Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

Boa tarde,

Há pouco mais de um ano meti película nos vidros do meu carro. Aliás, substituí porque as películas que lá estavam não eram aceites em Portugal (referência não homologada).

Meses depois levei a inspecção B, à qual passou sem anotações.
Fiquei com os papeis para entregar no IMTT, mas devido a indisponibilidade já que passo mais de metade do ano fora de Portugal e a algum esquecimento, passou mais um ano e agora tenho de o levar à inspecção, mas nunca alterei o DUA. [8b]

Presumo que terei de levar 1º o DUA ao IMTT antes de ir à inspecção.... Será que o posso fazer agora sem problemas?
A inspecção era para Novembro, mas como nunca estou cá...

Obrigado

Quando colocaste as pelicolas, passaram-te uma declaração para a IPO. Depois de levares ao IPO e fazer a inspecção B, depois de aprovado, pegas nos papeis que te deram e vais ao IMTT.
No teu caso como já tens o papel da IPO com as peliculas é so dirigir ao IMTT.

hoje perto de Beja tava uma carrada de gnr numa rotunda, e vinha com malta amiga para ir para os arranques, e um ficou na rotunda, mais á frente paramos na berma para esperar por ele, mas não sabia eu que já vinha atras de mim há bue tempo o novo lexus preto "JX", parou á nossa frente na berma também, e veio ao pé de nós.

tavamos 3 carros parados, um mercedes carrinha, o meu astra, e um audi descapotável, pois veio foi falar comigo, era o uncio com películas.lol

pede-me os documentos, depois pergunta se o carro é meu, e eu digo é do meu pai, e ele mas ele sabe que anda com o carro, sim sabe.lol

depois começa a olhar para os vidros, não encontrava os códigos, tive que apontar, ele pensava que o carro era comercial, mas depois viu que era de ligeiros, mas tão averbadas no livrete e só tenho nos 3 vidros de trás.

então o gajo começa-me a dizer que nos carros de passageiros não se pode ter película toda escura no vidro da mala, que tinha que ter uma percentagem qualquer, e a dizer então isto não se vê mesmo nada de fora para dentro, e nos vidros laterais também tenho duvidas se não está muito escuro.lol

e eu fiquei parvo, e disse isso é estranho, então sempre foi legal meter qualquer percentagem do pilar B para trás desde que averbado, e até tinha lido á poucos dias uma carta do imtt a dizer que atrás do pilar B pode-se meter qualquer película desde que averbado, eu dizia que tava mesmo na lei e que outros colegas lá no Algarve já me tinham mandado parar e ver as películas e tava tudo bem, e quando falei do pilar b, o gajo aponta-me para o pilar da mala, e diz este pilar.lool

mas ele continuava eu tenho ali a lei e não sei quê, mas pronto se passou na inspecção, e não tenho maneira de medir a percentagem da película, e bazou.lol

alguém tem uma carta do imtt ou folha da lei ou sei lá que diga que se pode meter qualquer percentagem nos vidros do pilar B para trás que eu possa imprimir para andar com ela no carro e mostrar ás autoridades que embirrarem novamente com as películas?

hoje perto de Beja tava uma carrada de gnr numa rotunda, e vinha com malta amiga para ir para os arranques, e um ficou na rotunda, mais á frente paramos na berma para esperar por ele, mas não sabia eu que já vinha atras de mim há bue tempo o novo lexus preto "JX", parou á nossa frente na berma também, e veio ao pé de nós.

tavamos 3 carros parados, um mercedes carrinha, o meu astra, e um audi descapotável, pois veio foi falar comigo, era o uncio com películas.lol

pede-me os documentos, depois pergunta se o carro é meu, e eu digo é do meu pai, e ele mas ele sabe que anda com o carro, sim sabe.lol

depois começa a olhar para os vidros, não encontrava os códigos, tive que apontar, ele pensava que o carro era comercial, mas depois viu que era de ligeiros, mas tão averbadas no livrete e só tenho nos 3 vidros de trás.

então o gajo começa-me a dizer que nos carros de passageiros não se pode ter película toda escura no vidro da mala, que tinha que ter uma percentagem qualquer, e a dizer então isto não se vê mesmo nada de fora para dentro, e nos vidros laterais também tenho duvidas se não está muito escuro.lol

e eu fiquei parvo, e disse isso é estranho, então sempre foi legal meter qualquer percentagem do pilar B para trás desde que averbado, e até tinha lido á poucos dias uma carta do imtt a dizer que atrás do pilar B pode-se meter qualquer película desde que averbado, eu dizia que tava mesmo na lei e que outros colegas lá no Algarve já me tinham mandado parar e ver as películas e tava tudo bem, e quando falei do pilar b, o gajo aponta-me para o pilar da mala, e diz este pilar.lool

mas ele continuava eu tenho ali a lei e não sei quê, mas pronto se passou na inspecção, e não tenho maneira de medir a percentagem da película, e bazou.lol

alguém tem uma carta do imtt ou folha da lei ou sei lá que diga que se pode meter qualquer percentagem nos vidros do pilar B para trás que eu possa imprimir para andar com ela no carro e mostrar ás autoridades que embirrarem novamente com as películas?

É melhor começares a escrever em português para ser mais fácil percebermos...

