Tópico da bricolage!

Alguém me sabe informar qual o arame apropriado para exterior? Preciso de colocar arame no meu quintal pra prender umas coisas. Vi um na maxmat por 1.99€ que diz "arame galvanizado" será apropriado para exterior? Não queria gastar muito pro que é mas também não quero colocar um que apodreça 2 meses depois. Obrigado :)

Alguém me sabe informar qual o arame apropriado para exterior? Preciso de colocar arame no meu quintal pra prender umas coisas. Vi um na maxmat por 1.99€ que diz "arame galvanizado" será apropriado para exterior? Não queria gastar muito pro que é mas também não quero colocar um que apodreça 2 meses depois. Obrigado :)

depende do que queres prender, se faz peso, mas galvanizado é sempre bom

O tratamento galvânico serve para dar alguma protecção à corrosão, mas acabará sempre por enferrujar. Daí até partir vai uma grande distância.

Precisava de esmalte branco para ferro (exterior).

recomendam algum em especial? A marca branca do AKI/Leroy é boa?

Ou é melhor ir para marca tipo robbialac, cin, etc ?

É fácil instalar um esquentador a gás?? Será só fazer uns furos na parede, ligar umas mangueiras e está feito?

E um forno, encaixa logo no móvel?

Isto parecem perguntas muito estúpidas, mas vou mudar de casa, e comprar uma cozinha completa(no IKEA, pelo que dizem, barato e fácil de montar)... escolher os moveis no site não é nada fácil, mas parece que já me entendi...

É fácil instalar um esquentador a gás?? Será só fazer uns furos na parede, ligar umas mangueiras e está feito?

E um forno, encaixa logo no móvel?

Isto parecem perguntas muito estúpidas, mas vou mudar de casa, e comprar uma cozinha completa(no IKEA, pelo que dizem, barato e fácil de montar)... escolher os moveis no site não é nada fácil, mas parece que já me entendi...

Os fornos são à medida dos móveis. O cabo eléctrico do forno pode ou não vir incluído (normalmente vem) e a ligação faz-se com terminais de parafusos numa caixa atrás do forno. Se tiveres experiência em electricidade faz-se bem.

Instalar o esquentador a gás é mais delicado. Tens de averiguar se os tubos de água não pingam (esta é fácil), ver a posição do esquentador para que o tubo de fumos tenha inclinação (se tiver que ser), que não há fugas de gás (perigoso!) e que durante o funcionamento não há acumulação excessiva de gases de queima nocivos. Talvez não seja má ideia chamares um profissional.

e é durável?

Tinta de interior, nada a apontar. Há paredes que basta uma demão. Paredes de empena, duas e chega. Seca rápido e é lavável. Por 29.99€/15L não tens melhor. Nem na Sika/Cin.

Para metais tenho usado Motip. Esta semana pintei uma chapa na Spaceship com Luxens anti-ferrugem que dá garantia de 5 anos. Em 2019 confirmo :D

Para efeitos de garantia, muitos fabricantes pedem a instalação por profissionais credenciados.

Não é complicado, até porque as instruções de montagem costumam acompanhar o dito.

Dito isto, há que respeitar a entrada e saída de água (imperiosamente!). Geralmente, a ligação do lado direito é o da entrada da água e a da esquerda a saída de água quente. Evitar que os tubos tenham curvas de raio pequeno ou fiquem dobrados (isto impede a correcta circulação da água que pode perturbar o funcionamento do esquentador). Ao fazeres as ligações, não te esqueças de ter o cuidado de colocar as anilhas de borracha que fazem acompanhar os tubos. Há ainda quem coloque teflon nas roscas das ligações para assim vedar melhor.

Não te esqueças de fechar a torneira antes de começares, a menos que queiras tomar banho enquanto trabalhas. [:D] E no final, abrir (óbvio!).

Com o gás...

Ter muito mas muito cuidado com a ligação do tubo do gás. Aqui só um bom aperto não basta! É preciso apertar e apertar bem. Podes fazer o teste da água com sabão na ligação do tubo de gás. Se fizer bolhinhas, está com uma ligeira fuga. E não te esqueças que as tubagens de gás têm validade, que consta nos tubos e se tiver 5 ou mais anos, convém trocar. E claro está, fecha o gás antes de trabalhares ou ligares o que quer que seja !

E nunca ligar o esquentador sem a chaminé do mesmo estar ligada e permitir a evacuação dos gases queimados pela chaminé.

