Tópico da bricolage!

se tiveres condições e os materiais necessários, obvio que podes fazer em casa...
se não te sentes confortável em realizar esses trabalhos, já tens a tua resposta.

explora a opção de forrar com vinil também

Acho que a melhor solução era folhar com uma madeira mais nobre.
Mas isso não está ao alcance de qualquer bricoleiro de fim de semana...

Acho que a melhor solução era folhar com uma madeira mais nobre.
Mas isso não está ao alcance de qualquer bricoleiro de fim de semana...

E um carpinteiro, faz isso de forma relativamente fácil ?

Não queria gastar uma fortuna, mas tenho um orçamento que vai pelo menos até ao preço de uma nova similar (200€ +)...

Se pudesse gastar menos, melhor.

E um carpinteiro, faz isso de forma relativamente fácil ?

Não queria gastar uma fortuna, mas tenho um orçamento que vai pelo menos até ao preço de uma nova similar (200€ +)...

Se pudesse gastar menos, melhor.

Um carpinteiro até pode fazer-te um tampo novo para aí, sem levar uma fortuna, diria eu...

Fazia-te isso em troca de meia dúzia de Super Bock e uns petiscos. Não é difícil mas convém alguma "mão" para a coisa.
200 euros dá e sobra para recuperar isso para outros 20/30 anos.

Olá..

Tenho uma secretária já bastante antiga, cuja pintura está bastante estragada. Eu queria deitar ao lixo, mas a minha mulher gosta muito daquele formato, e não encontra em lado nenhum parecida.

Conclusão: Queria pintar, mas não percebo nada deste tópico. Pelas fotos podem ver que o material é daquele rasca (aglomerado, penso eu), e não tenho ideia se isto é relativamente simples de fazer em casa, ou se é melhor procurar um carpinteiro que faça por mim.
Podem ajudar? obrigado

Tenta contactar carpinteiros ou até fabricas de moveis, para lacar o tampo.

Lacar é barato, o que torna caro é o facto de ser só um tampo! As empresas de diversos ramos inflacionam os preços dos pequenos trabalhos porque não compensam. É mais vantajoso ter um funcionário a fazer muitas peças do que uma única unidade.

Não queres arriscar é fazer tu? O prejuízo no caso de correr mal não é alto. Só precisas de lixas, um rolo de espuma de pintura para lacagem e uma tinta resistente à fricção/pancadas.
Eu aventurei-me a lacar as minhas portas de casa e fiquei contente com o resultado.
A tinta de qualidade é o mais importante.

O problema desses trabalhos é ter de comprar ferramentas que custam os olhos da cara pra usar uma vez.
É aí que podia entrar o negócio do aluguer, como fazem os franceses. Até há quem tenha em repair cafés máquina de costura pra alugar ao minuto. Às vezes sonho com isso.

Chegando o Inverno, o trauma habitual, as condensações e mofo que se acumulam no teto das casas de banho e quartos.

As melhores dicas para resolver, são sempre com um desinfetante aquoso, um primário e plastron para resolver, supostamente, de vez.
No entanto, neste momento, não tenho tempo nem capacidade para fazer esse trabalho (uma vez que pinturas cá por casa, sou sempre eu a assumir e gosto bastante, confesso).

Fazer uma limpeza e desinfeção aos tetos e aplicar pladur, poderia ajudar a menorizar o problema, ou vai ser igual?

Chegando o Inverno, o trauma habitual, as condensações e mofo que se acumulam no teto das casas de banho e quartos.

As melhores dicas para resolver, são sempre com um desinfetante aquoso, um primário e plastron para resolver, supostamente, de vez.
No entanto, neste momento, não tenho tempo nem capacidade para fazer esse trabalho (uma vez que pinturas cá por casa, sou sempre eu a assumir e gosto bastante, confesso).

Fazer uma limpeza e desinfeção aos tetos e aplicar pladur, poderia ajudar a menorizar o problema, ou vai ser igual?

Em relação a pergunta não te sei responder, em relação a resolver é só pulverizar lixívia da mais barata e esperar 1 ou 2 minutos e depois arejar a casa e está resolvido, não é preciso cá desinfetantes nem primários nem nada do género

Em relação a pergunta não te sei responder, em relação a resolver é só pulverizar lixívia da mais barata e esperar 1 ou 2 minutos e depois arejar a casa e está resolvido, não é preciso cá desinfetantes nem primários nem nada do género
O objetivo dos primários é evitar que o bolor/fungos voltem a aparecer. A lixívia cura, mas não evita o reaparecimento. Já tive este problema, e só aplicando um produto próprio é que me vi livre de vez dessa praga.

Extrator.

Extrator.

É preciso que hajam pré instalações para os ligar, o que no caso não acontece.

Quanto a lixívia, em Agosto, limpei o teto com lixívia, andava no chão com um produto à base de vinagre, cair a lixívia a pingar do teto em cima daquilo, estive no hospital umas horinhas à rasca.

O objetivo dos primários é evitar que o bolor/fungos voltem a aparecer. A lixívia cura, mas não evita o reaparecimento. Já tive este problema, e só aplicando um produto próprio é que me vi livre de vez dessa praga.

Exatamente. Limpar é uma questão de tempo, há um produto da UHU que foi o último que usei, penso que embalagem vermelha, apliquei, quando fui com um pano para tirar o excesso, já estava quase tudo branco, quase não foi preciso esfregar nada.
No entanto, já tenho a parede toda "riscada" porque o escorrer do produto foi "queimando" a tinta.

A ideia seria mesmo, quando conseguir, pintar com um primário para evitar o aparecimento de fungos tão cedo.
Perguntei pela questão do pladur, porque, seria um 2x1 pois gostaria de aplicar iluminação embutida. Mas se for para colocar pladur e daqui a uns tempos estar a ficar tudo preto e manchado de fungos, penso que a manutenção será mais difícil do que um teto normal.

Last edited:
É preciso que hajam pré instalações para os ligar, o que no caso não acontece.

Quanto a lixívia, em Agosto, limpei o teto com lixívia, andava no chão com um produto à base de vinagre, cair a lixívia a pingar do teto em cima daquilo, estive no hospital umas horinhas à rasca.
Já morei numa casa em que infelizmente sofria desse problema, e sempre usei lixívia num pulverizador daqueles dos produtos de limpeza das cozinhas tipo limpa balcões

Claro que era apenas uma borrifadela aqui e ali e de seguida arejar bem a casa e nunca ouve problema, deixava o mofo desaparecer e depois "secava" os pingantes com uma toalha

Nunca gastei grande € com isto e depois de mudar nunca mais ouve stress felizmente

Em princípio o pladur com isolamento termico por cima resolve. É um material mais "quente" e a humidade já não vai condensar na sua superfície. Também vai contribuir para melhir comportamento termico da habitação. O uso regular de um desumidificador, principalmente a seguir aos duches também ajuda.

Para casos ligeiros já apliquei um primário especifico da Robbialac seguido de uma tinta também específica da Robbialac e funcionou.

Boas!

Isto é a porta do WC da casa onde os meus avós viviam, portanto já tem uns quantos anos.
Acontece que os parafusos de uma das dobradiças ficaram frouxos e já não agarram mais.

Haverá outra solução sem ser parafusos maiores?

Back