Tópico da bricolage!

Tenho uma tela de 1x1,5m, que gostaria de colocar numa armação de madeira.

Ou seja, apenas quero o "esqueleto" para a poder esticar, não quero colocar uma moldura em volta. Pelo que disseram (ao telefone, para as lojas onde liguei) essa estrutura, tem o nome técnico de "bastidor".

Para meu espanto, as lojas para onde liguei (e foram seis) pediram todas entre os 100 e os 120€ para me fazerem isto!!! Ora bolas, estamos a falar de quatro ripas de madeira (que até pode ser manhosa, pois fica tapada pela tela), cortadas à esquadria e pregadas nos cantos, para formar um retângulo. E, depois, é só agrafar a porra da tela naquilo!!!

100€??? Cem euros??? Está tudo louco??? Houve uma que me chegou a dar um orçamento de 200€!!!!!! Estão a vender madeira ao preço do ouro! Se o trabalho técnico ainda fosse algo de muito especializado, mas nem isso... qualquer pessoa faz aquilo!!!

Enfim, este desabafo para perguntar duas coisas:

1.º - se conhecem uma casa que faça estes trabalhos, mas a preços razoáveis?

ou

2.º - se sabem onde se podem comprar ripas de madeira boas, para que eu mesmo faça a armação, pois de complicado aquilo não tem nada. E até o agrafador próprio eu tenho. Será que as Aki's, Leroy Merlin's têm isso?

Obrigado,

Tá respondido. E atão tás à espera de quê? :)

Sim, AKI, IZI, e lojas de bricolage tem essas ripas, e podem inclusivé fazer cortes na própria loja (útil para fazer as esquadrias). 100eur? Poça, sendo de pinho (deve ser suficiente), isso fica barato.

Tá respondido. E atão tás à espera de quê? :)

Sim, AKI, IZI, e lojas de bricolage tem essas ripas, e podem inclusivé fazer cortes na própria loja (útil para fazer as esquadrias). 100eur? Poça, sendo de pinho (deve ser suficiente), isso fica barato.

Pois, a minha dúvida era se era fácil de encontrar as ripas e o meu maior medo era fazer a esquadria, pois não tenho ferramenta de corte correcta, para fazer isso com rigor.

Mas com a tua resposta fiquei mais descansado. Vou passar por uma loja dessas e ver o que há por lá.

Obrigado!

Pois, a minha dúvida era se era fácil de encontrar as ripas e o meu maior medo era fazer a esquadria, pois não tenho ferramenta de corte correcta, para fazer isso com rigor.

Mas com a tua resposta fiquei mais descansado. Vou passar por uma loja dessas e ver o que há por lá.

Obrigado!

Na boa... Eles fazem os cortes. Opções que conheço: IZI, AKI e Bricomarché.

Tenho uma tela de 1x1,5m, que gostaria de colocar numa armação de madeira.

Ou seja, apenas quero o "esqueleto" para a poder esticar, não quero colocar uma moldura em volta. Pelo que disseram (ao telefone, para as lojas onde liguei) essa estrutura, tem o nome técnico de "bastidor".

Para meu espanto, as lojas para onde liguei (e foram seis) pediram todas entre os 100 e os 120€ para me fazerem isto!!! Ora bolas, estamos a falar de quatro ripas de madeira (que até pode ser manhosa, pois fica tapada pela tela), cortadas à esquadria e pregadas nos cantos, para formar um retângulo. E, depois, é só agrafar a porra da tela naquilo!!!

100€??? Cem euros??? Está tudo louco??? Houve uma que me chegou a dar um orçamento de 200€!!!!!! Estão a vender madeira ao preço do ouro! Se o trabalho técnico ainda fosse algo de muito especializado, mas nem isso... qualquer pessoa faz aquilo!!!

Enfim, este desabafo para perguntar duas coisas:

1.º - se conhecem uma casa que faça estes trabalhos, mas a preços razoáveis?

ou

2.º - se sabem onde se podem comprar ripas de madeira boas, para que eu mesmo faça a armação, pois de complicado aquilo não tem nada. E até o agrafador próprio eu tenho. Será que as Aki's, Leroy Merlin's têm isso?

Obrigado,

Agora tb ando a fazer uns moveis... fui ao leroy na sexta buscar madeiras mas estava fraco, disseram que vinham novas madeiras no inicio de maio...depois no maxmat é que comprei 60euros de madeiras mais 18 no leroy.

para esse quadro precisas de ripas de pinho de 4cm por 1,5 de expessura... cada vara de 2m custa cerca de uns 3-4 euros nestes supermercados

precisas de umas 2 ou 3 varas, depois cortas com uma serrinha que custa 2.5euros e colocas cola branca de madeira e apertas e colocas parafusos ou pregos.

Obrigado!

Isso nao é cortado á esquadria, á esquadria sao as molduras dos quadros nao os bastidores para segurar a tela.[;)]

de qualquer modo tambem nao seria um problema nos akis tem serras de angulos(com o molde a 45º) em plastico a cerca de 5euros...e servem bem para trabalhinhos desse tipo.

