Topico das bicicletas

Comprei 2 bicicletas no continente no ano passado.

Basicamente precisava das biclas para dar umas voltas curtinhas, e não precisava de nada especial dado que a minha boa bicla estava e está noutro local.

Tive a sorte de me saír um desconto de 50% de desconto em bicicletas no continente.

Comprei ambas por cerca de 190€.

A de homem era fraquita a nivel de materiais e acabamentos apesar do equipamento shimano. Guiador despreendeu-se e tive que comprar uma chave para o apertar e até um pedal caiu, esta parte resolvida na garantia.

A de senhora era mto bonita e com excelente rolar, mas o assento era brutalmente desconfortável.

Decidi vendê-las para não ter que as transportar em face de mundança para casa longinqua.

A parte boa é que as vendi a preço de custo (já com o desconto de 50%). Um bom negócio para vendedor e comprador.[:D]

Eu á uns anos comprei uma rockrider 6.0 fs e andei uns tempos com aquilo, nunca deu problemas, já andou no mato, terra batida, escarpas, o peso da bicicleta não me incomoda, pois antes cheguei a andar com bicicletas muito mais pesadas e com pneus muito mais largos.
Até acho uma vantagem alguem habituado a puxar pesado aguenta qualquer coisa e consegue surpreender o clube dos (pipis).

Gosto da bicicleta, mas após estudar algumas opiniões sobre a mesma, há quem diga que não presta para nada, como há quem diga que ficava melhor sem suspensão traseira.
E realmente, testei a bicicleta sem amortecedor e aquilo transforma-a completamente.
Na altura substituí o amortecedor por uma barra de aço, agora voltei a montar o amortecedor e estou a pensar meter uma mola mais rigida.
No entanto o mais certo é mandar fazer uma peça em aço e mantê-la assim.

É igual a esta, tambem é vermelha, mas sem reflectores.
124084d1406555644-topico-das-bicicletas-images.jpg

Conhecem alguma peça feita pela marca ou não que substitua o amortecedor.
Sei que há amortecedores que travam o curso, mas neste caso acabava por ser uma inutilidade, pois a intenção é mesmo tornar a fs em apenas suspensão frontal.

Outra coisa que penso mudar é a côr, mas a pintura de origem ainda está boa, tem só um risco pequeno, que mal se nota no berço do cubo dos pedais.
Qualquer dia com um spray faço-lhe uma surpresa... lol

Ps: chamo clube dos pipis, a alguns grupos que só usam bicicletas de marca xpto com custos de aquisição milionários ou perto disso... lol

Attachments

• images.jpg
    images.jpg
    8.8 KB · Views: 0
Ps: chamo clube dos pipis, a alguns grupos que só usam bicicletas de marca xpto com custos de aquisição milionários ou perto disso... lol

E depois discutem a perda de gramas de peso na bicicleta, quando se fossem ao WC perdiam bem mais..

Mas quanto ao assunto anterior, o problema é regra geral desses mesmos ciclistas pipis que ocupam a faixa toda, mas regra geral sao os mesmos que de carro possuem comportamento identicos...

Se consegues ter um acidente com uma bicicleta, muito provavelmente o culpado és tu. Raros sao os acidentes provocados por estas (se o ciclista em causa nao for um total idiota ou nao perder os travoes numa descida)

Se...se, se...

A possibilidade de haver um acidente provocado por uma bicicleta é bem REAL. E basta dar o exemplo dos sinais vermelhos por exemplo.

* O seguro paga os teus danos e os do ciclista, tu pagas o agravamento. É melhor que a situação atual. Se um nómada vier de bicicleta de encontro ao teu carro e tiveres um acidente que o mande para a sucata, achas que vais receber alguma coisa? (1) A responsabilidade continua a ser de quem causou o acidente. (2) O ciclista é sempre o elo mais fraco. Não me passa pela cabeça atirar-me para a frente de um carro só porque sei que o seguro me vai pagar a hospitalização ou o funeral. Isto é uma questão de opinião. A minha é esta. Estará certa ou errada consoante o ponto de vista. A questão do seguro para ciclistas será sempre complicado, principalmente com miúdos. Se tiver que contribuir com um pequeno aumento do seguro dos meus carros para haver cobertura dos ciclistas - nos quais quase todos nos incluímos, não tenho nada a opôr. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/5444-topico-das-bicicletas-32.html#sthash.0cWgH9KM.dpuf

Mas eu não quero pagar por mim e pela m*rda que os outros fazem. Consegues perceber o conceito? Consegues perceber que quem conduz de carro não tem de pagar as "actividade" de outrém na estrada? Consegues perceber que facilmente se pode adjectivar estas ideias de roubo, exploração e parasitagem?

