Tópico da bricolage!

Para os entendidos: Acontece-me o seguinte. Tenho um esquentador da marca Junkers, estava no apartamento quando o comprei, foram feitas mudanças nos bicos para aceitar o gás natural que foi instalado no ano seguinte. O esquentador puxa bem, aquece a água mais do que suficiente. No entanto, apercebi-me do seguinte: há uns 2 anos comprei um terminal de chuveiro que vinha indicado com poupança de 50% de água e com esse chuveiro, o esquentador não puxava de forma suficiente, aquecia a água, ficava fria, voltava a aquecer, voltava a ficar fria. Acabei por comprar um chuveiro normal básico. Há dias instalei uma daquelas pontas das torneiras para o lavatório e... a mesma coisa. Nota-se que o fluxo de água que passa é mais poupado, mas a água não aquece, vou verificar no esquentador e as chamas estão quase no mínimo... tiro a ponta da torneira e começa a puxar normalmente outra vez. Será do esquentador que não tem litragem suficiente, deverei abrir o caudal de água nalgum local? Caso alguém possa ajudar, agradeço.

Reduziste tanto o caudal que o esquentador trabalha no minimo.

Reduziste tanto o caudal que o esquentador trabalha no minimo.

Reduzi o caudal como? É que no esquentador tem lá um regulador que parece que quanto mais água passa menos aquece.... de resto, não sei se há algum "passador" para aumentar ao caudal de água quente. Mas quer dizer, se daqui a algum tempo quisesse um chuveiro tipo cascata, ou tipo coluna de chuveiro não há hipótese.

Reduzi o caudal como? É que no esquentador tem lá um regulador que parece que quanto mais água passa menos aquece.... de resto, não sei se há algum "passador" para aumentar ao caudal de água quente. Mas quer dizer, se daqui a algum tempo quisesse um chuveiro tipo cascata, ou tipo coluna de chuveiro não há hipótese.

Reduziste ao montar os redutores.
Podes tentar regular o esquentador mas....

Reduziste ao montar os redutores.
Podes tentar regular o esquentador mas....

Já tentei no esquentador, mas ao abrir a torneira de caudal ele parece funcionar ao contrário. Parece que a água não aquece. Tive aqui um sr. que costuma fazer as reparações dos electrodomésticos e diz-me que é normal, o que acho estranho. No entanto, estava a falar com o meu sogro sobre isso e ele disse-me que o dele em casa faz o mesmo.
A solução passará por quê? Substituição do esquentador por um com maior litragem? Nem é a questão da redução do caudal ou da poupança da água que me preocupa, claro que se se puder poupar aí, ainda melhor), mas é mais pelo que disse... há uns anos estive para mudar a banheira e colocar cabine de duche com aquelas barras de chuveiro, ou chuveiro tipo cascata, mas fiquei com receio por essa questão do esquentador.

A quanto tempo não é feita manutenção ao esquentador? sim não são apenas os carros a necessitar de manutenção.

Sei que havia uns esquentadores que tinham uma peças de desgaste que ao fim de algum tempo tinham de ser substituídas ou tinham de estar muito caudal para elas trabalharem, aconselho a que chame um técnico, para verificar.

A quanto tempo não é feita manutenção ao esquentador? sim não são apenas os carros a necessitar de manutenção.

Sei que havia uns esquentadores que tinham uma peças de desgaste que ao fim de algum tempo tinham de ser substituídas ou tinham de estar muito caudal para elas trabalharem, aconselho a que chame um técnico, para verificar.

Sem conseguir precisar, pelo menos há cerca de um ano esteve cá o técnico porque um vedante do regulador do caudal estava com folga e foi substituído. Falei-lhe dessa questão, disse que era normal em certos esquentadores e ficou-se por aí.

Esquece lá isso, o problema não é avaria do esquentador. Os esquentadores precisam de um caudal mínimo de água para trabalhar. Se esse caudal mínimo não passar, o esquentador trabalha aos arranques/paragens. Toda a gente percebe que um esquentador aquece a água que lá passa. O que nem toda a gente percebe é que é preciso um caudal mínimo de água fria sempre a entrar para arrefecer o esquentador (evitando que aqueça em demasiado e se danifique). É por isso que ele desliga a meio. Tenta regular a chama para o mínimo possível, e depois vai aumentando devagarinho até o desempenho ser satisfatório.

