Tópico da Bimby

Tópico da Bimby

• Total voters
    166
Vais correr ou tomar banho e deixas uma panela ao lume durante 20 30 min?

Eu não era capaz.

Numa panela de pressao? Nem sei fazer de outra forma. De certeza que nao vou ficar feito parvo a olhar para a válvula a deixar sair vapor. E o mesmo acontece com o arroz ou com algum cozinhado que exija que a carne fique bem cozida.

Aqui por casa temos uma Moulinex e considero que foi dinheiro mal gasto... Ok, é bom para fazer sopa no inverno, fora isso não tem grande utilidade, mas também não sou preguiçoso no que toca a cozinhar. Uma vez ou outra um leite creme e uns pães de queijo, mas praticamente não lhe dou mais uso nenhum, chega a estar parada durante semanas.
Ainda cheguei a ir ver umas receitas com fotos que pessoal de alguns grupos de FB faziam, mas o aspecto era tal que preferia comer um pão com manteiga. [:D]

Tópico da Bimby

Esse exemplo que dás é o típico de comida de hospital. Dispenso...

Para ti sopa, legumes, arroz e peixe é comida de hospital ?
Dizeres isso é faltares ao respeito a quem passa fome e não tem nada pra comer

E fogões de lenha pessoal? A Bimby faz cabrito?

Apesar de serem usadas cá em casa, sou sincero que não sou um fã dessas maquinetas, mas já comi um óptimo gelado feito lá. Agora arroz?! O arroz tem que levar azeite, fazer ali um estrugido apertadinho para ser arroz!

Resumidamente, isso dá jeito para adiantar algumas coisas, não vale nem de perto nem de longe o que pedem por ela, e faz comidas fraquitas e sem grande mestria (sou minhoto).

Não comprava, mas uma vez que cá chegou oferecida, é usar. Mil vezes um robot aspirador a uma Bimby

É pá uso mais vezes a Bimby do que o forno a lenha que tenho [:D]

De resto acho que estás a confundir a tua falta de habilidade de usar a máquina do que a falta de qualidade da comida feita pelos robots de cozinha.

Fazer um estrugido para fazer o arroz, qual a dificuldade?! Só tens que descascar a cebola em nem tens o trabalho de picar que o Robot faz isso, metes lá o azeite que queres e a temperatura e nem tens o trabalho de andar a mexer a cebola para não queimar, porque, lá está o Robot faz isso.

Cá por casa o Robot até funciona bastante mas nem é para andar a cozer arroz ou massas, faz as sopas, amassa para pão e rissois, sobremesas quando não havia Covid e havia jantaradas em casa, molhos, alguns pratos específicos, quando eu não fazia dieta trabalhava mais. [:D]
Fazer um molho de tomate caseiro e pôr por cima na varoma uns mexilhões 1/2 casca a cozer no vapor dá um belo petisco e o trabalho é perto de zero [kiss]

É pá uso mais vezes a Bimby do que o forno a lenha que tenho [:D]

De resto acho que estás a confundir a tua falta de habilidade de usar a máquina do que a falta de qualidade da comida feita pelos robots de cozinha.

Fazer um estrugido para fazer o arroz, qual a dificuldade?! Só tens que descascar a cebola em nem tens o trabalho de picar que o Robot faz isso, metes lá o azeite que queres e a temperatura e nem tens o trabalho de andar a mexer a cebola para não queimar, porque, lá está o Robot faz isso.

Cá por casa o Robot até funciona bastante mas nem é para andar a cozer arroz ou massas, faz as sopas, amassa para pão e rissois, sobremesas quando não havia Covid e havia jantaradas em casa, molhos, alguns pratos específicos, quando eu não fazia dieta trabalhava mais. [:D]
Fazer um molho de tomate caseiro e pôr por cima na varoma uns mexilhões 1/2 casca a cozer no vapor dá um belo petisco e o trabalho é perto de zero [kiss]

Talvez assim seja, a mulher gosta mais dessas urbanisses. Eu sou o gajo que se puder fazer uma fogueira para estrelar dois ovos, faço [:D]

Mas sim, isso ajuda em bastantes procedimentos, mas não consigo concordar contigo face ao arroz. Arroz Bimby vs arroz normal?!

