Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Ela existe, falta é o prefixo Mobility. Assim apesar do nome existir para os desktop é bem diferente deste. Referi os modelos "X" mas não são só esses, mea culpa

- Qual o orçamento, até 800€?
- Qual o tamanto, para que se destina o portátil, a que dás privilégio (performance; equipamento; portabilidade)?

Ela existe, falta é o prefixo Mobility. Assim apesar do nome existir para os desktop é bem diferente deste. Referi os modelos "X" mas não são só esses, mea culpa

- Qual o orçamento, até 800€?
- Qual o tamanto, para que se destina o portátil, a que dás privilégio (performance; equipamento; portabilidade)?

Tenho actualmente um Asus Centrino Duo 1.73 Ghz, 2Gb RAM, 100 Gb de disco e uma GeForce 7300GT.

Queria mais processador, mais RAM e mais espaço em disco, devido a programas algo pesados necessários para a Faculdade e o espaço em disco é apenas para ter tudo o que tenho actualmente (100Gb quase ocupados) que vai desde coisas da escola a programas instalados, etc.
Quanto à gráfica não é necessário nenhuma coisa XPTO pois só irá correr o FM2010, GTR Evolution e Euro Truck. Talvez um jogo outro mais recente.

Estes 2 portateis de 15.6'' chegam perfeitamente em termos de tamanho e peso (~2,5 kgs)

O orçamento depende da Mãetrocinio :sh)

[Ajuda] Desespero com Windows XP

[Ajuda] Desespero com Windows XP

OK, eu sei que há um tópico da informática, mas eu de facto precisava de ajuda em vez de enterrar o tema em tantas páginas... :(

Estou a ser vítima do "ecrã azul".

A maior parte das vezes o Windows nem consegue arrancar. Durante o boot, quando está a ser mostrado o logo do Windows XP aparece o ecrâ azul durante um segundo e depois o computador reinicia.

Outras vezes o computador arranca normalmente e é capaz de trabalhar horas a fio antes de aparecer o ecrã azul.

Este tipo de comportamento errático está a dar comigo em doido, porque mesmo arrancando o PC em Modo de Segurança e activando/desactivando os vários serviços e aplicações de arranque nunca é conclusivo.

Erro do ecrã azul: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Mais ainda: sempre que tento encerrar o computador ele demora por causa de uma aplicação chamada "Sample" que não está a responder. Isto ocorre quer em modo normal, quer em modo de segurança. O estranho é que "sample" não aparece nem na lista de aplicações nem na lista de processos no "Task Manager". Sim, corri um antivirus actualizado (Symantec) sem detectar problemas.

Não houve instalações/modificações recentes do software (que eu tenha noção).

Já li algures que este tipo de erro pode ser causado por defeito na RAM. Ontem corri o Memtest86+ por mais de 4 horas a fio sem um único defeito.

Tenho "googlado" como um tolo à procura de solução, mas sem sucesso.
Dicas?
Ajuda?
Maneiras de perceber o que pode estar a provocar o ecrã azul?
Algum tipo de logfile que seja humanamente interpretável?

Agradeço a todos as dicas (de preferência que me evitem reinstalar o XP). :)

Esse erro só o vi em problemas de hardware... há grande probabilidade de ser isso.
Começa pelas memórias.

Sim, problemas de hardware.
Para além das memórias, verifica se os dissipador do CPU ou da Board (caso tenha), está a funcionar bem, verifica especialmente quando aparecerem os ecrãs azuis.

Depois passa também pela placa gráfica, etc.

Desliga tudo até ao minimo, e depois vai testando um a um.

As memórias, como podem ler, foram intensivamente testadas com o Memtest86+.

Não me parece que seja problema de aquecimento já que o teste de memória, que puxa muito pelo CPU e pelo chipset, correu horas sem problema. E o PC aqueceu muito, a ventoínha soprava como uma doida.

Tirar fora a placa gráfica não é possível - estamos a falar de um portátil.

Se fosse erro de hardwrae ele não se iria manifestar em modo de segurança também?

Tanques pela ajuda.

As memórias, como podem ler, foram intensivamente testadas com o Memtest86+.

Não me parece que seja problema de aquecimento já que o teste de memória, que puxa muito pelo CPU e pelo chipset, correu horas sem problema. E o PC aqueceu muito, a ventoínha soprava como uma doida.

Tirar fora a placa gráfica não é possível - estamos a falar de um portátil.

Se fosse erro de hardwrae ele não se iria manifestar em modo de segurança também?

Tanques pela ajuda.

Sim, mas pode haver algum problema no dissipador, que por alguma razão, pode deixar de funcionar, e isso levar a esse ecrã azul.
Já tive um problema semelhante num desktop, e era mesmo o dissipador que, as veses, não funcionava.
Se o portatil for algo antigo, pode ter pó acumulado no dissipador, deixando de rodar.

Sim, mas pode haver algum problema no dissipador, que por alguma razão, pode deixar de funcionar, e isso levar a esse ecrã azul.
Já tive um problema semelhante num desktop, e era mesmo o dissipador que, as veses, não funcionava.
Se o portatil for algo antigo, pode ter pó acumulado no dissipador, deixando de rodar.

Ehr, aí é que está: aquilo roda E BEM. Com o aquecimento do memtest aquilo roda à velocidade toda (ouve-se um silvo bem forte e sai uma forte corrente de ar quente pelas ranhuras de ventilação).

E isso não explica o processo "sample" que se recusa a terminar e nem sequer aparece no Task Manager.

Se me permitem a ousadia, vou repetir aqui o post inicial.
É que o post inicial ficou quase no fundo da página anterior e quem aqui chega mais tarde não percebe do que se está a falar.

