Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Foi em 2005, na altura tinha vinte e poucos anos e estava farto de me "chatearem" a toda a hora, tanto o hardware como o software na altura só davam "problemas" (melhorou com a entrada do XP, mas mesmo assim), e toda a gente parece que tinha o pai na forca.

Um dia saturei-me e foi trabalhar para uma indústria de produção.

Lá dentro tenho vindo a fazer várias coisas interessantes que me ensinaram muita coisa!

Hoje em dia considero que a IT é mais acessivel, há um conjunto de novos serviços que apareceram, há a cloud, há os youtubes que ensinam muita coisa, há um novo mundo que não existia em 2005 e tanto o hardware como o software estão mais estáveis.

Hoje talvez não mudava, agora com 40 e muitos anos é tarde e nenhuma empresa pega numa pessoa assim!

Sim é mais acessível mas os ordenados para suporte 1ª linha ou de field também desceram muito logo após a crise que tb coincidiu com a estabilização, vide windows 7 por ex, e HW mais capaz. Os SSD evitam muita chatice, etc , e há mt mais tutoriais mais nao seja pa experimentar.

Mas para devlopers a sério, sysadmin ( o meu caso ) ou devops ( que tb é um pouco o que faço ) o mercado continua excelente mas exige um pouco mais de pensamento e logica, devido aos sistemas pa gerir infraestrutura e automatização por ex.

Comprei um portatil novo e quero dar o antigo à minha filha para as tarefas/trabalhos da escola. Embora antigo, ainda está bom e é bem melhor que aqueles computadores da treta que a escola "oferece"...
A questão é: o meu portatil antigo está cheio de "lixo" e por isso queria que fosse formatado, só que nunca o fiz e nem sei bem como o fazer.
Alguém pode explicar como se faz ou colocar um link com uma espécie de (bom) tutorial?
Já agora, o portatil já trazia o windows quando comprei novo portanto não tenho uma chave de windows, isso vai ser problema?

Comprei um portatil novo e quero dar o antigo à minha filha para as tarefas/trabalhos da escola. Embora antigo, ainda está bom e é bem melhor que aqueles computadores da treta que a escola "oferece"...
A questão é: o meu portatil antigo está cheio de "lixo" e por isso queria que fosse formatado, só que nunca o fiz e nem sei bem como o fazer.
Alguém pode explicar como se faz ou colocar um link com uma espécie de (bom) tutorial?
Já agora, o portatil já trazia o windows quando comprei novo portanto não tenho uma chave de windows, isso vai ser problema?

Penso que se reinstalares o Windows, ele irá formatar o portátil e apagar tudo o que lá está.
Chaves do Windows é possível obter a preços muito baixos (à volta de 5€), ou mesmo de borla (já envolve outras soluções...)

quem estiver a precisar de 1 torre nova ... os preços estão interessantes
Pode ser que interesse !

básicos e muito baratos
Click image for larger version  Name:	image.png Size:	99.7 KB ID:	14484828

com w11 incluido, 8/512gb e "muito" mais potentes
Click image for larger version  Name:	image.png Size:	99.7 KB ID:	14484828

Attachments

• image.png
    image.png
    99.7 KB · Views: 0
There is no fix for Intel’s crashing 13th and 14th Gen CPUs — any damage is permanent

On Monday, it initially seemed like the beginning of the end for Intel’s desktop CPU instability woes — the company confirmed a patch is coming in mid-August that should address the “root cause” of exposure to elevated voltage. But if your 13th or 14th Gen Intel Core processor is already crashing, that patch apparently won’t fix it.

Citing unnamed sources,Tom’s Hardware reports that any degradation of the processor is irreversible, and an Intel spokesperson did not deny that when we asked. Intel is “confident” the patch will keep it from happening in the first place. (As another preventative measure, you should update your motherboard BIOS ASAP.) But if your defective CPU has been damaged, your best option is to replace it instead of tweaking BIOS settings to try and alleviate the problems.

