Tópico da bricolage!

Certo. Durante a manhã parece que choveu em cima das janelas da parte de dentro do apartamento. As janelas são duplas.
Quando falas em isolamento, é na parte de dentro ou de fora? Por acaso, o prédio é capaz de ser revisionado brevemente, pode ser que auxilie.
Já no nosso quarto de casal, a zona por trás da cortina, mais ou menos de 2 em 2, 3 em 3 semanas, tenho de andar com água e lixívia a limpar aquilo.

Quando são prédios já construídos, normalmente só se consegue fazer isolamento por dentro, usando ETICS (que é basicamente pladur com camadas isolantes de materiais de baixa densidade, EPS, XPS, etc). Esta intervenção poderá roubar alguma área interior, entre 5 a 10 cm de espessura, consoante o sistema.

Quanto às janelas, apesar de serem duplas, aposto que são de correr. Investe em janelas PVC que não sejam de correr, melhor ainda se tiverem sistema basculante para abrir e arejar as zonas.

Quando são prédios já construídos, normalmente só se consegue fazer isolamento por dentro, usando ETICS (que é basicamente pladur com camadas isolantes de materiais de baixa densidade, EPS, XPS, etc). Esta intervenção poderá roubar alguma área interior, entre 5 a 10 cm de espessura, consoante o sistema.

Quanto às janelas, apesar de serem duplas, aposto que são de correr. Investe em janelas PVC que não sejam de correr, melhor ainda se tiverem sistema basculante para abrir e arejar as zonas.

Pois... é-me um investimento impossível de fazer, no momento. [s)]
Resta saber ir atenuando. Por acaso andava com ideias de começar a aplicar pladur nalgumas divisões da casa, mas como surgiu de repente a necessidade de intervencionar o prédio e falam-se em valores dentro dos 5000€ para cada inquilino, tenho de meter um travão nessas ideias.

Há cerca de 2 anos e meio remodelei um quarto no meu apartamento, para o meu filho (o raio do pestinha ainda não dorme sem ser perto da mãe e quem dorme no quarto sou eu)... [:p]
Adiante. Usei uma tinta de qualidade, anti-fungos, juntamente com aditivo anti-fungos. Dei umas 3 ou 4 demãos de tinta. A mobília foi toda comprada nova, feita em carpinteiro, lacada, laquei as madeiras da janela, rodapés e roupeiro. Cortina nova, tudo dentro de tons brancos e cinzentos. Ora, passado este tempo (até já há algum tempo mas agora nota-se muito), a nível de "mofo" tem sido uma coisa impressionante, sobretudo na cortina. Está a ficar preta, já tentamos lavar e não saiu nada (aquilo é um peso descomunal, o tecido é relativamente grosso), começa a ter cheiro e até os peluches que estão no quarto começam a demonstrar estar sujos.

Duas questões: costumo usar desumidificador e este ano foi um ano de chuvas intensas, sei que é difícil resolver isto. Mas há alguma forma, além do arejamento e desumidificador, de evitar que isto aconteça?
Numa cortina, há algum produto que possa auxiliar a tirar o mofo? Lavei só na máquina com detergente normal, não sei se posso usar lixívias ou afins.

As paredes que ganham mofo são as de fora certo? e as que apanham menos sol? Como já foi dito é muito provável que seja condensação, por norma apenas o arejamento deveria ser suficiente, pode ser que com pintura nova melhore, já vi casos de prédios antigos que apenas uma pintura fez milagres.

As paredes que ganham mofo são as de fora certo? e as que apanham menos sol? Como já foi dito é muito provável que seja condensação, por norma apenas o arejamento deveria ser suficiente, pode ser que com pintura nova melhore, já vi casos de prédios antigos que apenas uma pintura fez milagres.

Como assim, as de fora? É por dentro, normalmente, a parede da janela.

Como assim, as de fora? É por dentro, normalmente, a parede da janela.

Quando o ImHoTep pergunta se são as paredes de fora que ganham mofo penso que se esteja a referir às paredes onde de um lado é o interior da casa e do outro é o exterior (rua).

E as paredes de dentro serão as paredes divisórias que separam por exemplo o quarto da sala, etc

Ao referires que é a parede da janela então será a parede de fora (que dá para o exterior) mas o bolor é do lado de dentro da casa.

Pois... é-me um investimento impossível de fazer, no momento. [s)]
Resta saber ir atenuando. Por acaso andava com ideias de começar a aplicar pladur nalgumas divisões da casa, mas como surgiu de repente a necessidade de intervencionar o prédio e falam-se em valores dentro dos 5000€ para cada inquilino, tenho de meter um travão nessas ideias.