Isso nao é cortado á esquadria, á esquadria sao as molduras dos quadros nao os bastidores para segurar a tela.[;)]

de qualquer modo tambem nao seria um problema nos akis tem serras de angulos(com o molde a 45º) em plastico a cerca de 5euros...e servem bem para trabalhinhos desse tipo.

Obrigado pelas tuas dicas, o molde está feito. Foi bastante fácil e económico.

Em madeiras gastei 7,80€ e nas ferramentas (comprei o tal molde e uma serra) gastei 11€. Total: 18,80€. Bem diferente dos 120€ que me pediam nas lojas.

attachment.php

Sobre o corte à esquadria, tens razão, o mesmo é um corte de 90º. O que eu queria - um corte de 45º - é um corte à meia-esquadria (como me explicou o homem da Leroy Merlin que me atendeu).

Anexos

• IMGP0918.jpg
    IMGP0918.jpg
    82,1KB · Visualizações: 0
Obrigado pelas tuas dicas, o molde está feito. Foi bastante fácil e económico.

Em madeiras gastei 7,80€ e nas ferramentas (comprei o tal molde e uma serra) gastei 11€. Total: 18,80€. Bem diferente dos 120€ que me pediam nas lojas.

Sobre o corte à esquadria, tens razão, o mesmo é um corte de 90º. O que eu queria - um corte de 45º - é um corte à meia-esquadria (como me explicou o homem da Leroy Merlin que me atendeu).

Parece que ficou fixe, e ficaste com a serra para as proximas molduras[;)]

Ora agora é a minha vez a pedir ajuda.
Tenho aqui um móvel, umas estantes com gavetas, antigo, dos meus avós, e quero limpar aquilo e deixar bonito para colcoar na parede.

O que eu queria saber é se existe algum produto que "mate" possível "bicharada" que esteja na madeira e que previna também?

E já agora para limpar o que aconselham?

E depois algum produto para proteger e dar um acabamento? Tipo algum tipo de Bondex transparente ou assim?

Obrigado.

P.S.: se for preciso depois posso tirar fotos.

Ora agora é a minha vez a pedir ajuda.
Tenho aqui um móvel, umas estantes com gavetas, antigo, dos meus avós, e quero limpar aquilo e deixar bonito para colcoar na parede.

O que eu queria saber é se existe algum produto que "mate" possível "bicharada" que esteja na madeira e que previna também?

E já agora para limpar o que aconselham?

E depois algum produto para proteger e dar um acabamento? Tipo algum tipo de Bondex transparente ou assim?

Obrigado.

P.S.: se for preciso depois posso tirar fotos.

Ninguém sabe-me aconselhar? Era só para ir com umas ideias antes de ir comprar algo e perguntar, pois por vezes também não sabem muito bem.

Ninguém sabe-me aconselhar? Era só para ir com umas ideias antes de ir comprar algo e perguntar, pois por vezes também não sabem muito bem.

O Neph está laranja e já não ajuda ninguém...[:D]

Lá em casa tudo o que é Madeira leva sempre um tratamento com Cuprinol anti caruncho.

Aqui há uns anos tivemos uns problemas sérios com caruncho e, pela primeira vez, utilizamo-lo mesmo para dar cabo dos bichos. Deu algum trabalho e foi precisa aplicar muito, mas funcionou.

A principal dica que te dou é, se o móvel é antigo, não poupes no produto. Dá várias de mãos e sempre de forma muito generosa. Em último caso compra um seringa e injecta para possíveis buracos de bicho que possam existir.

Grande dica: Se tiveres chão em Madeira não leves o móvel para tua casa sem estar tratado. Vai inspecionado regularmente o móvel para ver se não há sinal de bicheza.

Relativamente à pintra resto do móvel, depedende do que queres fazer. Uma limpeza pode ser suficiente para ficar com bom aspecto. Podes dar um bocadinho de cera para ficar com melhor aspecto e manter o ar envelhecido.

Se quiseres também o podes lixar, mas sendo antigo a madeira deve estar escurecida e se começas a lixar estás tramado, porque depois tem que ficar muito bem lixado.

Última edição:
[:D] Pois já vi que está alaranjado, mas há mais pessoal a ajudar

Obrigado pelas dicas, assim pelo menos já não vou completamente às escuras. O chão não é de madeira, mas de qualquer forma já estava avisado para isso e como irá ficar por cima de outro móvel há que ter esses cuidados.

Em principio não será para lixar, já estive a limpar bem aquilo e "inspecionar" mais atentamente e depois do tratamento para o caruncho uma limpeza e eventualmente uma cera ou assim fica com bom aspecto e mantém o aspecto envelhecido.

Obrigado
[;)]

Bem acabei por comprar um produto chamado Xylophene pois fui a uma loja de tintas e afins que é da Dyrup.

Ao que parece aquilo é mesmo forte pra acabar com o caruncho, é em spray e vem também com um tubinho e uma agulha com um protecção à volta (tipo um copo) para se poder injectar produto nos buracos.