Outra questão é a marmelada, a sogra faz na Bimby e na casa dos meus pais é no fogão de lenha. Qual a melhor?!

Tictac, tens a certeza que o teu nome do meio não é Obtuso?! :confused::confused::confused:

Absoluta Caro Rasec! [:D]

Nada tenho contra bimbys, mas não aquilo faz comida com mestria, faz alimentação de forma prática e rápida.
Não acho que valha o preço, mas dá uma ajudinha!!!

Isto de se nascer em meio rural com produtos de qualidade superior e métodos culinários não tecnológicos, pode criar alguma resistência à mudança, confesso [:D] (ainda que a mudança não seja para melhor)

Aqui a discussao vao sempre dar ao mesmo. Robot cozinha vs cozinhar tradicionalmente. Se Robot Cozinha, Escolher Bimby ou concorrencia mais barata. [:cool:] O que importa e' que estejam felizes com as vossas opcoes [;)]

Absoluta Caro Rasec! [:D]

Nada tenho contra bimbys, mas não aquilo faz comida com mestria, faz alimentação de forma prática e rápida.
Não acho que valha o preço, mas dá uma ajudinha!!!

Isto de se nascer em meio rural com produtos de qualidade superior e métodos culinários não tecnológicos, pode criar alguma resistência à mudança, confesso [:D] (ainda que a mudança não seja para melhor)
Cada coisa no seu lugar...

Também tenho família num lugar rural e com forno a lenha e não comes cabrito, frango ou outra coisa no forno a lenha assim com tanta frequência!

Ajuda nas refeições mais práticas. Sim o preço é astronómico... Mas para comer mais saudável e com menos esforço fecho um pouco os olhos ao preço.

Há coisas que não faria sem um robot: pures, esparregado, receitas com bacalhau.

Também faço sumos, mas é óbvio que não é necessário um robot.

A minha mulher usa para fazer cremes para ela e para o filhote. Mas aqui é muito de vez em quando..

Aqui a discussao vao sempre dar ao mesmo. Robot cozinha vs cozinhar tradicionalmente. Se Robot Cozinha, Escolher Bimby ou concorrencia mais barata. [:cool:] O que importa e' que estejam felizes com as vossas opcoes [;)]
Concordo 100%.

Acho que há users com muita vontade de validar que fizeram a melhor opção e quem optou diferente é burro!

Verdade! Viva o mercado livre onde há hipótese de opção e liberdade de escolha!

Cada coisa no seu lugar...

Também tenho família num lugar rural e com forno a lenha e não comes cabrito, frango ou outra coisa no forno a lenha assim com tanta frequência!

Ajuda nas refeições mais práticas. Sim o preço é astronómico... Mas para comer mais saudável e com menos esforço fecho um pouco os olhos ao preço.

Há coisas que não faria sem um robot: pures, esparregado, receitas com bacalhau.

Também faço sumos, mas é óbvio que não é necessário um robot.

A minha mulher usa para fazer cremes para ela e para o filhote. Mas aqui é muito de vez em quando..

Não comia cabrito todos os dias, há mais carnes. Embora ainda frequente muito a casa dos meus pais, já não vivo lá e portanto já não me alimento tão bem! A mulher é da cidade e não tem aquela mãozinha XPTO para a culinária, daí ser fã destas tecnologias.

Lá em casa o fogão era ligado quase todos os dias, até porque faz climatização. Não confundir fogão a lenha com forno a lenha. O fogão é mesmo fogão, como na cozinha dos apartamentos, mas abastecido por lenha. O forno é ainda mais roots, mas esse nunca se usa na verdade.

Relativamente ao mais saudável, sem dúvida nenhuma, o que é um factor ainda mais pro bimby (mulher na saúde). Cá não entram muitos rissóis nem fritos nem essas coisas porreiras de cozinhas dignas desse nome. Mal gasto óleo.

Last edited:
Não comia cabrito todos os dias, há mais carnes. Embora ainda frequente muito a casa dos meus pais, já não vivo lá e portanto já não me alimento tão bem! A mulher é da cidade e não tem aquela mãozinha XPTO para a culinária, daí ser fã destas tecnologias.

