Tópico da Apple

Se o SPV diz que só gasta isso em cada troca de Mac, é porque há quem os compre. A não ser que ele compre os Mac com algum desconto (sem IVA por exemplo) e aí o preço de venda já vai ser bem inferior ao de mercado.

Talvez seja o mais plausível, porque acho difícil haver quem considere um bom negócio comprar um Mac com dois anos de uso, apenas 200€ a menos do que o modelo novo.

E mesmo os telemóveis, não sei se a tendência não irá mudar... venderam-se muitos iphone 6, o que quer dizer que vão estar muitos à venda daqui a algum tempo. E quando há muita oferta, o preço tende a baixar.

Eu ao vender o meu 6 desbloqueado com menos de 2 meses verifiquei que era "impossível" vender acima de 600€. E estamos a falar de um telemóvel com 2 meses, e eu nem tinha pressa, estava á espera de um negócio. Mas recebi imensas propostas na casa dos 500€ e vi malta a descer preços até 550/560€ ou a pedirem menos de 600€ negociáveis.

Obviamente que no meio disto há bons negócios para os vendedores, depende quem se apanha como comprador. [;)]

Se o SPV diz que só gasta isso em cada troca de Mac, é porque há quem os compre. A não ser que ele compre os Mac com algum desconto (sem IVA por exemplo) e aí o preço de venda já vai ser bem inferior ao de mercado.

Talvez seja o mais plausível, porque acho difícil haver quem considere um bom negócio comprar um Mac com dois anos de uso, apenas 200€ a menos do que o modelo novo.

Pois, com certeza que haverá quem os compre, quem sou eu para dizer que não. São as tais pessoas que não estão minimamente informadas!

É precisamente o que eu faço (já o tinha referido há uns tempos) ...compro no distribuidor (cpcdi) a preço de custo ... (sem IVA) , entra para imobilizado e depois vendo no Olx ... os 200 ou 300€ que falo , num negocio "normal" equivaliam a 400 ou 500 ...

De qualquer forma ... isto feito num "asus" seria impossivel. No mac eu vendo-o de um dia para o outro.

É precisamente o que eu faço (já o tinha referido há uns tempos) ...compro no distribuidor (cpcdi) a preço de custo ... (sem IVA) , entra para imobilizado e depois vendo no Olx ... os 200 ou 300€ que falo , num negocio "normal" equivaliam a 400 ou 500 ...

De qualquer forma ... isto feito num "asus" seria impossivel. No mac eu vendo-o de um dia para o outro.

E nao tens notado nenhuma mudanca nessa tendencia?

De ha uns 2 anos para ca, comecaram a aparecer consistentemente promocoes com produtos Apple, algo que era "ponto assente" nao se fazer.
Alias, p.e. a Worten tem feito campanhas muito agressivas nos MacBook (eu que o diga) e nos iPad...
O Air 2 com 15% sobre PVP, ate parece algum Samsung [:p]

Se quisesse vender o meu Mini Retina, se tivermos em conta o facto de ele ter descido (naturalmente) cerca de 25% do PVP original e essas campanhas todas, iria sempre perder "muito mais" do que era "tradicional" perder-se.
(no caso tambem o comprei com desconto de 20%, o que aliviaria a perda, mas mesmo assim...)

O unico produto que continua a "escapar" a isto e o iPhone, para o qual, precisamente, se continuam a ver precos em usados "incriveis" :sh)
A excepcao sera talvez o "mal amado" 5C, de que supostamente haveria muitas unidades, mas que desapareceram rapidamente (refiro-me as descontinuadas versoes de 16 e 32Gb).

Noto diferença para cada vez mais procura ... Os Mac's cada vez vendem mais , estão a ganhar terreno ... Até o Nuno trocou por isso se conseguiram convencer o Nuno conseguem convencer qualquer um :) (isto é um elogio pah) Mas sim os valores de aquisição têm baixado ... tambem é essa uma das lutas da Apple.

Os Ipad's normalmente nao troco com regularidade porque se mantêm muito mais tempo em perfeita utilização ... Ainda tenho um Ipad 3 e funciona que é uma maravilha.

Tantos os Mac quanto os Iphones têm aumentado de preço em novos, e mesmo assim vendem-se cada vez mais. O iphone 5 vendeu mais que o 4S, o 5S mais que o 5, e o 6 vai pelo mesmo caminho. Computadores, sobretudo macbooks, registam tendência semelhante, e são também eles cada vez mais caros.

