Tópico da Qualidade dos Combustíveis

eu em varios poucos carros que conduzi com, notei o seguinte:

galp:
nunca me impressionou nem consumos nem prestações dos motores

Repsol:
tambem mas era um pouco mais detonante que as outras ... quer dizer mais vibração motores

BP:
sim ja tive surpresas agradaveis no carro com EFI que fazia certas afinações centralina e que de um momento para o outro ficou um aviao depois de por gasolina na bp á saida de lisboa... consumo é corresponde ao tipo de andamento.

Hipers:
parecida com a galp - fraco desempenho e consumo normal nao impressionante.

são pequenas impressões não notaveis em certos carros mas notei mais diferenças
em carros a carburador (ja ha poucos em circulação)

o caso de viana do castelo:
ouvi muito aluminio a bater vindo dos sons de motores de inumeros carros por lá.
pensei que fosse das gasolinas "rascas" tanto galp como repsol que são quem domina lá.
ou era isso ou as subidas e descidas fazem o ppl acelerar com os motores frios, já nao sei.

-----------------
NOTA: Para quem nao tiver interessado em mais informaçao vá para o fim deste post. :)
-----------------

Seja como for...as grandes superficies penso que estão a abusar, por terem feito isto
Presidente da ANAREC arrisca prisão por "atacar" qualidade da gasolina dos hipers | Económico

Os diferente preços das gasolinas deve.se as diferenças reais da qualidade da gasolina.
assim como há lotes premium e gold etc.. no pacotes de café há diferencas na qualidade das gasolinas e respectivos preços dai que algumas sejam mais baratas.
Mas nisto, nem se fala da ganancia das gasolineiras n é? coitados podres de ricos ainda fazem tudo pela calada, Não admira os supermercados ficarem lixados com isso e o projectarem "em quem podem tocar". É um mundo de eventos, tudo em favor da ganancia.

Detalhes técnicos:

Quem sabe como funciona o processo de refinamento deve ter a minima ideia que... mesmo dentro das gasolinas há as maior pureza ... uma sao retiradas a maior altura na torre de refinação há processo de destilação e de sintese diferentes. Então existem as que tem mais quimicos que nao lhe pertencem, e umas mais puras.

Senao porque é que a marca diria que a sua propria gasolina é melhor que as outras
sendo 95 e 98 haqualidade origem que supostaente so eles sabem qual é e os aditivos que cada marca depois encomenda serem aplicados ao "lote" de gasolina de origem.

É claro que vem tudo do mesmo sitio nao implica que seja produto igual.

Por exemplo no Brasil até tem uma portaria a estabelecer as diferença entre os productos premium e normal
http://www.ibp.org.br/services/Docu...nstUID={A792040F-E3D5-4209-91CB-5DD99CEADB13}
na pagina 8 tem uma tabela com os valores.
em que: existem os 2 tipode de gasolina
- PREMIUM
- e a NORMAL
Dentro de cada 1 dessas Categorias, existem mais 2 tipos
Ou seja 4 qualidades de gasolina diferentes por decreto no brasil na altura.

A diferenças entre PREMIUM e NORMAL sao:
- octanas minimas (revela qualidade em bruto)
- indice antidetonante (revela qualidade em bruto)
- benzeno (aditivo)

Os maiores valores de cada um dos componentes
estão nas gasolinas premium.
Não respeita os nossos standard de 2 gasolina 95 e 98
Se os brasileiros tivessem as nossas gasolinas europeias... Até se criavam!!!!

Dentro de cada dessas Categorias existem mais:

2 tipos: A e C

Tpo A - tem mais "enxofre"
(é aquele carvao branco depositado no colector de escape mesmo á saida da cabeça do motor ou mesmo nas valvulas de escape)
- Tem o valor mais alto de "benzeno"

Tipo C - Tem menos enxofre e menos benzeno que as A

Estudo mais completo:
I – INTRODUÇÃO

Sobre o efeito do aditivo "benzeno"

Surfactantes - contribui para limpesa de injectores e nao acumulação de sujdade no sistema de injecção deposito etc

Sobre o efeito do "enxofre":

Lubrificante - http://forum.autohoje.com/forum-geral/36945-gasoleo-com-baixo-teor-de-enxofre-o-que-e-e-onde-ha.html
(ultimo post)
É poluente e contribui para os problemas de injectores... dizem as normas
... Tal e qual pacote de zinco/fosforo adicionado aos oleos de motor (é destinada a antifrição mas normas dizem que danifica catalizadores e por isso esta llentamente aser "banido")

-------------

Conclusão gasolina mais cara promove:

Limpesa de injectores e sistema de injecção.
Melhor combustão melhores consumos em motores de alta compressão. (mais octanas)
Melhor duração dos catalizadores.