Actualmente havendo um acidente da responsabilidade do ciclista tens direito a ser ressarcido em sede própria, como aliás sempre aconteceu.

Uma responsabilidade sem o onús dela vale zero...e não me venham com a tanga das mazelas

O facto de o ciclista ser o elo mais fraco não impede DE TODO os comportamentos de alguns na estrada como se vê no dia a dia, o que faria sem qualquer responsabilização, em caso de acidente (seja ele leve ou grave).

Por isso vocês não vêem problema, mas eu vejo, já pago muita coisa para muito marmanjo mamar. Não preciso agora de pagar a desresponsabilização de um condutor de um veículo.

Como ciclista e contra o seguro obrigatório em bicicletas, vejo nesta posição/visão oficial, razão para mudar a minha opinião e prefiro apoiar a posição do ACP com o seguro obrigatório para bicicletas (E tenho duas que circulam!).

Last edited:
Por falarem em acidentes de bicicletas ou com bicicletas...

Eu era ainda puto fui atropelado por uma gaja que conduzia como um morcego num mercedes... lol
Estava nevoeiro, a tipa vem disparada numa descida, eu na berma a pedalar na minha pasteleira acabado de sair da escola, a gaja não sei se estava a ver bem ou que raio de manobra fez, deu-me uma passa que fiquei encavalitado em cima do capô do carro dela e só saí quando ela travou, fui cuspido para o chão, a minha sorte é que sempre tive bons ossos e á conta disso amarrotei-lhe o capô todo, mas a vaca destruiu completamente a minha bicicleta.
Eu fui para casa com o esqueleto todo torcido e umas esfoladelas e a arrastar a bicicleta com as rodas feitas num oito...
E ela simplesmente meteu-se dentro do carro e pirou-se.
Nem pediu dados para reparar a bicicleta, nem nada, ala que se faz tarde... lol

Se...se, se...

A possibilidade de haver um acidente provocado por uma bicicleta é bem REAL. E basta dar o exemplo dos sinais vermelhos por exemplo.

Mas eu não quero pagar por mim e pela m*rda que os outros fazem. Consegues perceber o conceito? Consegues perceber que quem conduz de carro não tem de pagar as "actividade" de outrém na estrada? Consegues perceber que facilmente se pode adjectivar estas ideias de roubo, exploração e parasitagem?

Actualmente havendo um acidente da responsabilidade do ciclista tens direito a ser ressarcido em sede própria, como aliás sempre aconteceu.

Uma responsabilidade sem o onús dela vale zero...e não me venham com a tanga das mazelas

O facto de o ciclista ser o elo mais fraco não impede DE TODO os comportamentos de alguns na estrada como se vê no dia a dia, o que faria sem qualquer responsabilização, em caso de acidente (seja ele leve ou grave).

Por isso vocês não vêem problema, mas eu vejo, já pago muita coisa para muito marmanjo mamar. Não preciso agora de pagar a desresponsabilização de um condutor de um veículo.

Como ciclista e contra o seguro obrigatório em bicicletas, vejo nesta posição/visão oficial, razão para mudar a minha opinião e prefiro apoiar a posição do ACP com o seguro obrigatório para bicicletas (E tenho duas que circulam!).

É a tua opinião e percebo o teu ponto de vista. Outros terão opiniões diferentes, percebes?

É a tua opinião e percebo o teu ponto de vista. Outros terão opiniões diferentes, percebes?

Aquele presépio que li no JN não é uma opinião é uma verborreia que atropela literalmente o suposto estado de direito.

Porque se vamos para colocar o custo do onús da responsabilidade em quem não tem culpa, abre caminho a TUDO.

