Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Em Portugal, passamos a ter mais uma hora de manhã, e menos uma hora à noite. Não tenho estudos ou dados, só o senso comum que me diz que há mais gente acordada, e portanto a consumir recursos, ao final do dia do que de manhã. Logo não existe poupança nenhuma, pelo contrário.
Rússia vai manter hora de Verão o ano todo - Mundo - PUBLICO.PT
A noticia lança alguns dados:
"quando a hora muda no Inverno, o número de ataques cardíacos aumenta 1,5 vezes, a taxa de suicídios cresce 66 por cento.
O Kremlin também apresentou cálculos que mostram que as horas de luz natural no país vão aumentar entre 7% a 17% e que isso poderá significar uma maior poupança energética. "
Em Portugal, passamos a ter mais uma hora de manhã, e menos uma hora à noite. Não tenho estudos ou dados, só o senso comum que me diz que há mais gente acordada, e portanto a consumir recursos, ao final do dia do que de manhã. Logo não existe poupança nenhuma, pelo contrário.
Todos os anos digo o mesmo nesta altura: gostemos dela ou não, a Hora Legal durante o horário de inverno é a que mais se aproxima da Hora Solar (a HS está cerca de meia-hora atrasada em relação à HL nesta altura e hora-e-meia no resto do ano). A mudança em si pode baralhar os nossos bio-ritmos, mas se acabasse a situação "menos artificial", mesmo que não fosse a adoptada, seria manter o horário de inverno durante todo o ano.Vai lá explicar isso ao governo, por palavras q eles entendam. Não vejo nexo na mudança de hora, ninguém q conheça vê nexo na mudança de hora, mete um piadão desgraçado estar no trabalho ao fim da tarde, a começar a ver escurecer, já ter de ter luzes acesas, olhar pró relógio e ver q ainda tenho mais uma ou duas ou seja quantas horas forem de trabalho, e sair de lá feito noite cerrada, e quando acordei já era dia mais q feito. Ninguém gosta de trabalhar à noite, no inverno.
Até já propus no gabinete entrar uma hora mais cedo e sair uma hora mais cedo. Toda a gente se riu e eu tive de franzir o sobrolho e dizer "mas estou a falar muito a sério..."
Todos os anos digo o mesmo nesta altura: gostemos dela ou não, a Hora Legal durante o horário de inverno é a que mais se aproxima da Hora Solar (a HS está cerca de meia-hora atrasada em relação à HL nesta altura e hora-e-meia no resto do ano). A mudança em si pode baralhar os nossos bio-ritmos, mas se acabasse a situação "menos artificial", mesmo que não fosse a adoptada, seria manter o horário de inverno durante todo o ano.
Se há mais depressões no inverno não é por causa da mudança da hora, é porque há menos horas de luz natural (pouco mais de 9 no solstício de inverno à nossa latitude) e o céu cinzento ou chuvoso não ajuda.
Não gosto de me levantar cedo, mas acho que faria todo o sentido. E, segundo creio, no centro e norte da Europa os horários de trabalho começam e acabam mais cedo do que cá (em parte, porque a latitude deles agrava o que referi no parágrafo anterior).
Se pensarmos bem, fomo-nos habituando a ficarmos acordados muito mais horas depois do sol se pôr do que antes dele nascer...
A mim custa muito ver que ano apos ano ( pelo menos durante os meus 32 anos de vida), é sempre a mesma lenga lenag de conversa das pessoas...
Caramba a hora SEMPRE mudou, SEMPRE foi assim desde que me lembre como pessoa...nunca me afectou e duvido que afecte...
7 meses de horário de Verão e 5 de Inverno
Nunca tinha dado por isso...pensei que fosse 6-6:sh)
7 meses de horário de Verão e 5 de Inverno
Nunca tinha dado por isso...pensei que fosse 6-6:sh)