Tópico da Apple

E parece que finalmente duas coisas corriqueiras, que sempre me fizeram impressão não haver neste sistema, vão entrar em "produção" com o iOS8! Falo de relatórios de entrega de SMS e interacção entre diversas aplicações [:D] Agora vamos ver como é aplicação prática da última.

Por acaso foi das primeiras coisas que perguntei neste tópico depois de ter comprado um iphone: como faço por receber os relatórios de entrega das sms? :)
Quando disseram-me que não dava fiquei admirado, mas não desisti do IOS.

Por acaso foi das primeiras coisas que perguntei neste tópico depois de ter comprado um iphone: como faço por receber os relatórios de entrega das sms? :)
Quando disseram-me que não dava fiquei admirado, mas não desisti do IOS.

Relatórios de entrega são totalmente inúteis. Ou melhor, só são úteis
para invasão de privacidade.

Tenho Android há anos. Nem sei se dá. Nem procurei saber se dava.
Nem quero saber.

Basicamente é assim:
- Se não for entregue, recebes uma mensagem de erro.
- Se não receberes uma mensagem de erro... é porque foi entregue.

O que poderia dar jeito, era relatórios de LEITURA.
Mas isso é invasão de privacidade, razão pela qual... nos e-mails:
- A Google não implementa isso, propositadamente (excepto para mails
de contas de empresas).
- Quem está consciente do problema, e que saiba fazê-lo, desactiva
isso nos programas de e-mail.
- Muitos programas de e-mail já nem têm opção para pedir/responder
a recibos de leitura.
E mesmo a maioria dos servidores de correio da Internet deixou de
responder a pedidos de recibos de entrega.

Portanto, para os SMS não é muito diferente.

Até acho que há operadoras que não respondem a esses pedidos.

Nem quero saber.

Basicamente é assim:

de contas de empresas).
a recibos de leitura.

A mim já me fizeram muito jeito n vezes. Deu para perceber que certas mensagens não tinham chegado ao destinatário atempadamente e pude tentar entrar em contacto doutra maneira. [:p]

A mim já me fizeram muito jeito n vezes. Deu para perceber que certas mensagens não tinham chegado ao destinatário atempadamente e pude tentar entrar em contacto doutra maneira. [:p]

Isso é porque estavas a contactar de modo errado.
Urgente: telefone
Importante: SMS
Normal: e-mail

Nem quero saber.

Basicamente é assim:

de contas de empresas).
a recibos de leitura.

Como? Isso é em caso de não ser enviada, mas se o destinatário tiver por exemplo o telemóvel desligado não recebes nenhuma mensagem de erro.

Nem quero saber.

Basicamente é assim:

de contas de empresas).
a recibos de leitura.

Se não for entregue no tempo de expiração (configurável) da mensagem. Agora eu posso-te enviar um SMS e ele ser entregue daqui a 10 segundos ou daqui a 3 horas. Assim não sei se o teu telefone o recebeu. Para mim faz todo o sentido, só é pena que a Apple tenha levado 8 longos anos a percebê-lo. Dá-me muito mais jeito saber que um SMS foi entregue que a treta do iMessage ou do FB Messenger a dizer que alguém leu a mensagem. No âmbito profissional, ai sim dá jeito saber quando os mails foram lidos e até tenho essa opção de pedir relatório predefinida [:D]

Como? Isso é em caso de não ser enviada, mas se o destinatário tiver por exemplo o telemóvel desligado não recebes nenhuma mensagem de erro.

Nunca te é garantido (por nenhuma operadora) que a entrega dos SMS é imediata.

Portanto, se tiver o telemóvel desligado (ou num local sem rede), recebe quando
ligar o telemóvel. Se tiver o telemóvel desligado durante mais de X horas/dias (X
depende da operadora), recebes um relatório de erro (e a operadora deixa de
tentar entregar).

Portanto, se NÃO receberes um relatório de ERRO, é porque efectivamente a
mensagem foi enviada. Ninguém falou em prazos. Os SMS não são sistemas de
envios imediatos (muito menos os relatórios de entrega e/ou erros). Portanto,
repito, se NÃO receberes uma mensagem de ERRO (no prazo definido pela
operadora), é porque o SMS foi entregue (dentro do prazo definido pela operadora).

Reliability of SMS | help.cardboardfish.com

Se não for entregue no tempo de expiração (configurável) da mensagem. Agora eu posso-te enviar um SMS e ele ser entregue daqui a 10 segundos ou daqui a 3 horas. Assim não sei se o teu telefone o recebeu. Para mim faz todo o sentido, só é pena que a Apple tenha levado 8 longos anos a percebê-lo. Dá-me muito mais jeito saber que um SMS foi entregue que a treta do iMessage ou do FB Messenger a dizer que alguém leu a mensagem. No âmbito profissional, ai sim dá jeito saber quando os mails foram lidos e até tenho essa opção de pedir relatório predefinida [:D]

Não é "configurável".
Tu pedes por favor à operadora que tente durante o tempo que indicas. Mas quem
decide é a operadora (ou operadoras, se forem diferentes).