Olha lá pedi ali dinheiro emprestado e agora sem trabalho, nem rendimentos não tenho como pagar...tu e todos os cidadãos cumpridores agora devem assumir o não cumprimento de quem não tem trabalho, nem arranja. Afinal de contas somos o elo mais fraco da sociedade.

Que tal, parece-te bem? Achas uma lógica porreira? Achas que isto se pode sequer apelidar de uma opinião (na melhor das hipóteses)? Se sim tens bom remédio, acabou de entrar para a CPLP um regime porreiro compatível com esse tipo de "opinião".

EDIT: Vê se percebes a factualidade de pagar por algo de que não se tem culpa, papel activo, proveito ou benefício geral social!

Last edited:
Aquele presépio que li no JN não é uma opinião é uma verborreia que atropela literalmente o suposto estado de direito.

Porque se vamos para colocar o custo do onús da responsabilidade em quem não tem culpa, abre caminho a TUDO.

Olha lá pedi ali dinheiro emprestado e agora sem trabalho, nem rendimentos não tenho como pagar...tu e todos os cidadãos cumpridores agora devem assumir o não cumprimento de quem não tem trabalho, nem arranja. Afinal de contas somos o elo mais fraco da sociedade.

Que tal, parece-te bem? Achas uma lógica porreira? Achas que isto se pode sequer apelidar de uma opinião (na melhor das hipóteses)? Se sim tens bom remédio, acabou de entrar para a CPLP um regime porreiro compatível com esse tipo de "opinião".

EDIT: Vê se percebes a factualidade de pagar por algo de que não se tem culpa, papel activo, proveito ou benefício geral social!

Parece-me que nesse tipo de regimes é que só se aceita uma opinião e é o lugar ótimo para quem quer impedir os outros de ter opiniões diferentes.

Se consegues ter um acidente com uma bicicleta, muito provavelmente o culpado és tu. Raros sao os acidentes provocados por estas (se o ciclista em causa nao for um total idiota ou nao perder os travoes numa descida)
Mas estás a falar na terrinha ou em Lisboa? É que se n conheces a realidade na cidade nem vale a pena comentares... Vou diariamente de mota para o trabalho quantas vezes apanho os ciclistas atravessar os sinais vermelhos entre Entrecampos e o Marques, sim, já tive tive de travar para deixar o menino passar o sinal vermelho. Ora se tiver um acidente com uma bicicleta e for ao chão, partir uma perna e lixar a mota vou ainda ter o aumento do seguro. Quero que me expliquem porque? Neste momento em Lisboa é uma selvajaria, não há respeito nenhum pelas regras de trânsito por parte dos ciclistas...

Ha vida alem lisboa. E ha muita cidade que nao é terrinha...

Não conheço nenhuma cidade onde haja ciclistas que não passem vermelhos. Mesmo noutros países mais civilizados.

Portanto a culpa é quase exclusiva do automobilista em caso de acidente não pega e mesmo que fosse verdade, haveria sempre lugar ao raro acontecimento de o culpado ser o ciclista e o condutor da lata pagar por isso.

Concordo, mas no exemplo que dei achas que devia ter agravamento de seguro? Achas justo?
Sim ou não?

Segundo as "opiniões" de pessoas supostamente a favor dos princípios básicos da liberdade, parece que sim....

Obvio que nao deve existir agravamento, quando muito deve ser multado o ciclista por ter feito uma infracçao muito grave

Pessoalmente prefiro essa solução à do agravamento do seguro, embora ache qualquer delas melhor que a situação atual.

Até concordo com a medida de ser o seguro do carro a pagar nem que para isso o seguro dos carros sofra uma pequena subida para cobrir esse casos. Afinal quase toda a gente que tem carro também anda de bicicleta ou tem algum familiar - filhos ou pais - que anda de bicicleta. Essa era a forma de todos terem alguma proteção em caso de acidente.
O aumento do seguro mesmo sem culpa é uma forma dos seguros se protegem de fraudes. Imaginem o xico esperto que quer reparar uma mossa no carro a combinar com um amigo para se atirar para cima do carro com a bicicleta.

