Tópico da bricolage!

Completamente de acordo. Tudo o que posso fazer cá em casa, não tenho problemas em fazer, o problema é mesmo o tempo, ou a falta dele.
No caso dos portões, já foi há mais de 15 anos e na altura tinha os miúdos pequenos. Além disso, foi 2 em 1, instalaram o portão de garagem seccionado e os de batente, que são um pouco mais complicados de instalar. 3 gajos fizeram tudo num dia e até hoje funcionam diariamente sem problemas, apenas comprei comandos novos. Faço a manutenção dos batentes 2 ou 3x por ano.

Esses portões seccionados são aqueles que abrem a sobir certo? se são julgo que são lixados de fazer, mais vale comprar feito e alguem montar.

Tem de se ponderar sempre muito bem o que vale a pena ou não fazer, a urgência e pressa com as coisas, o tempo, e o dinheiro e o grau de dificuldade.

Eu tinha no muro terreno uns portões velhos todos ferrugentos e para abrir e entrar o carro tinha de meter um ferro por baixo levantar o portão e só assim e a ranger ele abrir, e fechava e a fechafura nem funcionava era fechado com uma corrente e cadeado. Com a casa não ia ter isso assim, precisava de uns novos, mas demorar 1 dia ou uma semana não era problema pois para todos os efeitos os velhos portões estavam lá.
Fiz de correr com 2 metros de altura por 3,5m de comprimento e todo chapeado , fiz no quintal o portão, nem sei quanto gastei em material, mas foi pouco, uns 200 e tal euros, foi lá um camião levar os ferros. depois meti boas ferragens, meti uma calha boa, e usei até parafusos de inox bem mais caros mas muito bons, o meu vizinho mandou fazer pagou uma pipa de massa e pouco tempo tava tudo ferrugento a calha o chão as paredes , o meu zero ferrugem, usei inox e o portão é galvanizado

Tambem fiz o portão homem, é aquele por onde se entra a pé, esse fiz mas tb fiz o video porteiro e essas coisas, mas fixar esse portão no muro de betão foi um bocado filme, tive de chumbar aquilo com 3 dobradiças e bucha quimica. Mas ficou impecável

Nunca antes tinha trabalhado com metal...antes de fazer o portão comprei uma maquina de soldar.[:cool:]

Esses portões seccionados são aqueles que abrem a sobir certo? se são julgo que são lixados de fazer, mais vale comprar feito e alguem montar.

Sim, são esses mesmo. Veio em kit de tamanho standard, apenas levou uma moldura em volta. Na altura fiz vários orçamentos e um nacional por medida, ficava quase tão caro como esse de marca alemã.
Tanto o portão como o motor são da Hörmann.

Sim, são esses mesmo. Veio em kit de tamanho standard, apenas levou uma moldura em volta. Na altura fiz vários orçamentos e um nacional por medida, ficava quase tão caro como esse de marca alemã.
Tanto o portão como o motor são da Hörmann.

Em Portugal há uma industria electrica de qualidade, marcas como Efapel , em equipamentos sempre se inspiraram noutras marcas alemãs como Jung ou Scheneider, por outro lado muitas marcas alemãs o que fazem é coisas na China, o que faz marcas portuguesas exportarem e serem reconhecidas na Alemanha , temos o exemplo dessa mas principalmente o da Efacec . O motor que tenciono comprar é um Portamatic é uma marca portuguesa de qualidade e tecnologia é igual a qualquer outro, o preço tambem.
Portanto ser uma marca eletrica portuguesa não se fica pior servido.
Isto dentro do mesmo nivel de gama e preço obviamente de cada marca obviamente.

Épá, nem mais!!!

Eu hoje andei com uma guia de 15m a enfiar em tudo quanto era tubo no jardim, para ver para onde é que aquilo vai!

Tnho um portão de correr, manual, mas tenho todos os tubos necessários para a montagem já instalados, inclusivé já tenho o cabo eléctrico no sítio à espera do motor.

Comprei o motor na black friday (230e, com 4m de calha de nylon). O meu portão é leve, nem deve pesar 120kg, comprei um motor de 500w topline.

Nas minhas deambulações esta tarde descobri então que tenho várias pontas de tubo para o jardim, à espera para colocar projectores onde eu quiser apr:)

Calha bem, pois na primavera conto colocar um canteiro e árvores novas e pretendia mesmo colocar uns projectores, portanto para mim, estou safo [:D]

Quanto ao motor do portão, ando a pensar instalá-lo, mas falta-me o maciço de betão para fixar, e não me anda a apetecer ir comprar um saco de cimento. Vou pensar nisso...

Novo projeto de confinamento
afa11e6999aa4718812f2f3a3f241682.jpg
85225597a2bf5c6a805984fea4d91466.jpg
d72c5b3a90bfb7b52b184e2f26ee7f4e.jpg
389968edb5fa21b577de6efce1fa785e.jpg

Tux é um projeto bem interessante, eu por acaso sou um nabo em musica.

