Se algum dia fosse tentada de novo a implementação de um sistema monárquico em Portugal, eu estaria na 1ª fila para o combater...
-Nunca serei, um súbdito, discípulo, ou inferior em direitos de ninguém...
-Nunca suportarei um sistema de poder vitalício e hereditário...
-Nunca suportarei um sistema que discrimine a sua população em 1ª e 2ª classe
-Nunca suportarei um sistema que parasite e usufrua de riquezas conquistadas pelos seus cidadãos, sem estes terem direito ás mesmas...
-Nunca suportarei um sistema para o qual o rei nunca tenha vivenciado, experimentado, vivido e sofrido na pele tudo aquilo que é a vida para os restantes..
O poder não é vitalício, hereditário, nem absoluto!!
ninguém pode alegar que foi educado para governar um Pais, quando não sabe como vive na realidade a população, e por que dificuldades passa, para conseguir ter melhores condições de vida..
Não posso aceitar um pais com uma lei que determine direitos diferentes para os seus cidadãos...
A republica democrática pode ser podre, e ter muitos defeitos, mas é renovável e reconhece direitos iguais....
uma monarquia é de longe um sistema mais podre desigual...e não está livre de crimes tão ou mais hediondos que os de uma democracia
PS: Recuso-me a tratar o senhor duarte ou engº duarte por "DOM".
Esse titulo não existe nem academicamente nem constitucionalmente, talvez exista ainda no clero, e como tal trato-o apenas por senhor ou engenheiro...
Subscrevo inteiramente esta resposta!
A monarquia é um sistema arcaico e injusto no seu âmago.