por disponibilidade, etc).
Acontece que as coisas estão a mudar.
Ora vê:
Isto é uma realidade. As empresas começam a ficar preocupadas com o rumo que a
Microsoft tem andado a seguir, e começam a procurar alternativas para não serem
apanhadas desprevenidas (a tal previsibilidade que é tão importante).
Pois... o problema é que os "cordelinhos" da Apple são de aço, e os da Microsoft são
de massa de arroz.
Exacto. E para trabalhar (não é para brincar) o mais importante é:
NÃO PODE FALHAR! Ponto.
Tenho servidores em casa com Linux. Estão 24/24 e 365/365 ligados. Nunca falham.
Zero falhas. Sempre ligados à Internet com vários serviços disponíveis. Zero
manutenção. Zero mesmo. Até me esqueço que lá estão.
Portáteis idem. Quantas vezes o trabalho está a meio, e não dá jeito fazer shutdown?
Fecha-se a tampa e já está. Pois... eu chego a fazer MESES seguidos de "fecha a tampa"
sem um único shutdown.
Já no Windows tens instalações misteriosas, vindas do Windows Update, que obrigam a
um reboot. Ou seja, mesmo que consigas passar meses de "fecha a tampa" num Windows
sem que este pendure ou fique lento ou whatever, o mais certo é teres de gramar com
uma instalação que obriga a reboot... Batatas!
Pois, eu também dou sugestões baseadas nas necessidades das pessoas. Se fores para
o tópico do Linux verás que eu usava (deixei-me disso) Fedora e aconselhava Ubuntu,
e agora uso Linux Mint e aconselho Xubuntu (e tens lá um de Puppy e outro de Lubuntu).
E também aconselho Windows... aos gamers, e aos meus inimigos.
[

] [

]