Topico da mudança da hora. Últimos Domingos de Março e Outubro. Ver primeiro post.

Topico da mudança da hora. Últimos Domingos de Março e Outubro. Ver primeiro post.

• Sim

Votos: 102 30,5%
  • Não

Votos: 232 69,5%

• Total de eleitores
    334
Em Portugal, passamos a ter mais uma hora de manhã, e menos uma hora à noite. Não tenho estudos ou dados, só o senso comum que me diz que há mais gente acordada, e portanto a consumir recursos, ao final do dia do que de manhã. Logo não existe poupança nenhuma, pelo contrário.

Vai lá explicar isso ao governo, por palavras q eles entendam. Não vejo nexo na mudança de hora, ninguém q conheça vê nexo na mudança de hora, mete um piadão desgraçado estar no trabalho ao fim da tarde, a começar a ver escurecer, já ter de ter luzes acesas, olhar pró relógio e ver q ainda tenho mais uma ou duas ou seja quantas horas forem de trabalho, e sair de lá feito noite cerrada, e quando acordei já era dia mais q feito. Ninguém gosta de trabalhar à noite, no inverno.

Até já propus no gabinete entrar uma hora mais cedo e sair uma hora mais cedo. Toda a gente se riu e eu tive de franzir o sobrolho e dizer "mas estou a falar muito a sério..."

E no início do ano, com a meia hora extra, então é q vai ser mesmo divertido [:cool:]

Rússia vai manter hora de Verão o ano todo - Mundo - PUBLICO.PT

A noticia lança alguns dados:

"quando a hora muda no Inverno, o número de ataques cardíacos aumenta 1,5 vezes, a taxa de suicídios cresce 66 por cento.

O Kremlin também apresentou cálculos que mostram que as horas de luz natural no país vão aumentar entre 7% a 17% e que isso poderá significar uma maior poupança energética
. "

Em Portugal, passamos a ter mais uma hora de manhã, e menos uma hora à noite. Não tenho estudos ou dados, só o senso comum que me diz que há mais gente acordada, e portanto a consumir recursos, ao final do dia do que de manhã. Logo não existe poupança nenhuma, pelo contrário.

Sim, esta mudança da hora é, até intuitivamente, absurda!

Vai lá explicar isso ao governo, por palavras q eles entendam. Não vejo nexo na mudança de hora, ninguém q conheça vê nexo na mudança de hora, mete um piadão desgraçado estar no trabalho ao fim da tarde, a começar a ver escurecer, já ter de ter luzes acesas, olhar pró relógio e ver q ainda tenho mais uma ou duas ou seja quantas horas forem de trabalho, e sair de lá feito noite cerrada, e quando acordei já era dia mais q feito. Ninguém gosta de trabalhar à noite, no inverno.

Até já propus no gabinete entrar uma hora mais cedo e sair uma hora mais cedo. Toda a gente se riu e eu tive de franzir o sobrolho e dizer "mas estou a falar muito a sério..."
Todos os anos digo o mesmo nesta altura: gostemos dela ou não, a Hora Legal durante o horário de inverno é a que mais se aproxima da Hora Solar (a HS está cerca de meia-hora atrasada em relação à HL nesta altura e hora-e-meia no resto do ano). A mudança em si pode baralhar os nossos bio-ritmos, mas se acabasse a situação "menos artificial", mesmo que não fosse a adoptada, seria manter o horário de inverno durante todo o ano.

Se há mais depressões no inverno não é por causa da mudança da hora, é porque há menos horas de luz natural (pouco mais de 9 no solstício de inverno à nossa latitude) e o céu cinzento ou chuvoso não ajuda.

Não gosto de me levantar cedo, mas acho que faria todo o sentido. E, segundo creio, no centro e norte da Europa os horários de trabalho começam e acabam mais cedo do que cá (em parte, porque a latitude deles agrava o que referi no parágrafo anterior).

Se pensarmos bem, fomo-nos habituando a ficarmos acordados muito mais horas depois do sol se pôr do que antes dele nascer...

