Tópico da bricolage!

Colocas uma placa de pladur cortada á medida para que entre bem justa e se "auto-fixe" por aperto.

Para encher a fenda entre o pladur e a parede, recomendo vivamente isto:

Robiallac Aguaplaste Pluma

View attachment 24186

É um betume tipo espuma muito melhor que o tradicional á base de gesso. Este não racha, não abate e é muito mais fácil de aplicar (já usei dos dois tipos). É da Robbialca e vende-se tambem no Aki.

Para acabamento, passas uma lixa fina e depois de estar bem liso, pintas.

Last edited:
Colocas uma placa de pladur cortada á medida para que entre bem justa e se "auto-fixe" por aperto.

View attachment 24186

É um betume tipo espuma muito melhor que o tradicional á base de gesso. Este não racha, não abate e é muito mais fácil de aplicar (já usei dos dois tipos). É da Robbialca e vende-se tambem no Aki.

o pladur ficava bem mas tinha k ser aparafusado a uma calha e depois barrado e pintado...acho k dá mais trabalho do k por tijolos...

sobre essa massa, tem qualidade mas prefiro uma em pó que tb nao racha, sao mais barato e a que sobra pode-se guardar.

A parte da calha não é problema, pois ao arrancar o "rebordo" de madeira (que se vê na imagem, por baixo da placa de metal) fico com a estrutura de madeira por baixo, onde posso voltar a pregar o que quiser e daí a minha ideia inicial do pladur à medida.

Pergunto: a minha parede é de estuque, como se percebe pela foto, devo meter algo mais por cima do pladur, ou apenas meto a tinta? Relembro que o objectivo é tentar ao máximo ficar a parecer que é tudo parede inteira.

A parte da calha não é problema, pois ao arrancar o "rebordo" de madeira (que se vê na imagem, por baixo da placa de metal) fico com a estrutura de madeira por baixo, onde posso voltar a pregar o que quiser e daí a minha ideia inicial do pladur à medida.

Pergunto: a minha parede é de estuque, como se percebe pela foto, devo meter algo mais por cima do pladur, ou apenas meto a tinta? Relembro que o objectivo é tentar ao máximo ficar a parecer que é tudo parede inteira.

o pladur é gesso cartonado...tem k ser barrado...

mas fica sempre com uma buraco oco...[:blush:] eu a tapar fazia uma coisa em condições tapava com tijolo mesmo.

View attachment 24186

Exactamente!!! Tive uma situação semelhante à do bpacheco e foi tal e qual o que fiz.

Esse "betume" da Robbialac é uma maravilha!![:cool:]

o pladur é gesso cartonado...tem k ser barrado...

mas fica sempre com uma buraco oco...[:blush:] eu a tapar fazia uma coisa em condições tapava com tijolo mesmo.

Nephilim,

Convém ficar o tal buraco, pois os cabo vêm por aí.

Desde que o pladur seja suficientemente resistente para que depois lhe seja apurafusado o vídeo-telefone em cima, sem quebrar, não tem problema, aliás, até convém.

Quanto ao barramento por cima, o que devo utilizar? Há estuque à venda, ou sugeres outro produto?

Não tenho particular interesse no pladur :)

Desde que seja algo que me faça de parede, tudo bem [;)]

Sou leigo nisto, por isso todas as sugestões são bem vindas

Esse "betume" da Robbialac é uma maravilha!![:cool:]

não é nada uma maravilha... sai a balurdio o kilo ou m3 :eek: , alem de depois de aberto secar e não permite ser versatil a nivel de aplicação e trabalho....

o material usado para as mais variadas argamassas na construção civil é SEMPRE todo em pó e misturado com agua na altura de ser aplicado.[;)]

Estive a ver agora o vídeo, e está uma explicação bem completa. Como posso saber os materiais que o homem estava a utilizar?

Nephilim,

Convém ficar o tal buraco, pois os cabo vêm por aí.

Desde que o pladur seja suficientemente resistente para que depois lhe seja apurafusado o vídeo-telefone em cima, sem quebrar, não tem problema, aliás, até convém.