Lá em casa o fogão era ligado quase todos os dias, até porque faz climatização. Não confundir fogão a lenha com forno a lenha. O fogão é mesmo fogão, como na cozinha dos apartamentos, mas abastecido por lenha. O forno é ainda mais roots, mas esse nunca se usa na verdade.

Relativamente ao mais saudável, sem dúvida nenhuma, o que é um factor ainda mais pro bimby (mulher na saúde). Cá não entram muitos rissóis nem fritos nem essas coisas porreiras de cozinhas dignas desse nome. Mal gasto óleo.

Dizes cada coisa que só me dá vontade de rir [:D]

A mulher não sabe cozinhar porque nasceu na cidade [:)][:D]
É obvio que toda a gente que tem mão para a cozinha tem que que obrigatoriamente ter nascido e ser criado no campo, de preferência onde ainda não tenha chegado a electricidade, água canalizada nem esgotos senão não têm mão para temperar. [:D]

Dizes cada coisa que só me dá vontade de rir [:D]

A mulher não sabe cozinhar porque nasceu na cidade [:)][:D]
É obvio que toda a gente que tem mão para a cozinha tem que que obrigatoriamente ter nascido e ser criado no campo, de preferência onde ainda não tenha chegado a electricidade, água canalizada nem esgotos senão não têm mão para temperar. [:D]

Nao disse nada disso ... Disse que não tem aquele toque XPTO para a cozinha, ou seja, não elabora muito e acabamos por fazer coisas mais simples e fáceis. Eu também não tenho, sou um péssimo cozinheiro. Só me safo com grelhados.

O que eu queria dizer com a mensagem, é que acredito que nas gerações passadas, muito fruto do tipo de vida que as mulheres levavam, havia ali uma dedicação especial. As minhas avós tinham disso, a minha mãe já não tem. O meu pai, por exemplo, cozinha e é excelente, mesmo tendo começado muito tarde.

Que eu acredito que no campo consigas arranjar alimento de qualidade superior, isso não tenho dúvidas, e claro, isso reflete-se no palato. Desde logo no azeite, no alho, na cebola...

A Bimby de facto tem este "problema" na sociedade.
Mas explica-se por diversas razões. 1º o método de venda, que é tipo lavagem cerebral, onde te dizem que és parvo se não comprares e que com a bimby vais poupar rios de dinheiro a fazer açucar em pó e iogurtes. [:D]
Depois porque como disse, aposto que mais de 80% que compra mal a usa. E depois sentem-se mal que gastaram 1000 a 1300€ e querem provar a todos que fizeram uma boa compra.
Por fim os que também têm a mania que são grandes cozinheiros e que a bimby é para quem não sabe cozinhar.

Eu adorava ter uma bimby, mas não a 1.300€. reconheço-lhe muita qualidade, mas para o tipo de cozinha que faço, (muitos grelhados, e muito forno) iria dar pouco uso. Seria para sopas e arroz e pouco mais. E para isso é demasiado cara.

Tal e qual. Sem concorrência.

Quanto à balança, ou falta dela neste caso, confirma-se. Nada a dizer quanto a isso. Contorno o problema com uma pequena balança de cozinha [:D]

Tem, no entanto, um copo muuito superior na capacidade (7l).

Com a app no telemóvel fazes a sincronização e é muito pacífico controlar as receitas por lá. Tem um bom universo de receitas, que está em constante expansão com o contributo dos seus usuários.

Outra diferença.. Traz 4 acessórios, todos eles amovíveis, em contraponto com a lâmina fixa da Bimby.

O que aí aparece por vezes a €400 não tem 7l de copo (acho que tem 3l). Que modelo é esse ?

Sim, e a questão não é o ter de comprar uma balança à parte, a questão é me ter habituado a ter tudo integrado, é mais fácil, rápido e clean. Por exemplo pesar a quantidade de azeite para o arroz, não vais meter numa balança (bem, aqui pode ser a olho).

Açúcar para fazer doces ou limonada, não é mto prático pesar e dp meter na máquina sem entornar (pelo menos parece-me).

