Além do "sample & hold", há mais algum erro? Mas gralhas em livros, são inevitáveis... quer sejam Portugueses ou estrangeiros...
Mas reconheço que o texto está confuso, pois devia concentrar-se no erro de quantificação na digitalização e não na conversão D->A. Além disso, costumam ser aplicados filtros "passa baixo" para "alisar" o sinal e retirar as harmónicas de alta frequência...
De facto, tecnicamente deixa a desejar, mas como texto introdutório, não é muito escandaloso...
Este teu post teve pelo menos 3 versões...
Uma onde ainda não tinhas descoberto nenhum erro.
Outra onde viste o SAMPLE AND HOLD.
E esta última versão onde desenvolves mais um pouco.
Imagino que, pela primeira versão, que estivesses céptico com a minha crítica (por ainda não
teres encontrado nada de mal), e que esse cepticismo se tenha mantido depois de teres visto
o SAMPLE AND HOLD.
O problema é que não se trata apenas de uma gralha.
Uma gralha é um erro de escrita, que não é o caso.
Ninguém confunde SAMPLE AND HOLD com outra coisa qualquer.
Quando muito poderiam ter escrito D/A em lugar de A/D, e isso seria uma gralha.
Mas não. Todo o raciocínio está coerente com D/A, pelo que SAMPLE AND HOLD é algo que
não bate certo. O único modo de o SAMPLE AND HOLD ir aí parar é o autor não dominar o
assunto sobre o qual fala.
É mais escandaloso precisamente por ser introdutório. Ou seja, a maioria das pessoas que
lêem o livro não sabem o suficiente para não se deixarem enganar.
O livro é sobre Multimédia, pelo que tem muitas generalidades básicas, e claramente o autor
não tem conhecimentos suficientes (nem para o básico), pensa que tem, e não tem maturidade
suficiente para não inventar sobre o que claramente não sabe, nem pode ter lido em lado
nenhum (de fontes credíveis, entenda-se).
E não digo isto por causa do SAMPLE AND HOLD. O livro tem casos destes suficientes para
não se tratar de um erro esporádico. Existe uma clara tendência para inventar sobre o que não
sabe. E o outro exemplo que também coloquei (bases de dados) é gritante.
Eu não sou nenhum perito nestas áreas da Multimédia (antes pelo contrário, não me atrai
minimamente), mas sei o suficiente para detectar a enormidade de erros que este livro encerra.
Ou seja, há temas onde claramente sei mais que o autor, e por isso detectei os erros enquanto
lia o livro (não me recordo de todos, teria de ler novamente o livro).
O mais grave é que este é um livro que serve de bibliografia a cadeiras universitárias... e os
professores responsáveis deixam passar este tipo de erros.
Imagina que num exame saía a seguinte questão:
1. Diga em que processo de conversão é usado o SAMPLE AND HOLD
a) D/A
b) A/D
c) ambos
d) nenhum
Como é que respondes?
Segundo o que está certo?
Ou segundo o livro?
E se nem tivesses lido esse capítulo porque era um assunto que dominavas a 300%?
Gralha?
Gralha é escrever "pixéis" em lugar de "pixeis". Mas no caso deste livro não é gralha, porque
em todo o lado o autor escreve "pixéis"...