Mas se a ideia é o corpo da guitarra ser pintado, escolheste mal o material, devias faze-lo em MDF ou contraplacado. É que o pinho maciço colado que usaste é muito instável e vai com o tempo empenar ou abrir fissuras ou mesmo descolar se estiver apenas colado.

Tux é um projeto bem interessante, eu por acaso sou um nabo em musica.

Mas se a ideia é o corpo da guitarra ser pintado, escolheste mal o material, devias faze-lo em MDF ou contraplacado. É que o pinho maciço colado que usaste é muito instável e vai com o tempo empenar ou abrir fissuras ou mesmo descolar se estiver apenas colado.
Sim eu sei, só vou usar tapa portos com velaturas, a seguir vou fazer uma camada de espelho com a técnica da supercola.
Isto é mesmo um projeto para me entreter e treinar para uma com mais qualidade.
Além disso o pinho é muito pesado
Já agora:

O braço ainda é provisório.
f4a862595445f496afff11c5cd8c21a3.jpg
5fdf24facd09a887f87d56034298ef6d.jpg

Estou com uma dúvida parva.
Tive um "pequeno" acidente com a minha torradeira.
Para colar o plástico, terei que arranjar uma cola térmica, ou lá que é. Contudo, como gosto de partir cenas, pensei se não seria boa ideia acabar de partir o plástico e fica só com a estrutura metálica da torradeira.

Estou com uma dúvida parva.
Tive um "pequeno" acidente com a minha torradeira.
Para colar o plástico, terei que arranjar uma cola térmica, ou lá que é. Contudo, como gosto de partir cenas, pensei se não seria boa ideia acabar de partir o plástico e fica só com a estrutura metálica da torradeira.

Fica top.

Assim além do calor passar diretamente para a estrutura e poderes queimar algo perto da torradeira ou as mãos, se houver passagem de corrente para a estrutura além das torradas arranjas um penteado novo.

[:D]

giphy.gif

Fonix!
Isso é que não!
Devido a outras coisas, ainda esta madrugada apanhei um esticão!
Ok então. A ver se compro a cola térmica ou lá que é.
Falaram-me de cola de contacto. Mas a senhora dessa secção diz que tem que ser uma térmica.IMG_20210226_183533.jpg

Fonix!
Isso é que não!
Falaram-me de cola de contacto. Mas a senhora dessa secção diz que tem que ser uma térmica.Ver anexo 153252

Isso vai ao sitio com super cola 3, uns pingos do lado de fora e está feito.

A cola de contato com o calor vai soltar vapor.

Fonix!
Isso é que não!
Falaram-me de cola de contacto. Mas a senhora dessa secção diz que tem que ser uma térmica.Ver anexo 153252

Cola de contacto nem pensar [:D] só existe uma cola para isso, uma cola de 2 componentes tipo araldite ou cola superforte tipo super cola 3 mas que resista a altas temperaturas.

A outra hipotese de colar plastico é por soldadura quimica , se o plastico derreter com diluente celuloso, podes ser com o pincel molhado em ambas as partes até começar a derreter e ser "colado" e deixar secar ele funde. É a melhor forma de colar plástico mas nem sempre é facil se arranjar um produto que o derreta de forma eficaz.

Cola de contacto nem pensar [:D] só existe uma cola para isso, uma cola de 2 componentes tipo araldite ou cola superforte tipo super cola 3 mas que resista a altas temperaturas.

A outra hipotese de colar plastico é por soldadura quimica , se o plastico derreter com diluente celuloso, podes ser com o pincel molhado em ambas as partes até começar a derreter e ser "colado" e deixar secar ele funde. É a melhor forma de colar plástico mas nem sempre é facil se arranjar um produto que o derreta de forma eficaz.

Eu faço essa colagem com um ferro de soldar velho ou com o cortador de esferovite, mas depende sempre do tipo de plástico.

O que aconselham para fixar um cabo de rede no rodapé de mosaico ? ou seja, na parte de cima desse rodapé/inicio da parede digamos.

Cola? Alguma em especifico?

Não queria os ganchinhos de prego.

Calha técnica?

Há de vários tamanhos e se de hoje a amanhã for só trocar o cabo por QQ motivo é só tirar a tampa da calha e retirar o cabo.

Eu veria uma calha com fita adesiva...

Eu usei calha técnica adesiva, com os "cantinhos" em L e ficou top.
Deu para passar o cabo de rede, fio da tv cabo e ficou espectacular.

Tens calha técnica de várias cores e tamanhos.

Não recomendo a cola liquida, pois com o tempo vai acabar por sair pois ao colar em azulejo perde a aderencia com o tempo, sem contar com o pó que vai fica entre o cabo e a parede.

Voltar
Superior