Este argumento é totalmente falacioso. Por essa ordem de ideias então ainda havíamos de andar de Ford T. Os outros potenciais fabricantes olhavam para o mercado e diziam: olha, o automóvel já existe, não vale a pena tentar fazer nada neste sector! E se fizessem as pessas diriam: eh pá, não inventaste nada porque o automóvel já existe.
A questão central não é aquilo que se faz, mas a forma como se faz. Já se anda de automóvel há mais de um século, mas para se andar com o conforto, a segurança, a velocidade de hoje em dia foi preciso esperar... um século!
A questão está precisamente aí. Fazer um smartphone "qualquer" empresa fazia. Já para se fazer um smartphone como o iPhone foi preciso esperar pela Apple!
Se calhar vai passar-se o mesmo com o Apple Pay, não sei! Modos de pagamento NFC já existiam muitos. Modos de pagamento como o Apple Pay, que não exige abrir app nenhuma e nem sequer digitar um código, há o da Apple. A tal ponto que em 3 dias se registaram mais pagamentos com Apple Pay do que com todos os outros métodos NFC somados.
Esse exemplo dos carros nao é correcto.
Podes usar outro que vai mais no que quero dizer: Existe o Prius. A Honda faz algo exactamente igual, e aumenta o uso de EV mais 2km. No fundo o que trouxe de novo à industria? O que elevou a fasquia para a concorrencia? Nada, usou algo ja existente, e melhorou. Tens o caso na Apple, da barra de notificaçoes, que nao trouxe nada de novo ou muito melhor para a industria, os third party keyboard... entre outras coisas.
O caso do Apple Pay, la esta, tu pagas com o teu iPhone, e eu atras faço exactamente o mesmo com o meu Android com NFC. A questao é um Pin? Ja se falares em taxas que a Google cobrava e coisas do genero... que, entre outros factores (menos aparelhos com essa tecnologia) nao levaram a avante o uso mais generalizado deste serviço... mas la esta, nao tras muito para a industria, é usar algo ja existe e colocar na sua plataforma, e isso nao puxa a concorrencia para a frente (aqui ja falo no geral e nao no Apple Pay). Outro caso é o Smartwatch da Apple... la esta, nao tras nada que faça a concorrencia melhore o que ja existe.
Apple foi durante muito tempo o benchmark da industria. A Apple trazia novidades, que fazia a concorrencia quer supera-las, e com isso, evoluir. Neste momento, isso ja nao acontece, ja vemos mais o contrario, a Apple a adoptar coisas, que ja existem, sem grandes modificações, porque no fundo, nao consegue ja avançar e incentivar a concorrência, ja é mais o contrario.