Tópico da bricolage!

Já está resolvido. O produto para desentupir os canos fez maravilhas :)

(É um apartamento)

Obrigado a todos pelas dicas!

Vou seguir as indicações do produto de desentupir e usar aquilo pelo menos uma vez por ano... A quantidade de nhahna acumulada era uma coisa impressionante!

Em acto de desespero podes também usar uma mangueira, ou uma guia ligada a uma máquina de pressão.

Isto. Comprado no Jumbo.

e333c2045d555f1ecae864906d53647f.jpg

Tenho uma guia que meti bastante para dentro do tubo, mas não na totalidade.

Há pouco meti um desentupidor de tubos a ver se ajuda em alguma coisa.

Será que soda cáustica resolve?

Pra desentupir canos o melhor que já vi foi uma abraçadeira plástica com uns entalhes (pra pouca profundidade), ou daquela fita plástica usada pra fechar (maior profundidade), que escarafuncha e sai com o lixo todo agarrado. Há pra aí N vídeos no youtube a mostrar. É uma espécie de cateterismo...
Os químicos são corrosivos e dão cabo das canalizações.

Boas.

Comprei um produto para remover ferrugem de electrodomésticos, como por exmeplo, máquina de lavar roupa. A minha começou a apanhar ferrugem por baixo.
O produto que me venderam chama-se "Oxirite Gel - Transformador de Óxido". Mas as instruções não são muito claras e fiquei com algumas dúvidas. Se alguém já usou isto e se me souber responder, agradecia.

Então, em primeiro lugar:
- É preciso lixar a zona que tem ferrugem antes de aplicar este produto?
- Depois de secar, é preciso lixar o produto que entretanto ficou transparente, para remover o próprio produto e a ferrugem ao mesmo tempo, ou não é suposto lixar depois de o produto actuar?
- Se não é suposto lixar o produto depois de secar, isto vai adicionar espessura à superfície onde for aplicado e depois quando quiser pintar, vai-se notar imenso relativamente à restante superfície que não foi tratada.

Obrigado

Edited;

Entretanto tentei o produto numa grelha que aqui tinha de uma fan de uma fonte de um PC e aquilo cria uma camada transparente que eu acho que deve ser mesmo assim e que entretanto converte a ferrugem noutra coisa qualquer que não corrói o metal. Portanto parto do princípio que deve ser mesmo assim. Remover o excesso, aplicar, deixar secar e pintar por cima.

Encontrei isto também:
http://xylazel.es/sites/default/files/product/2015/12/ftpt_transformadordaferrugem.pdf

Última edição:
Isto não é bem bricolage mas alguem já instalou um portão de correr?

Aqui em casa andam-me a massacrar para termos um motor, o portão já temos até fui eu que o arranjei mas é manual a ideia é ter um motor, até aqui tudo normal, o problema é que nada tem eletrificação e a dificuldade é como eletrificar, já pediram montes de dinheiros, outros torcem o nariz , outros dizem que se tem de partir tudo, abrir roços, um filme medonho....fazem orçamentos como se fossem construir tudo de novo:sh)
Como já não tenho idade para aturar cromos prefiro ser eu a fazer, o problema é que tambem não sei como [:D]

1º que grau de dificuldade tem em instalar um motor num portão já existente.
2º régua de nylon/fibra ou metalica
3º fazer chegar lá eletricidade, teria de abrir rasgos no chão de azulejos e no muro de betão muito duro,,,, mas como será a melhor maneira? esta é a parte mais complicada. Será que um martelo perfurador tipo os dos lidl consigo fazer isso facilmente sem esforço?[:cool:]

Isto não é bem bricolage mas alguem já instalou um portão de correr?

