Tópico da Apple

attachment.php

View attachment 125525

Tu consegues fazer isso com qualquer disco externo ligado a qualquer router. Não precisas de um Time Capsule para o fazer. Para já não falar que é uma forma de backup muito rudimentar, porque regra geral é um backup que fica na mesma casa onde está o computador, e no mesmo tipo de suporte. Não tem grande redundância.

...
Se o equipamento não tiver essa opção tem de ser colocado numa sub-rede diferente, claro que não são configurações triviais para o utilizador comum, mas isso é como tudo quando não se sabe tem de se pagar a quem sabe para resolver, não sei porque no mundo da informática as pessoas esperam que tudo funcione por milagre e de graça. Eu também gostava de ter um botão no carro para se arranjar automaticamente quando avaria [:p]

As pessoas esperam que tudo funcione "por milagre" porque é assim que deviam funcionar mesmo, e porque estão habituadas a que tudo o resto funcione dessa forma. O exemplo que dás do automóvel avariado não se aplica, porque neste problemas de configurações regra geral não há avarias nenhumas. Portanto eles deviam simplesmente falar uns com os outros e desempenhar as suas tarefas. Os problemas de configurações de equipamentos são, na minha opinião, um exemplo claro de que o Software, enquanto parte integrante das tecnologias da informação, ainda está na sua adolescência. De facto, ligar um equipamento a uma rede ou ligar um router a um modem e criar uma rede já deveria hoje em dia ser possível de fazer sem ser preciso fazer puto de ideia do que é domínio, uma máscara de sub-rede ou qualquer outra tecnicalidade. Seria o mínimo que se deveria esperar. Por isso é que eu aprecio a Apple. É o fabricante que mais se preocupa em tornar as coisas o mais indolores possíveis ao utilizador.

Tu consegues fazer isso com qualquer disco externo ligado a qualquer router. Não precisas de um Time Capsule para o fazer. Para já não falar que é uma forma de backup muito rudimentar, porque regra geral é um backup que fica na mesma casa onde está o computador, e no mesmo tipo de suporte. Não tem grande redundância.

Nem mais. Um Nas com 5 anos faz isto , só em termos de backups.

nas.jpg

Redundante que baste, até pq tenho raid 1, com backup de determinados dados para o servidor do escritório.

Fora o facto de correr bittorent...

Tópico da Apple

Isto não é 100% off-topic.

É para explicar porque uns routers funcionam bem com produtos Apple
(ou mesmo Linux), e outros não (tipicamente foram testados apenas
com produtos Microsoft).

Ou seja, para que se perceba que os routers
não são todos iguais.
Isto é, que a simplicidade dos routers é meramente aparente.

Curiosamente o router funciona bem há vários anos com produtos Microsoft e Apple , e deu raia com um produto da Apple. A ironia ;)

Outro produto que me está a desiludir na conectividade com Apple é o Chromecast. Com o Windows/ Chrome é impecável, com iOS é uma dor de cabeça e só funciona quando lhe apetece.

Last edited:
No mundo ideal o serviço de internet seria como o da água ou eletricidade, tinhas um armário à porta de casa onde qualquer operador podia injectar o sinal e tudo o resto já fazia parte da infra estrutura da casa, as tomadas de rede e antenas wi-fi, onde podias ligar o que quisesses sem mais equipamentos como routers, boxes ou ont's [:cool:]

Time capsule? Usem um NAS que é mais barato e mais flexível. O meu baratinho Netgear ReadyNaS Duo suporta Time Machine, além de que me serve para milhentas outras coisas.

Nem mais. Um Nas com 5 anos faz isto , só em termos de backups.
Redundante que baste, até pq tenho raid 1, com backup de determinados dados para o servidor do escritório.
Fora o facto de correr bittorent...

Deve ter-vos escapado a parte onde eu disse que tenho dois WL-500G Premium...
Aproveito para dizer que tenho um NAS com dois discos em RAID.
Portanto, não me convencem.

Uma coisa é ter um NAS com RAID para armazenamento, ligado na rede até
1Gb/s, e sem qualquer optimização para os backups do Time Machine.

Ainda outra coisa é ter uns routers "ranhosos" com discos USB lá ligados.
Se a minha maria já não gosta de ver um router na sala, imaginem com um
disco de 2TB lá ligado.

E outra coisa totalmente diferente é ter um router com bom aspecto, em cima
da secretária, a ocupar pouco espaço horizontal (está na vertical), sem porcarias
de discos USB lá ligados, a funcionar a 1,3Gb/s, com 2TB, sem eu ter a mínima
das preocupações com backups (estava a fazer um backup sozinho quando
escrevi o outro post, e agora que passou uma hora está a fazer outro).

Zero preocupações.
Zero configurações.
Zero marias a chatearem a molécula por causa do mau aspecto dos equipamentos.

Não existe comparação possível entre um Time Capsule e qualquer outra solução.

Possível?
É.
Comparável?
Não.

É como ir trabalhar de num citadino/utilitário/familiar pequeno, vs ir de Rolls Royce
com motorista.

