Tópico da Apple

É mesmo o efeito carneirada a todo o vapor ! Ou apenas o capitalismo ao mais alto nível: criar necessidade e identificação...

Na falta de um discurso construtivo, é mais fácil intelectualmente recorrer ao argumento da contracorrente.

Ou a necessidade de forma depreciativa tentar um auto-valorização ou busca de atenção social?

Um proclamado auto-profeta de moralidade social. Um charlie anti-charlie. Está na moda, é a forma mais fácil de parecer diferente.

Há várias teorias da psicologia para explicarem esses comportamentos.

Single USB-C port? No problem. InfiniteUSB-C is a viable solution to the MacBook's limitation - TechSpot

2015-04-16-image-4.jpg

2015-04-16-image-5.jpg

2015-04-16-image-6.jpg

Claro que há marcas que tentam fazer o mesmo que a Apple e não conseguem. Basta pensar na figura deprimente da Samsung na cerimónia dos óscares do ano passado...

Se estás a precisar dum computador leve, com boa autonomia e com as vantagens inerentes ao OS da Apple... Avança!

Não é barato, não, mas não me parece que seja assim tão mais caro que um Windows com a mesma relação peso/ecrã.
A maior falha é aquela que todos conhecemos, o facto de não ter ecrã retina.
O de 11" parece-me um pouco limitado (até na conectividade), mas o de 13" é um bom compromisso.
Basicamente é isso. A minha questão era mais se aguentaria actualizações futuras e como só tem 4gb de RAM, deixa-me um pouco de pé atrás. Pelo que andei a ler, também só seria preciso mais para muito multitasking ou muita edição de vídeo, o que não será o caso.

No outro dia estava a ler umas coisas sobre o Macbook no fórum MacRumors e a uma dada altura leio o post de um gajo, a responder a outro que dizia que o computador devia ter pelo menos mais uma porta USB, que diz qualquer coisa deste género:

"Ele devia era ter vindo sem nenhuma porta!"

Vou partir do princípio que o tipo não estava a ser sarcástico e estava mesmo a falar a sério quando disse isto. Se pensarmos mais a frio, realmente era a situação perfeita. Carregamento Wireless, tudo na cloud, projeção de imagem sem fios, emissão de som igualmente sem fios. Só ainda não me debrucei sobre esta questão: Quão perto estamos deste cenário mesmo? Era mesmo possível lançar-se um portátil sem qualquer cabo agora mesmo? O futuro deste Macbook será mesmo continuar a ter uma só porta ou poderemos vê-lo mesmo sem nenhuma? Quiçá isto não resulte e acabe por ter duas.

A verdade é que aquela resposta chamou-me a atenção e talvez a abordagem da Apple não seja assim tão descabida.

Basicamente é isso. A minha questão era mais se aguentaria actualizações futuras e como só tem 4gb de RAM, deixa-me um pouco de pé atrás. Pelo que andei a ler, também só seria preciso mais para muito multitasking ou muita edição de vídeo, o que não será o caso.

Tenho um 13" Mid 2012 com 4GB e como já disse várias vezes se tivesse pensado mais longe tinha optado na altura pelos 8GB.

A questão aqui é mais o SO em si do que o que é que vais fazer com ele. Quando comprei o meu vinha com o Mountain Lion e para mim foi o sistema mais bem conseguido da Apple e o que mais sumo tirei do computador, por assim dizer. Se atualmente o Yosemite já é o mama recursos que é, tenho algum medo dos SO's que estão para vir.

Tenho um 13" Mid 2012 com 4GB e como já disse várias vezes se tivesse pensado mais longe tinha optado na altura pelos 8GB.

A questão aqui é mais o SO em si do que o que é que vais fazer com ele. Quando comprei o meu vinha com o Mountain Lion e para mim foi o sistema mais bem conseguido da Apple e o que mais sumo tirei do computador, por assim dizer. Se atualmente o Yosemite já é o mama recursos que é, tenho algum medo dos SO's que estão para vir.

Atenção que o Mavericks e o Yosemite teem uma gestão de memória bastante eficiente. Tambem tenho um Air mid-2012 mas com 8g e não é facil enche-los todos em tarefas do dia a dia e com mais um VLC ou IDE qualquer. 8g é sem duvida bastante interessante mas 4g ram no OSX é melhor que 4g ram no windows (no xp e 7, no windows bonecos/touch-screen-wanna-be não sei.)

Atenção que o Mavericks e o Yosemite teem uma gestão de memória bastante eficiente. Tambem tenho um Air mid-2012 mas com 8g e não é facil enche-los todos em tarefas do dia a dia e com mais um VLC ou IDE qualquer. 8g é sem duvida bastante interessante mas 4g ram no OSX é melhor que 4g ram no windows (no xp e 7, no windows bonecos/touch-screen-wanna-be não sei.)

