DoktorHans
New member
Pensava que isso era proibido! Não quero imaginar se tocar numa pessoa.
No Doom está disponível a partir do nível 1.
Pensava que isso era proibido! Não quero imaginar se tocar numa pessoa.
Entretanto já está resolvido. Algum animal roeu o fio da sonda de nível. Bastou corrigir e o rele deixou de dar erro.Poderá ser a boia de nivel estar avariada!
Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
Chama o teu fornecedor de energia. Esse disjuntor está a ir à vida.Talvez não seja o sítio ideal para colocar mas cá vai:
Quando ligo vários aparelhos/eletrodomésticos em casa ao mesmo tempo, a luz vai abaixo. Há uns meses baixei a potência, mas já vi que vou ter que aumentar para a potência anterior.
Mas o que me tem intrigado é que o disjuntor principal fica na mesma posição, ou seja, não desce, isto é, "não dispara"quando a luz vai abaixo. Tenho que ir ao quadro baixar o disjuntor e voltar a ligar, sendo que às vezes a luz não liga, só à segunda tentativa é que liga.
Qual o problema de o disjuntor estar assim? Antigamente, o disjuntor "disparava" sempre.
O tal disjuntor tem um selo. Posso chamar um eletricista para trocar o disjuntor ou tem que ser com o comercializador ou e-redes?
Obrigado.
Obrigado Tux e Bscuba.
Ora, da última vez que a Luz foi abaixo, passou-se o seguinte: tinha a MLR (A+ na antiga escala) e MLL (A++ também na antiga escala) ligadas, mais box e TV, sem problema. Liguei o secador do cabelo e a Luz foi abaixo.
Identifico dois comportamentos:
- excesso de consumo
- e como deverá haver um contador inteligente, o mesmo corta a corrente sem desligaste disjuntores.
O rearme pode ser feito de 2 formas (habitualmente)
- delisgar e voltar a ligar o disjuntor geral
- rearme no próprio contador.
Sent from my SM-A536B using Tapatalk
Obrigado. Percebi, só estou intrigado, porque é que a alavanca preta não desce quando a luz vai abaixo. Será que o disjuntor principal estará avariado?Tu tinhas 4.6 kVA contratados, cerca de 20A, passaste a 3,45 kVA, cerca de 15A.
Se atinges os 15 A o disjuntor dispara, o teu geral certamente estará dimensionado para "bem mais" de 20A (uns 40 talvez).
Outra coisa é a seletividade, imagina que tens um circuito com um disjuntor de 5A protegido por outro de 10A. Em caso de falha, pode não ser garantido que o de 5 dispare primeiro, p.e.