Quanto ao barramento por cima, o que devo utilizar? Há estuque à venda, ou sugeres outro produto?

faz assim primeiro retira tudo para se ter uma noção do tamanho do buraco..

se tem cabos electricos por dentro devem estar em tubo VD (plasticos ou PVC) se o burado for mto fundo podes só cobrir a entrada com tijolo de 7...compras um saquinho de um kilo de cimento(1kilo é mto barato) e arranjas um pouco de areia da rua e misturas num alguidar... poes os tijolos com o cimento, mas de forma que fique tudo 1cm pa dentro do nivel da parede...
ao secar compras uma saca de 5kilos de estuque preparado e misturas com agua e alicas com uma espatula mas tem k usar uma regua de plastico na parede para servir de guia mas a massa aplicar nao ultrapassar a altura da parede.

Esta massa podes por por camadas n tem k ficar logo impecavel...colocas e depois de seca colocas mais para se alisar.[;)]

não é nada uma maravilha... sai a balurdio o kilo ou m3 :eek: , alem de depois de aberto secar e não permite ser versatil a nivel de aplicação e trabalho....

o material usado para as mais variadas argamassas na construção civil é SEMPRE todo em pó e misturado com agua na altura de ser aplicado.[;)]

Nephilim, sabemos que trabalhas no ramo e tens um conhecimento mais profundo de construção civil do que qualquer um de nós, mas quando respondes a um tópico tenta perceber primeiro o que se pretende fazer.

Aqui, fala-se de pequenas obras/reparações em casa, efectuadas por amadores como nós. Ninguem vai comprar um saco de 5 kg gesso para tapar umas fendas e buracos de pregos nas paredes.

Para o efeito que o bpacheco pretende, e tendo por exemplo a minha própria experiência e do Bruno Grilo, esta massa é excelente. É fácil de aplicar, é relativamente barata em embalagens de 250g (ninguem vai comprar 1 m3 disto) e dura o tempo necessário para executar os trabalhos.

Até te digo que o produto é tão mau que o construtor da minha casa me pediu o nome daquilo para comprar. Óbvio que não vai estucar uma casa com aquilo, mas para pequenas reparações é muito bom e muito mais simples e limpo de utilizar do que o tradicional gesso.

Nephilim, sabemos que trabalhas no ramo e tens um conhecimento mais profundo de construção civil do que qualquer um de nós, mas quando respondes a um tópico tenta perceber primeiro o que se pretende fazer.

Aqui, fala-se de pequenas obras/reparações em casa, efectuadas por amadores como nós. Ninguem vai comprar um saco de 5 kg gesso para tapar umas fendas e buracos de pregos nas paredes.

Para o efeito que o bpacheco pretende, e tendo por exemplo a minha própria experiência e do Bruno Grilo, esta massa é excelente. É fácil de aplicar, é relativamente barata em embalagens de 250g (ninguem vai comprar 1 m3 disto) e dura o tempo necessário para executar os trabalhos.

Até te digo que o produto é tão mau que o construtor da minha casa me pediu o nome daquilo para comprar. Óbvio que não vai estucar uma casa com aquilo, mas para pequenas reparações é muito bom e muito mais simples e limpo de utilizar do que o tradicional gesso.

tens razao...mas eu sei isso...

repara ele nao vai tapar um buraquinho de um parafuso ou prego..vai tapar um buraco consideravel... como tal só 250g de massa já feita pode ser pouco.

Alem disso eu nem falei em produtos de gama profissional vendidos em sacas de 25kilos ou mais...[:cool:]
tou a falar de sacos de pó tapa fendas de kilo ou mais...e sao para amadores tb...

repara misturar o pó com agua está ao alcance de todos não é preciso se ser um profissional...basta ter uma tijela por o pó e misturar com pouco de agua...(se alguem não conseguir misturar pó com agua entao tá lixado pa vida...)

Pelo buraco que é a encher aquilo vai gastar seguramente mais de 1kilo de massa....como tal por isso eu aconselhei a comprar a massa tampa fendas em pó, pois sao mais barato e rende mais e é mais facil alicar pk a pessoa é que escolhe se quer mais grossa ou mais fina.

Muito obrigado pela V. troca de ideias, já estou quase totalmente esclarecido.

