Topico das bicicletas

Olá a todos.

Tenho andado a pesquisar informação mas tenho visto que há aqui uns entendidos e gostava de pedir uma opinião:

Quero comprar uma montada nova para dar passeios aos fins de semana, misto entre terra e alcatrão, nada de muito hardcore, talvez uns maiores no Verão. De qq maneira quero alguma coisa que me dê para evoluir e para manter durante um tempo, o orçamento são 500€.

Estive a experimentar uma hardrock pro Disc de 2005 e pareceu-me bem porreira, o que acham? Vale a pena esperar pela de 2008? Compro a de 2007? Acham que os pneus são adequados ao uso que vou dar?

Existe algum fórum maisl apropriado a estas questões?

Obrigado

A hardrock pro Disc de 2007 (e talvez a de 2006 - promoção) é mais cara que a versão de 2008 porque tem equipamento melhor. Se conseguires comprar a de 2007 ao preço da de 2008 será um bom negócio. Mas isso será à volta de 600€.

Originalmente Colocado por ClioII

Queria comprar uma bike para umas voltinhas, nada de desportos radicais tipo Downhill ou semelhantes.

A minha ideia:

- Quadro em alumínio (para n ser muito cansativo)
- Suspensão não é obrigatória, mas a existir seria apenas na roda da frente
- Travões em "V" bastam
- Punhos e mudanças de qualidade (Shimano ou semelhante, é chato e perigoso mudanças a saltar ou travões "tipo esponja")
- Orçamento entre 150€ e 175€.

Isto é realista dentro do orçamento? Bons locais, em Aveiro ou Gaia (ou arredores destas duas)?

Esticando o orçamento bem para lá do que queria consigo esta por 250€ (mais barata q no site).

http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-2-6900383/

Que me dizem?

Ainda não consegui ver todas as características, mas pareceu-me que as mudanças são acera, de 24.
Se assim for, por 250€ parece-me um bom negócio, se for nova, claro [;)]

Chegaste a ligar para a iberciclo?

Ainda não. A ver se o faço hoje. Quiz primeiro dar uma voltinha pelas lojas a ver o que se pode esperar dentro de uma dada gama.

Acho que o desviador traseiro é Acera, o da frente SIS e os punhos EZ fire, tudo Shimano. Via-a ontem mas já n me lembro dos pormenores.

Já n me lembor é da marca da suspensão frontal...

A suspensão da frente acho que é uma RST capa. É do mais fraquito que há, mas com esse dinheiro é o que consegues. Eu gastei 3 vezes mais e é pouco melhor.
As mudanças não estão más e são iguais às que tenho na Astro. Funcionam bem. Já os punhos, não estou a ver como é que são os EZ fire... São de rodar? Isso é uma porcaria. O ideal era que fossem rapid fire. Estes têm 2 botões, um para subir mudanças e outro para descer. Os meus são alivio rapid fire e acho que só há a partir de alivio. No entanto, isso resolve-se com mais 20 ou 30€.
Como te disse, parece-me porreira mas acredito que numa Astro consigas um pouco melhor.
Para além disso o quadro Astro é muito mais bonito e já deu provas de que é super resistente (esse não sei).

Para teres uma ideia, no ano passado houve um passeio no Fundão com cerca de 50 participantes. Desses, cerca de metade tinham bicicletas Astro [:D] [:D]

O único problema é que dessas houve 2 ou 3 que partiram um parafuso do espigão do selim (acontece quando só têm 1, o normal seria terem 2. Mas um espigão custa a partir de 5€.[kiss]

A suspensão da frente acho que é uma RST capa. É do mais fraquito que há, mas com esse dinheiro é o que consegues. Eu gastei 3 vezes mais e é pouco melhor.
As mudanças não estão más e são iguais às que tenho na Astro. Funcionam bem. Já os punhos, não estou a ver como é que são os EZ fire... São de rodar? Isso é uma porcaria. O ideal era que fossem rapid fire. Estes têm 2 botões, um para subir mudanças e outro para descer. Os meus são alivio rapid fire e acho que só há a partir de alivio. No entanto, isso resolve-se com mais 20 ou 30€.
Como te disse, parece-me porreira mas acredito que numa Astro consigas um pouco melhor.
Para além disso o quadro Astro é muito mais bonito e já deu provas de que é super resistente (esse não sei).

