Tópico da bricolage!

O meu mapa mundo comprei num continente naquelas cenas dos posteres.
Colei com fitacola dupla face. Impecável para os miudos aprenderem algumas coisas ( e as mães tb [:)][:)][:)]). Tem aprox 1mx 80cm. Queria maior mas não encontrei.

Entendidos do bricolage:

Tenho pré-instalação do aquecimento central, mas sem ter instalado os "aquecedores".

No locais dos tubos, tinha umas "bolachas" de pláscto, brancas, presas com uma "pasta" branca.
Agora começaram todas a descolar.

Qual a melhor (e menos feia) maneira de tapar aquilo?

Entendidos do bricolage:

Tenho pré-instalação do aquecimento central, mas sem ter instalado os "aquecedores".

No locais dos tubos, tinha umas "bolachas" de pláscto, brancas, presas com uma "pasta" branca.
Agora começaram todas a descolar.

Qual a melhor (e menos feia) maneira de tapar aquilo?

fotografa lá isso para se ver.[;)]

OK. Vou ver se consigo fotografar ao almoço, e depois posto aqui.

Boas,

Ainda não tive tempo (ou seja, esqueci-me [:D]) de fotografar, mas tenho outra questão:

Como ir para cima de um telhado em segurança?

O telhado é daquelas telhas de barro laranja, com uma inclinação na ordem dos 30º , e eu preciso de lá ir dar um aperto numa antena...

Boas,

Ainda não tive tempo (ou seja, esqueci-me [:D]) de fotografar, mas tenho outra questão:

Como ir para cima de um telhado em segurança?

O telhado é daquelas telhas de barro laranja, com uma inclinação na ordem dos 30º , e eu preciso de lá ir dar um aperto numa antena...

A maneira mais segura é contratar um técnico de antenas. [:D]

A maneira mais segura é contratar um técnico de antenas. [:D]

Para me levar 50€ por ir apertar 4 parafusos?

Estou a ver a factura:

Aperto de parafusos - 1€
Saber quais apertar - 49€

[:)][:)][:)]

Agora a sério, é só dar uns apertos nos suportes do ferro principal [;)]

Para me levar 50€ por ir apertar 4 parafusos?

Estou a ver a factura:

Aperto de parafusos - 1€
Saber quais apertar - 49€

[:)][:)][:)]

Agora a sério, é só dar uns apertos nos suportes do ferro principal [;)]

Errado! Leva-te 50€ por correr por ti o risco de malhar cá abaixo! [:D]
O aperto dos parafusos é de borla! [:D]

Já agora, a antena é tua ou do condomínio? [;)]

Errado! Leva-te 50€ por correr por ti o risco de malhar cá abaixo! [:D]
O aperto dos parafusos é de borla! [:D]

Já agora, a antena é tua ou do condomínio? [;)]

Sem querer entrar em detalhes, isso é para esquecer... [;)]

Como a antena é de relativo fácil acesso pela minha varanda, pensei em ir lá, porque com a ventania que tem estado, abana um bocado e faz barulho...

Sem querer entrar em detalhes, isso é para esquecer... [;)]

Como a antena é de relativo fácil acesso pela minha varanda, pensei em ir lá, porque com a ventania que tem estado, abana um bocado e faz barulho...

Olha que os parafusos podem estar muito bem apertados e a antena abanar na mesma. Isso significa que ou precisa de um mastro mais robusto ou então que precisa de ser espiado (as espias são cabos de aço que prendem o topo do mastro a pontes de fixação +/- distantes. O espiamento não deve ser feito à toa e necessita, entre outras coisas, da correcta aplicação de isoladores.

Já agora: nada de andar no telhado com tempo húmido. Espera pelo tempo bem seco. Não só há muito maior probabilidade de escorregares e malhares como de partir uma telha (ficam fragilizadas com a humidade).

Eu já subi ao telhado do meu prédio. No sítio em que era, caso malhasse, caía dentro das minhas próprias varandas (menos mau, só caía um andar e não quatro! As varandas tb são largas.).

A técnica foi usar uma escada de alumínio bem firme e subir com cuidado. Lá em cima andava com muito cuidado a ver onde pousava os pés e sempre de cócoras (por melhorar o centro de gravidade e para me poder agarrar de imediato caso alguma coisa não corresse bem).

