Topico das bicicletas

Eu percebo porque é que há bicicletas de 100€ e de 1000€. Tal como percebo que há carros de 15000€ e de 150000€.

O que eu quero comprar não é uma excelente bicicleta, é assim a modos que o "Toyota Yaris das bicicletas", se é que me faço entender.

A Sram é uma marca, tal como a Shimano, que Têm várias gamas de material.
A mais usual é a shimano e por ordem crescente é:
- S/Tourney
- Acera
- Alivio
- Deore
- LX
- XT
- XTR

Com o que pensas gastar dificilmente consegues chegar à gama Alívio.

Tenta uma bicicleta de 24 velocidades, com o desviador de trás Acera. À frente é menos importante.

E dentro das SRAM há alguma gama que valha a pena ou são para esquecer e "agarro-me" às Shimano?

Aqui vai a minha bike, 180€
2003709650174839847_rs.jpg

mudei o pneu de trás de 1.95 para 2.10, RWD style, tem mais "grip", o que é bom para as subidas, anda menos mas rende

não é uma grande bike, mas pelo preço até estou satisfeito, já levou grandes esfregas, basicamente tem feito percusos com uma mondraker.

Está quase a fazer 1 ano, não sei quando mas vai levar uns travões de disco e tá a precisar de ser apertado o prato, alguma ideia de como?

Noutro dia um amigo meu só queria gastar 150€ numa bike.

E depois de muito falarmos e vermos, encontrámos na SportZone uma Trek que estava em promoção por 320€.

Já com travões disco mecânicos.

Se isso é o mínimo...?

Eu para mim, não comprava pois já andei com muitos amigos com imensas conversas sobre o assunto e parece-me que para uma hardtail, o equilíbrio começa nos 800€.

E depois um gajo começa a fazer caminhadas de 50km e aí é que se começam a ver as diferenças...

A sram não é melhor nem pior, é outra marca.
As melhores são as X0 e as mais fracas são as X9, acho eu. Sram só tenho a cassete e a corrente, por isso não tenho grande experiência.
Mas viste alguma bike com Sram por esses preços? É pouco frequente...

mudei o pneu de trás de 1.95 para 2.10, RWD style, tem mais "grip", o que é bom para as subidas, anda menos mas rende

não é uma grande bike, mas pelo preço até estou satisfeito, já levou grandes esfregas, basicamente tem feito percusos com uma mondraker.

Está quase a fazer 1 ano, não sei quando mas vai levar uns travões de disco e tá a precisar de ser apertado o prato, alguma ideia de como?

Posso ser chato? :o

Podes explicar os termos a bold? Eu estou a tentar apanhar o "feeling" à coisa e fico abananado...

Já agora, por esse preço, onde compraste e que punhos/mudanças tem?

Vieste na hora certa [:D]
Acho que é mais um exemplo do que eu dizia.

Estás a chamar prato aos carretos da frente, é isso??
Se for isso tenta apertar com uma chave indicada (se não tens vai à oficina).
Desejo-te muita sorte (cá pra mim, agora que ninguém ouve, acho que isso já deu o que tinha a dar).

A sram não é melhor nem pior, é outra marca.
As melhores são as X0 e as mais fracas são as X9, acho eu. Sram só tenho a cassete e a corrente, por isso não tenho grande experiência.
Mas viste alguma bike com Sram por esses preços? É pouco frequente...

Dentro do mesmo género, vejo as bikes c/ SRAM normalmente um bocado mais baratas que as bikes c/ Shimano.

É má ideia misturar marcas? Já tenho visto, por exemplo, esticador shimano com punhos SRAM. Isso resulta bem em termos de afinação ou é um quebra-cabeças?

Clio II, vê esta

Não ligues ao preço, é só para te dar um exemplo daquilo que eu acho que deves procurar e com o que deves contar, por cerca de 250€.
Abaixo disto, esquece.
Se fores por exemplo para a Astro, com os 250€ consegues uma bike pareceida a esta.

Posso ser chato? :o

Podes explicar os termos a bold? Eu estou a tentar apanhar o "feeling" à coisa e fico abananado...

