Tópico da bricolage!

Agora pego eu no tópico! [:p]

Estou a fazer um SPA caseiro (ou jacuzzi como muitos erradamente lhe chamam).

Tenho andado a preparar o terreno, e já estava decidido como ia ser feito, uma anel em betão (que também muitos erradamente chamam de manilha) com 100cm de altura x 250cm de diâmetro.

No entanto pediram-me por um anel desses já com fundo e posto em casa a módica quantia de 175€! Até fiquei azul! [s)]

A pergunta é, uma vez que eu tenho acesso a cimento quase de borla, talvez me compense mais fazer eu a estrutura, e em vez de redondo até o fazia quadrado porque me dará mais jeito depois para forrar a madeira. Mas e como o faço?

Estava a pensar em fazer uma espécie de mini pilares com ferro, e depois fazer paredes em tijolo fino 8 buracos ou lá o que é. Será que isto aguenta a água? Ou faço as paredes todas em betão com ferro em toda a volta? E depois para estancar a água no caso de fazer em tijolo o reboco só não deverá ser suficiente, meto azulejo? Ou tinta para piscinas? (caraaaaaaa como tudo)

Se puderem ajudar agradeço!

Com transporte e colocação isso é barato. Fazes ideia do peso da coisa e do trabalho que te vai dar fazê-lo in situ?

Mas se avançares o tijolo não vai aguentar a pressão da água. Tens de fazer cofragem em madeira e fazer o muro em betão armado. Antes de pores os azulejos rebocas com argamassa especifica para impermeabilizar que existe no mercado. Convém também armares esta argamassa com rede de fibra de vidro para evitar fissuração.

Boas!

Venho aqui dar novidades! Acabei por ficar com o anel de betão mas sem o fundo, ficou-me por 100€ posto cá, foi caro mas poupa-se tempo e trabalho!

Agora estou com medo é que não vede bem...Alguma sugestão?

Fiz o fundo onde antes do anel com 3 de brita 4 de areia 1 cimento, depois de colocado o anel fiz fundo com 3 de areia 1 de cimento e agora vou rebocar com 3 de areia fina 1 cimento e no fim cimento só com um produto para impermeabilizar..

Última edição:
Ora bem, ando a dar um bocado na bricolage a tentar remendar um pouco de tudo na casa, por isso tenho algumas dúvidas... mas começando pelo principio [:D]

Tenho uma cadeira executiva de secretária que está solta (o assento está separado do pé hidráulico) porque perdeu os parafusos. Acontece que são uns parafusos torx de 8mm de diâmetro e 25mm comprimento (fora cabeça), fui ao Leroy Merlin e não tinham porque eram parafusos "demasiado específicos", disseram-me. Ora onde é que eu arranjo isto? :confused: Não vou inutilizar uma cadeira com 1 ou 2 anos porque não tem uns 2 parafusos. Se quiserem fotos do parafuso peçam.

Ora bem, ando a dar um bocado na bricolage a tentar remendar um pouco de tudo na casa, por isso tenho algumas dúvidas... mas começando pelo principio [:D]

Tenho uma cadeira executiva de secretária que está solta (o assento está separado do pé hidráulico) porque perdeu os parafusos. Acontece que são uns parafusos torx de 8mm de diâmetro e 25mm comprimento (fora cabeça), fui ao Leroy Merlin e não tinham porque eram parafusos "demasiado específicos", disseram-me. Ora onde é que eu arranjo isto? :confused: Não vou inutilizar uma cadeira com 1 ou 2 anos porque não tem uns 2 parafusos. Se quiserem fotos do parafuso peçam.

Mas porque é que têm de ser torx?? :confused:

Mas porque é que têm de ser torx?? :confused:
Verdade, não têm que ser. Tou a ser nabo.

Entretanto já descobri que a medida que indiquei é errada, pois medi um parafuso de outra parte da cadeira. Na verdade é (penso eu) M6x15 ou lá perto. Acho que me vou safar. Esqueçam esta e poupo os meus créditos para uma próxima [:D]

edit: não há preocupação com a medida das estrias?

Verdade, não têm que ser. Tou a ser nabo.

Entretanto já descobri que a medida que indiquei é errada, pois medi um parafuso de outra parte da cadeira. Na verdade é (penso eu) M6x15 ou lá perto. Acho que me vou safar. Esqueçam esta e poupo os meus créditos para uma próxima [:D]

edit: não há preocupação com a medida das estrias?