OK, eu sei que há um tópico da informática, mas eu de facto precisava de ajuda em vez de enterrar o tema em tantas páginas... :(

Estou a ser vítima do "ecrã azul".

A maior parte das vezes o Windows nem consegue arrancar. Durante o boot, quando está a ser mostrado o logo do Windows XP aparece o ecrâ azul durante um segundo e depois o computador reinicia.

Outras vezes o computador arranca normalmente e é capaz de trabalhar horas a fio antes de aparecer o ecrã azul.

Este tipo de comportamento errático está a dar comigo em doido, porque mesmo arrancando o PC em Modo de Segurança e activando/desactivando os vários serviços e aplicações de arranque nunca é conclusivo.

Erro do ecrã azul: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Mais ainda: sempre que tento encerrar o computador ele demora por causa de uma aplicação chamada "Sample" que não está a responder. Isto ocorre quer em modo normal, quer em modo de segurança. O estranho é que "sample" não aparece nem na lista de aplicações nem na lista de processos no "Task Manager". Sim, corri um antivirus actualizado (Symantec) sem detectar problemas.

Não houve instalações/modificações recentes do software (que eu tenha noção).

Já li algures que este tipo de erro pode ser causado por defeito na RAM. Ontem corri o Memtest86+ por mais de 4 horas a fio sem um único defeito.

Tenho "googlado" como um tolo à procura de solução, mas sem sucesso.
Dicas?
Ajuda?
Maneiras de perceber o que pode estar a provocar o ecrã azul?
Algum tipo de logfile que seja humanamente interpretável?

Agradeço a todos as dicas (de preferência que me evitem reinstalar o XP). :)

Pode ser uma hipótese rebuscada mas tenta abrir o portatil e aspirar tudo bem aspiradinho incluindo as saidas de ar.

Se puderes e estiveres à vontade tira a RAM, limpa bem os contactos e volta a meter.

Por enquanto é indiferente, isto pela forma como os sistemas estão concebidos e pela largura de banda exigida pelas actuais placas de som

A arquitectura PCI Express é um bus de alta velocidade que funciona em série e não em paralelo como o antigo PCI, o que não falando da largura de banda aproveitada pelas gráficas, tem a vantagem de todos so componentes ligados nas portas PCIE comunicarem ao mesmo tempo com o chipset e por conseguinte conseguir-se que os dados sejam processados mais rápidamente

Isto é a teoria, na prática as placas de som utilizam pouca largura de banda e só com processamentos 3G com algoritmos mais complexos vão exigir mais e o facto do bus PCIe ser em série aqui não traz vantagens pois a arquitectura não é explorada pelos sistemas operativos. Como é retro-compatível pelo menos na forma como os SO as podem encarar, então o chipset processa os dados do bus mas altera o protocolo para que o SO os processe como o antigo PCI, evitando incompatibilidades. Ao mesmo tempo, muitas placas de som são concebidas de raiz para o formato PCI, depois usam um chip para as tornar compatíveis electricamente com o X1 PCIe. Normalmente essas distinguem-se por precisarem de uma fonte externa de corrente, algumas usam a tomada floppy

Portanto a resposta à questão: não, não é vantajoso nesse sentido. Talvez seja pensando numa venda posteriormente. Eu compraria a mais barata!

Pois, mas eu disse que era um sistema de som e não uma placa de som. Vou especificar: o produto que vou comprar é um interface de estúdio que tem capacidade de gravação audio de 8 pistas em simultâneo. A placa que é para introduzir no PC tem 4 portas, sendo possível ligar vários equipamentos da mesma série, podendo ir até a um máximo de 96 pistas de audio em simultâneo. Ou seja, muita quantidade de dados.

A minha dúvida bem nesse sentido: esse fluxo de dados tira mais proveito do PCI, ou do PCI express? Ou seja, o meu software de gravação audio comunica mais eficazmente com PCI ou com PCIe? A diferença de preço é de apenas 3 euros em largas centenas, não entrando sequer na equação.

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Detalhes do erro:

STOP 0x00000002 (0xF8B2D540, 0x00000002, 0x00000001, 0x804D9BBA)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao que parece este erro acontece quando um processo tenta aceder a um endereço de memória não autorizado.

Segundo vi por aí (e acreditando que a explicação está bem dada) o último número entre parênteses indica o endereço da instrução que provoca o erro, e o primeiro número depois do parênteses indica o endereço que tentou ser acedido ilegalmente.

Ora, e acreditando aque aquilo são endereços reais da RAM, não endereços virtuais, estamos a falar de posições de memória perto dos 2 Giga e dos 4 Giga. Isso é estranho porque o PC tem 512 MBytes de RAM apenas...

Estou cada vez mais baralhado...

Pois, mas eu disse que era um sistema de som e não uma placa de som. Vou especificar: o produto que vou comprar é um interface de estúdio que tem capacidade de gravação audio de 8 pistas em simultâneo. A placa que é para introduzir no PC tem 4 portas, sendo possível ligar vários equipamentos da mesma série, podendo ir até a um máximo de 96 pistas de audio em simultâneo. Ou seja, muita quantidade de dados.

A minha dúvida bem nesse sentido: esse fluxo de dados tira mais proveito do PCI, ou do PCI express? Ou seja, o meu software de gravação audio comunica mais eficazmente com PCI ou com PCIe? A diferença de preço é de apenas 3 euros em largas centenas, não entrando sequer na equação.

Assim é diferente! Compra PCI-Express!

Tens menos latência, melhor performance no processamento de dados e no fundo uma arquitectura de comunicação entre placa de som e restantes componentes mais actual, que pelo que vais usar tirará partido das vantagens do PCI-Express. Em termos de software não haverá diferenças, mas sim no processamento dos dados, uma mais rápida comunicação entre sistema som com chipset da motherboard e por conseguinte cpu.

Voltar
Superior