Aqui em casa andam-me a massacrar para termos um motor, o portão já temos até fui eu que o arranjei mas é manual a ideia é ter um motor, até aqui tudo normal, o problema é que nada tem eletrificação e a dificuldade é como eletrificar, já pediram montes de dinheiros, outros torcem o nariz , outros dizem que se tem de partir tudo, abrir roços, um filme medonho....fazem orçamentos como se fossem construir tudo de novo:sh)
Como já não tenho idade para aturar cromos prefiro ser eu a fazer, o problema é que tambem não sei como [:D]

1º que grau de dificuldade tem em instalar um motor num portão já existente.
2º régua de nylon/fibra ou metalica
3º fazer chegar lá eletricidade, teria de abrir rasgos no chão de azulejos e no muro de betão muito duro,,,, mas como será a melhor maneira? esta é a parte mais complicada. Será que um martelo perfurador tipo os dos lidl consigo fazer isso facilmente sem esforço?[:cool:]

Não é muito complicado, dá é trabalho. Se abrires 2 rasgos afastados 2cm entre si no azulejo e na parede com uma rebarbadora, nem precisas martelo perfurador, basta um escopro e martelo. O resto tens aqui um video como exemplo:

Não é muito complicado, dá é trabalho. Se abrires 2 rasgos afastados 2cm entre si no azulejo e na parede com uma rebarbadora, nem precisas martelo perfurador, basta um escopro e martelo. O resto tens aqui um video como exemplo:

Pensei nisso tenho uma rebarbadora das pequenas 800W de 115mm(será que chega?) usava disco de diamante, cortava e com martelo abria o buraco, mas é muitos metros, até ao motor, pelo muro de betão até ao pirilampo, interruptor, sensores que acho que um até é depois do outro lado do muro... é ainda um filme, uma carrada de metros.

Com caneletas não quero nada, fica um mamarracho.. quero tudo oculto dentro da parede.

E pelo chão ?
pelo chão ter ali uma calha para se tropeçar e o carro dar um saltinho tambem não me agrada a ideia, fios tem de ser ocultos dá mais trabalho mas em vez de ser feito num dia nem que leve uma semana ou mais , tenho tempo.

a ideia da calha foi tambem a ideia do artista que me deu o orçamento, por ele o muro e o chão era só calhas.[:D]

E depois ainda há outro filme, é ao se rasgar o chão arranjar azulejos iguais, ou na pior hipotese uma solução que disfarce aquilo....o meu pesadelo numa casa é ver remendos e tijolos á vista estilo favela brasileira[:D]

Pensei nisso tenho uma rebarbadora das pequenas 800W de 115mm(será que chega?) usava disco de diamante, cortava e com martelo abria o buraco, mas é muitos metros, até ao motor, pelo muro de betão até ao pirilampo, interruptor, sensores que acho que um até é depois do outro lado do muro... é ainda um filme, uma carrada de metros.

Com caneletas não quero nada, fica um mamarracho.. quero tudo oculto dentro da parede.

Por isso é que preferi pagar para não ter trabalho [:)] Com a rebarbadora tens mais controle e é mais clean. No meu muro, para instalar o pirilampo fizeram um furo vertical com uma broca de 16mm (ou 12?) e outro furo a 45º até 30cm do chão para não terem de abrir roços nos muros. Os sensores a mesma coisa, furos horizontais a 45º desde o sítio onde ficam os sensores até ao outro lado do muro, depois roço vertical até ao chão. Apenas abriram 2 roços verticais de 30cm nos muros com a rebarbadora.
Eu tenho cerca de 10m de muro até aos portões, felizmente não foi preciso abrir mais buracos, a base do muro tem um canteiro e ficou escondido na terra.

Por isso é que preferi pagar para não ter trabalho [:)] .

Eu desde há uns anos para cá começei ficar uma especie de "territórial" com as minhas coisas, criei a ilusão que se não sou eu a fazer as coisas, pago e só fazem *****.[:D] deve ser da idade[:)]sou eu que faço as revisões dos carros essas coisas todas aqui no quintal. Estes portões que falo fui eu que os fiz, na altura pediram-me 3000mil euros por 2 portões e acabei por faze-los eu esses 2 e mais 2 pequenos, um dele ficou estragado e tinha sido feito por um profissional, o portão grande é que demorei imenso pois no inverno quando tinha tempo estava sempre a chover mas não tinha pressa, mas ficaram tuodos muito bons e todos muito baratos.
Agora com o motor tambem a ideia era ser montado, mas os orçamentos e o filme apresentado já me faz perder a paciência e prefiro ser eu a fazer, um motor para um potão de 500quilos que é o que preciso custa 200euros, o resto não tem expressão, e o trabalho dos rasgos faço eu , devo comprar ferramenta e fica já para depois eletrificar o muro, pois no exterior não tenho iluminação e gostava de ter leds e criar pontos de luz, mas vou ter de abrir rasgos no muro, a ferramenta que comprar para o portão serve depois para o muro.

