Tópico da Segurança Social (dúvidas diversas)

Duvida Inscrição na segurança social NOVA DÚVIDA

Duvida Inscrição na segurança social NOVA DÚVIDA

Viva Pessoal, como é que é para a inscrição na segurança social? nunca tive número de SS, agora vou começar a trabalhar e queria saber se eu é que tenho que me deslocar á SS para abrir ficha ou se a empresa é que detém essa responsabilidade?

no site é tudo uma beca confuso

Gracias [;)]

Viva Pessoal, como é que é para a inscrição na segurança social? nunca tive número de SS, agora vou começar a trabalhar e queria saber se eu é que tenho que me deslocar á SS para abrir ficha ou se a empresa é que detém essa responsabilidade?

no site é tudo uma beca confuso

Gracias [;)]

É a empresa, a não ser que trabalhes a recibos verdes. [;)]

Por experiância própria e pelo que sempre me disseram é a entidade patronal que trata dessas questões.

Quando depois te derem o número de beneficiário da SS aconselho-te a fazeres um registo no site. É uma forma de veres se a entidade patronal anda a cumprir com as obrigações e por outro lado também te permite aceder a outro tipo de serviços e/ou esclarecer dúvidas.

Ok então, tenho que dizer isso ao boss, porque ele pediu-me o nº de SS e eu disse que não tinha.

E assim acabam-se os SAMS:(

Não necessariamente; eu quando me inscrevi na SS, deixei de ter os SAMS "normais", aqueles em que se paga 4 ou 5 € para ir ao dentista[:p], e passei a ter um cartão que me dá acesso aos serviços, a bons preços.

Neste momento tenho um seguro de saúde, mas continuo a usar os SAMS, pq me fica mais barato. Informa-te disso.

Bem , tive a falar com os cotas e afinal tenho segurança social, só que é regional, ou seja..chama-se sistema regional de saúde, lol (mesmo país e diferentes sistemas...)

Afinal isto como fica? tenho que fazer tudo de novo como se de facto não tivesse segurança social, o número deste sistema regional de saúde dá para a segurança social do continente..?? que confusão

a minha mãe diz que um continental na Madeira não pode utilizar o cartão de utente nas farmácias locais, e vice versa :sh)

Bem , tive a falar com os cotas e afinal tenho segurança social, só que é regional, ou seja..chama-se sistema regional de saúde, lol (mesmo país e diferentes sistemas...)

Afinal isto como fica? tenho que fazer tudo de novo como se de facto não tivesse segurança social, o número deste sistema regional de saúde dá para a segurança social do continente..?? que confusão

a minha mãe diz que um continental na Madeira não pode utilizar o cartão de utente nas farmácias locais, e vice versa :sh)

Afinal vocês são mesmo estrangeiros!:sh)

Não faço a minima, mas acho que a entidade patronal trata de tudo na mesma.

opá que chatice......e que confusão, já não basta um gajo andar cheio de cartões para tudo e mais alguma coisa e ainda tem que ter um cartão para a Madeira e um para o continente....dasss com o Séx XXI

Duvida Baixa/Segurança Social!Regresso ao trabalho!

Duvida Baixa/Segurança Social!Regresso ao trabalho!

A minha dúvida é a seguinte:

Tenho estado de baixa os últimos tempos por complicações algo chatas nas minhas costas que me impediram de trabalhar![s)]

Entretanto na minha ultima prorrogação de baixa, o médico deu-me mais 30 dias de baixa pois necessitava de mais fisioterapia e repouso..Tudo bem, isto foi a quase 10 dias, e entretanto estou-me a sentir bastante melhor, estando a pensar seriamente na próxima segunda feira voltar ao trabalho!

Gostava era de saber, se alguém me pode indicar quais são os passos a tomar para poder voltar ao trabalho, dado que "tecnicamente" estou de baixa até dia 19 de junho...

No trabalho é só aparecer (avisar e tal) e pronto?

Como é que se processa do lado da Segurança Social?Tenho de avisar alguma coisa ou a minha entidade patronal/contabilista é que tratam disso?

Foi-me dito que seria melhor dar conhecimento eu pessoalmente à S. Social, será que ganho alguma coisa com isso?

Gostava de poder ter ajuda de alguém que já tenha sucedido esta situação de regressar ao trabalho, estando ainda em período de baixa...

Obrigado!

A minha dúvida é a seguinte:

Tenho estado de baixa os últimos tempos por complicações algo chatas nas minhas costas que me impediram de trabalhar![s)]

Entretanto na minha ultima prorrogação de baixa, o médico deu-me mais 30 dias de baixa pois necessitava de mais fisioterapia e repouso..Tudo bem, isto foi a quase 10 dias, e entretanto estou-me a sentir bastante melhor, estando a pensar seriamente na próxima segunda feira voltar ao trabalho!

Gostava era de saber, se alguém me pode indicar quais são os passos a tomar para poder voltar ao trabalho, dado que "tecnicamente" estou de baixa até dia 19 de junho...

No trabalho é só aparecer (avisar e tal) e pronto?

Como é que se processa do lado da Segurança Social?Tenho de avisar alguma coisa ou a minha entidade patronal/contabilista é que tratam disso?

Foi-me dito que seria melhor dar conhecimento eu pessoalmente à S. Social, será que ganho alguma coisa com isso?

Gostava de poder ter ajuda de alguém que já tenha sucedido esta situação de regressar ao trabalho, estando ainda em período de baixa...

Obrigado!

Apenas tens que ir a Segurança Social informar que vais interromper a baixa e o dia a partir do qual o vais fazer

Apenas tens que ir a Segurança Social informar que vais interromper a baixa e o dia a partir do qual o vais fazer

Mas é mesmo necessário fazer isso? Quer dizer, não estou a tentar me safar de lá ir, mas é obrigatório fazer isso?

É que me foi informado que é a minha entidade patronal que faz isso (outras pessoas disseram-me que se avisar eu, depois é "melhor")...

Já agora, alguém sabe-me dizer a que horas abrem as Seguranças Sociais por norma?

Disseram-me que era as 9H00!Confirma-se?

Também me disseram que tenho de ir para lá mesmo muito cedo senão não me safo...

Voltar
Superior