andantedodia
New member
Ora para me estrear nisto do C# e visto que ja nao programava ha muito tempo, comecei a fazer um jogo de damas, que é algo que gosto de jogar e ja ha muito tempo pensava fazer um.
Comecei a fazer em consola, sem graficos, so as classes para a mecanica do jogo.
Aquilo a que se chama o game engine, acho eu...
ja encontrei um problema, acho que isto e areia demais []
a ideia agora é fazer so para jogarem duas pessoas e a maquina simplesmente garante as regras do jogo, as casas que se pode mover, para onde... mas eventualmente queria fazer tambem o computador a jogar contra humano, pelo que queria deixar ja preparado para calcular depois os algoritmos.
Estou a pensar implementar da seguinte maneira:
Numa matrix 8x8, os numeros 1 e 2 representam as peças e damas de um jogador, os numeros 3 e 4 as peças e damas do outro jogador. Zero quer dizer que a casa está vazia.
Depois vou ter de ter outra matriz que represente as casas jogaveis do tabuleiro, visto que nao apresentam um padrao regular.
Quando alguem quer fazer uma jogada, vou ter que comparar a posiçao para que quer jogar com as casas jogaveis e depois vou ter de ver se essa casa jogavel é possivel para essa peça em concreto.
Está a parecer-me muito complicado, estou com medo que me esteja a falhar alguma coisa e que haja uma maneira mais simples que nao esteja a ver
Já alguem fez uma coisa destas? tem ideias?
As validações das jogadas são fáceis e consegues fazer isso facilmente.
Para jogares contra o "pc" o normal é começares por pensar numas heurísticas (basicamente são uma cábula para atribuir um valor a uma jogada, boas têm mais pontos, más têm menos) e a partir daí implementares o Minimax (que é um algoritmo que valida o valor de cada jogada possível e vai desenvolvendo o ramo das jogados escolhendo o valor mais alto)... a partir daí podes implementar cortes Alfa Beta para optimizar o algoritmo.
Estes são os algoritmos base de quem está a começar e são "giros" de aprender.
Qualquer um destes termos são pesquisáveis e existem "milhentos" exemplos na net...
PS: Para primeira vez implementava para o jogo do galo, e depois ias aumentando a complexidade do jogo.