Topico das bicicletas

Pessoal, uma duvida, li que para se tirar a roda dianteira por exemplo, tinha de se fazer qualquer coisa nos travoes v-brake para que a roda pudesse sair... um dispositivo próprio... Onde se situa? Ou é preciso mesmo tirar os travoes? O cabo...

vbrake-overall.jpg

Obrigado,

Cump,
TM

Se a distância dos calços para o <s>raio</s> aro não for suficiente para dar a folga necessária para libertar o cabo do travão no sitio marcado como 1 na imagem, tens que desapertar o local marcado como 2 com uma chave sextavada

vbrakeoverall8oa.jpg

Obrigado, funcionou...

Tenho mais uma duvida, qual é a diferença entre pedais automaticos de rolamentos e pedais automaticos de esferas?

Cump,
TM

EDIT: Já agora, é preciso alguma chave especial para se desmontar e montar os pedais nos cranks?

Mudar os pedais é muito simples. Basta uma chave e desapertas os pedais dos cranks. É muito simples.

Cumprimentos,
Eurico Dias

Um chave inglesa serve. Estás a ver aquele sulco na tua primeira imagem? Tens outro do outro lado, é para poderes usar a chave aí. Depois é só desapertar (atenção que acho que de um dos lados desaperta-se em sentido contrario).

Cumps,
edias

citação:Originalmente colocada por edias

Um chave inglesa serve. Estás a ver aquele sulco na tua primeira imagem? Tens outro do outro lado, é para poderes usar a chave aí. Depois é só desapertar (atenção que acho que de um dos lados desaperta-se em sentido contrario).

Cumps,
edias

Ah.. ok obrigado.. é que ja tinha lido que há alguns pedais à base de esferas e quando se desaperta é preciso ter cuidado para não perder nenhuma.

Outra coisa, sabes qual é a diferença entre pedais automaticos de rolamentos e pedais automaticos de esferas

Obrigado,

Cump,
TM

Ora aqui está mais um aficionado por BTT!

estou a precisar de uma roda dianteira, alguem me aconselha algua casa em Lisboa, com preços porreiros?

Obrigado!:)

Quanto aos pedais de esferas ou rolamentos nao faço a minima ideia.

Mas não é de certeza do lado onde apertam, deve ser dentro dos pedais. Vou investigar.

Andam a aparecer umas bikes com rodas de 29".
Vi uma numa revista uma com roda de 26" atrás e 29" à frente.
Falavam muito bem dela!

29" de BTT? Não seria de estrada?

Realmente ando a ficar viciado no BTT, mas só a descer [}:)] Ter de subir grandes percursos é que é mesmo mau... dou cabo de mim :D Mas descer uma boa terra batida é 5*'s ;)

Obrigado edias...

Tiago,

Desculpa não ter vindo aqui ao tópico a responder às tuas questões, mas vamos a ver se venho a tempo.

1.Pedais de encaixe com plataforma

Sim, a plataforma e o encaixe automático dá para os 2 lados.
Podes seguir o link da foto para o site da Shimano.

2.A chave para desencaixar pedais é de 12".

Atenção que aquilo exige um grande esforço (torque). As chaves que geralmente temos em casa não são grande coisa e depois se lhes damos com o martelo, aquilo estala tudo.
Há à venda chaves especiais para mexer nos pedais, mas só compensa se tiveres uma oficina, ou se fores um maníaco como eu.

3.Um pedal desenrosca-se em direcção contrária ao outro.

Geralmente está uma imagem junto à rosca, de qual é o sentido.
Tens que ter em atenção, seja ao retirar, seja ao colocar.

Há tempos, tinha eu colocado uns pedais XT da Shimano e o filho da mãe da oficina moeu-me a rosca no pedal, que é em liga. Alguém amndou a forçar aquilo. Palermas. [8]

4. Rolamentos ou esferas.

Vais-te defrontar muitas vezes com esse dilema. Rolamento, já sabes o que é. Esferas, é um produto mais barato e em vez de ter os 2 anéis do rolamento, as esferas estão à solta e giram numa superfície cónica, estando apenas ligadas por massa consistente.
Quando se está a desmontar algo com esferas, tem de se ter cuidado para não caírem e se perderem.

Como o rolamento é muito mais eficiente, vais ver que à medida que fores evoluindo na tua bike, vais ter tendência a usar rolamentos, ou componentes com rolamentos.

Mas nem tudo são rosas. Neste Domingo, a minha caixa de direcção ON/OFF ficou com os rolamentos gripados. E para a substituir, tive que colocar a antiga de esferas.

Azares. [8D]

Obrigado Carlos...

Estou a pensar em comprar umas sapatilhas Specialized Sport Mountain, e uns Pedais ONOFF MTB Pro. Que dizes da escolha? Ja ouvi falar bem dos pedais e as sapatilhas são bem jeitosas para o preço...

Já desmontei os meus pedais actuais de plataforma e aquilo é de ferro, não moe, já os ONOFF, não sei...

Cump,
TM

citação:Originalmente colocada por TiagoMatias

Obrigado Carlos...

Estou a pensar em comprar umas sapatilhas Specialized Sport Mountain, e uns Pedais ONOFF MTB Pro. Que dizes da escolha? Ja ouvi falar bem dos pedais e as sapatilhas são bem jeitosas para o preço...

Já desmontei os meus pedais actuais de plataforma e aquilo é de ferro, não moe, já os ONOFF, não sei...

Cump,
TM
Eu tb tenho umas sapatilhas da Specialized, e não quero outra coisa.

Os pedais ONOFF são bons e têm um bom preço para a qualidade que têm:
teste_1_6.jpg

Aqui está uma descrição: http://www.portalbtt.com/reportagens_testes/rep_95.asp

À pouco falei que foi a rosca do pedal que me moeram, mas não foi. ENganei-me. É a rosca da pedaleira onde enrosca o pedal, essa é que é em liga leve. [8D]

Voltar
Superior