OK, eu sei que há um tópico da informática, mas eu de facto precisava de ajuda em vez de enterrar o tema em tantas páginas...
Estou a ser vítima do "ecrã azul".
A maior parte das vezes o Windows nem consegue arrancar. Durante o boot, quando está a ser mostrado o logo do Windows XP aparece o ecrâ azul durante um segundo e depois o computador reinicia.
Outras vezes o computador arranca normalmente e é capaz de trabalhar horas a fio antes de aparecer o ecrã azul.
Este tipo de comportamento errático está a dar comigo em doido, porque mesmo arrancando o PC em Modo de Segurança e activando/desactivando os vários serviços e aplicações de arranque nunca é conclusivo.
Erro do ecrã azul: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
Mais ainda: sempre que tento encerrar o computador ele demora por causa de uma aplicação chamada "Sample" que não está a responder. Isto ocorre quer em modo normal, quer em modo de segurança. O estranho é que "sample" não aparece nem na lista de aplicações nem na lista de processos no "Task Manager". Sim, corri um antivirus actualizado (Symantec) sem detectar problemas.
Não houve instalações/modificações recentes do software (que eu tenha noção).
Já li algures que este tipo de erro pode ser causado por defeito na RAM. Ontem corri o Memtest86+ por mais de 4 horas a fio sem um único defeito.
Tenho "googlado" como um tolo à procura de solução, mas sem sucesso.
Dicas?
Ajuda?
Maneiras de perceber o que pode estar a provocar o ecrã azul?
Algum tipo de logfile que seja humanamente interpretável?
Agradeço a todos as dicas (de preferência que me evitem reinstalar o XP).