Todas trazem esses acessórios todos ? A Bimby vem com a varoma incluída (é a cena para fazer coisas a vapor por cima do copo).

Sim tenho essa ideia tb, tb já vai tendo uma boa comunidade e há mta receita adaptada da Bimby.

Mas a Bimby é como o iPhone* tb nisto que é por ter sido a primeira teve muita vantagem e dp uns vão atrás dos outros tb na questão das receitas a pensar na Bimby etc.

*cá em PT nota-se menos, mas nos países do primeiro mundo o iPhone foi o primeiro smartphone a ganhar cota, dp o passa a palavra entre família e amigos e pronto...

Eu diria que 80% das pessoas que têm bimby não tiram partido dela.

Mas conheço algumas pessoas que usam e abusam e sabem fazer muita coisa.

Já outras fazem coisas na bimby só porque sim, pq pagaram e depois fica giro dizer que fizeram.
Uma amiga minha compra natas e faz manteiga na bimby... Gasta 3 vezes mais e dá trabalho. Mas sempre pode dizer ás amigas que faz manteiga. [:D]

Para sopa, só as bimby mais recentes. Por causa do tamanho do copo. Eu faço sopa numa panela de 10L o copo da bimby tem 2.2L...

Agora a nossa berrou, mas nestes 6 anos teve fases. Há alturas em que chega a estar uma semana parada ou só é usada uma vez, outras é usada 3 ou 4 vezes por semana.

Eu gosto do arroz da Bimby, e é a questão da consistência (sai smp bem), mas a Maria enjou aquilo e fazemos menos vezes.

Acaba por ser usada sobretudo para sopas e doces...

Sim eu sei. Falta-me é a bimby. [:D]

E 1.300€ para fazer arroz, não acho que valha a pena.

€1300 só para fazer arroz seria bom investimento de facto :)

Mas agora a sério, apesar de perceber e concordar com as tuas críticas, tu que pareces gostar de cozinhar acho que até podias tirar bom partido de uma máquina destas (não necessariamente a Bimby).

Não é por acaso que muitos restaurantes as usam, e dá mto jeito para certas coisas.

Olha por vezes fazer claras em castelo, a Maria diz-me que sem ser na máquina ela pessoalmente não consegue que fique com aquela consistência certa.

Sou o primeiro a criticar o custo benefício da Bimby em concreto, mas se tivesses de cozinhar bastante acho que ias dar valor ao que estas máquinas fazem [;)] (nota-se que smp tiveste quem cozinhasse por ti, daí o teu discurso)

Confesso que atualmente até é raro cozinhar, acaba por ser quase smp ela, mas qdo é preciso cozinho e ter um robot destes é um descanso para certas coisas como deixar aquilo a fazer arroz e ir tomar um banho por exemplo (20m, bate mm certo com o tempo de banho e vestir).

Se tivesse, como tinha há uns bons anos qdo morava com os meu pais, empregada a full time que tb cozinhava tb me estava a marimbar para estas máquinas, até pq no fim‑de‑semana qdo ela não estava ia-se comer fora ao almoço e jantar era coisas simples ou restos da semana.

Mas não tendo empregada a cozinhar, acho que é uma boa ajuda.

EDIT:

Mas explica-se por diversas razões. 1º o método de venda, que é tipo lavagem cerebral, onde te dizem que és parvo se não comprares e que com a bimby vais poupar rios de dinheiro a fazer açucar em pó e iogurtes. [:D]

Este tipo de argumento se o usassem comigo seria logo desmontado.

Então se é para poupar ou não se compra nada (a não ser que faças kgs de açúcar em pó por mês, e aí vais morrer de diabetes [:D]), ou então se se poupa pq o açúcar em pó é mto caro, é comprar uma da concorrência por 300-400 paus, uma pequena fração do que a Bimby custa.

É discurso feito para enganar parvos, e dp com os créditos conseguem que o tuga médio se esqueça que máquina custa €1300.

Já a TM5 custava quase 1100 e mesmo a última sem ecrã (TM4 presumo) custava salvo erro €950.

Last edited:
Back