Última edição:
Esta palhaçada já acabava. Às 18h já era quase de noite e daqui a umas parcas 4h já deve estar a amanhecer.

Vantagens? Nenhuma. Mais energia gasta (há mais gente acordada das 17h30m às 19h que das 5h30m às 7h) e muito mais confusão, o transito agora às 18h já de noite e a chover, deve ser bonito, pessoal mais stressado "Porque sai do trabalho já de noite" e tá a confusão armada.

Todos os anos digo o mesmo nesta altura: gostemos dela ou não, a Hora Legal durante o horário de inverno é a que mais se aproxima da Hora Solar (a HS está cerca de meia-hora atrasada em relação à HL nesta altura e hora-e-meia no resto do ano). A mudança em si pode baralhar os nossos bio-ritmos, mas se acabasse a situação "menos artificial", mesmo que não fosse a adoptada, seria manter o horário de inverno durante todo o ano.

Se há mais depressões no inverno não é por causa da mudança da hora, é porque há menos horas de luz natural (pouco mais de 9 no solstício de inverno à nossa latitude) e o céu cinzento ou chuvoso não ajuda.

Não gosto de me levantar cedo, mas acho que faria todo o sentido. E, segundo creio, no centro e norte da Europa os horários de trabalho começam e acabam mais cedo do que cá (em parte, porque a latitude deles agrava o que referi no parágrafo anterior).

Se pensarmos bem, fomo-nos habituando a ficarmos acordados muito mais horas depois do sol se pôr do que antes dele nascer...

Não é apenas o termo-nos habituado. O tal trabalho da quinta, que a maioria das pessoas pensa "xiiii levantar às 4 da manhã para ordenhar vacas" é tão "descabido" como o entrar às 9 da maioria. Uns pegam no trabalho ainda o sol nem espreita e o outros pegam quando o sol já vai alto.

O Sol nasce às 7, e pões-se às 17h40, com a hora actual. Não se trata apenas de nos termos habituado a ver novelas e casas dos degredos até à 1 da manhã, mas o horário de trabalho da maioria das 9 às 18h, tb nos obriga a não estarmos os melhor sincronizados com o horário solar.

Mas se a hora não mudasse, teríamos sol das 8 às 18h40, nesta altura do ano em que temos menos horas de sol. Sempre seria mais acertado com o horário normal de trabalho da maioria.

hj de manha estava todo esfaralhado...

quando olhei para o céu e vi o soltão alto... pensei... queres ver que já estou atrasado??????????
eu saía de casa com o sol ainda por nascer...

A mim custa muito ver que ano apos ano ( pelo menos durante os meus 32 anos de vida), é sempre a mesma lenga lenag de conversa das pessoas...
Caramba a hora SEMPRE mudou, SEMPRE foi assim desde que me lembre como pessoa...nunca me afectou e duvido que afecte...

"Portugal
Portugal passou a ter o Horário da Europa Central e o Horário de Verão da Europa Central em 1992, mas regressou à Hora da Europa Ocidental em 1996, concluindo que o anterior horário poderia criar distúrbios nos hábitos de sonos das crianças, ao não estar escuro pelas 22h00 ou 22h30 nas noites de verão, com repercussões no desempenho escolar, e que as companhias de seguro reportavam um elevado número de acidentes."

Horário de Verão da Europa Ocidental

Eles não concordam que não afecte [;)]

Horário de Verão SEMPRE e esta palhaçada acabava.

A mim custa muito ver que ano apos ano ( pelo menos durante os meus 32 anos de vida), é sempre a mesma lenga lenag de conversa das pessoas...
Caramba a hora SEMPRE mudou, SEMPRE foi assim desde que me lembre como pessoa...nunca me afectou e duvido que afecte...

Parabéns a ti.

Seria interessante observar se um dia reclamasses de algo em conjunto com a maioria, e vir alguém dizer que para ele estava tudo bem. Seria interessante verificar se da mesma dose que tens de egocentrismo, tb o tens de coerência.

Última edição:
Voltar
Superior