Para teres uma ideia, no ano passado houve um passeio no Fundão com cerca de 50 participantes. Desses, cerca de metade tinham bicicletas Astro [:D] [:D]

O único problema é que dessas houve 2 ou 3 que partiram um parafuso do espigão do selim (acontece quando só têm 1, o normal seria terem 2. Mas um espigão custa a partir de 5€.[kiss]

Não, a suspensão era de outra marca que eu n me consigo lembrar mas n era essa. Se chutares aí umas quantas marcas eu acho que reconheço (tou a tentar buscar na net mas n chego lá sozinho).

As mudanças são de botões: um para subir e outro para descer.

Tenho de ver as tais Astro.

Outro motivo pelo qual eu queria uma bicicleta barata: a maior parte das vezes que eu a usar vai servir como meio de transporte, não como lazer ou desporto.

Significa isso que vou trabalhar e ela fica amarrada a um poste, ao sol ou à chuva, durante 10h seguidas, sem vigilância.

Ou então vou a uma loja e ela fica cá fora na mesma. E eu já fiquei sem uma bicicleta que a "gamaram" do poste... :(

Se têm 2 botões, são porreiras.
Suspensões... há tanta marca!!! Mas cá vai: RockShox, manitou, Zoom, FOX não é de certeza [:D] ...
Pelo que vi na net pareceu-me que tem RST.

Isso complica tudo :(
Depende dos sítios. Estás em Aveiro, certo? Há por aí muitos roubos? Se fosse em Lisboa eu nem uma bike de 50€ deixava assim. No Fundão, se tivesse que fazer isso, usava uma velha para isso e tinha outra para o desporto.
Se apanhas o vicio, daqui por um ano gastas o dinheiro todo numa bike a sério [:)]

Se têm 2 botões, são porreiras.
Suspensões... há tanta marca!!! Mas cá vai: RockShox, manitou, Zoom, FOX não é de certeza [:D] ...
Pelo que vi na net pareceu-me que tem RST.

Nope, nope, nope... Qualquer coisa com 2 "nn" e um "i" ou "y", tipo "Thynner" (não é, mas é o que me vem à cabeça...)

A suspensão é uma Rockrider. É da decatlon. Muito fraquinha....
Uma das alterações que mandei fazer na Astro (antes da compra) foi a suspensão. Tinha uma RST capa e meti uma da mesma marca mas já é regulável, e aumentei para 100 mm. Claro que é fraca, mas para o preço foi bom.

A suspensão é uma Rockrider. É da decatlon. Muito fraquinha....
Uma das alterações que mandei fazer na Astro (antes da compra) foi a suspensão. Tinha uma RST capa e meti uma da mesma marca mas já é regulável, e aumentei para 100 mm. Claro que é fraca, mas para o preço foi bom.

Se eu não me engano a marca é "spinner" e acho que é ajustável (seja lá isso o que for). Faz assim tanta diferença para andar em estradas de paralelo ou alcatrão?

E suspensões Suntour, como algumas Berg, valem alguma coisa?

ClioII, se quizeres passa pelo fórum www.forumbtt.net. Não olhes muito aos preços para não te assustares. Por lá o pessoal gasta o dobro disso numas rodas, ou numa suspensão.
No entanto, pode ser que lá encontres alguma coisa que te agrade nos usados. Numa pesquisa rápida encontrei isto.
É raro aparecerem assim baratas mas pode ser que tenhas sorte. Para além disso, podes encontrar por lá colegas do pedal da tua zona.
Boa sorte.

Se eu não me engano a marca é "spinner" e acho que é ajustável (seja lá isso o que for). Faz assim tanta diferença para andar em estradas de paralelo ou alcatrão?

E suspensões Suntour, como algumas Berg, valem alguma coisa?
A Suntour é uma marca razoável mas tal como a maioria tem dos 30 aos 600€, ou coisa parecida.
Não te preocupes muito com a suspensão. Se for regulável já é bom.
Regulável significa que a podes meter mais dura ou mais suave (ou não, nessas baratas nem notas a diferença [:D] ).