Esquece lá isso, o problema não é avaria do esquentador. Os esquentadores precisam de um caudal mínimo de água para trabalhar. Se esse caudal mínimo não passar, o esquentador trabalha aos arranques/paragens. Toda a gente percebe que um esquentador aquece a água que lá passa. O que nem toda a gente percebe é que é preciso um caudal mínimo de água fria sempre a entrar para arrefecer o esquentador (evitando que aqueça em demasiado e se danifique). É por isso que ele desliga a meio. Tenta regular a chama para o mínimo possível, e depois vai aumentando devagarinho até o desempenho ser satisfatório.

Já cheguei a fazer isso, mas não há nenhum ponto onde o esquentador funcione direito. Como disse, a torneira de caudal está quase na posição fechada, pois se abrir mais as chamas diminuem. A regulação da intensidade das chamas, também já experimentei ir do mínimo até ao máximo, sem mudanças.

Já cheguei a fazer isso, mas não há nenhum ponto onde o esquentador funcione direito. Como disse, a torneira de caudal está quase na posição fechada, pois se abrir mais as chamas diminuem. A regulação da intensidade das chamas, também já experimentei ir do mínimo até ao máximo, sem mudanças.
Retira as restrições que provocaste ao caudal.

Voltamos ao mesmo. Se quiser mudar o chuveiro, algum tipo de coluna de massagens ou chuveiro com restrição da passagem de caudal, não tenho essa possibilidade. E a questão fulcral aqui seria mesmo: será que a mudança de um esquentador com maior litragem resolveria o problema?

EXACTAMENTE!

Se tens mais caudal e as chamas diminuem o aparelho não sobreaquece, e portanto não desliga!

Tu tens o aparelho a desligar por sobre-aquecimento, tens demasiado pouca água a correr (i.e., a arrefecer o aparelho) para tanta chama.

Peço alguma dica de alguém entendido. Entre aventuras de pintar um quarto para o meu futuro rebento, tive a "sorte" de escolher uma tinta da Dyrup que não agarrava à parede nem por nada. Depois de 3 mãos, desisti, comprei uma tinta acetinada da Maxmat Master, 2 mãos e resolvido. Tecto pintado, paredes pintadas, decidi tentar "lacar" as madeiras do quarto, rodapés e porta de entrada e dos móveis. Mais uma sorte. A precisar de mais uma lata de Esmalte, no caso Robialac brilho sem necessidade de primário, a pintura estava a ficar bem, a última lata que compro vem com uma capa em cima, pensei que agitasse a tinta e fosse suficiente. Mexi bastante e bem a tinta, começo a dar rolo e a tinta começa a enrolar em pequenos pedacinhos. Na última demão... fiquei furioso com aquilo. Fui à Maxmat, ainda ficaram meio duvidosos do que eu estava a dizer mas experimentaram pintar um bocado de madeira e aconteceu o mesmo. Abrimos mais 3 latas até encontrar uma que estivesse em condições. A maioria delas estava com a resina separada da tinta e não ficava branco puro por muito que se mexesse. Lá meteram uma na centrifugadora que ficou com a cor indicada, mas ao passar nas portas achei que estava demasiado espessa em relação às anteriores. De qualquer forma, com muita paciência, lá consegui acabar o que pretendia. Agora, lembrei-me se haverá alguma forma de "polir" o acabamento, ou seja, torna-lo ainda mais uniforme. Já li qualquer coisa sobre uma "laca", mas estar a dar por cima sem corrigir alguma irregularidade, acho que só vai fazer com que se notem alguns dos defeitos.
Alguma sugestão?

Isso para ficar bem uniforme só dando várias demãos com a tinta bem fluída (i.e., diluída) com lixagem entre demãos. Dá trabalho.