E se cheirar a gás, antes de fazer o que quer que seja, arejar o local primeiro e só depois ligar o esquentador. Se com o arejamento o cheiro persistir, desliga o gás e chama um técnico. [;)]

Para efeitos de garantia, muitos fabricantes pedem a instalação por profissionais credenciados.

Não é complicado, até porque as instruções de montagem costumam acompanhar o dito.

Dito isto, há que respeitar a entrada e saída de água (imperiosamente!). Geralmente, a ligação do lado direito é o da entrada da água e a da esquerda a saída de água quente. Evitar que os tubos tenham curvas de raio pequeno ou fiquem dobrados (isto impede a correcta circulação da água que pode perturbar o funcionamento do esquentador). Ao fazeres as ligações, não te esqueças de ter o cuidado de colocar as anilhas de borracha que fazem acompanhar os tubos. Há ainda quem coloque teflon nas roscas das ligações para assim vedar melhor.

Não te esqueças de fechar a torneira antes de começares, a menos que queiras tomar banho enquanto trabalhas. [:D] E no final, abrir (óbvio!).

Com o gás...

Ter muito mas muito cuidado com a ligação do tubo do gás. Aqui só um bom aperto não basta! É preciso apertar e apertar bem. Podes fazer o teste da água com sabão na ligação do tubo de gás. Se fizer bolhinhas, está com uma ligeira fuga. E não te esqueças que as tubagens de gás têm validade, que consta nos tubos e se tiver 5 ou mais anos, convém trocar. E claro está, fecha o gás antes de trabalhares ou ligares o que quer que seja !

E nunca ligar o esquentador sem a chaminé do mesmo estar ligada e permitir a evacuação dos gases queimados pela chaminé.

E se cheirar a gás, antes de fazer o que quer que seja, arejar o local primeiro e só depois ligar o esquentador. Se com o arejamento o cheiro persistir, desliga o gás e chama um técnico. [;)]

Obrigado aos 2...

Sim, eu até sei umas coisas, mas tenho sempre medo de fazer asneiras... com o gás não há problema, pois em principio será de botija e já liguei alguns. E como vou comprar novo, deve trazer livro de instruções.

Se não conseguir, chamo um técnico e ele que faça o serviço.

as minhas cadeiras da cozinha estão com marcas de dentes do meu cão (quando ele ainda era pequeno)

queria pintá-las mas estou na duvida se seria melhor comprar spray de tinta branca ou pintar com pincel e esmalte meio brilho.

O tampo da cadeira n é de pintar, é so mesmo os pés da cadeira.

Ontem entreti-me a descobrir porque é que o tambor da máquina de lavar roupa não girava. O programa decorria normalmente, excepto que o tambor não girava. Bendita internet, que feita alguma pesquisa e ver alguns videos, descobri que o mais provável seriam as escovas do motor.
Consegui chegar lá, por baixo da máquina. Tirei as escovas (neste caso deu para tirar sem ter que tirar o motor, mas pode não dar), e vi que de facto estavam quase no fim. consegui puxar um bocadinho mais para fora, deve ter sido o suficiente, porque depois de ligar tudo novamente, o tambor voltou à vida. [:D]
Já encomendei umas novas, e no próximo fim de semana devo ter o assunto resolvido de vez, sem a chatice de ter que chamar alguém lá a casa, esperar que estivessem disponíveis no nosso horário, ainda corria o risco de me dizerem que o melhor era comprar uma nova, ou levare-me uma fortuna por um arranjo simples.
Não sei se já disse, mas bendita internet. [:cool:]

Bom dia. Precisava de uma ajuda de algum perito de canalização.
A torneira misturadora do meu lavatório está a pingar. Percebi que é da torneira da água fria. Estava a tentar desmontar o manípulo da torneira, mas não consegui. O que eu fiz foi retirar a tampinha e desapertar o parafuso para libertar o manípulo. No entanto, não consigo puxar o manípulo para fora, para aceder ao castelo. Haverá algum truque, para além da força? Não sei se este tipo de torneira terá algum mecanismo extra. É evidente o acumulado de calcário, não sei se é isso que está a prender o manípulo. Alguma dica? Obrigado.

Sim, depois de retirada a tampinha e o parafuso, a única coisa que prende o manípulo é mesmo alguma sujidade, ou oxidação, ou calcário. Podes sempre tentar as "pancadinhas" de amor com um martelo de borracha (ou um martelo normal e um pedaço de madeira pelo meio para não danificar o material).

Voltar
Superior