Nephilim, não estava com grande interesse em encher o buraco todo, estava mais a pensar em tapá-lo apenas.

Julgo que vou usar um mix das vossas opiniões: vou tentar comprar uma placa de pladur suficientemente resistente e colocar a tapar o buraco. Depois vou só preencher as gretas que ficarão dos lados, e, para tal, penso que o ideal será aquela massa pré-feita, pois devo utilizar muito pouco.

Que achas?

Muito obrigado pela V. troca de ideias, já estou quase totalmente esclarecido.

Nephilim, não estava com grande interesse em encher o buraco todo, estava mais a pensar em tapá-lo apenas.

Julgo que vou usar um mix das vossas opiniões: vou tentar comprar uma placa de pladur suficientemente resistente e colocar a tapar o buraco. Depois vou só preencher as gretas que ficarão dos lados, e, para tal, penso que o ideal será aquela massa pré-feita, pois devo utilizar muito pouco.

Que achas?

Se colocares pladur fixa-o bem, para aquilo nao se partir com uma pancada e ir para dentro, isto se nao tiveres a pensar fecha-lo em definitivo.

Sobre a massa para cobrir , viste o video e teras k fazer parecido, acho k o melhor massa em pó e fazeres na altura pois vais usar ainda alguma, o melhor era o pladur ficar todo barrado tambem.

Sobre essas embalagens de massa já feita, é boa mas é destinada ao uso amador e para tapar pequenas fendas e buracos dos parafusos , coisas mais pequenas. Alem disso não se espalha bem no pladur, teria que ser diluida.... isto pk é uma massa já feita mas normalmente para outras aplicações.

Se colocares pladur fixa-o bem, para aquilo nao se partir com uma pancada e ir para dentro, isto se nao tiveres a pensar fecha-lo em definitivo.

Sobre a massa para cobrir , viste o video e teras k fazer parecido, acho k o melhor massa em pó e fazeres na altura pois vais usar ainda alguma, o melhor era o pladur ficar todo barrado tambem.

Sobre essas embalagens de massa já feita, é boa mas é destinada ao uso amador e para tapar pequenas fendas e buracos dos parafusos , coisas mais pequenas. Alem disso não se espalha bem no pladur, teria que ser diluida.... isto pk é uma massa já feita mas normalmente para outras aplicações.

Em relação às massas, recomendo as feitas na altura. Não me perguntem porque, mas aqueles que vem já feitas parece que duram muito menos...

Não tenho particular interesse no pladur :)

Desde que seja algo que me faça de parede, tudo bem [;)]

Sou leigo nisto, por isso todas as sugestões são bem vindas

Não te quero desanimar mas, se não tens jeito para bricolas difícilmente vais conseguir com que não se perceba o remendo. Pelo que me parece ter visto na foto, a parede é areada e vai ser complicado fazer este acabamento com massa para pladur. De qualquer modo, mesmo que fique bem disfarçado, não te livras de pintar toda a parede para que não se perceba a mancha. Vai fazendo um paço de cada vez e tirando fotos para a malta te ajudar quase em tempo real.

Não te quero desanimar mas, se não tens jeito para bricolas difícilmente vais conseguir com que não se perceba o remendo. Pelo que me parece ter visto na foto, a parede é areada e vai ser complicado fazer este acabamento com massa para pladur. De qualquer modo, mesmo que fique bem disfarçado, não te livras de pintar toda a parede para que não se perceba a mancha. Vai fazendo um paço de cada vez e tirando fotos para a malta te ajudar quase em tempo real.

essa é a parte pior..tem de ficar igual ao resto da parede...se a parede tiver texturas ou se imita a textura ou se anula a textura com uma aguada de massa para tapar irregularidades. Mas sim prepara-te para pintar a parede toda.

A parede é de estuque, a rugosidade que se vê na foto é da tinta.

Mas sim, já estou convencido que não me livro de pintar a parede toda e também já me convenci em barrar o paldur para que o acabamento fique o melhor possível.

Nephilim, então que tipo de massa em pó é que recomendas? Algo que se possa comprar facilmente (tipo AKI).

E que outras dicas me sugeres?

Obrigado

Back