And, Intel confirms, too-high voltages aren’t the only reason some of these chips are failing. Intel spokesperson Thomas Hannaford confirms it’s a primary cause, but the company is still investigating. Intel community manager Lex Hoyos also revealed some instability reports can be traced back to an oxidization manufacturing issue that was fixed at an unspecified date last year.

356483

Major European Retailers Are Witnessing “Four Times” Higher Return Rates With Intel’s 14th Gen & 13th Gen CPUs

A European retailer, who maintained anonymity, revealed that Intel's 13th Gen CPUs have witnessed a return rate that is four times higher than Intel's 12th Gen CPUs, while the 14th Gen CPUs have a three times higher return rate compared to Alder Lake.

Last edited:
Penso que se reinstalares o Windows, ele irá formatar o portátil e apagar tudo o que lá está.
Chaves do Windows é possível obter a preços muito baixos (à volta de 5€), ou mesmo de borla (já envolve outras soluções...)

Que soluções são essas de chaves à borla? Uma boa forma pa atrair lixo.

A volta de 5 euros cuidado. Garantam que é uma chave por muito manhosa que seja via KMS ou afins mas não vão na cantiga de conta microsoft....

Antes assim, pelo menos não se instalam cracks manhosos com processos por trás a fazer sabe-se lá o quê.

Mas também querer um PC sem o minimo de investimento também é caricato.

• Like
Reactions: DMA
Que soluções são essas de chaves à borla? Uma boa forma pa atrair lixo.

A volta de 5 euros cuidado. Garantam que é uma chave por muito manhosa que seja via KMS ou afins mas não vão na cantiga de conta microsoft....

Chaves Windows, Office e outro software a preços baixos:
https://www.gamers-outlet.net/es/software
https://m.goodoffer24.com/pt/softwar...?urd=tt30win11
https://www.codigi.pt/

Como referido, também existem chaves de borla também disponível através do massgrave.dev
https://www.reddit.com/r/Piracy/comments/16axuvb/how_does_massgrave_work/

Antes assim, pelo menos não se instalam cracks manhosos com processos por trás a fazer sabe-se lá o quê.

Mas também querer um PC sem o minimo de investimento também é caricato.

Certo, concordo.
Mas ir a uma loja de informática e pagar 120€ por uma licença Windows também não fica barato.
(E quantas lojas vendem as licenças que vão buscar de borla nestes sites que referi anteriormente?)

Last edited:
Sim essas que falo de KMS manhosas são essas que falas nos links, para ser a esses preços são KMS e afins nunca usadas, não é garantido que durem para sempre mas até hoje não vi nenhuma a falhar, aquilo é activado e nunca mais chateia, tem é que ser por telefone, pudera :D

Pa comprar de forma oficial é via microsoft, ao menos aí garante-se que é chave a sério e não uma KMS de 5 euros vendida a 120.

Ou então não activar o windows.

Ou usar outro sistema operativo grátis.

Em empresas não vale a pena correr riscos.

• Like
Reactions: DMA
Sim essas que falo de KMS manhosas são essas que falas nos links, para ser a esses preços são KMS e afins nunca usadas, não é garantido que durem para sempre mas até hoje não vi nenhuma a falhar, aquilo é activado e nunca mais chateia, tem é que ser por telefone, pudera :D

Pa comprar de forma oficial é via microsoft, ao menos aí garante-se que é chave a sério e não uma KMS de 5 euros vendida a 120.

Ou então não activar o windows.

Ou usar outro sistema operativo grátis.

Em empresas não vale a pena correr riscos.

Certo, mas para uso a nível particular, estes links chegam e sobram.
Gastar centenas de euros em licenças quando estão disponíveis a preços baixos, não é difícil de decidir.

Nota: As activações não são feitas por telefone, embora seja uma das opções. Normalmente recebe-se um email com a chave para activar o Windows, Office ou outro software qualquer.

No Massgrave, funciona através de script. Bastante simples até.
https://www.reddit.com/r/Piracy/comments/16axuvb/how_does_massgrave_work/

A nível empresarial, já optam por soluções oficiais, provavelmente por preços mais acessíveis que a nível particular.

Back