Não sabes se recebeu passados 10 segundos ou 3 horas, nem tens nada que saber.
Isso é invasão da privacidade.
Mesmo em ambiente empresarial.
Há quem não aceite ter telemóvel da empresa de propósito para evitar esse tipo de
"liberdades".

Telefone: urgente
SMS: importante
email: normal

Se enviam um SMS, não é para logo após ter lido receber um telefonema a pedir
resposta. Se for urgente, telefonem em lugar de enviar um SMS. Isto para não
falar daqueles que enviam SMS a pedir para ligar de volta...
[8b]

Isso é porque estavas a contactar de modo errado.
Urgente: telefone
Importante: SMS
Normal: e-mail

Cada qual com as suas prioridades e métodos de trabalho. Nos casos em que falei, as SMS eram o método de contacto preferencial e o facto de perceber através do relatório se a SMS tinha chegado ou não permitiu-me resolver as situações alternativamente.
Da minha experiência com os relatórios, o feedback dos mesmos é sempre correcto. Ou recebo o relatório de entrega na hora, ou nos casos em que o telefone está desligado/sem rede, na altura em que a SMS é entregue. E quando há falha, recebo o relatório que a mesma não foi entregue.
E não há muito tempo, enviei uma SMS e passados uns dias recebi o relatório que a mesma não tinha sido entregue porque o prazo para o envio tinha expirado.

Pessoal da Apple, um esclarecimento: Mac Pro ou Air? Vale a pena comprar um Air e depois acrescentar-lhe um leitor óptico caso seja necessário, ou a diferença de performance de um para o outro nota-se muito a favor do Pro? Em qualquer dos casos a ideia seria um i5 com 4gb de ram ecrã 13". É curto para uma utilização normal? Compensa dar logo mais 90€ e pôr 8 gb de ram?

Obrigado!

Mas aqui Apple - MacBook Pro - Especificações técnicas está um superdrive x8, não é isso? Estou mesmo a leste da linguagem Apple. :(

Tens razão, está sim senhor. Tinha ideia que já nem se faziam Pros com Superdrive.
Os Retina é que já não têm.

Precisas mesmo muito do Superdrive? Posso dizer-te que tenho Mac desde Maio de 2010 e quase nunca usei (e quando o fiz, foi mesmo por preguiça). Desde que tenho o Air, nunca mais senti falta ou necessidade disso.

Compraria sempre um Air pela portabilidade (apesar da resolução do ecrã já ser ultrapassada) ou um Pro Retina (aqui entra a questão, sobretudo e para mim, do ecrã).

O Pro que apontas, na minha opinião, é o pior dos dois mundos.

Tópico da Apple

O retina também já não tem drive. O meu pro ainda tem drive, mas não o comprei por isso, comprei porque foi uma boa promo. A drive raramente uso e se não tivesse poderia sempre usar outro computador para gravar algo ou comprar uma drive USB.

Por €90 vale bem a pena meter 8 GB de RAM, até porque hoje em ia nem AIr nem MBPr permitem upgrades de RAM.

Por fim entre Air e Pro é uma questão de gosto e/necessidade e plafond.

Eu preferia sempre um Pro, por várias razões, mas o Air é excelente ao que se propõe!

EDIT:

Esse MBP é o meu, é um Mid2012 (tem 2 anos de mercado), está desatualizado e por um preço muito elevado.

Eu comprei-o há mais de um ano e a menos de 24% do que aí está.

Hoje em dia nem por €950 o comprava (passou um ano...).

Hoje em dia teria aproveitado uma das promos que houve nos MBPr, cerca de ~€1325 com 8GB de RAM e 256GB SSD (13").

Não tem drive DVD, mas é em tudo muito superior ao meu (exceto em espaço em disco).

Last edited:
Tens razão, está sim senhor. Tinha ideia que já nem se faziam Pros com Superdrive.
Os Retina é que já não têm.

Precisas mesmo muito do Superdrive? Posso dizer-te que tenho Mac desde Maio de 2010 e quase nunca usei (e quando o fiz, foi mesmo por preguiça). Desde que tenho o Air, nunca mais senti falta ou necessidade disso.

Compraria sempre um Air pela portabilidade (apesar da resolução do ecrã já ser ultrapassada) ou um Pro Retina (aqui entra a questão, sobretudo e para mim, do ecrã).

O Pro que apontas, na minha opinião, é o pior dos dois mundos.

Preciso, mas neste caso se o usb superdrive faz a mesma coisa e é portátil, para mim até acaba por ser uma mais valia.

A mim não me importa muito ou nada o ecrã, o que eu preciso é algo que trabalhe bem, seja simples, e que permita sincronização total entre vários aparelhos.

Em relação ao Pro, o i5 do Air não será curto?

Preciso, mas neste caso se o usb superdrive faz a mesma coisa e é portátil, para mim até acaba por ser uma mais valia.

A mim não me importa muito ou nada o ecrã, o que eu preciso é algo que trabalhe bem, seja simples, e que permita sincronização total entre vários aparelhos.

Em relação ao Pro, o i5 do Air não será curto?

Qual é a tua utilização normal?

Back