Boas, eu meti películas no meu clio 1.9 comercial, já lá vai para mais de 3 anos, paguei para meterem numa casa em Portimão, cerca de 60€, mas tiveram alguma dificuldade em meter aquilo vidro de trás. Por ser curvo e tal. Acabaram por me estragar a resistência do vidro traseiro, mas como não queria chatices não me dei ao trabalho de pedir para arranjar.
Desde então já fui mandado parar pela BT umas poucas vezes, na ultima, verão passado, paguei 30€ multa. Não por ter películas, mas porque estas não eram opacas ou seja, não se pode ver de fora para dentro. Tive azar pois o GNR enfiou as trombas no vidro e conseguiu ver o interior do carro. Como me armei em parvo com o Sr. Agente... acabei por ter sorte de só pagar 30€.
Ainda continuam lá, vamos ver no que dá, mas o que é certo é que aquilo faz com que não tenha de trocar a alcatifa da chapeleira de 2 em 2 anos, pois fica queimada com o sol, assim se fizer as contas, dá para apanhar 1 multa por ano que ficou a ganhar dinheiro e tempo.
No entanto nunca tive problemas na inspecção. Fui a um centro da zona e pedi para que verificasse se o carro passava na inspecção antes de ir efectivamente lá. Disseram-me logo que não mas que havia um truque para passar, mas não disseram, devia estar com medo que fosse algum inspector ou sei lá.
Como sabia que havia carros comerciais iguais ao meu com vidros laterais (em vez das chapas) mas pintados de branco, improvisei e colei papel autocolante branco opaco na parte de fora do vidro. Fui ao dito centro e passou.... Agora faço sempre isso e tem passado sempre em centros diferentes, pois desde que esteja qualquer coisa a tapar o vidro que seja opaco eles não ligam. Levo cerca de 20 minutos a colar o papel autocolante no vidro, quando saio da inspecção tiro, da ultima vez até foi mesmo à saída do centro, em 2 minutos está tirado.
Esta foi a maneira que encontrei de contornar a coisa, pois para meu ver as películas no carro dão um jeito do caraças, no verão então a diferença é notória. Não ligo muito ao "estilo" que dá ao carro pois a ideia é mesmo proteger o interior e evitar que exponha o que está dentro da bagageira.
Saudações