Tópico da bricolage!

Um programador de rega que avariou, consigo colocar na mesma a regar pelos aspersores sempre que queira?

Talvez não seja o sítio ideal para colocar mas cá vai:

Quando ligo vários aparelhos/eletrodomésticos em casa ao mesmo tempo, a luz vai abaixo. Há uns meses baixei a potência, mas já vi que vou ter que aumentar para a potência anterior.

Mas o que me tem intrigado é que o disjuntor principal fica na mesma posição, ou seja, não desce, isto é, "não dispara"quando a luz vai abaixo. Tenho que ir ao quadro baixar o disjuntor e voltar a ligar, sendo que às vezes a luz não liga, só à segunda tentativa é que liga.

Qual o problema de o disjuntor estar assim? Antigamente, o disjuntor "disparava" sempre.

O tal disjuntor tem um selo. Posso chamar um eletricista para trocar o disjuntor ou tem que ser com o comercializador ou e-redes?

Obrigado.

Talvez não seja o sítio ideal para colocar mas cá vai:

Quando ligo vários aparelhos/eletrodomésticos em casa ao mesmo tempo, a luz vai abaixo. Há uns meses baixei a potência, mas já vi que vou ter que aumentar para a potência anterior.

Mas o que me tem intrigado é que o disjuntor principal fica na mesma posição, ou seja, não desce, isto é, "não dispara"quando a luz vai abaixo. Tenho que ir ao quadro baixar o disjuntor e voltar a ligar, sendo que às vezes a luz não liga, só à segunda tentativa é que liga.

Qual o problema de o disjuntor estar assim? Antigamente, o disjuntor "disparava" sempre.

O tal disjuntor tem um selo. Posso chamar um eletricista para trocar o disjuntor ou tem que ser com o comercializador ou e-redes?

Obrigado.
Chama o teu fornecedor de energia. Esse disjuntor está a ir à vida.
Um disjuntor avariado costuma estar sempre a desligar com muita frequência. Se fosse por excesso de carga, era o contador que disparava e não o disjuntor.

Também pode ser um dos electrodomésticos avariado. Quando o disjuntor disparar, desliga o/s electrodomésticos da corrente e vê se o disjuntor liga à primeira.

Obrigado Tux e Bscuba.

Eu tinha contratado 4,6 kVA e baixei para 3,45 kva. Desde então é que o quadro começou a disparar, ainda que com pouca frequência.

Fui ver na APP da e-redes e no último mês o consumo não ultrapassou os 2 KW.

Ora, da última vez que a Luz foi abaixo, passou-se o seguinte: tinha a MLR (A+ na antiga escala) e MLL (A++ também na antiga escala) ligadas, mais box e TV, sem problema. Liguei o secador do cabelo e a Luz foi abaixo.

Sinceramente fiquei com ideia que a potência não está ajustada. Mas estou intrigado pelo facto do disjuntor principal do quadro de casa, não baixar.

Vou falar com a Luzboa, para ver se dá para alterar o disjuntor.

Last edited:
Identifico dois comportamentos:
- excesso de consumo
- e como deverá haver um contador inteligente, o mesmo corta a corrente sem desligaste disjuntores.

O rearme pode ser feito de 2 formas (habitualmente)
- delisgar e voltar a ligar o disjuntor geral
- rearme no próprio contador.

Sent from my SM-A536B using Tapatalk

Obrigado Tux e Bscuba.

Ora, da última vez que a Luz foi abaixo, passou-se o seguinte: tinha a MLR (A+ na antiga escala) e MLL (A++ também na antiga escala) ligadas, mais box e TV, sem problema. Liguei o secador do cabelo e a Luz foi abaixo.

Eu tenho medidor de consumo e vejo facilmente os Kw a subir acima de 5 com as duas máquinas ligadas e o forno. Um secador anda nos 1600/2000W. Logo aí tens quase ou mesmo metade da tua potência.

Identifico dois comportamentos:
- excesso de consumo
- e como deverá haver um contador inteligente, o mesmo corta a corrente sem desligaste disjuntores.

O rearme pode ser feito de 2 formas (habitualmente)
- delisgar e voltar a ligar o disjuntor geral
- rearme no próprio contador.

Sent from my SM-A536B using Tapatalk

Obrigado!

Sim, o contador é inteligente. Como se faz o rearme no contador inteligente?

Outra dúvida, em caso de excesso de consumo, na APP da e-redes não devia estar lá um pico nos 2,76 kW? É que não ultrapassou os 2 KW. O que me estará a escapar?

Esses picos da APP deve ser alguma média estranha. Eu com potência de 3.45kw tenho picos de 6kw.

Agradecia a V/ajuda. Tenho este temporizador para controlar o aquecimento auxiliar (resistência) de um termosifão. Acontece que o relógio está sempre a atrasar e não consigo manter a hora certa. Abri a caixa e não encontrei nenhuma pilha auxiliar.
Concluo que o relógio pifou? Ele anda l, mas atrasa sempre. Alguém percebe disto? Está na hora de chamar electricista? Muito obrigado.
1dadeba1bb4701ac4cd6d610ed9c4e05.jpg

Voltando ao meu assunto, entretanto regressei de férias e aproveito para juntar foto do quadro. O que dispara (mas a alavanca não desce) é geral do lado esquerdo (que está selado). Não deveria ser o "geral" do lado direito da foto, isto num caso de ter disparado por excesso de consumo.

Desculpem, sou um leigo nisto.
c1ffbdb4a3405982988dc33e4e4fd00c.jpg

Tu tinhas 4.6 kVA contratados, cerca de 20A, passaste a 3,45 kVA, cerca de 15A.

Se atinges os 15 A o disjuntor dispara, o teu geral certamente estará dimensionado para "bem mais" de 20A (uns 40 talvez).

Outra coisa é a seletividade, imagina que tens um circuito com um disjuntor de 5A protegido por outro de 10A. Em caso de falha, pode não ser garantido que o de 5 dispare primeiro, p.e.

Tu tinhas 4.6 kVA contratados, cerca de 20A, passaste a 3,45 kVA, cerca de 15A.

Se atinges os 15 A o disjuntor dispara, o teu geral certamente estará dimensionado para "bem mais" de 20A (uns 40 talvez).

Outra coisa é a seletividade, imagina que tens um circuito com um disjuntor de 5A protegido por outro de 10A. Em caso de falha, pode não ser garantido que o de 5 dispare primeiro, p.e.
Obrigado. Percebi, só estou intrigado, porque é que a alavanca preta não desce quando a luz vai abaixo. Será que o disjuntor principal estará avariado?

Back