O que deves fazer e sai-te muito mais barato é colocares o desumidificador a trabalhar a sério.

Controlas a humidade que tens nessa divisão? Sabias que devia estar entre 50% e 60% (valores óptimos)?

Tens de meter um higrómetro nessa divisão e colocar o desumidificador a trabalhar a sério e mantê-lo regulado para parar e arrancar quando sai do intervalo óptimo.

Não te preocupes que não gastam quase nada, e sobretudo vais poupar em mobiliário, cortinas, brinquedos, saúde, pinturas, limpezas etc...

Vivo num local totalmente rodeado pelo mar, e só após compreender o que agora te escrevi é que consegui controlar a humidade dentro de casa.

Tenho dois desumidificadores e higrómetros (são baratos, nem 10€ cada um) em todas as divisões.

Espero ter ajudado.

O que deves fazer e sai-te muito mais barato é colocares o desumidificador a trabalhar a sério.

Controlas a humidade que tens nessa divisão? Sabias que devia estar entre 50% e 60% (valores óptimos)?

Tens de meter um higrómetro nessa divisão e colocar o desumidificador a trabalhar a sério e mantê-lo regulado para parar e arrancar quando sai do intervalo óptimo.

Não te preocupes que não gastam quase nada, e sobretudo vais poupar em mobiliário, cortinas, brinquedos, saúde, pinturas, limpezas etc...

Vivo num local totalmente rodeado pelo mar, e só após compreender o que agora te escrevi é que consegui controlar a humidade dentro de casa.

Tenho dois desumidificadores e higrómetros (são baratos, nem 10€ cada um) em todas as divisões.

Espero ter ajudado.

Não sei se o meu tem regulação para ligar e desligar de acordo com a humidade, mas quando selecciono, selecciono para ir sempre entre os 50/60% por acaso. Tem regulação para 50,60,70,80, automático ou conforto.

Neste momento, no entanto, tenho mesmo é de limpar aquilo tudo. Tenho andado com expectoração, garganta inflamada, não sei mesmo se não será do quarto.

Last edited:
Não sei se o meu tem regulação para ligar e desligar de acordo com a humidade, mas quando selecciono, selecciono para ir sempre entre os 50/60% por acaso. Tem regulação para 50,60,70,80, automático ou conforto.

Neste momento, no entanto, tenho mesmo é de limpar aquilo tudo. Tenho andado com expectoração, garganta inflamada, não sei mesmo se não será do quarto.

Os fungos estão relacionados com os sintomas que referes. Os fungos desenvolvem-se nas zonas húmidas e depois libertam milhares de esporos tóxicos no ar que respiras e que servem para povoar novas áreas húmidas.

Teres o desumidificador ligado quase sempre não te irá resolver definitivamente o problema, apenas irá piorar o problema por este arrefecer o quarto ainda mais. Quando o desligas as paredes vão estar "em excelentes condições" para condensar qualquer humidade que exista no ar.

Os fungos estão relacionados com os sintomas que referes. Os fungos desenvolvem-se nas zonas húmidas e depois libertam milhares de esporos tóxicos no ar que respiras e que servem para povoar novas áreas húmidas.

Teres o desumidificador ligado quase sempre não te irá resolver definitivamente o problema, apenas irá piorar o problema por este arrefecer o quarto ainda mais. Quando o desligas as paredes vão estar "em excelentes condições" para condensar qualquer humidade que exista no ar.

O desumidificador piora? Servem para quê mesmo? Por acaso sinto o inverso, não estou a dizer que não tenhas razão, atenção. Mas algumas vezes até a minha esposa diz que parece que o desumidificador aquece o quarto.

O desumidificador piora? Servem para quê mesmo? Por acaso sinto o inverso, não estou a dizer que não tenhas razão, atenção. Mas algumas vezes até a minha esposa diz que parece que o desumidificador aquece o quarto.

O desumidificador arrefece umas lâminas finas por onde passa o ar de forma a que este condense e caia para um depósito de água. Alguns podem eventualmente aquecer o ar posteriormente, com maior consumo.

Mas basta desligares para o ar proveniente de outras divisões e do exterior acabe por equilibrar, aumentando a sua saturação. O problema estará sempre nas paredes frias, principalmente as que apanham pouco ou nenhum Sol durante o dia.

Surte mais efeito manter o quarto quente.

O desumidificador arrefece umas lâminas finas por onde passa o ar de forma a que este condense e caia para um depósito de água. Alguns podem eventualmente aquecer o ar posteriormente, com maior consumo.

Mas basta desligares para o ar proveniente de outras divisões e do exterior acabe por equilibrar, aumentando a sua saturação. O problema estará sempre nas paredes frias, principalmente as que apanham pouco ou nenhum Sol durante o dia.

