Tópico da bricolage!

Não sei ao certo, mas não chega a 60€ por ano acho eu. Inclui inundações, louça partida, problemas com tubagens... essas coisas, fiz quando pedi o emprestimo, e para já, já compensou.

Malta,

Quero montar na parede uns ganchos para cabide.
Tenho de furar a parede e pôr umas buchas, acontece que nunca o fiz.

O procedimento é fácil / linear ou há truques na manga?

Truques não há muitos, é usar o material correcto. De que é feita a parede? Alvenaria? Se sim:

- Escolhe os ganchos;
- Tendo os ganchos escolhidos, compra buchas de plástico de tamanho adequado;
- Consoante o diâmetro da bucha, assim escolhes o diâmetro da broca (bucha de 6 mm precisa de uma broca de 6mm, etc...);
- Marcas na parede o sítio a furar com um lápis, e depois com um prego. Certifica-te que não passam canos (água, electricidade, gás, aquecimento, etc) nesse sítio;
- Berbequim na posição "percussão" (martelo);
- Se o berbequim tiver um ajuste de profundidade, usa-o (fixe para evitar mandar marradas com o berbequim quando se apanha um buraco oco de um tijolo);
- Toca de apontar o berbequim ao sítio certo. Mão e braço bem firmes para o buraco sair direito (há materiais, como o gesso, onde há muita tendência a resvalar, ou de saltitar em ladrilhos cerâmicos, ou muito rijos como o betão);
- Furar à profundidade necessária;
- Colocar bucha, atarraxar gancho;
- Feito!

Com paredes de madeira é mais fácil! [:D]

(1) Como faço isso? Não sei onde estão as electricidades (os outros não passam por ali)

(2) Não ponho a broca a rodar é isso?
(dito assim parece que estamos a falar de fumar umas ervas)

(1) Olha para a localização das tomadas e dos interruptores e pensa que trajecto poderão tomar os canos no interior da parede.

(2) A broca roda sempre! Os berbequins têm uma posição "normal" (apenas a broca roda) para furar madeiras e metais, e uma posição "martelo" (a broca roda e dá pancadas na parede, muitas por minuto) para furar alvenaria, cimento, pedra, etc...

A broca a usar tem de ser broca para o material correspondente (normalmente na drogaria pede-se brocas para pedra ou broca diamante, embora a designação possa não ser muito rigorosa).

Se encostares o berbequim na posição sem percussão a uma parede de tijolo aquilo só vai fazer umas cócegas. Na posição de percussão vai fazer buraco, e um "cag@çal" de barulho. Se tiveres um ajudante, pede-lhe para segurar um aspirador junto à broca, já que aquilo faz bastante pó e lixo.

Armadura fluorescente com espelho

Armadura fluorescente com espelho

Como se retira o espelho de uma armadura fluorescente?
yejm.jpg

Última edição:
Truques não há muitos, é usar o material correcto. De que é feita a parede? Alvenaria? Se sim:

- Escolhe os ganchos;
- Tendo os ganchos escolhidos, compra buchas de plástico de tamanho adequado;
- Consoante o diâmetro da bucha, assim escolhes o diâmetro da broca (bucha de 6 mm precisa de uma broca de 6mm, etc...);
- Marcas na parede o sítio a furar com um lápis, e depois com um prego. Certifica-te que não passam canos (água, electricidade, gás, aquecimento, etc) nesse sítio;
- Berbequim na posição "percussão" (martelo);
- Se o berbequim tiver um ajuste de profundidade, usa-o (fixe para evitar mandar marradas com o berbequim quando se apanha um buraco oco de um tijolo);
- Toca de apontar o berbequim ao sítio certo. Mão e braço bem firmes para o buraco sair direito (há materiais, como o gesso, onde há muita tendência a resvalar, ou de saltitar em ladrilhos cerâmicos, ou muito rijos como o betão);
- Furar à profundidade necessária;
- Colocar bucha, atarraxar gancho;
- Feito!

Com paredes de madeira é mais fácil! [:D]

Bom post, mas só te faltou dar a dica de marcar o sítio do buraco com um prego, ajuda à broca não fugir...

Tenho uma vivenda que é (mais ou menos) geminada, apesar de não ser exatamente igual à do vizinho, na configuração e no tamanho do espaço exterior, muros, portões, etc. Gostaria de saber se posso alterar o tipo de portão e revestir o muro exterior sem que o meu vizinho faça alterações similares. Obrigado.

Tenho uma vivenda que é (mais ou menos) geminada, apesar de não ser exatamente igual à do vizinho, na configuração e no tamanho do espaço exterior, muros, portões, etc. Gostaria de saber se posso alterar o tipo de portão e revestir o muro exterior sem que o meu vizinho faça alterações similares. Obrigado.

Isso depende de câmara municipal para câmara municipal.

Normalmente, tudo o que envolva alteração da fachada (materiais, cores, formas) implica autorização da câmara.

Depois há câmaras mais permissivas e outras menos permissivas. Esse tipo de pedidos tanto pode ser deferido como indeferido dependendo da escrivaninha em que caia o teu pedido...

Voltar
Superior