No mundo ideal o serviço de internet seria como o da água ou eletricidade, tinhas um armário à porta de casa onde qualquer operador podia injectar o sinal e tudo o resto já fazia parte da infra estrutura da casa, as tomadas de rede e antenas wi-fi, onde podias ligar o que quisesses sem mais equipamentos como routers, boxes ou ont's [:cool:]

Num mundo ideal, tinhas essa cena implantada na "caixa dos pirolitos", e nem de
computadores irias necessitar.

Penso, logo comunico.

Deve ter-vos escapado a parte onde eu disse que tenho dois WL-500G Premium...
Aproveito para dizer que tenho um NAS com dois discos em RAID.
Portanto, não me convencem.

Uma coisa é ter um NAS com RAID para armazenamento, ligado na rede até
1Gb/s, e sem qualquer optimização para os backups do Time Machine.

Ainda outra coisa é ter uns routers "ranhosos" com discos USB lá ligados.
Se a minha maria já não gosta de ver um router na sala, imaginem com um
disco de 2TB lá ligado.

E outra coisa totalmente diferente é ter um router com bom aspecto, em cima
da secretária, a ocupar pouco espaço horizontal (está na vertical), sem porcarias
de discos USB lá ligados, a funcionar a 1,3Gb/s, com 2TB, sem eu ter a mínima
das preocupações com backups (estava a fazer um backup sozinho quando
escrevi o outro post, e agora que passou uma hora está a fazer outro).

Zero preocupações.
Zero configurações.
Zero marias a chatearem a molécula por causa do mau aspecto dos equipamentos.

Não existe comparação possível entre um Time Capsule e qualquer outra solução.

Possível?
É.
Comparável?
Não.

É como ir trabalhar de num citadino/utilitário/familiar pequeno, vs ir de Rolls Royce
com motorista.

Treta. O meu NAS tem suporte pata o time machine. Fora os addons comunitários. Não vem que não tem. Tudo o que tu fazes eu faço no me NAS. Mas melhor. Estejas em OSX, Windows ou Linux. Consegues fazer backups do teu macbook para um servidor externo via time capsule? Eu consigo...só me falta o macbook.

Curiosamente o router funciona bem há vários anos com produtos Microsoft e Apple , e deu raia com um produto da Apple. A ironia ;)
(...)

Curiosamente usavas apenas um protocolo bem implementado
e testado.
Agora passaste a usar um protocolo com mais largura de banda,
e deu raia... A ironia...
[;)]

Provavelmente terás problemas com o Windows se arranjares um
computador que use o mesmo protocolo que o Apple usa.

Vê lá quais usavas e qual é que passaste a usar agora:
IEEE 802.11 - Wikipedia, the free encyclopedia

g?
n?
ac?

Parece que tenho mais um bug. O iphone não está a controlar o brilho automaticamente. Se o faço ele baixa em demasia o brilho, mesmo em ambientes escuros.

Mais alguém com este sintoma?!

Treta. O meu NAS tem suporte pata o time machine. Fora os addons comunitários. Não vem que não tem. Tudo o que tu fazes eu faço no me NAS. Mas melhor. Estejas em OSX, Windows ou Linux. Consegues fazer backups do teu macbook para um servidor externo via time capsule? Eu consigo...só me falta o macbook.

Acho que não estás mesmo a perceber...

Eu não faço backups.
É o Mac que faz sozinho.

Eu nem necessitei de configurar nada.
O gajo detectou o Time Capsule, e perguntou se eu queria fazer backups para lá.
Eu disse que sim, e nunca mais me preocupei com o assunto.

Zero configurações.
Zero preocupações.
Zero trabalho manual.
Zero.

Se o gajo detecta o Time Capsule na rede faz backups.
Se não detecta não faz.
Não me chateia.
Não me pergunta nada.
Simplesmente faz.

Eu só sei que ele está a fazer backups porque oiço o disco do Time Capsule a trabalhar.

Não compares com o resto, porque é como eu disse: não tem comparação.
A menos que aches comparável ir trabalhar de Rolls Royce com motorista, com ir
trabalhar em hora de ponta parado nas filas de trânsito, a exercitar as pernas e
braços com tantas travagens, acelerações e passagens de caixa.

Exacto. 2300mbps é uma velocidade que nem a maioria dos discos duros caseiros consegue atingir, muito menos de forma sustentada. É velocidade desperdiçada, provavelmente em detrimento da estabilidade.

Não são 2300Mbps numa só banda, mas sim 600Mbps a 2.4Ghz e 1730Mbps a 5Ghz. No caso do AirPort@ac são 400Mbps a 2.4Ghz e 860Mbps a 5Ghz. Ora acrescentar o overhead de transmissão, possíveis interferências e perda por distancia, esses valores são naturalmente mais baixos.