Pagar para se fazer certos trabalhos sai caro e nem sempre ficam como nós queremos. Como são coisas que não tenho pressa compro o material que é barato, ainda compro ferramenta se precisar e faço. Ás vezes nem é o trabalho, por exemplo fazer a revisão do carro dá-me mais trabalho ter de combinar, levar o carro , ir buscar e essas coisas todas do que fazer eu, e assim alem de mais barato sei o que coloco no carro, nestas coisas é igual , um gajo para vir cá montar isto com motor e tudo leva uns 700euros ou mais e ainda o tenho de o aturar...não vale a pena.[:D]

Eu desde há uns anos para cá começei ficar uma especie de "territórial" com as minhas coisas, criei a ilusão que se não sou eu a fazer as coisas, pago e só fazem *****.[:D] deve ser da idade[:)]sou eu que faço as revisões dos carros essas coisas todas aqui no quintal. Estes portões que falo fui eu que os fiz, na altura pediram-me 3000mil euros por 2 portões e acabei por faze-los eu esses 2 e mais 2 pequenos, um dele ficou estragado e tinha sido feito por um profissional, o portão grande é que demorei imenso pois no inverno quando tinha tempo estava sempre a chover mas não tinha pressa, mas ficaram tuodos muito bons e todos muito baratos.
Agora com o motor tambem a ideia era ser montado, mas os orçamentos e o filme apresentado já me faz perder a paciência e prefiro ser eu a fazer, um motor para um potão de 500quilos que é o que preciso custa 200euros, o resto não tem expressão, e o trabalho dos rasgos faço eu , devo comprar ferramenta e fica já para depois eletrificar o muro, pois no exterior não tenho iluminação e gostava de ter leds e criar pontos de luz, mas vou ter de abrir rasgos no muro, a ferramenta que comprar para o portão serve depois para o muro.

Pagar para se fazer certos trabalhos sai caro e nem sempre ficam como nós queremos. Como são coisas que não tenho pressa compro o material que é barato, ainda compro ferramenta se precisar e faço. Ás vezes nem é o trabalho, por exemplo fazer a revisão do carro dá-me mais trabalho ter de combinar, levar o carro , ir buscar e essas coisas todas do que fazer eu, e assim alem de mais barato sei o que coloco no carro, nestas coisas é igual , um gajo para vir cá montar isto com motor e tudo leva uns 700euros ou mais e ainda o tenho de o aturar...não vale a pena.[:D]

Eu vejo com o meu pai, ele é bastante handy e poupa-se uns euros valentes em biscates. Desde fazer portões, montar redes, pichelaria simples, alguma eletricidade (pouca), serralharia, carpintaria. Desenrasca um pouco de tudo. Eu já não tenho esse conhecimento, mas fará muita falta.

Eu desde há uns anos para cá começei ficar uma especie de "territórial" com as minhas coisas, criei a ilusão que se não sou eu a fazer as coisas, pago e só fazem *****.[:D](...)

Completamente de acordo. Tudo o que posso fazer cá em casa, não tenho problemas em fazer, o problema é mesmo o tempo, ou a falta dele.
No caso dos portões, já foi há mais de 15 anos e na altura tinha os miúdos pequenos. Além disso, foi 2 em 1, instalaram o portão de garagem seccionado e os de batente, que são um pouco mais complicados de instalar. 3 gajos fizeram tudo num dia e até hoje funcionam diariamente sem problemas, apenas comprei comandos novos. Faço a manutenção dos batentes 2 ou 3x por ano.

Voltar
Superior