ClioII, se quizeres passa pelo fórum www.forumbtt.net. Não olhes muito aos preços para não te assustares. Por lá o pessoal gasta o dobro disso numas rodas, ou numa suspensão.
No entanto, pode ser que lá encontres alguma coisa que te agrade nos usados. Numa pesquisa rápida encontrei isto.
É raro aparecerem assim baratas mas pode ser que tenhas sorte. Para além disso, podes encontrar por lá colegas do pedal da tua zona.
Boa sorte.

Já andei a vasculhar esse fórum aqui há tempos. De facto assustei-me com os valores. Era só gajos a discutir que uma suspensão de 500€ era uma porcaria e que uma de 700€ é q era fixe. Eu, por menos de 500€, quero 4 amortecedores novos no meu carro e com montagem incluída! [:)] [:)]

Realmente, parece-me q o mercado das peças BTT está muito inflaccionado... Como te digo, não é este o meu campeonato, a bicicleta á mais para transporte do que para lazer...

Se for para andares em estrada e paralelos essa 5.2 por 250€ é excelente negócio.

Tenho uma (que só lhe resta o quadro de origem) e é uma excelente bike.

O equipamento dela é:
Desviador F/T: Shimano C050/Altus (8v)
Manipulos: Shimano ST-EF50
Pedaleira: SR Suntour XCC 302 (se não estou em erro)
Rodas: Rigida Sphinx parede dupla
Selim: Selle Royal Viper
Suspensão: Spinner grind 1 70mm

Se for para uma utilização soft é mais que suficiente.

A minha andou com o equipamento de origem por montes e vales e há pessoal aqui no forum que pode confirmar que não a poupei nem um bocadinho. Só fui fazendo upgrades ao material que ia morrendo e por uma questão de segurança e oportunidades de negócio, e porque o abuso começou a ser bastante. Mas em relação ao quadro é muito resistente.

Se conseguires nova por 250€ avança que não fica mal servido.

Se for para andares em estrada e paralelos essa 5.2 por 250€ é excelente negócio.

Tenho uma (que só lhe resta o quadro de origem) e é uma excelente bike.

O equipamento dela é:
Desviador F/T: Shimano C050/Altus (8v)
Manipulos: Shimano ST-EF50
Pedaleira: SR Suntour XCC 302 (se não estou em erro)
Rodas: Rigida Sphinx parede dupla
Selim: Selle Royal Viper
Suspensão: Spinner grind 1 70mm

Se for para uma utilização soft é mais que suficiente.

A minha andou com o equipamento de origem por montes e vales e há pessoal aqui no forum que pode confirmar que não a poupei nem um bocadinho. Só fui fazendo upgrades ao material que ia morrendo e por uma questão de segurança e oportunidades de negócio, e porque o abuso começou a ser bastante. Mas em relação ao quadro é muito resistente.

Se conseguires nova por 250€ avança que não fica mal servido.

Obrigado pelo input. A ver se amanhã é minha... [;)]

E quanto a capacetes?

A maior parte deles tem umas formas e umas cores bizarras que, com eles colocados, parece que saímos do filme dos "Transformers"! [:)]

Um tipo olha para aquilo e parecem todos iguais: uma armação rígida por fora de "plástico" (espero que seja algo mais resistente) e corpo interior de "esferovite" com umas "esponjinhas" para assentar melhor.

O que devo procurar e evitar?

Não te esqueças das calças de licra [:D]
Quanto a capacetes não te sei ajudar.
Comprei um dos mais baratos quando comprei a primeira bike e como ainda não bati com ele apr:) , não sei se é bom.
Há diferenças no conforto, mas isso é uma questão de experimentares.

O formato são todos mais ou menos idênticos. Quanto a cores variam muito.

Algo que destingue muito os capacetes são as entradas e saídas de ar, e promenores como por exemplo, esponja para evitar que o suor escorra para os olhos, dispositivo de aperto e ajuste, etc...

Além óbviamente da qualidade da estrutura...

Voltar
Superior