Não é não. Neste momento qualquer PC com um core2duo a 2,66Ghz com 4 Gb de RAM e um disco de 7200 rpm corre Windows 8.1 sem qualquer problema, enquanto que um iMac de 2009 (com essas specs) arrasta-se literalmente com o Yosemite. Para já não falar que as fontes são horríveis, o Yosemite parece que só se preocupou com ecrãs retina.

Até pode ter melhorado já com o 10.10.3, mas no dia a seguir a ter instalado o Yosemite, estava a ser formatado e a levar com o Snow Leopard, leve como uma pena (esse sim) e com muito melhor aspecto.

Por isso essa coisa da gestão eficiente da memória, de aproveitar melhor o hardware e mais não sei que mais: já foi assim, agora é só hype.

Eu não tenho nenhum retina mas tambem não notei nada gráfico, embora conheça reports que as fonts não ficam bem e que todo o ambiente gráfico fica mais lento.
No macbook pro mid 2010 2.4Ghz com 4g de ram (agora com 8g e ssd mas testei stock) não notava isso, notava sim a lentidão do hdd, mas não notei nada a nivel gráfico.
Indiscutivélmente é mais pesado a nivel gráfico sim, mas não vi lentidão no exemplar que testei. Num imac 2011 e num macbook air 2012 tambem não noto nada.
Poderá ter algo a ver com instalar o SO de novo? Não faço ideia, mas não tenho apanhado problemas nos updates nem sequer o tal do WIFI.

Relativamente ao win8.1 como te disse não uso, e quando uso é em i3/i5 com ssd e temporariamente logo não tenho menor ideia do comportamento do mesmo.

Eu não tenho nenhum retina mas tambem não notei nada gráfico, embora conheça reports que as fonts não ficam bem e que todo o ambiente gráfico fica mais lento.
No macbook pro mid 2010 2.4Ghz com 4g de ram (agora com 8g e ssd mas testei stock) não notava isso, notava sim a lentidão do hdd, mas não notei nada a nivel gráfico.
Indiscutivélmente é mais pesado a nivel gráfico sim, mas não vi lentidão no exemplar que testei. Num imac 2011 e num macbook air 2012 tambem não noto nada.
Poderá ter algo a ver com instalar o SO de novo? Não faço ideia, mas não tenho apanhado problemas nos updates nem sequer o tal do WIFI.

Relativamente ao win8.1 como te disse não uso, e quando uso é em i3/i5 com ssd e temporariamente logo não tenho menor ideia do comportamento do mesmo.

Win 8.1 em termos de aproveitamento de recursos escassos é um exemplo a seguir.

Basta vê-lo naqueles tablets "low cost" com atoms a 1.3Ghz e 1 a 2GB de RAM, memória flash lenta e ficar impressionado com o desempenho.

Só experimentei o Yosemite num iMac com core2duo e 3GB de RAM e só posso dizer que é intragável.

Se os MBA mais antigos com 2 gbs RAM vao aguentando, nao haverá problemas com 4 gbs.

Para vídeo editing intenso mais vale um mbp com 16 gbs de RAM.

O Avant tem razão, isso do OSX ser leve é passado. Recentemente passei de 4GB de RAM para 10GB e agora sim isto roda bem em termos de multitastking, browser com trabs, office, pdfs etc.

Fiz isto precisamente antes de formatar e de meter o Yosemite. Isso e formatar com a instalação do Yosemite já no SSD que também instalei.

Quer nisto de estar cada vez mais pesado quer nas fonts e mesmo barras e barritas, tudo é feito para levar as pessoas a fazer upgrade para um Mac mais recente, e de preferência retina já que o Yosemite fica particularmente bem em retina.

Agora isso é o que a Apple quer, já eu quanto muito daqui a 3 anos (de preferência mais) troco de MBP, até lá este mid 2012 vai ter de servir, até pelo investimento de €200 que fiz nele. Entre 8GB de memória, SSD de 256 GB e kit com o caddy para o HDD foi o que gastei...

Isto é a melhor descrição que li até agora do novo MacBook :

If you do buy the new MacBook, though, you’ll be getting a fine computer, just not the one you might expect. This machine isn’t like a first-class ticket on an airline. It’s more like a front-row seat at a concert. It costs an arm and a leg to get in, it’s noisy and uncomfortable, and you might be expected to cheer. Sure, it’s the best seat in the house, but you damn well better be a giant fan of the band.

New MacBook Review: Stupidly Thin

Back