Aí já se compreende, mas o teu caso é uma excepção, a maioria das pessoas compra pelo método tradicional, perdem sempre mais dinheiro na venda ao final desses dois anos. Por isso é que estava a estranhar haver quem se sujeitasse a comprar material com 2 anos, já sem garantia, com pouca diferença para o novo na loja.

Agora no teu caso, compras sem IVA e depois a esse valor ainda abates 200€ ou 300€, já começam a ser valores mais reais para o mercado de usados. E isso aliado ao factor da marca, torna fácil a venda.

Aliás, uma das razões que me levou a comprar o iPhone foi também por me ter escaldado com outras marcas no mercado de usados, caso do Xperia Z por exemplo, dei 600€ por ele quando saiu e ao final de 18 meses nem por 200€ o consegui vender, até que decidi ficar com ele para alguma eventualidade.

Embora o culpado disto nem tenha sido bem o mercado Android, mas sim a própria marca, que debita equipamentos novos como quem troca de camisa, desvalorizando muito os seus topo de gama.

Com a introdução da gama Air ... o Mac chegou a muito mais gente ...e é nesse aspecto que o custo de aquisição baixou ... assim como com a introdução do 5C.

...
Os Ipad's normalmente nao troco com regularidade porque se mantêm muito mais tempo em perfeita utilização ... Ainda tenho um Ipad 3 e funciona que é uma maravilha.

O iPad é de facto a excepção à regra. A meu ver por duas razões. Uma é a que referes. Eu próprio tenho um Ipad 2 que ainda é muito satisfatório. Outra tem que ver com o segmento dos tablets, que me parece ter atingido o auge muito rapidamente, e muito rapidamente o perdeu. As pessoas actualmente começam a duvidar se de facto necessitam de um produto de nicho, sobretudo porque o espaço ocupado pelos tablets começa a ser ocupado pelos smartphones, por um lado, e pelos próprios computadores portáteis, por outro. Eu diria que actualmente a maior concorrência ao Ipad são o iPhone 6 (sobretudo o plus), e os macbook air.

Noto diferença para cada vez mais procura ... Os Mac's cada vez vendem mais , estão a ganhar terreno ... Até o Nuno trocou por isso se conseguiram convencer o Nuno conseguem convencer qualquer um :) (isto é um elogio pah)
(...)

[:)]

Mas olha que não foi a Apple que me convenceu... foi a Microsoft.
[;)]

Se os gajos não tivessem obrigado ao Secure Boot, provavelmente estaria com um Lenovo
em lugar do Mac.

E continuaria com o Linux... [:vm)]

Nota (para explicar o [:vm)]):
systemd - Wikipedia, the free encyclopedia
(...)
Theodore Ts'o expressed his opinion in a ZDNet interview in September 2014 that more than technical concerns, the dispute over systemd's centralized design philosophy indicates a dangerous general trend towards uniformizing the Linux ecosystem, alienating and marginalizing parts of the open-source community, leaving little room for alternative projects. In this he found similarities with the attitude he found in the GNOME project toward non-standard configurations.
(...)
In an August 2014 article published in InfoWorld, Paul Venezia wrote about the systemd controversy, and attributed the controversy to violation of the Unix philosophy, and to "enormous egos who firmly believe they can do no wrong." The article also characterizes the architecture of systemd as more similar to that of svchost.exe, a critical system component in Microsoft Windows with a broad functional scope.
(...)
Estragaram o Linux... beyond repair.

Obrigado Microsoft!
[kiss]

Apple: apr:) apr:) apr:)

Tantos os Mac quanto os Iphones têm aumentado de preço em novos, e mesmo assim vendem-se cada vez mais. O iphone 5 vendeu mais que o 4S, o 5S mais que o 5, e o 6 vai pelo mesmo caminho. Computadores, sobretudo macbooks, registam tendência semelhante, e são também eles cada vez mais caros.

Os Macs têm vindo a ficar mais baratos em novo.

Com a introdução da gama Air ... o Mac chegou a muito mais gente ...e é nesse aspecto que o custo de aquisição baixou ... assim como com a introdução do 5C.

Os Macs têm vindo a ficar mais baratos em novo.

Antes do Air ja existia o MacBook, apenas designado assim, o famoso "branquinho".

Tenho um desses em casa, de 2009, foi comprado na altura por 850€ com o desconto de educacao, o que significa que o PVP era entre os 900 e os 950€.

