Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

Tópico da Programação (desenvolvimento de software)

• Java

Votes: 66 53.2%
  • C

Votes: 77 62.1%
  • C++

Votes: 58 46.8%
  • C#

Votes: 47 37.9%
  • PHP

Votes: 45 36.3%
  • BASIC (Visual e outros)

Votes: 63 50.8%
  • Objective-C

Votes: 2 1.6%
  • Python

Votes: 23 18.5%
  • PERL

Votes: 11 8.9%
  • JavaScript

Votes: 55 44.4%
  • Ruby

Votes: 6 4.8%
  • Pascal (ANSI, Turbo, Delphi, outros)

Votes: 55 44.4%
  • Lisp

Votes: 9 7.3%
  • Assembly (quais?)

Votes: 35 28.2%
  • Fortran

Votes: 12 9.7%
  • COBOL

Votes: 16 12.9%
  • Haskell / OCaml

Votes: 8 6.5%
  • Prolog

Votes: 22 17.7%
  • .NET

Votes: 37 29.8%
  • Struts/Hibernate

Votes: 4 3.2%

• Total voters
    124
Atenção, eram módulos de informática extra-curriculares mas obrigatórios. Não faziam mais do que arranhar a superfície, em 2 deles (num total de 4) não frequentei sequer as aulas, e em todos tive 19 ou perto disso [:D] Pena que não contava para a média.
Mas por simples que fossem, para muitos alunos eram um abre-olhos. A quantidade de analfabetismo total em folha de cálculo por exemplo era chocante. O ensino relacionado com a informática devia ter um peso muito maior a todos os níveis de escolaridade, mas isso são outras canções.

E sim, não ouvi falar de nada disso...

A licenciatura em si era de Gestão de Empresas.

Mas não pretendo que seja um programa 100% higiénico que sirva para futuras gerações, que possa ser atualizável etc. Se calhar é um pensamento egoísta, mas eu só quero uma coisa que sirva para o nosso dia-a-dia enquanto estou cá e enquanto posso ensinar o seu funcionamento.

Eu já tenho um modelo que funciona a alguns níveis e já está implementado. O problema é quero mais funcionalidade que não estou a conseguir obter sem criar problemas como duplicação de dados etc.

Vou-te dar um exemplo.

Tenho uma tabela para Créditos (recebimentos em atraso).
Tenho uma tabela para Pedidos de Orçamento.
Eu consigo que elas funcionem perfeitamente, e tenham um interface basicamente funcional. Isto para nós resulta. Só não está é optimizado.

Porque o pretendido como objectivo final é integrar ambas com uma tabela de clientes, com a devida chave primária para o cliente, que possa ser relacionado com todo o tipo de acções que pode fazer (contrair créditos, pedir orçamentos, fazer marcações, fazer pagamentos, etc).

Neste caso tenho apenas uma tabela "burra" de créditos em que insiro o nome do cliente de forma manual, não se relaciona de forma alguma com coisa nenhuma... mas pronto, serve para saber o que nos devem. E o mesmo se aplica às restantes tabelas. Ou seja há uma fartura de duplicação de dados desnecessária e que não permite tirar partido de uma base de dados relacional. Torna-se numa folha de cálculo glorificada.

Chave primária da tabela de clientes passa a ser chave estrangeira das outras duas, isto se a relação for de 1 para N.

Tenho aqui um problema: tenho um portal em asp.net que tem DTS. O Visual studio 2010precisa da referência para o Microsoft.SQLServer.ManagedDTS.dll que não se encontra em nenhuma diretoria do meu pc. A versão de SQL que aqui tenho é o SQLServer 2008 R2. Já instalei dois "ad-ons" (SQLServer2005_DTS.msi e SQLServer2005_BC_x64.msi) que me deram indicação que resolvia a situação. Mas continuo a não ter o dll. Alguém já passou por isto e pode ajudar? Obrigado.

Isto não é programação, mas este é o tópico mais técnico sobre informática... [;)]

O SQL Server está instalado no teu PC?
Pelo que estive a ler, essa DLL deve fazer parte da instalação do SQL Server.
Deverá estar na máquina onde está instalado o SQL Server.
Se não estiver, vê se tens activas as opções necessárias na instalação do SQL Server.

Sim, está instalado no meu pc. Sim, na instalação tenho tudo o que é disponibilizado pela versão 2008 R2...

Foi mesmo aí que eu estive...
E foi por aí que eu concluí que a DLL em falta faz parte da instalação do SQL Server.
Ora, se todas as opções estão instaladas... a DLL deveria estar lá:
SQL Client Connectivity SDK and Client Tools SDK DOCUMENTATION?? | Microsoft Connect
The SQL 2008 install, "Features Selection" screen lists 2 items we can find no documentation for:

SQL Client Connectivity SDK
Client Tools SDK
(...)

