Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Sim, uma das lojas disse-me que monta os componentes que ue quero e fico com os de origem caso necessite de intervenção da marca.

Pergunbto porque uma das propostas que tenho é:

Portátil ASUS F453MA + 4Gb + SSD 60Gb = 369,00€

Depois dizem-me 20€ para substituição do disco e da memória e 15€ pela instalação do Sistema Operativo

Ou seja, isto quer dizer o quê? Que são 15€ pela licença? É este o preço acessível que referes quando se compra um portátil?

Não, mesmo sendo versão OEM é bastante mais cara. Não sei como instalam o Windows por 15€, duvido que seja uma licença legal.

Se usam a chave para instalar e activar o SO no teu PC, não podem usar a mesma para activar noutro. Por isso é que acho estranho ficares com um licença legal por apenas 15€.

A não ser que haja algum acordo das lojas com a Microsoft, que não estou por dentro. Podes sempre abordar esse assunto com a loja e tirar as teimas.

Para te dar um exemplo, a versão OEM do Windows 7 ou Windows 8.1 ainda custa à volta dos 100€.

MICROSOFT Windows Home Premium 7 64-Bit PT OEM - nanoChip - Informatica

Last edited:
Fonix!

100€?

Bah.......Linux.
A minha mulher que me desculpe porque ela acha piada ao Win 8...................mas é para esquecer!

Eu tb achei estranho mas........
No entanto, todas as lojas em que pedi preço referiram a instalção de SO......mas não me pediram 100€!
Nem de perto nem de longe! Afinal as lojas é só candonga nos SO dos portáteis que vendem??
Mau..........[8b]

Acho que vou ficar com um maquinão com Linux Mint XFCE...........o processador vai-se borrar todo para acompanhar o SSD e os 4Gb....[:D]

Last edited:
Boas,

Tenho por casa um portátil Toshiba dos e-escolas que queria fazer o HDD Recovery para o estado como veio mas o problema é que alguém apagou a pasta com os dados do PC e ninguém fez cópias... [8b] Eu conheço quem tenha um PC exactamente igual que também veio pelo e-escolas, se copiar a pasta com os dados depois funciona no meu PC?

Fonix!

100€?
Se fores tu a comprar o DVD para assemblares, sim. A loja instala-te a mesma versão OEM, mas a diferença entre o que diz que te cobra e o que ele custa já está distribuída pelo resto da factura, sendo certo que a eles as licenças saem muito mais baratas! Compensa comprar, sobretudo se a board for nova!

Bah.......Linux.
São opções! [;)]

A minha mulher que me desculpe porque ela acha piada ao Win 8...................mas é para esquecer!

Eu tb achei estranho mas........
No entanto, todas as lojas em que pedi preço referiram a instalção de SO......mas não me pediram 100€!
Nem de perto nem de longe! Afinal as lojas é só candonga nos SO dos portáteis que vendem??
Mau..........[8b]

Acho que vou ficar com um maquinão com Linux Mint XFCE...........o processador vai-se borrar todo para acompanhar o SSD e os 4Gb....[:D]
Só em lojas de "vão de escada" é que deves encontrar malta a instalar-te o SO martelado, as outras com porta aberta, que passam facturas sem a gente pedir e que até são fiscalizadas regularmente, não acredito. Até porque a MS farta-se de meter *****s nos updates para detectar essas coisas e tu rapidamente davas por isso, logo na validação do Windows ou nos primeiros updates! [;)]

Boas,

Tenho por casa um portátil Toshiba dos e-escolas que queria fazer o HDD Recovery para o estado como veio mas o problema é que alguém apagou a pasta com os dados do PC e ninguém fez cópias... [8b] Eu conheço quem tenha um PC exactamente igual que também veio pelo e-escolas, se copiar a pasta com os dados depois funciona no meu PC?
O outro PC está funcional e em uso?

Boas,

Consegues ligá-lo com disco externo noutro PC e usar, por exemplo, o Recuva para recuperares a partição de recuperação?

Podes tentar clonar o HDD do outro PC, afinal tens uma licença válida e legal. Desse modo podes recorrer à recuperação de sistema.

Com uma dock destas nem precisas de PC:

2Q==

double_esata_hdd_docking_station_1.jpg

Tem atenção à posição relativa na dock dos HDD senão destróis o do outro que está funcional!

Outra coisa, estas operações têm sempre um risco associado e pode correr mal. Por isso, faz por tua conta e risco!

Eu nunca tiva problemas, mas basta uma falha de energia e está o "caldo entornado"!

Boa sorte. [;)]

Back