Olha que os parafusos podem estar muito bem apertados e a antena abanar na mesma. Isso significa que ou precisa de um mastro mais robusto ou então que precisa de ser espiado (as espias são cabos de aço que prendem o topo do mastro a pontes de fixação +/- distantes. O espiamento não deve ser feito à toa e necessita, entre outras coisas, da correcta aplicação de isoladores.

Pois, quero verificar isso.

Já agora: nada de andar no telhado com tempo húmido. Espera pelo tempo bem seco. Não só há muito maior probabilidade de escorregares e malhares como de partir uma telha (ficam fragilizadas com a humidade).

Eu já subi ao telhado do meu prédio. No sítio em que era, caso malhasse, caía dentro das minhas próprias varandas (menos mau, só caía um andar e não quatro! As varandas tb são largas.).

A técnica foi usar uma escada de alumínio bem firme e subir com cuidado. Lá em cima andava com muito cuidado a ver onde pousava os pés e sempre de cócoras (por melhorar o centro de gravidade e para me poder agarrar de imediato caso alguma coisa não corresse bem).

Claro. Tenho de esperar pelo bom tempo, para me "aventurar".

Se cair, caio na minha varanda (menos mal), mas vou tentar não cair.

Colocaste a escada deitada nas telhas?

Na minha outra casa, usava as "tábuas de prancha" para andar no telhado, mas eram telhas de fibrocimento.

Obrigado [;)]

Não, não pus as escadas sobre as telhas. Deixei a escada no sítio direitinha p/ depois sair.

Cuidado a andar em cima das telhas, mete os pes onde tem a junção da telha.
O meu vizinho subiu para o telhado era ele a andar e ouvir a telhas a partir.

Subir para um telhado convem saber se tem placa ou ripado e o estado deste, pois nao vá partir e uma pessoa vir para cá abaixo.

Para andar na telhas é facil basta seguir pelo passadeira de telhas de passagem que sao proprias mesmo para se caminhar em cima delas.

Se nao tiver estas telhas, andar em cima da telhas na zona nais baixa ou com ajuda de uma prancha.
Uma telha boa aguenta mais de 80kilos em cima, por isso se partirem é porque já estão podres.

Subir para um telhado convem saber se tem placa ou ripado e o estado deste, pois nao vá partir e uma pessoa vir para cá abaixo.

Para andar na telhas é facil basta seguir pelo passadeira de telhas de passagem que sao proprias mesmo para se caminhar em cima delas.

Se nao tiver estas telhas, andar em cima da telhas na zona nais baixa ou com ajuda de uma prancha.
Uma telha boa aguenta mais de 80kilos em cima, por isso se partirem é porque já estão podres.

[ignorante mode = ON]

Como é que as distingo das outras :confused:

[ignorante mode = OFF]

80 kgs??? Estou no limite [:D]

[ignorante mode = ON]

Como é que as distingo das outras :confused:

[ignorante mode = OFF]

80 kgs??? Estou no limite [:D]

Se for de telha marselha é a que está no canto inferior direito...esta alem de passadeira até tem ventilação, coisa indispensavel para a duração da telha.

acessorios+telha+marselha.bmp

Tenho uma tela de 1x1,5m, que gostaria de colocar numa armação de madeira.

Ou seja, apenas quero o "esqueleto" para a poder esticar, não quero colocar uma moldura em volta. Pelo que disseram (ao telefone, para as lojas onde liguei) essa estrutura, tem o nome técnico de "bastidor".

Para meu espanto, as lojas para onde liguei (e foram seis) pediram todas entre os 100 e os 120€ para me fazerem isto!!! Ora bolas, estamos a falar de quatro ripas de madeira (que até pode ser manhosa, pois fica tapada pela tela), cortadas à esquadria e pregadas nos cantos, para formar um retângulo. E, depois, é só agrafar a porra da tela naquilo!!!

100€??? Cem euros??? Está tudo louco??? Houve uma que me chegou a dar um orçamento de 200€!!!!!! Estão a vender madeira ao preço do ouro! Se o trabalho técnico ainda fosse algo de muito especializado, mas nem isso... qualquer pessoa faz aquilo!!!

Enfim, este desabafo para perguntar duas coisas:

1.º - se conhecem uma casa que faça estes trabalhos, mas a preços razoáveis?

ou

2.º - se sabem onde se podem comprar ripas de madeira boas, para que eu mesmo faça a armação, pois de complicado aquilo não tem nada. E até o agrafador próprio eu tenho. Será que as Aki's, Leroy Merlin's têm isso?

Obrigado,

Back