Epá, ja ha alguns anos que sei programar em Java e em C.
Não é que agora estive a ler umas coisas sobre C# e a sensaçao que tenho é que é igualzinho ao java ..?
Nao devo ter muitas dificuldades em começar a programar em c#... certo? :)

Não é que agora estive a ler umas coisas sobre C# e a sensaçao que tenho é que é igualzinho ao java ..?

Há 31 votantes em C#.
Deve haver quem te saiba responder melhor que eu.
Por exemplo:

Instalei mas ainda não tive tempo para experimentar.
Já agora daquelas que estão na votação coloquei: Java, C, C++, C#, PHP, JavaScript, Prolog e PL/SQL.

Ora bem... Linguagens de programação:
C, C#, assembly (ia-32), Java, .net (desde asp.net, mvc.net, wpf, wcf...), Javascript, Pascal e Delphi([:D]!)... e acho que não me estou a esquecer de nada...[:D]
Edit: Afinal esqueci-me do SDK Android...

Mas se quiseres aprender algo novo usando o que já sabes, é ir para o
Android SDK e desenvolver para mobile.

Ou então, aprender Objective-C e desenvolver para iOS.

No C#, terás de aprender as diferenças da linguagem e a framework .NET.

Não... A sintaxe das linguagens é muito semelhante. A maioria dos conceitos que existem em Java (genéricos, GC...) existem também em C#. Diria que se já programas em Java, começar a fazer umas brincadeiras em C# não é nada de transcendente...

Depende. O C# tem algumas funcionalidades diferentes do Java, no entanto a base da programacao por objectos e a sintaxe sao semelhantes. Nao faco ideia se no Java já é possível usar algo semelhante ao LINQ.

Mas programar em C# é só a ponta do iceberg de uma aplicacao...

Ora para me estrear nisto do C# e visto que ja nao programava ha muito tempo, comecei a fazer um jogo de damas, que é algo que gosto de jogar e ja ha muito tempo pensava fazer um.

Comecei a fazer em consola, sem graficos, so as classes para a mecanica do jogo.
Aquilo a que se chama o game engine, acho eu...

ja encontrei um problema, acho que isto e areia demais [:D]

a ideia agora é fazer so para jogarem duas pessoas e a maquina simplesmente garante as regras do jogo, as casas que se pode mover, para onde... mas eventualmente queria fazer tambem o computador a jogar contra humano, pelo que queria deixar ja preparado para calcular depois os algoritmos.

Estou a pensar implementar da seguinte maneira:

Numa matrix 8x8, os numeros 1 e 2 representam as peças e damas de um jogador, os numeros 3 e 4 as peças e damas do outro jogador. Zero quer dizer que a casa está vazia.
Depois vou ter de ter outra matriz que represente as casas jogaveis do tabuleiro, visto que nao apresentam um padrao regular.
Quando alguem quer fazer uma jogada, vou ter que comparar a posiçao para que quer jogar com as casas jogaveis e depois vou ter de ver se essa casa jogavel é possivel para essa peça em concreto.
Está a parecer-me muito complicado, estou com medo que me esteja a falhar alguma coisa e que haja uma maneira mais simples que nao esteja a ver :)

Já alguem fez uma coisa destas? tem ideias?

Estou a pensar implementar da seguinte maneira:

Numa matrix 8x8, os numeros 1 e 2 representam as peças e damas de um jogador, os numeros 3 e 4 as peças e damas do outro jogador. Zero quer dizer que a casa está vazia.
Depois vou ter de ter outra matriz que represente as casas jogaveis do tabuleiro, visto que nao apresentam um padrao regular.
Quando alguem quer fazer uma jogada, vou ter que comparar a posiçao para que quer jogar com as casas jogaveis e depois vou ter de ver se essa casa jogavel é possivel para essa peça em concreto.
Está a parecer-me muito complicado, estou com medo que me esteja a falhar alguma coisa e que haja uma maneira mais simples que nao esteja a ver :)

Já alguem fez uma coisa destas? tem ideias?

Eu fiz isso em 1990 (!), em C. Fiz de uma forma semelhante a essa.

Relativamente à inteligência artificial, na altura fiz um algoritmo recursivo que testava todas as jogadas possíveis que o computador podia realizar, depois calculava todas as respostas possíveis, depois calculava todas as respostas às respostas e assim por diante, até uma determinada profundidade de jogo. Lembro-me que a partir de 5 ou 6 níveis, a quantidade de jogadas possíveis era tão grande que o tempo de processamento era demasiado elevado...

Mas é um excelente exercício...

Back