E pronto no raspei tudo com lã de aço, injectei com o produto e umas "sprayzadas" por fora, claro que foi tudo feito na rua para não apanhar com aquilo e ficou assim envolto num plástico durante o fim-de-semana.

Hoje esteve a chover á tarde, lol, por isso quando passar a chuva destes dias vou passar à fase seguinte.

Bem acabei por comprar um produto chamado Xylophene pois fui a uma loja de tintas e afins que é da Dyrup.

Ao que parece aquilo é mesmo forte pra acabar com o caruncho, é em spray e vem também com um tubinho e uma agulha com um protecção à volta (tipo um copo) para se poder injectar produto nos buracos.

E pronto no raspei tudo com lã de aço, injectei com o produto e umas "sprayzadas" por fora, claro que foi tudo feito na rua para não apanhar com aquilo e ficou assim envolto num plástico durante o fim-de-semana.

Hoje esteve a chover á tarde, lol, por isso quando passar a chuva destes dias vou passar à fase seguinte.
~~

Quando te falei no cuprinol também te queria ter falado no xylophene mas não me lembrei do nome.

O da agulha é muito bom para por nos buracos, mas nao tenhas de medo de aplicar fora dos buracos a pincel e à fartazana!

~~

Quando te falei no cuprinol também te queria ter falado no xylophene mas não me lembrei do nome.

O da agulha é muito bom para por nos buracos, mas nao tenhas de medo de aplicar fora dos buracos a pincel e à fartazana!

Pois o Cuprinol é da Robialac e o Xylophene da Dyrup.

Realmente vir já com a agulha deu um jeitão, mas depois usou-se o resto do spray em toda a superfície, levou a lata toda que dá para 1m2, como aquilo são várias prateleiras e duas gavetinhas, deve dar mesmo 1m2.

Qualquer que fosse o insecto não sobrou nenhum para contou história [:D], aida por cima embrulhado.

De referir que em alguns buracos, não muitos, quando se injectava o spray este saía por outros buracos, tipo galerias [:D]

Depois no fim se ficar alguma coisa de jeito ainda tiro uma foto[:D]

Cumps[;)]

a madeira se tem bicho convem o spray entrar no maximo de buraquinhos , é um trabalho de paciencia.
Vais tapar os buracos?

Pois primeiro foi em praticamente todos os buraquinhos e só depois disso na superfície.

Aquilo precisa de um pouco de betume, penso que é assim que se chama, para umas pequenas zonas que precisam de reparação, pequenas "lascas" chamemos-lhes assim, agora não sei se isso também deverá ser feito nos tais buraquinhos?

Pois primeiro foi em praticamente todos os buraquinhos e só depois disso na superfície.

Aquilo precisa de um pouco de betume, penso que é assim que se chama, para umas pequenas zonas que precisam de reparação, pequenas "lascas" chamemos-lhes assim, agora não sei se isso também deverá ser feito nos tais buraquinhos?

o betume pode ser aplicado mas depende do acabamento nao convem ver-se o betume, se for pintado na boa , se for encerado ou envernizado colocar betume sem se ver é já um trabalho bem mais minucioso. Tem de arranjar um betume o mais baracido e colocares corantes para acertares a cor e de forma que o betume se confunda com a madeira para com o acabamento nao se ver. Restaurar moveis é uma arte.

Hoje é a minha vez! [:cool:]

Tenho ali uma porta de madeira (mogno) para pintar de branco mas não sei o que fazer.

Já tenho uma lixadora e umas quantas lixas. As lixas são de 180, 120 e 80 (acho). Já apliquei a 120 e já saiu o brilho. Agora tenho dúvidas do que devo fazer a seguir. Tenho que aplicar outra lixa (a 180 por ex.)?

E a nível de pintura, é necessário aplicar primário?
Por fim, qual a marca que aconselham para a pintura e se existem diferentes acabamentos?

Obrigado pela ajuda [;)]

Hoje é a minha vez! [:cool:]

Tenho ali uma porta de madeira (mogno) para pintar de branco mas não sei o que fazer.

Já tenho uma lixadora e umas quantas lixas. As lixas são de 180, 120 e 80 (acho). Já apliquei a 120 e já saiu o brilho. Agora tenho dúvidas do que devo fazer a seguir. Tenho que aplicar outra lixa (a 180 por ex.)?

E a nível de pintura, é necessário aplicar primário?
Por fim, qual a marca que aconselham para a pintura e se existem diferentes acabamentos?

Obrigado pela ajuda [;)]

Bem se ja saio o brilho presumo que a porta tivesse envernizada... se tiver toda em madeira crua depois de lisa era aplicar tapa-poros e um esmalte, se tiver com o verniz sem brilho já nunca tapa-poros mas logo o esmalte.
Basta 2 de maos de esmate a trincha ou a rolo.

A lixa qto mais baixo o numero mais grossa é, se aplicaste a 120 fizeste bem...agora só com numeros mais alto, entre demaos aplica uma tipo 600, se levar tapa-poros entre as demaos de tapa-poros uma passagem de palha de aço daquele fininho.

Voltar
Superior