Tópico da Monarquia.

ha um principio basico:
"quando nascemos somos todos livres e iguais"
no momento em que ha um regime em que alguem quando nasce ja esta predestinado ao mais alto lugar do estado, e que mais ninguem o pode ocupar....entre a monarquia e o fascismo venha o fascismo, pelo menos o fascista fez alguma coisa para obter o lugar....

ps: sou de esquerda....
Princípio esse que não é respeitado, pois, como sabemos, os filhos das classes dominantes partem de muito mais alto... [;)]

se este principio em republica n é respeitado, em monarquia muito menos o será!
Será, meu caro? Olha para os países à nossa volta, onde existem reis e rainhas, em redor dos quais o povo se reune e identifica em memórias colectivas e em futuros rizonhos!...

Quantas Monarquias europeias conhecemos que não respeitem esse elementar princípio?...

Deixem mas é o Duarte & Cia em paz, que faz a vidinha dele e não chateia ninguém...:sh)

Quanto aos entusiastas da "alta sociedade", que continuem a ler a Hola! [:D]

Será, meu caro? Olha para os países à nossa volta, onde existem reis e rainhas, em redor dos quais o povo se reune e identifica em memórias colectivas e em futuros rizonhos!...

Quantas Monarquias europeias conhecemos que não respeitem esse elementar princípio?...
exacto, nenhuma monarquia respeita este principio...
lol, e futuro rizonho em portugal seria mesmo com o duarte a rei
lololol

"quando nascemos somos todos livres e iguais"

Quando isto for uma verdade absoluta no platerra Terra, se algum dia la chegarmos, poderemos dizer que o nosso mundo é um lugar justo e bom para se viver.

ps:sou de direita

Mas, neste caso, não estamos a falar de "pre-destinados" pois não?...

É completamente diferente o conceito, porque com monarquia o filho do rei tem sempre direito ao cargo mais alto do estado, enquanto que numa república o filhos dos mais abastados nao nascem com esse direito, não digo que nao tenham mais hipoteses, mas não está assegurado.

PS: Das outras monarquias que tu falas a familia real não tem nenhuma relevância para o estado. Para mim essas chamadas familias reais, incluindo a portuguesa são uns parasitas que andam por aí sem fazer nenhum, coloco-os ao mesmo nível de delinquentes que não fazem nada pela vida.[8b]

Se algum dia fosse tentada de novo a implementação de um sistema monárquico em Portugal, eu estaria na 1ª fila para o combater...

-Nunca serei, um súbdito, discípulo, ou inferior em direitos de ninguém...
-Nunca suportarei um sistema de poder vitalício e hereditário...
-Nunca suportarei um sistema que discrimine a sua população em 1ª e 2ª classe
-Nunca suportarei um sistema que parasite e usufrua de riquezas conquistadas pelos seus cidadãos, sem estes terem direito ás mesmas...
-Nunca suportarei um sistema para o qual o rei nunca tenha vivenciado, experimentado, vivido e sofrido na pele tudo aquilo que é a vida para os restantes..

O poder não é vitalício, hereditário, nem absoluto!!
ninguém pode alegar que foi educado para governar um Pais, quando não sabe como vive na realidade a população, e por que dificuldades passa, para conseguir ter melhores condições de vida..

Não posso aceitar um pais com uma lei que determine direitos diferentes para os seus cidadãos...

A republica democrática pode ser podre, e ter muitos defeitos, mas é renovável e reconhece direitos iguais....
uma monarquia é de longe um sistema mais podre desigual...e não está livre de crimes tão ou mais hediondos que os de uma democracia

PS: Recuso-me a tratar o senhor duarte ou engº duarte por "DOM".
Esse titulo não existe nem academicamente nem constitucionalmente, talvez exista ainda no clero, e como tal trato-o apenas por senhor ou engenheiro...

Última edição:
Todos cometeram erros, mas todos são e formam renovaveis por votade e escolha livre dos cidadãos...

Os politicos não tem direitos vitalicios e permanentes a mais por serem politicos...

Os reis tambem não foram perfeitos, com a desvantagem de não os podermos legalmente e por nossa escolha tirar do cargo regualrmente...

Os reis, lá por terem o titulo de rei e "alteza" real, não são superiores e mais perfeitos em nada, são apenas homens e mulheres como qualquer outros..

se o politico faz asneira, nas eleições seguintes vai embora.
se o rei faz asneira, ainda temos mais 40 anos de asneira até morrer... e vir outro.

se só querem reis de representação, isso ainda é mais ridículo, estar a pagar com os meus impostos para uns quantos gajos viverem "como reis", apenas e só por terem nascido filhos de alguém.

Axo piada muita gente criticar a Monarquia..o mais ironico é que os países economicamente (e nao so..) mais fortes sao aqueles em que este sistema impera..gostave de ver no nosso país uma Monarquia Republicana..a existencia de um icone para um povo como é o caso do rei juan carlos para os espanhois é muito mais forte que ter um socrates no poder..

Axo piada muita gente criticar a Monarquia..o mais ironico é que os países economicamente (e nao so..) mais fortes sao aqueles em que este sistema impera..gostave de ver no nosso país uma Monarquia Republicana..a existencia de um icone para um povo como é o caso do rei juan carlos para os espanhois é muito mais forte que ter um socrates no poder..

Podes então explicar que PAPEL EM CONCRETO tem essa monarquia no evoluir da economia desses paises??

Que eu saiba 1º ministro e VERDADEIRO governante do pais é eleito pelo povo, bem como os elementos do parlamento, tendo a monarquia um mero papel NÃO governativo, de representação de estado em cerimonias...

Essas monarquias NÃO GOVERNAM, são simbolicas..

portando, o bom desempenho economico e politico devese a pessoas eleitas pela população e não pela monarquia..

Voltar
Superior