Já agora, por esse preço, onde compraste e que punhos/mudanças tem?

na boa

1.95, 2.10 é como a largura do pneu, é como 165, 185, etc nos carros
é pus um mais largo atrás para não patinar quando estou a subir

mondraker, pelos menos a que estava a falar, é uma bike cara, assim para cima de 700€

prato é o que o 100do disse, o carreto da frente

K_pt, esse é o problema mais frequente nas bikes baratas. Acabam por moer as roscas e deixam de dar aperto. Pura falta de qualidade do material.

Cada vez mais me convenço que nas bikes a qualidade varia muito mais do que num carro.
quando falamos em quadros de 1,5kg que aguentam com 100kg em cima e ainda as pancadas todas que levam, percebe-se logo que ali há qualidade.

Vieste na hora certa [:D]
Acho que é mais um exemplo do que eu dizia.

Estás a chamar prato aos carretos da frente, é isso??
Se for isso tenta apertar com uma chave indicada (se não tens vai à oficina).
Desejo-te muita sorte (cá pra mim, agora que ninguém ouve, acho que isso já deu o que tinha a dar).

enganas-te, já deu mais do que eu pensava, como tinha dito vai fazer um ano e com uma media de 1 volta (vá lá, 25kms) por semana, vá tirando 10 semanas, 44 * 25 kms = 1100 aproximadamente, esta do prato solto é recente

eu até podia ter largado 400€ por uma bike, mas eu não queria gastar muito dinheiro no momento mas depois ir fazendo uns upgrades, o proximo será os travões

Depois, neste mundo do btt, acho um absurdo estar a pagar mais para ter menos peso, faz-me lembrar aquele episódio do Top Gear sobre o NSX-R em que meteram seda na manete de mudanças para poupar 10gramas .... ridículo [:D]

É má ideia misturar marcas? Já tenho visto, por exemplo, desviador shimano com punhos SRAM ou vice-versa. Isso resulta bem em termos de afinação ou é um quebra-cabeças?

Se me pudessem esclarecer esta questão, agradecia... :o

Depois, neste mundo do btt, acho um absurdo estar a pagar mais para ter menos peso, faz-me lembrar aquele episódio do Top Gear sobre o NSX-R em que meteram seda na manete de mudanças para poupar 10gramas .... ridículo [:D]

Era para guiar nú, em jejum, de unhas feitas, barba cortada, e depois de ir ao trono logo pela manhã... [:D]

Apresento as minhas:

A primeira que tive (comprada num hiper, por 410€):
imagem001wc6.jpg

A que comprei para a minha mulher (Astro, 250€):
imagem006ha5.jpg

E a minha actual companheira (Trek 6500, custa cerca de 800€):
imagem011ho5.jpg

Cada um com a sua ideia [;)] e principalmente, com o uso que lhe dá.

Pois eu acho a minha fraca para o que faço. Depende muito, às vezes ando 20km, às vezes ando 70, depende.
Raramente ando em estrada e ela papa tudo o que lhe aparece à frente. Geralmente ando por sitios que não conheço e quando vou sozinho tenho sempre surpresas. Não gosto de voltar atrás [:D]
Se pudess€ comprava uma suspensão total. Esta tem pouco mais de meio ano e 1000 e poucos km. Já avariou, já vouou, já caiu, etc. Foi para isso que a comprei [:D] [:D]

Bem, está a chegar a hora de ir de fim de semana e este promete.
Sábado e domingo é dia de ir para a lama.
Divirtam-se que eu também vou fazer por isso.
Bom fim de semana.

Pelo que vejo, o teu quadro não tem os apoios para disco, nem a suspensão, e se os cubos não derem é mais uma despesa, por norma, quando se faz as contas a suspensão, quadro, rodas (ou apenas os cubos) mais os travões, optam sempre por uma nova bike, pois compensa mais.

Cuidado ao juntar sram com shimano, em certas gamas não são muito compativeis, mas em entrada de gama julgo não haver problemas.

Já tentas-te dar um salto a lojas de especialidade? Aproveita agora que vem ai os modelos de 2008 e as de 2007 estão em promoção, boa compra e qualquer coisa dispoe,

Abraço[kiss]

Ps: k_pt a chave para apertares a pedaleira ou os pratos é uma sextavada(Deve ser assim que se escreve)

Última edição:
Voltar
Superior