Tópico da Língua Portuguesa

Algumas expressões que quando as oiço.. quase que morro...

"da-le.. da-le.."
O tradicional "púzio" (do ver pôr), e o sempre mitico "devias DE ver.."
 
é a prova como o "factor vedeta" nao tras vitorias.

quote/

noutro tópico descobri um erro grosseiro, caros amigos participantes deste fórum.

tras não existe, mas sim TRAZ que vem do verbo trazer. é tal e qual como o ero que eu descobri na página do AHO acerca (e não a cerca) do novo suzuki swift.
 
citação:Originalmente colocada por caditonuno

Foi alterado à pouco tempo

quote/

o à aqui é há, pois etá-se a falar de uma data. este é q é um assunto bicudo de se resolver, pois muitos cidadãos confundem-se a si próprios e não conseguem discernir quando utilizar um há ou quando usar um à, por exemplo.
- Não é nada díficil de distinguir, há ou existe, logo leva (H)(vou (À) tua casa), aqui (HÁ) mistério, são coisas distintas
 
citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Este tópico vai ter muito para escrever, eheheh...

eh, eh! penso que aprendi alguma coisa hoje! responder com citação. foi graças ao amigo nthor! pé leve, arranja espaço, pois este tópico vai ser o primeiro a chegar às 200 (duzentas) páginas! e no final a professora Edite Estrela virá dar uma palestra, acompanhada pelo mítico prof. José Hermano Saraiva, que irá autenticar a data de criação do fórum.

depois seguir-se-ão a degustação dos populares comes (e bebes) e por fim todos receberão o diploma de formatura do curso, além do de participação no presente tópico.

relativamente ao tema elaboradamente dicutido aqui pelos forunistas, na minha escola todos os alunos dizem "deia" e não "dê" e não se cansam de dizerem também, na maioria das vezes, "bote". alguns já aprenderam e quando alguém comete esse erro dizem que quem "bota" são as galinhas. utilizam o "bota/e" um bocado como nós utilizamos a palavra coisa, quer para "ponha", "escreva" ou outros significados. [}:)]
 
Já tinha pensado em criar um tópico deste género.
Fico estupefacto com os erros ortográficos que aqui aparecem...
Não quer isto dizer que eu seja um exemplo, mas há erros e erros...
 
citação:tuh noum me débes tar ber beim, kuaralhhh!!!!!!!!!!! reiduspikus a kêêêêêêêêêêêêêê??????
tas-me a xamare paneleiruh, seu murkoum duh kuaralhhhh??????? soh podes tar na filhadaput@ da reinaçoum, oh palhassu duh kuaralhhh

eue jah diçe "Ène" de bêzes k eu çou muita machu, oubistes beim, oh kara de kuh há paizana

olha m'este... pirmeiru ministru, ateh purferia tar de kaganeira todus us dias i limpare us dedus na merdah do k sujare as miñas mauns koum eçes gaijus.

figas porrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!

Alguém ajude este homem, por favor?

:D[}:)]:D[}:)]
 
citação:Originalmente colocada por caditonuno

seguindo o seguinte comentário, decidi, para bem da nação, que se crie este tópico.

"Por acaso já me tinha lembrado disso.
Criava-se um tópico,estilo:Escreva assim...e não assim...
Á medida que os erros iam sendo detectados iam sendo colocados lá,sem qualquer tipo de pretenciosismo por parte de quem os coloca.
Vou abrir as hostilidades(sem pretenciosismo):
Escreva compraste e não compras-te
Escreva devia ir e não devia de ir

Alguem que se chegue á frente e crie o tópico.
Acho benefico para todos."

Declara-se, através do Decreto-Lei 21/18 de 12 de Março de 2005, que é oficialmente apresentado, a partir deste dia, o "Tópico da Língua Portuguesa".
Declara-se ainda que para o efeito muito contribuiu a acção de alguns dos membro do presente Fórum, que, verificando um degradar do português utilizado nos posts, se reaccionaram efusivamente e decidiram levar em frente uma petição não-oficial para que um tópico que protegesse o interesse absoluto da mesma fosse erigido.

Assim sendo, após alguma investigação documentada e depois de uma reflexão apurada, ficou estabelecida a criação de um tópico que voltasse a nivelar o bom escrever da nossa muito nobre língua, assim como contribuir de forma directa para a massificação dos bons vocábulos e demais regras gramaticais utilizadas nas frases pelos membros construídas.

Declara-se ainda que foi pedido ao Exmo. Sr. Doutor Cláudio Nuno Santos, vulgo Caditonuno e frequentador assíduo deste Fórum, que regulasse e zelasse pelos interesses do mesmo criando uma corrente de bem escrever nos nossos teclados dos nossos computadores. É de salientar que a minha pessoa aceitou o cargo, mesmo que para isso implique a cessação das suas funções com efeito imediato no presente local de trabalho, sendo substituído nas suas muito honrosas prestações por um seu colega, oportunamente deignado para o efeito.