Em relação à tua questão, não sei responder, mas, há qualquer regra sobre a película no vidro traseiro e, parece-me que o guarda tem razão!!
Aliás, antes de colocares a películas, já devias saber disso!!

claro que sei isso, sei eu, sabe o imtt, sabe os gajos do ipo, sabe as autoridades aqui do algarve, só aquele guarda é que não sabia.lol

não é o primeiro carro que meto peliculas, e na lei diz do pilar b para trás pode-se meter qualquer percentagem, ou seja qualquer pelicula desde que tenha o código e averbado no livrete, aliás se for á ipo com peliculas á frente do pilar b escuras eles não passam porque é ilegal, as peliculas do pilar b para a frente tem que ter um código que só tem nas peliculas transparentes.

agora do pilar b para trás pode levar qualquer código, por isso achei estranho o gajo dizer aquilo, foi novidade para mim e qualquer pessoa que ouvisse aquilo.lol

nas lojas onde metem peliculas, todos os tecnicos sabem o que é legal e ilegal, e se nós quisermos algo ilegal como por exemplo meter peliculas escuras á frente do pilar b, o tecnico avisa-nos logo que pode meter mas é responsabilidade nossa.

claro que sei isso, sei eu, sabe o imtt, sabe os gajos do ipo, sabe as autoridades aqui do algarve, só aquele guarda é que não sabia.lol

não é o primeiro carro que meto peliculas, e na lei diz do pilar b para trás pode-se meter qualquer percentagem, ou seja qualquer pelicula desde que tenha o código e averbado no livrete, aliás se for á ipo com peliculas á frente do pilar b escuras eles não passam porque é ilegal, as peliculas do pilar b para a frente tem que ter um código que só tem nas peliculas transparentes.

agora do pilar b para trás pode levar qualquer código, por isso achei estranho o gajo dizer aquilo, foi novidade para mim e qualquer pessoa que ouvisse aquilo.lol

nas lojas onde metem peliculas, todos os tecnicos sabem o que é legal e ilegal, e se nós quisermos algo ilegal como por exemplo meter peliculas escuras á frente do pilar b, o tecnico avisa-nos logo que pode meter mas é responsabilidade nossa.

O que é legal :

Artigo 24.º​
Factor de transmissão​
O factor de transmissão regular das amostras de vidro,com película colorida afixada do lado interior, medidode fora para dentro, não deve ser:​
a​
) Inferior a 75 % para os pára -brisas;
b​
) Inferior a 70 %, no caso de vidros não destinados
a pára -brisas, à frente do pilar B.

Artigo 1.º​
Alteração ao Decreto -Lei n.º 40/2003, de 11 de Março​
O artigo 12.º do Regulamento Relativo aos Vidros de Segurança e aos Materiais para Vidros dos Automóveis e Seus Reboques, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 40/2003,de 11 de Março, alterado pelo Decreto -Lei n.º 392/2007,de 27 de Dezembro, passa a ter a seguinte redacção:«Artigo 12.º​
[...]​
1 — O presente capítulo aplica -se às películas plásticas coloridas não homologadas conjuntamente com os vidros e destinadas a serem aplicadas no lado interior de vidros homologados, em todas as janelas dos automóveisdas categorias M1 e N1.2 — O disposto no presente capítulo não se aplica:​
a​
) Às películas plásticas afixadas nos vidros de veículos pertencentes às forças de segurança e de autoridadesjudiciais;
b​
) Às películas plásticas afixadas nos vidros correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
c​
) Às películas plásticas afixadas nos vidros correspondentes
à célula sanitária das ambulâncias.»

.

Última edição:
opacas claro que não, mas ninguem mete peliculas opacas num carro de passageiros, nem existe peliculas opacas com código de homologação, opaca nem se quer é considerada uma pelicula, é um vinil.

só que o guarda estava a olhar para o vidro e dizia que era muito escuro e não se via nada lá para dentro, mas o ver lá para dentro ou não varia com tudo, nem se quer estava sol, o interior do carro é todo preto, e tenho toalhas pretas a tapar todos os bancos, por isso dá ideia que não se vê nada para dentro do carro.

mas se agaixar e olhar através do vidro e tiver sol a bater nos vidros da frente já se vai ver.

Continua a parecer-me que tu não sabes bem as regras...

Última edição:
se eu já disse que tenho a pelicula llumar ceramic black e está na listagem do imtt é porque é legal, se já olhaste para peliculas em carros sabes que o conseguir ver através da pelicula depende de muitos factores, se está sol ou não, se o interior do carro é escuro ou não, e se a pessoa que olha vê bem.

e o que interessa nem é o ver de fora para dentro, tem que se conseguir ver é de dentro para fora, logo se fosse opaco nem se via de dentro para fora.

agora é logico que se olhares de pé para o vidro traseiro dum carro com pelicula, e a chapeleira for preta, e não tiver sol, é lógico que não vais conseguir ver a chapeleira, e de noite muito menos.

quais regras hó asas?

Última edição:
se eu já disse que tenho a pelicula llumar ceramic black e está na listagem do imtt é porque é legal, se já olhaste para peliculas em carros sabes que o conseguir ver através da pelicula depende de muitos factores, se está sol ou não, se o interior do carro é escuro ou não, e se a pessoa que olha vê bem.

e o que interessa nem é o ver de fora para dentro, tem que se conseguir ver é de dentro para fora, logo se fosse opaco nem se via de dentro para fora.

agora é logico que se olhares de pé para o vidro traseiro dum carro com pelicula, e a chapeleira for preta, e não tiver sol, é lógico que não vais conseguir ver a chapeleira, e de noite muito menos.

quais regras hó asas?

Já disse que não estou por dentro do assunto, mas as "regras" são o Decreto Lei que o rucsantos colocou!!

o que meteste lá no post está a falar só sobre a percentagem legal para usar apenas nos vidros do pilar b para a frente, percentagens essas que dizem respeito apenas ás peliculas de segurança safety film que são as unicas que se pode usar nos vidros do pilar B para a frente.

e pa completar o teu post eu meti uma listagem das peliculas que se pode meter do pilar B para trás.

Voltar
Superior