A mais barata diria que é boa para motores mais antigos.

Bem: :)
acham mesmo que a galp esta a comercializar apenas 1 tipo de combustivel???? Eu não.
Embora as diferenças claro sejam minimas e - é provável que haja veiculos que, dada a qualidade de construção, nem se note.

eu normalmente meto onde é mais barato, dentro da minha área geografica e dos percursos que faço...não vou estar a percorrer 30 km so para encher o depósito...normalmente meto repsol ou galp, e não noto diferenças...aliás, por acaso ultimamente tenho metido na galp e sinto o carro a desenvolver melhor...já abasteci uma vez na Total em frente ao Hospital S. João,e nunca mais, um meu corsa 1.5D faz média de 5,5 no máximo dos máximos, e dessa vez deve ter feito uma média de 6.5...foi mais barato,mas gastou mais para fazer o mesmo número de quilómetros, o que é que compensou?infelizmente não tenho nenhum Jumbo perto de onde moro, nem dos percursos que faço, senão era lá que metia.

Eleclerc, nunca mais também, o consumo foi astronómico, numa Mitsubishi L200 de 2000, sem tracção 4x4 ou 4x2, um depósito enchido no eleclerc apenas fez cerca de 250km [8b][8b][8b]

Combustiveis marca branca

Combustiveis marca branca

Abri este tópico para que relatassem as vossas experiências quanto ao uso dos ditos combustiveis de marca branca "Jumbo, Pingo doce, intermarché etc", quero com isto chegar a um consenso sobre a qualidade dos combustiveis de marca branca.
Peço que apenas digam com base nas vossas próprias experiências, se é utilizador frequente de combustivel marca branca, qual utilizam, a viatura que usam, a motorização, se é gasolina ou gasoleo, quilometragem, problemas derivados ou supostamente derivados do uso do mesmo ou outras que achem relevante, não quero fumentar lutas entre os utilizadores do forum este tópico serve APENAS para relato de experiências.

Última edição:
Abri este tópico para que relatassem as vossas experiências quanto ao uso dos ditos combustiveis de marca branca "Jumbo, Pingo doce, intermarché etc", quero com isto chegar a um consenso sobre a qualidade dos combustiveis de marca branca.
Peço que apenas digam com base nas vossas próprias experiências, se é utilizador frequente de combustivel marca branca, qual utilizam, a viatura que usam, a motorização, se é gasolina ou gasoleo, quilometragem, problemas derivados ou supostamente derivados do uso do mesmo ou outras que achem relevante, não quero fumentar lutas entre os utilizadores do forum este tópico serve APENAS para relato de experiências.

Já meti gasoleo e gasolina nesses postos todos, posso dizer que milhares de vezes. Tenho carta desde os 18 anos, tenho agora 34. Já tive 4 carros e até agora nada de problemas com injectores, bombas etc...

Perguiça?
Abri este tópico apenas para relatos de experiências do uso de combustiveis especificos "marca branca" os outros não me interessa pois já tenho opinião formada e aquilo que prentendo ver colocado nos comentarios nada tem haver com o proposito do tópico aqui relatado não quero saber de diferenças apenas se o uso dos ditos combustiveis provoca problemas nos carros e se provoca quais as motorizações alérgicas a esses combustiveis etc...

• Gosto
Reações: RPM
Boas. Tenho uma peugeot 406 1.8 16v e é a 3ª vez seguida que meto gasolina no Elecrerc e não noto diferenças em relação a outras marcas. Aprovado.
Desculpa a menção da marca Elecrerc, mas foi para enfatizar, e não publicitar.

boas! eu nos meus carros metia sempre ESSO (pena ter sido comprada pela Galp) e os carros com o combustivel desta marca faziam mais Km...
Agora meto nos chulos da galp com os descontos do cartao da ZON...
um abraço [;)]

eu continuo na minha, meto nas marcas brancas ai a 2 ou 3 anos e nunca tive problemas, nunca faz menos de 700kms nem mais de 800kms, isto se for sempre a mesma coisa, cidade etc

mesmo quando vou a mirandela faço a viagem em 3he 30minutos e continua a fazer entre os 700 e 800kms, claro que se agarrar no carro e for sempre ai a 120 ou 140 faço ai 1000kms, mas isso são condições muito boas

é um a6 2.0tdi

Eu experimento de tudo e já tive problemas com dois produtos:
- Gasolina 95 da extinta Esso L-A-V
- Gasóleo do E.Leclerc da bobadela.