Peço alguma dica de alguém entendido. Entre aventuras de pintar um quarto para o meu futuro rebento, tive a "sorte" de escolher uma tinta da Dyrup que não agarrava à parede nem por nada. Depois de 3 mãos, desisti, comprei uma tinta acetinada da Maxmat Master, 2 mãos e resolvido. Tecto pintado, paredes pintadas, decidi tentar "lacar" as madeiras do quarto, rodapés e porta de entrada e dos móveis. Mais uma sorte. A precisar de mais uma lata de Esmalte, no caso Robialac brilho sem necessidade de primário, a pintura estava a ficar bem, a última lata que compro vem com uma capa em cima, pensei que agitasse a tinta e fosse suficiente. Mexi bastante e bem a tinta, começo a dar rolo e a tinta começa a enrolar em pequenos pedacinhos. Na última demão... fiquei furioso com aquilo. Fui à Maxmat, ainda ficaram meio duvidosos do que eu estava a dizer mas experimentaram pintar um bocado de madeira e aconteceu o mesmo. Abrimos mais 3 latas até encontrar uma que estivesse em condições. A maioria delas estava com a resina separada da tinta e não ficava branco puro por muito que se mexesse. Lá meteram uma na centrifugadora que ficou com a cor indicada, mas ao passar nas portas achei que estava demasiado espessa em relação às anteriores. De qualquer forma, com muita paciência, lá consegui acabar o que pretendia. Agora, lembrei-me se haverá alguma forma de "polir" o acabamento, ou seja, torna-lo ainda mais uniforme. Já li qualquer coisa sobre uma "laca", mas estar a dar por cima sem corrigir alguma irregularidade, acho que só vai fazer com que se notem alguns dos defeitos.
Alguma sugestão?

Boas,

também eu comprei essa tinta da Dyrup e agora vou ter de lixar a parede primeiro. haja sorte......

Na altura tive o "azar" de ter pedido para alguém vir ter à secção de tintas e, como estavam a demorar um tempão, acabei por escolher aquela. Não que fosse das mais acessíveis, mas também não era das mais caras, associa-se Dyrup a uma marca minimamente conhecida e pronto. Está feito o erro. O que vale é que como era só para um quarto, acabei só por comprar uma lata, mas se tivesse qualidade escusava de ter comprado a segunda, que isto não anda para brincadeiras.

Na altura tive o "azar" de ter pedido para alguém vir ter à secção de tintas e, como estavam a demorar um tempão, acabei por escolher aquela. Não que fosse das mais acessíveis, mas também não era das mais caras, associa-se Dyrup a uma marca minimamente conhecida e pronto. Está feito o erro. O que vale é que como era só para um quarto, acabei só por comprar uma lata, mas se tivesse qualidade escusava de ter comprado a segunda, que isto não anda para brincadeiras.

No meu caso como é para pintar uma só parede ainda me vou dar ao trabalho de passar a lixa, senão tinha comprado outra tinta.

Malta, estou aqui com uma dúvida.
No caso é para mudar umas lâmpadas. Como faço para trocar uma destas:

WP_20170906_09_34_24_Pro_1.jpg

Uma acho que está fundida e é quase só por pirraça, já que a luz não faz assim tanta falta. É mais para estar homogéneo.

E entretanto tenho aqui umas calhas que acho que são para uma luz numa divisão.
Era gajo para as colar com silicone, mas não sei se isso já fará parte da senhoria.
Também é outra pirraçazita, mas pronto, sempre ficava melhorzito esteticamente.

Malta, estou aqui com uma dúvida.
No caso é para mudar umas lâmpadas. Como faço para trocar uma destas:

WP_20170906_09_34_24_Pro_1.jpg

Uma acho que está fundida e é quase só por pirraça, já que a luz não faz assim tanta falta. É mais para estar homogéneo.

Normalmente esse tipo de lâmpadas tem uma espécie de mola à face, que as segura no sítio.

Peço desculpa se este não é o tópico mais apropriado para colocar este tipo de questões, mas não encontrei outro mais adequado. :sh)

Indo directamente ao assunto, pretendo adquirir alguns tacos para lavatório idênticos ao apresentado na imagem seguinte.

taco-lavatorio-valvulas-lavatorio-600x500.jpg

Infelizmente, estou a ter bastantes dificuldades em encontrar algo minimamente semelhante.

Já fui às lojas mais conhecidas (Maxmat, Aki, Leroy Merlin e Contek), mas não consegui encontrar nada com o desenho, cor e tamanho pretendidos.

Alguém me sabe dizer onde é que poderei encontrar material deste à venda na zona de Lisboa?

Obrigado.

Back