* O seguro paga os teus danos e os do ciclista, tu pagas o agravamento. É melhor que a situação atual. Se um nómada vier de bicicleta de encontro ao teu carro e tiveres um acidente que o mande para a sucata, achas que vais receber alguma coisa?
(1) A responsabilidade continua a ser de quem causou o acidente.
(2) O ciclista é sempre o elo mais fraco. Não me passa pela cabeça atirar-me para a frente de um carro só porque sei que o seguro me vai pagar a hospitalização ou o funeral.

Isto é uma questão de opinião. A minha é esta. Estará certa ou errada consoante o ponto de vista.
A questão do seguro para ciclistas será sempre complicado, principalmente com miúdos. Se tiver que contribuir com um pequeno aumento do seguro dos meus carros para haver cobertura dos ciclistas - nos quais quase todos nos incluímos, não tenho nada a opôr.

Pessoalmente prefiro essa solução à do agravamento do seguro, embora ache qualquer delas melhor que a situação atual.

Segundo as "opiniões" de pessoas supostamente a favor dos princípios básicos da liberdade, parece que sim....

Eu não disse que achava justo o agravamento repara que não está no parágrafo daquilo que disse concordar. Disse que o agravamento era uma forma de as seguradoras se protegerem das fraudes. Há outras formas. O que acho importante é que se altere a situação atual de forma a haver proteção para todos. Também acho que o responsável pelo acidente deve ser penalizado de alguma forma.

Eu não disse que achava justo o agravamento repara que não está no parágrafo daquilo que disse concordar. Disse que o agravamento era uma forma de as seguradoras se protegerem das fraudes. Há outras formas. O que acho importante é que se altere a situação atual de forma a haver proteção para todos. Também acho que o responsável pelo acidente deve ser penalizado de alguma forma.

Então se o problema está na situação actual e é para haver protecção jurídico-financeira para tudo o que tenha rodas, venham daí os seguros obrigatórios a tudo o que circula na estrada.
Agora andar com ideias peregrinas de imputar custos e responsabilidade de terceiros a um grupo de pessoas que nada tem haver com o problema, não é sequer hipótese de solução.

Falas muito em fraude contra seguros e por isso gostava de ver dados de acidentes que envolvam bicicletas e fraudes em PT. Além do mais se as próprias seguradoras não actuam, é porque não será um problema....parece-me é que poderia ser uma possibilidade alguém atirar uma bicicleta de 4/5mil € para a frente de um carro, para receber da companhia de seguros.

Alguém sabe qual a legislação referente a passagens para bicicletas?

É que nas passagens para peões os ciclistas caso queiram atravessar a passadeira têm de se apear caso contrário perdem prioridade na passadeira. E neste caso como é?

https://www.google.pt/maps/@38.6626...1e1!3m2!1sAUfOepKbpO53wD07QRriWg!2e0?hl=pt-PT

É a 1ª vez que vejo isto e fiquei na dúvida. Lá fora vê-se destas passadeiras em ciclovia (sobretudo em cruzamentos) mas obedecem a sinais de trânsito específicos:

https://www.google.pt/maps/@52.3628...1e1!3m2!1sdATCSGKwkENqVMX0iSvZNQ!2e0?hl=pt-PT

Então se o problema está na situação actual e é para haver protecção jurídico-financeira para tudo o que tenha rodas, venham daí os seguros obrigatórios a tudo o que circula na estrada.
Agora andar com ideias peregrinas de imputar custos e responsabilidade de terceiros a um grupo de pessoas que nada tem haver = a ver com o problema, não é sequer hipótese de solução. Aqui é que há ideias divergentes e cada um é livre de ter a sua enquanto vivermos num país democrático.

Falas muito em fraude contra seguros (só disse uma vez que essa solução se destinava a evitar fraudes e também disse que havia outras soluções, quanto a mim a melhor é penalizar o responsável pelo acidente) e por isso gostava de ver dados de acidentes que envolvam bicicletas e fraudes em PT. Além do mais se as próprias seguradoras não actuam , é porque não será um problema(atualmente não, mas se a lei mudar no sentido que sugerem poderá ser)....parece-me é que poderia ser uma possibilidade alguém atirar uma bicicleta de 4/5mil € para a frente de um carro, para receber da companhia de seguros. Tal como é uma realidade tantas fraudes com acidentes que se praticam por esse país fora.

......

Back