Topico das bicicletas

Olá,

Estou a pensar em comprar um boa bicicleta de passeio.

Tenho muitas dúvidas e se calhar algumas ideias erradas preconcebidas.

Tenho a ideia que um quadro (bastante) leve ajuda, que com suspensão é mais confortável (característica que procuro, é de passeio...) e que se for travões de disco melhor (ou não?!).
Já andei a espreitar as Scott e Specialized, que outras marcas boas recomendam? Nã tenho price range definido, mas algo entre os 500/700€... se valer muito a pena pode ser mais.

Já agora que tamanho de roda? Tenho 1,80m

Como exemplo, estive a ver esta: SPECIALIZED WORK 2 | Bicicletas | Bicicletas 2013 | Utilitrias | Fitness \ Passeio | MoveFree Lojas de bicicletas Specialized, Scott e BMC

e depois esta:

SPECIALIZED CROSSOVER ELITE DISC | Bicicletas | Bicicletas 2013 | Utilitrias | Fitness \ Passeio | MoveFree Lojas de bicicletas Specialized, Scott e BMC

Obrigado desde já pela ajuda [;)]
Eu tenho Specialized em várias versões (Passeio, DH e Enduro).

Agora tu é que tens de dizer o que queres fazer. Descer a Serra da Arrábida, passear na marginal ou andares pelos caminhos da Comporta.

Com travão de disco é bem melhor na minha opinião, em relação ao quadro, se for leve (aço carbono) é a melhor opção para montanha e para fazeres sprints e andares a alta velocidade, se for para dar umas voltinhas, passeares etc fica-te pelo quadro de alumínio que é mais pesado.

Em relação à altura, penso que deverá ser 29? Não tou muito ciente em relação a isso, mas daqui um bocado já aparece aí o pessoal da BTT que te dá opinião.

E dessas duas bicicletas que postaste aí gostei bastante da 1ª :D
pois!

a 1ª parece-me porreira e o quadro é do o A1 em alumínio que é o mesmo que a 2ª.

Marca Globe parece-me uma sub-marca (mais barata) da Specialized, mas parece porreira sim.

a 2ª é mais evoluída, mas custa quase o dobro e para o uso que vou dar, não sei se compensa o preço adicional.

Eu tenho Specialized em várias versões (Passeio, DH e Enduro).

Agora tu é que tens de dizer o que queres fazer. Descer a Serra da Arrábida, passear na marginal ou andares pelos caminhos da Comporta.
descer a serra da arrábida? LOL só se fosse em alcatrão... e só descer, a subir tem de ser de carro, mota, etc... qualquer coisa motorizada [:D]

é passeio em asfalto e sem grande correrias, a ideia é fazer exercício e se gostar (à partida sim, sempre gostei de andar de bicicleta)

tem de ser versátil e confortável: posição de condução, selim e conjunto suspensão/pneu.

alguém sabe como afinar as mudanças ? ou algum sitio aqui em Lisboa que o faça, não muito caro...é que aquilo não passa da mudança 9, e a subir custa um pouco. e a manete de mudar é daquelas "novas" que tem 2 botões e não entendo nada daquilo.

descer a serra da arrábida? LOL só se fosse em alcatrão... e só descer, a subir tem de ser de carro, mota, etc... qualquer coisa motorizada [:D]

é passeio em asfalto e sem grande correrias, a ideia é fazer exercício e se gostar (à partida sim, sempre gostei de andar de bicicleta)

tem de ser versátil e confortável: posição de condução, selim e conjunto suspensão/pneu.

O selim recomenda que tenha, sob pena de se tornar desconfortável.

Ou seja podes optar por andar sem selim em vez de ires com os pés presos, no fundo vais encaixado na mesma, mas para mim não dava. :sh)

Ou seja podes optar por andar sem selim em vez de ires com os pés presos, no fundo vais encaixado na mesma, mas para mim não dava. :sh)

Tu és rato...!! [:D] [:D]

és esquisito, algumas gostam de andar sem selim...

pessoalmente também não dá, pelo o que vou optar pelo extra selim

alguém sabe como afinar as mudanças ? ou algum sitio aqui em Lisboa que o faça, não muito caro...é que aquilo não passa da mudança 9, e a subir custa um pouco. e a manete de mudar é daquelas "novas" que tem 2 botões e não entendo nada daquilo.

Quantas mudanças tem? 10?