Acaba por não ser incomum hoje em dia existirem vários equipamentos WiFi enabled em ambiente doméstico. Um ou dois computadores, tablet e vários smartphones, todos ligados em simultâneo, podem facilmente reduzir o througput de qualquer router. Tendo em conta as configurações mais comuns de MIMO 2x2, não se trata de usar a largura na sua plenitude mas de existir maior estabilidade através da possibilidade de menor multiplexing através do set 4x4 de antenas(caso do Asus RT-AC87).

Plus em ambientes congestionados de redes em 2.4Ghz, é natural não ser possível usar a largura que os 40Mhz permitem. No fim esses 600Mbps iniciais, acabam reduzidos a ~280Mbps@2.4Ghz a 20Mhz. Mesmo para os 400Mbps que ficam reduzidos a 195Mbps.

Portanto a questão nem é se existem HDDs que aguentem, mas sim a estabilidade, robustez e versatilidade que é permitida.

A única coisa de que o software Time Machine precisa para funcionar é de um suporte qualquer onde ele consiga ler e escrever. Este suporte pode ser um disco externo ligado directamente ao computador por USB, um disco de rede ligado por Samba/CIFS, AFP, até por FTP. Desde que o Finder consiga aceder àquele recurso, então o Time Machine também consegue. Penso que para Dropbox e similares também dá.

Parece que tenho mais um bug. O iphone não está a controlar o brilho automaticamente. Se o faço ele baixa em demasia o brilho, mesmo em ambientes escuros.

Mais alguém com este sintoma?!

A não ser que seja algo mesmo exagerado fruto de algum problema, é mesmo assim que funciona.

Quanto mais escuro o local onde estás, menos brilho ele vai definir para o ecrã. Em ambientes muito claros, é que é necessário mais brilho para se conseguir ler melhor o que está no ecrã.

A única coisa de que o software Time Machine precisa para funcionar é de um suporte qualquer onde ele consiga ler e escrever. Este suporte pode ser um disco externo ligado directamente ao computador por USB, um disco de rede ligado por Samba/CIFS, AFP, até por FTP. Desde que o Finder consiga aceder àquele recurso, então o Time Machine também consegue. Penso que para Dropbox e similares também dá.

A diferença está precisamente em ser necessário fazer alguma coisa,
ou não ser necessário fazer nada.

A diferença está precisamente em ser necessário fazer alguma coisa,
ou não ser necessário fazer nada.

É uma diferença marginal, porque em soluções não-timecapsule também só tens que configurar uma vez e pronto. Mas atenção que a solução Time Machine é muito conveniente, mas não é realmente segura. É certo que estabelece um backup sempre actualizado, o que é muito melhor que nada. Mas como eu disse antes, é um backup feito num suporte semelhante aos dados de origem, na mesma rede, nas mesmas instalações físicas, e não é encriptada. Se assaltarem a casa ou se houver uma inundação, lá vai original e backup na enxurrada!

Não são 2300Mbps numa só banda, mas sim 600Mbps a 2.4Ghz e 1730Mbps a 5Ghz. No caso do AirPort@ac são 400Mbps a 2.4Ghz e 860Mbps a 5Ghz. Ora acrescentar o overhead de transmissão, possíveis interferências e perda por distancia, esses valores são naturalmente mais baixos.

Acaba por não ser incomum hoje em dia existirem vários equipamentos WiFi enabled em ambiente doméstico. Um ou dois computadores, tablet e vários smartphones, todos ligados em simultâneo, podem facilmente reduzir o througput de qualquer router. Tendo em conta as configurações mais comuns de MIMO 2x2, não se trata de usar a largura na sua plenitude mas de existir maior estabilidade através da possibilidade de menor multiplexing através do set 4x4 de antenas(caso do Asus RT-AC87).

Plus em ambientes congestionados de redes em 2.4Ghz, é natural não ser possível usar a largura que os 40Mhz permitem. No fim esses 600Mbps iniciais, acabam reduzidos a ~280Mbps@2.4Ghz a 20Mhz. Mesmo para os 400Mbps que ficam reduzidos a 195Mbps.

Portanto a questão nem é se existem HDDs que aguentem, mas sim a estabilidade, robustez e versatilidade que é permitida.

http://forum.autohoje.com/off-topic...matica-vem-parar-aqui-598.html#post1067975339

É uma diferença marginal, porque em soluções não-timecapsule também só tens que configurar uma vez e pronto. Mas atenção que a solução Time Machine é muito conveniente, mas não é realmente segura. É certo que estabelece um backup sempre actualizado, o que é muito melhor que nada. Mas como eu disse antes, é um backup feito num suporte semelhante aos dados de origem, na mesma rede, nas mesmas instalações físicas, e não é encriptada. Se assaltarem a casa ou se houver uma inundação, lá vai original e backup na enxurrada!

E vou eu também...
Pelo que o backup não me iria servir de nada...
[;)]

Estes backups não é suposto funcionarem como disaster recovery.
Existem apenas para eventuais falhas de hardware, software, roubo do portátil,
viroses, etc.

Ou seja, acontecimentos mais prováveis do que catástrofes naturais.
Para o resto, as coisas são um pouco mais complicadas, e por isso é que existem
seguros que cubram os danos.

Back