Por outro lado, e verdade que a versao Julho 2014 do Air veio significar uma baixa de preco em relacao ao modelo anterior.

Para terminar, no caso do 5C, foi colocado a venda a um valor que sempre me pareceu exagerado (100€ de diferenca para o 5S), tendo depois descido para valores mais "toleraveis".
"Borraram" um pouco a pintura ao retirarem a versao de 16Gb em prol da de 8Gb, mas actualmente acho melhor negocio (hipoteticamente) o 5C 8Gb do que anteriormente o 4S 8Gb (PVP "manteve-se" nos 400€, o que continua a ser caro para esta capacidade).

Se o iPhone 5C tem saído a um preço entre os 300 e os 350 euros para a versão com menos capacidade tinha feito um sucesso desmedido.

Gastei 1200€ num Asus em 2008, agora gastei 1020€ num MacBook Pro.
O Asus ainda existe, atenção, mas já não é utilizado diariamente há 3 anos (o que faz com que na prática só tenha sido utilizado durante 3 anos, precisamente).
No final de 2013 levou uma reparação da motherboard (75€), ainda aguentou, mas agora está realmente acabado (embora ainda seja possível realizar tarefas com ele, num "dia bom"). Incrivelmente, antes ainda de o reparar, havia quem me desse 100€ por ele, o que não posso considerar mau, tendo em conta que era um portátil com 5 anos a precisar de reparação.

Comprei um macbook unibody em 2008 por 1200€ também, nunca precisou de garantia, alterei o HD para SSD e meti mais RAM, a bateria também troquei porque a original ja só durava umas 2h e na altura precisava de algo que aguentasse mais devido a uma viagem que ia fazer.

Espero para ver como vai estar o Mac daqui a 6 anos [:D] (não vamos agora agoirar [:p]).
Já aqui disse, e repito, não gastaria este dinheiro num Windows (novamente), a não ser que fosse estritamente necessário.

Comprei um macbook unibody em 2008 por 1200€ também, nunca precisou de garantia, alterei o HD para SSD e meti mais RAM, a bateria também troquei porque a original ja só durava umas 2h e na altura precisava de algo que aguentasse mais devido a uma viagem que ia fazer.
Actualmente quem o usa é a minha namorada e ainda consegue fazer as coisas normais nele, browser, musicas, videos e até editar fotos no Lightroom afins.
O ano passado ainda cheguei a jogar Minecraft nele e em 2013 jogava Civilization 4 relativamente bem.
Acho que foi a melhor compra que fiz, e espero que aches o mesmo do teu [:cool:]

Nota-se bastante bem que alguns produtos Apple têm vindo a baixar de preço. Então em 2012 o que mais se via era o Macbook Air 128 SSD 4 GB de RAM até aos 1299€ e hoje em dia um Air da geração mais recente com as mesmas características anda à volta dos 1049, 1099€.

Pode não parecer muito, mas comprova a tendência.

Nota-se bastante bem que alguns produtos Apple têm vindo a baixar de preço. Então em 2012 o que mais se via era o Macbook Air 128 SSD 4 GB de RAM até aos 1299€ e hoje em dia um Air da geração mais recente com as mesmas características anda à volta dos 1049, 1099€.

Eu comprei em 2013 o MBP Mid-2012 por 998€ numa promoção da Worten. O preço dele era 1200€ nas restantes lojas.

Desculpem a pergunta por ser tão básica, mas como é que se desviam as chamadas para outro número no iPhone?

8)

Isso é lógico. O que eu tenho notado é que a Apple começou a aplicar mais uma estratégia de marketing que consiste em posicionar os produtos numa gama de preços a partir de um preço relativamente acessível, mas com produtos bastante "despidos". Isto serve para definir o mind set do preço, mas na verdade a maioria das pessoas vai gastar mais do que aquilo. Por exemplo, o macbook air mais barato fica abaixo dos 1000 euros, mas é uma máquina tão limitada que a maioria das pessoas vai, no mínimo dos mínimos, gastar mais 100 euros. Ou seja, do ponto de vista do marketing o macbook air vende-se a menos de 1000 euros, mas o grosso das vendas de macbooks air fica acima dos 1000 euros.

Nas outras linhas de produtos também tenho impressão de se passar o mesmo. Nos macbook pro, por exemplo, especialmente agora com os ecrãs retina, discos SSD e RAM soldada. São todos argumentos para as pessoas gastarem mais à partida do que os preços "entry level".

Back