Se o teu nível de conhecimento ainda é limitado, o melhor mesmo é ires a uma loja de bicicletas.

Quantas mudanças tem? 10?

Se o teu nível de conhecimento ainda é limitado, o melhor mesmo é ires a uma loja de bicicletas.
9x3, eu carrego no botão para mudar, mas a verdade é que aquilo não mexe nem um bocado, desconfio que esteja avariado.
O cabo tem de ser puxado no primeiro carreto ou no ultimo?

9x3, eu carrego no botão para mudar, mas a verdade é que aquilo não mexe nem um bocado, desconfio que esteja avariado.

para afinares, deves colocar a corrente do carreto pequeno e tentar preder o cabo (atrás) que pouca tensão. há depois um sem fim (na sram só à frente, na shimano à frente e atrás) que usas para ajustar a tensão do cabo.
se o desviador for invertido, então inicias o processo na posição de descanso, que neste caso é no carreto maior.
se não percebeste nada do que escrevi, então leva-a a uma oficina. não é caro.
podes sempre ir a decathlon (costumam ser competentes) e sportzone (ai a competência... mas para afinar mudanças deve chegar), mas não são baratos.
passa por uma casa de bikes e pergunta o preço.

e se depois gostasses de fazer aquele trilho fantástico que uma vez te mostraram?
tens a certeza que queres fazer ciclovias? é que é uma seca tremenda, e o exercício físico é muito limitado.
se não tiveres limitações físicas, em pensaria em voos mais altos (e não estou a falar de preços...)

Ou simplesmente não há corrente suficiente ou pior, o desviador não suporta tal desvio.

Com travão de disco é bem melhor na minha opinião, em relação ao quadro, se for leve (aço carbono) é a melhor opção para montanha e para fazeres sprints e andares a alta velocidade, se for para dar umas voltinhas, passeares etc fica-te pelo quadro de alumínio que é mais pesado.

Em relação à altura, penso que deverá ser 29? Não tou muito ciente em relação a isso, mas daqui um bocado já aparece aí o pessoal da BTT que te dá opinião.

E dessas duas bicicletas que postaste aí gostei bastante da 1ª :D

o tamanho da roda, no btt, não depende da estatura do bttista. um fulano com 1m65 pode andar numa 29" tal como um de 1m90 pode andar numa 26"

entre travões de disco mecânicos e uns bons v-brakes, eu preferiria estes últimos.

e se depois gostasses de fazer aquele trilho fantástico que uma vez te mostraram?
tens a certeza que queres fazer ciclovias? é que é uma seca tremenda, e o exercício físico é muito limitado.
se não tiveres limitações físicas, em pensaria em voos mais altos (e não estou a falar de preços...)

parece-me uma boa observação, por isso estou a considerar algo mais híbrido, mesmo assim a utilização será na maioria em estrada ou estradões de terra batida (ir para a praia por ex)
estive a ver esta: Specialized Bicycle Components

ando com tendência para esta marca, mas também estive a ver as Scott mas não há tanta oferta nas bicicletas de passeio (híbridas).

d5d790fdaeaaca11.jpg

muito linda,só falta o cesto!

4c1ab6c520969846c2ab79fdd0c2e110.jpg

[:)][:)]

estou um tanto ou quanto perdido... por este preço compras uma btt com componentes bem melhores que também serve para estradões...

Se é só para andar no passeio e em estrada eu dispensava coisas como os travões de disco.

Uns bons v-brake servem perfeitamente para uns passeios.[;)]

Eu gosto muito da work2, embora o preço me parece excessivo para o que oferece. Dá uma olhadela nos preços da Decathlon que têm imensa oferta e de modelos muito distintos.

Last edited:
d5d790fdaeaaca11.jpg

muito linda,só falta o cesto!

4c1ab6c520969846c2ab79fdd0c2e110.jpg

[:)][:)]

não me lixes já passei a fase dos guarda-lamas (um começo)[:)]

já ando nas fitness/sport... dizem eles (Giant, Trek, etc) que dá para cidade e uns passeios light BTT [;)]

ando a ver as Cannondale, Trek etc.
mas amanhã vou ao decathlon

estou um tanto ou quanto perdido... por este preço compras uma btt com componentes bem melhores que também serve para estradões...
as BTT, e posso estar enganado, não são o cúmulo do conforto em passeio, pelo menos não foram feitos para esse fim: pneus e posição de condução.

Back