Tópico da Monarquia.

Se algum dia fosse tentada de novo a implementação de um sistema monárquico em Portugal, eu estaria na 1ª fila para o combater...

-Nunca serei, um súbdito, discípulo, ou inferior em direitos de ninguém...
-Nunca suportarei um sistema de poder vitalício e hereditário...
-Nunca suportarei um sistema que discrimine a sua população em 1ª e 2ª classe
-Nunca suportarei um sistema que parasite e usufrua de riquezas conquistadas pelos seus cidadãos, sem estes terem direito ás mesmas...
-Nunca suportarei um sistema para o qual o rei nunca tenha vivenciado, experimentado, vivido e sofrido na pele tudo aquilo que é a vida para os restantes..

O poder não é vitalício, hereditário, nem absoluto!!
ninguém pode alegar que foi educado para governar um Pais, quando não sabe como vive na realidade a população, e por que dificuldades passa, para conseguir ter melhores condições de vida..

Não posso aceitar um pais com uma lei que determine direitos diferentes para os seus cidadãos...

A republica democrática pode ser podre, e ter muitos defeitos, mas é renovável e reconhece direitos iguais....
uma monarquia é de longe um sistema mais podre desigual...e não está livre de crimes tão ou mais hediondos que os de uma democracia

PS: Recuso-me a tratar o senhor duarte ou engº duarte por "DOM".
Esse titulo não existe nem academicamente nem constitucionalmente, talvez exista ainda no clero, e como tal trato-o apenas por senhor ou engenheiro...

Subscrevo inteiramente esta resposta!

A monarquia é um sistema arcaico e injusto no seu âmago.

Mas, neste caso, não estamos a falar de "pre-destinados" pois não?...

Estou apenas a dizer-te que se estás com essa de que há privilegiados, os tais "ricos", os tais filhos das "classes dominantes", que partem de muito mais alto, podes incluir-te no grupo, pois os teus filhos também são privilegiados quando comparados com os filhos de muita gente.

Há sempre alguém mais privilegiado.

Por isso argumentos desse género são altamente falíveis. Simpáticos, populares e demagógicos, mas altamente falíveis [:D]

se o politico faz asneira, nas eleições seguintes vai embora.
se o rei faz asneira, ainda temos mais 40 anos de asneira até morrer... e vir outro.

O rei não faz nada, não manda nada, hoje em dia, é um mero representativo protocular.

Não é por aí [:p] [:)] Levam isto muito a peito [:D]

Estou apenas a dizer-te que se estás com essa de que há privilegiados, os tais "ricos", os tais filhos das "classes dominantes", que partem de muito mais alto, podes incluir-te no grupo, pois os teus filhos também são privilegiados quando comparados com os filhos de muita gente.

Há sempre alguém mais privilegiado.

Por isso argumentos desse género são altamente falíveis. Simpáticos, populares e demagógicos, mas altamente falíveis [:D]
Mas todos os argumentos são falíveis, meu caro, porque todos os argumentos têm os respectivos... contra argumentos!... [:p] [:p] [:p]

este é o único trono que alguém deve ocupar aqui em portugal.

sanita.jpg

...mas existe monarquia em Portugal...:confused:

Pensei que o 5 de Outubro de 1910 tinha acabado com "isso" de vez...:sh)

PS. Afonso: -Papá, papá sou Gay!

O pai:- Não és nada filho, o "guei" sou eu! Tu és o "peguinspe" e a tua mãe a "gaínha"!
icon10.gif

Last edited:
D. Sebastião também há-de voltar numa densa manhã de nevoeiro e salvar o país do abismo...:sh) [:D]

Tenho para mim que se vivessemos numa Monarquia e aqui surgisse a possibilidade de mudar-se para uma República os comentários seriam mais contemporizadores e, quiçá, mais assertivos com opiniões ideológicas diversas!...

Tenho para mim que se vivessemos numa Monarquia e aqui surgisse a possibilidade de mudar-se para uma República os comentários seriam mais contemporizadores e, quiçá, mais assertivos com opiniões ideológicas diversas!...

para melhor mudava-se sempre...[:p]
Os argumentos pró republica são de longe mais e melhores que os pró monarquia..

e vendo bem, o que é que um monarca ( no fundo um Homem como outro qq ) faria de melhor que outro Homem republicano qualquel??

Qual a vantagem do regime monarquico face a um republicano???

VIVA A REPUBLICAapr:)

Axo piada muita gente criticar a Monarquia..o mais ironico é que os países economicamente (e nao so..) mais fortes sao aqueles em que este sistema impera..gostave de ver no nosso país uma Monarquia Republicana..a existencia de um icone para um povo como é o caso do rei juan carlos para os espanhois é muito mais forte que ter um socrates no poder..

Há países poderosos onde a Monarquia impera: Espanha, Inglaterra, Suécia, Holanda... Mas se formos por aí, então o país economicamente mais poderoso do mundo (USA) é uma República e exemplos não faltam: França, Alemanha, Itália...

Embora não seja adepto da Monarquia, é preciso não esquecer que em Portugal a República é uma "criança" ao pé da Monarquia ....

E já agora se bem se lembram do que estudaram de história de Portugal, enquanto tivémos Monarquia fomos uma das maiores potências mundiais. Já a partir do momementio em que surgiu a républica ....:(

Embora não seja adepto da Monarquia, é preciso não esquecer que em Portugal a República é uma "criança" ao pé da Monarquia ....

E já agora se bem se lembram do que estudaram de história de Portugal, enquanto tivémos Monarquia fomos uma das maiores potências mundiais. Já a partir do momementio em que surgiu a républica ....:(

Fomos uma das maiores potências mundiais durante muito pouco tempo. Os reis que tivemos também não eram grande espingarda.

Neste tópico tem-se dito coisas que são um perfeito disparate.

Mas tu? [;)]

Por acaso, chateia-me que os canais públicos de televisão, pagos com so impostos da "malta", cubram este tipo de coisas.
Mas há-de existir sempre gente que tem prazer em submeter-se a terceiros...

Back