Fica ainda estabelecido que neste tópico APENAS E SÓ se utilizará uma linguagem coerente, correcta e sem erros ortográficos, abreviações e outras demais aberrações que povoam hoje em dia o nosso falar e escrever.

Poderão ser colocados comentários diversos, erros encontrados neste e noutros Fóruns, na vida quotidiana e em quaisquer outros locais de mínimo interesse público, dúvidas surgidas, pedidos de esclarecimento, etc.

Por último, é de realçar a importância da criação do referido tópico na vida diária dos membros, quer na sua vida privada quer também na melhoria da utilização da língua-mãe nos seus locais de trabalho.

Desde já fica aberto este tópico, postando nele todos os membros que possuam informações correctas acerca da Língua Portuguesa e para que dele disponham sempre que necessário em prol da evolução do nível literário deste fórum.

Tenho dito.


Sem mais,
calorosas saudações do vosso muito estimado membro,

Cláudio Nuno Santos

xavalo, o k é k tives-te a fumar? pa eu sei k o peçoal aki eskreve 1 beca pro a despaxar max tb n e preçiso vires prai armado em kagao k sabe + do k os outros so pq estudou e mais n sei o k ouvistes? a malta aki e na boa e n tamos priocupados com essas merdas tamos aki na boa todos amigos e todos pros carros k e dissok se fala aki n de portugues pa vai la xatiar os teus alunos o bakano.
 
Chamaram?

Escreve-se "Sintra" - jamais "Çintra". Contudo, pode-se utilizar a forma arcáica "Cintra".

ng_11062003162_g_con01_foto03.jpg
 
citação:Originalmente colocada por VLopes

citação:


xavalo, o k é k tives-te a fumar? pa eu sei k o peçoal aki eskreve 1 beca pro a despaxar max tb n e preçiso vires prai armado em kagao k sabe + do k os outros so pq estudou e mais n sei o k ouvistes? a malta aki e na boa e n tamos priocupados com essas merdas tamos aki na boa todos amigos e todos pros carros k e dissok se fala aki n de portugues pa vai la xatiar os teus alunos o bakano.
[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

vl, pareces alguém que anda aqui no fórum a passear o seu renault mégane (ou megane, dependendo do ano do veículo em questão), o tal que alcança duzentos e sessenta quilómetros por hora em quinta a subir.

já agora, depois da brincadeira, a chamada de atenção, caro forunista:

"Fica ainda estabelecido que neste tópico APENAS E SÓ se utilizará uma linguagem coerente, correcta e sem erros ortográficos, abreviações e outras demais aberrações que povoam hoje em dia o nosso falar e escrever."
:(

in Decreto-Lei 21/18 de 12 de Março de 2005.
 
já agora, não é extreminar, mas o termo correcto é EXTERMINAR.

fica a correcção feita ao verbo, que, coitado, não tem culpa que não o chamem pela sua forma correcta! :D
 
tuh noum me débes tar ber beim, kuaralhhh!!!!!!!!!!! reiduspikus a kêêêêêêêêêêêêêê??????
tas-me a xamare paneleiruh, seu murkoum duh kuaralhhhh??????? soh podes tar na filhadaput@ da reinaçoum, oh palhassu duh kuaralhhh

eue jah diçe "Ène" de bêzes k eu çou muita machu, oubistes beim, oh kara de kuh há paizana

olha m'este... pirmeiru ministru, ateh purferia tar de kaganeira todus us dias i limpare us dedus na merdah do k sujare as miñas mauns koum eçes gaijus.

figas porrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!
--------------------------------------------------------------------------------



Alguém ajude este homem, por favor?

Não seria melhor não se preocuparem com a "COLTURA" do Rei dos Picos?
Sim pq o Bacano até é capaz de saber alguma coisita de Português, e não só, digo eu que nem o conheço, mas é a minha análise ;)
 
Cláudio, tens que melhorar a contrução frásica... Trocas alguns advérbios e tens muitas redundâncias.

Graças a Deus eu tenho a última versão do word no trabalho.
 
citação:Originalmente colocada por bizarro

Registar VS registrar?

São os dois utilizados?


"Registar" é português e "Registrar" é brasileiro penso eu.


Outros:

- tiveste e NUNCA tives-te
- passaste e NUNCA passas-te
- levaste e NUNCA levas-te

- Cuidado com os verbos "Ter" e "Estar" -> "Tiveste ontem no café?" O correcto será -> "Estiveste ontem no café?"

Questão:

- Já agora: A frase "Não tem nada a haver" está correcta ou será -> "Não tem nada a ver"?

:)
 
Back
Top