Surte mais efeito manter o quarto quente.

Efectivamente o prédio tem essa questão. Considero o meu apartamento até um apartamento agradável a nível térmico, tem excelente exposição solar (do lado de um dos quartos, que é na verdade escritório) sala e cozinha. Do lado dos outros 2 quartos, é bem mais frio, com muito pouca exposição solar. Apanha umas 2 horas de sol no máximo de manhã e depois fica à sombra. O que faz com que nos dias frios haja muita condensação nas janelas. Por trás das cortinas é mais do que comum ganhar fungo. Vou limpando sempre que posso com lixívia, o quarto do meu filho foi todo pintado há 2 anos e o outro quarto foi pintado 3 vezes em 10 anos. Mas este ano pareceu-me mais crónico. Dei um uso abismal ao desumidificador, estando quase todos os dias do inverno ligado, mas pouco adiantou. O tecto de um dos quartos, já o limpei 4 vezes entre Dezembro e agora. Agora, de inverno, por vezes, também passa um aquecedor cerâmico ligado lá algumas horas ao final do dia.

Sem ser a questão de isolamento, porque como disse, está complicado para isso e está a ser analisada e pedido o orçamento para isolar o exterior do prédio dado que existem infiltrações noutros apartamentos (anda-se a falar em capotto, mas não sei se será uma boa ideia), achas que seria boa ideia ter uns aquecedores no quarto? De que tipo? É que não tenho propriamente paredes livres para colocar um aquecedor fixo.

Alguém já pintou azulejos de casa de banho?

Queria dar um refresh à casa de banho mas não me apetece estar a trocar azulejos, no entanto disseram-me que o resultado não é grande coisa..

Não me convence. Ficar tudo a uma cor, sem a diferença entre juntas/azulejo... sinceramente, não me parece uma solução muito boa.

Companheiro, desculpa lá mas estou frontalmente em desacordo contigo.

"apenas irá piorar o problema"?

Então se tem humidade a mais na divisão, retirá-la ira piorar o problema?

Alguém já pintou azulejos de casa de banho?

Queria dar um refresh à casa de banho mas não me apetece estar a trocar azulejos, no entanto disseram-me que o resultado não é grande coisa..
Comprei agora casa, e o orçamento para obras foi todo para a cozinha.

O WC levou apenas uma "lavagem de cara", e os azulejos azuis do início dos anos 90 foram pintados. O resultado ficou bom, e tirando ter levado mais uma demão do aquilo que o fabricante aconselha, não foi mais difícil do que pintar paredes.

Respeitei os 15 dias de cura que vem indicado, e já leva mais de um mês de uso normal, e até agora sem qualquer alteração.

Comprei agora casa, e o orçamento para obras foi todo para a cozinha.

O WC levou apenas uma "lavagem de cara", e os azulejos azuis do início dos anos 90 foram pintados. O resultado ficou bom, e tirando ter levado mais uma demão do aquilo que o fabricante aconselha, não foi mais difícil do que pintar paredes.

Respeitei os 15 dias de cura que vem indicado, e já leva mais de um mês de uso normal, e até agora sem qualquer alteração.
Eu também estou a passar pelo mesmo e não queria gastar dinheiro em obras, excepto em pinturas de paredes e madeiras, no entanto as casas de banho de 1999 já estão datadas e queria dar um refresh por isso pensei que pintar os azulejos poderia ser uma solução pelo menos provisória, no entanto no chão lá terei de mudar.

Companheiro, desculpa lá mas estou frontalmente em desacordo contigo.

"apenas irá piorar o problema"?

Então se tem humidade a mais na divisão, retirá-la ira piorar o problema?
Eu tenho a prova, o desumificador que tinha num quarto tirava litros durante o dia, refiz as paredes com isolamento de cortiça papel novo e armario novo, logo no primeiro inverno liguei o aparelho porque temia que a humidade viesse e apareceu, papel preto roupa humida e a cheirar a mofo.
Limpei tudo e meti na parede um emissor cerâmico, desde então e com este inverno que temos tido tenho tudo impecavel, paredes limpas e roupa no armario seca e a cheirar bem.
https://www.leroymerlin.pt/Produtos...Emissores-e-placas-radiantes/WPR_REF_81909210

Como a humidade desce, a condução térmica do frio é menor.

Por isso dá a sensação de ser menos frio.

Em princípio deve parar quando atinge o nível que definiste.

Compra um higrómetro ou dois. Nas nets arranjas isso muito barato. Assim controlas facilmente a humidade e a temperatura.

Limpa tudo com lixívia ou aqueles anti-bolores tipo UHU. As toalhitas de bebé também funcionam bem.

Back