Quererás dizer filetes de rosca ou fios de rosca certo?

Levas o parafuso no bolso quando fores comprar e encostas ao novo, se encaixar está bom.

Quererás dizer filetes de rosca ou fios de rosca certo?

Levas o parafuso no bolso quando fores comprar e encostas ao novo, se encaixar está bom.
Penso que sim, queria dizer isso. O meu vocabulário não é muito extenso neste campo [:D]

A questão é mais para o caso de comprar online por exemplo. Mas sim provavelmente uma nova ida ao Leroy ou Aki sem tar a pensar em Torx já me resolve o problema, não devem faltar parafusos 6 por 15 com a ponta plana. E aí posso verificar devidamente.

Malta,

Preciso de ajuda... Tenho 1 daqueles motores dos portões de garagem da DÍTEC (por acaso até é o DOITGB7L - link), que funciona aparentemente a 24V DC (não consigo determinar a corrente máxima admissível) e quero utilizar a saída da lâmpada de cortesia (que não ilumina nada e também não sei com que corrente é que disponho) para colocar uma coisa mais séria como 1 projector de LED ou assim.

Estou a pensar colocar um relé de 24V-DC para 220V-AC, será que funciona? (como o modelo
VR10HD122C nesta página - link)
Se sim, como montar e onde arranjar o relé? A corrente de saída máxima [para accionar o relé] seria possível de calcular se soubesse a potência máxima da lâmpada que posso lá colocar.

[edit: Já descobri um manual mais a sério e a lâmpada máxima é de 24V/25W que dá aproximadamente 1A... Portanto tenho de arranjar 1 relé que consiga ser accionado por 24V/1A e consiga debitar os 220V. Ora sabendo que há projectores de LED com 10W, mesmo duplicando a potência para o circuito de controlo que é muito, dá algo como 0,1A de consumo!]

Edd :)

Última edição:
bricolage tambem inclui canalização?

Parti o movel do lavatorio do wc, entao estou a trocar tudo, movel e lavatorio, made in IKEA.

Primeiro problema: os moveis do IKEA são pensados para tubos de escoamento na parede e lá em casa o escoamento é pelo chão. Não tem problema, faço um furo no móvel

Segundo problema: O tubo que está no chao, por onde sai as descargas de agua do lavatorio está uns 7 centimetros para dentro da parede(chao).
O tubo que vem incluido com o lavatorio so tem uns cinco centimetros.
Primeiro pensei que nao haveria problema , mas depois ocorreu-me que esses dois centimetros sem tubo poderiam originar repasses e humidade.

é com cada bota [:D]

Tudo isto porque me meti em cima do lavatório para dar caça a um mosquito

"Tudo isto porque me meti em cima do lavatório para dar caça a um mosquito"

Já ouvi desculpas melhores. Assume os teus actos pá!
[:p]

Tubo está no chão mas mas para dentro da parede. Explica lá isso melhor que não entendi ou melhor ainda mete uma foto.[;)]

Não tens seguro? Aqui a uns anos parti a sanita, e o seguro meteu a louça toda nova da casa de banho. Quanto a tubos, passa no aki ou bricomarche, e encontras o que precisas, e fica barato.

"Tudo isto porque me meti em cima do lavatório para dar caça a um mosquito"

Já ouvi desculpas melhores. Assume os teus actos pá!
[:p]

Tubo está no chão mas mas para dentro da parede. Explica lá isso melhor que não entendi ou melhor ainda mete uma foto[;)].

Então não assumi? há coisa mais ridícula que partir um lavatório atrás dum mosquito [:p]

Esse problema ja esta resolvido:
Há casas de banho em que o tubo de saída de água para o esgoto se faz pela parede, o meu esta no chão.
O móvel do IKEA vem preparado para ligar à parede, tenho de fazer um buraco na base do móvel para permitir ligar ao chão.

o outro problema também parece estar resolvido, coloquei um tubo de descarga de maquina de lavar que comprei no aki a ligar directamente ao cano
250177.jpg

Não tens seguro? Aqui a uns anos parti a sanita, e o seguro meteu a louça toda nova da casa de banho. Quanto a tubos, passa no aki ou bricomarche, e encontras o que precisas, e fica barato.

Não.

Compensa o seguro?

Por volta de que valores fica o prémio para um seguro de interiores?

Última edição:
Voltar
Superior