A gasolina era francamente má, o carro engasgava-se todo e consumia mais 2l/100. Esse comportamento ocorreu e 3 carros que tinha em casa (Twingo, Mégane e Subaru Justy).

No Gasóleo do E.leclerc atestei a primeira vez e aconteceu-me algo bizarro, o ponteiro do gasóleo desceu até a reserva. Aos poucos começou a subir mas só ao fim de 2 dias ficou no nível correcto, não faço ideia da causa mas provavelmente foi da espuma. De resto pareceu-me um bocado mais fraco e fiz uma média mais alta, mas é inconclusivo.

Semana passada resolvi voltar a experimentar e atestei de novo. O carro está a pastelar e o consumo está bastante elevado... ainda não cheguei a meio do depósito mas tou a pensar em reatestar com outro a ver se melhora alguma coisa...

Eu na dúvida prefiro não arriscar. E se houver efectivamente diferenças, duvido que apareçam as consequências após 5 ou 10 ou 50 mil kms...

Há muito pessoal que se põe nas filas tipo Jumbo durante 15 ou 20 minutos, e de vez em quando metem adivitos supostamente para não haver azar.

Sinceramente prefiro apostar nos descontos do Continente ou de algumas bombas da Galp (a Galp de Linda-a-Velha dá desconto de 10 cêntimos imediato no abastecimento) ou os da BP ao fim-de-semana, ao fim e ao cabo não apanho filas e meto algo que à partida está provado.

É claro que também depende da bomba em si, da sua manutenção, mas na minha opinião um gajo gasta o que gasta a comprar um carro. Não tem que lhe meter tudo do mais caro ou do melhor, mas acho que tem que haver algumas garantias. E nos combustíveis não arrisco!

Mais de 300.000 Km feitos em duas viaturas com gasóleo de marcas brancas do continente e do intermarché e nunca tive qualquer problema de motor!
Se para desenrascar ponho gasóleo de marca não noto nenhuma diferença em ruido, performance ou consumos! Até já experimentei a pôr daquele gasóleo xpto que é mais caro e não notei nada!

Se fizessem uma analise química ás gasolinas (Galp/BP vs Hipers e Normais vs XPTO's - Gforce, etc) iam ficar MUITO surpreendidos...
Parece que há gente que não ouviu falar de marketing, efeito psicológico e "gato por lebre".... e BOATO.
A gasolina dos hipers sai da refinaria de leça aqui ao lado de minha casa. Os camiões brancos sem publicidade que abastecem o jumbo vêm do mesmo sitio do resto... A história dos aditivos é simples...
Quem é que já viu os gajos a enfiar lá aditivos? (Pensem bem e chegam lá - podem ler a 2º frase de novo)

É como a velha história do pessoal que usa 95, mas quando mete 98 diz que o carro ganha mais 20cavalos! Nestes casos, só ganha 1, e ele não está no motor.

Eu utilizo 100% repsol... Só utilizo outras marcas, quando está no "casco" e não tenho outra soluçao... [:D]
Isto deve-se ao facto de na minha opinião ser uma marca recomendada e de topo, e de ter um cartão que me da 6cent de desconto por litro! ainda fica 1 ou 2 cent mais barato que no e.leclerc ca da zona[;)]

Quanto ao gasoleo não noto grandes diferenças,,, talvez faça mais uns 30km por deposito, mas em termos de resposta é identico... Tambem nao tenho grande termo de comparação :sh)

Já na gasolina a conversa é outra! No Verão costumo andar de mota, e tenho uma mota ja antiguinha (XT-350 1993 =DDD).
Quando metia gasolina no eleclerc ou continente o comportamento era completamente diferente... engasgava nas acelerações, o cheiro era muito mais "mal queimado", e mesmo o barulho... Notava.se a olhos vistos! Dirigime ha oficina yamaha da zona, no qual tenho total confiança, e deram´-me uma explicaçao que tinha toda a logica!

Parece que o meu motociclo ainda circulou com Gasolina com chumbo, e nas marcas brancas, muitas vezes, faltam os aditivos que vieram substituir o mesmo, assim como outros que afectam o desenvolvimento do motor, principalmente daqueles mais rotativos![;)]

O que é certo, é que a partir desse dia meti sempre na repsol e na BP perto de casa, e nunca mais tive esses problemas,,, o motor é muito mais suave, e ate funciona numa rotação mais estavel![;)]

Carro a gasolina em que ando frequentemente, só o clk200k do pai, mas esse faz questao de só se alimentar na BP! [:D]

Abraço;)

Voltar
Superior