Topico das bicicletas

citação:Originalmente colocada por TiagoMatias

Obrigado...

Já que estão numa de sabedoria ([:p]) o que é o bloqueio e o sistema de anti-bombeio numa suspensão? E o que são as escoras e o protector de escoras?

EDIT: RST Gilla Plus-T6, 100mm de curso, ajuste de pré-carga, pernas de 30mm em Cr-Mo, mola/MCU -> É muito ruim esta suspensão?
E porque é que não te inscreves nesses fóruns e vais lá perguntar àquele pessoal? Isto é um fórum de automóveis... [:p] [}:)]

Mas vamos lá.

O maior problema das suspensões numa bike é o facto de o bombear dos sistemas retirar parte da energia (força) que estás a dar ao pedal.

No caso da forqueta, se está em terreno lisinho, estilo estrada asfaltada, o bombear da suspensão provocado pelo teu próprio movimento na bicicleta a pedalar, demonstra que há transferências de energia dos pedais para a suspensão.
Se não tivesse um sistema de suspensão, poderíamos dizer que o aproveitamento da energia do pedalar seria quase integral.

Se percebeste alguma coisa do que eu estive aqui a escrever (eu não sou perito...), vais concordar comigo que em terreno liso, o melhor é não existir suspensão. Estando lá, roda-se um botão que bloqueia o movimento da mesma. É simples, mas eficaz.

O sistema de anti-bombeio refere-se algumas das vezes às forquetas, onde aumentas a dureza da suspensão até ao bloqueio,
ou quando se refere a sistemas articulados, está-se a falar de uma plataforma mais amortecedor. Apesar de que agora, por causa do pto. de royalties aos inventores de alguns tipos de plataforma anti-bombeio, haja construtores em que aquilo vai direito ao amortecedor... [:0] ... mas enfim, tens 2 muito conhecidos, o VPP da Santa Cruz e o FSR da Specialized, mas é capaz de haver outros...
A intenção é a mesma, anular o efeito do bombear da suspenção, o que numa subida é uma verdadeira chatisse.

Já estás esclarecido?

Sobre as escoras, que venha aí outro que tenho que preparar a minha bike para Tomar. Down Town no Sábado.... :) [8D]

citação:Originalmente colocada por pc

citação:Originalmente colocada por bbaixo

...
Na minha opinião, a única coisa KTM que essa tem, é o quadro (tal como acontece com a quase totalidade das bicicletas). ...

Acho que te esqueceste de algo nesta frase... ;)

Alguma pontuação? :)
Nop... a minha leitura estava a dar outro sentido à frase... e dava a ideia de incompleta... [8)]

as minhnas desculpas... e obrigado pela opinião...

fazem-me 950e... será um bom preço... para o material montado..??

;)

Não tens nada que pedir desculpa :)

Esse preço está talvez um pouco (muito pouco) acima da média para o material que trás, por exemplo:
manipulos mudanças Deore
desviador dianteiro Deore
não tem bloqueio da suspensão no guiador

Vê algumas das sugestões que fizeram para o pmgoliv, que está comprador de uma bike do mesmo segmento dessa ;)

Mas essa não deixa de ser uma boa opção ;)

Não tens nada que pedir desculpa :)

Esse preço está talvez um pouco (muito pouco) acima da média para o material que trás, por exemplo:
manipulos mudanças Deore
desviador dianteiro Deore
não tem bloqueio da suspensão no guiador

Vê algumas das sugestões que fizeram para o pmgoliv, que está comprador de uma bike do mesmo segmento dessa ;)

Mas essa não deixa de ser uma boa opção ;)

Obrigado pelas dicas... :)

Vou adiar uns dias a compra para poder fazer mais umas pesquisas/comparações...

;)

citação:Originalmente colocada por dr_pintas

Spiff, tutens imensos conhecimentos de bikes :) Trabalhas nisto? ja agora posta a tua bike :)
Cumps

Yeah, trabalho na sport zone [8], secção de ciclismo
de momento tenho uma coisa de 2 rodas chamada otec...[8][8] é só mesmo para dizer q tenho..[8)]

já tive uma cadex e uma proflex há muito tempo atrás

citação:Originalmente colocada por pmgoliv

citação:Originalmente colocada por edias

E esta? Já deste uma vista de olhos? Tem um equipamento que me parece bem bom para o preço.

http://www.decathloncycle.com/pages...on=vtt&famille=competition&lang=gb&prod_num=1

Parece-me uma boa proposta.
E ainda é mais leve que a BH cerca de 1kg...

Se não vais fazer predominantemente descidas ou troços que precisem da susp. traseira, aconselhava-te uma rígida, que por esse preço vem melhor equipada principalmente de transmissão e suspensão, já para não falar que o quadro de certeza tem melhores tubagens e é mais leve.
Se precisares de mais conforto investes num espigão de selim com amortecedor..

se não queres ir a uma casa especializada vê na decathlon, sportzone ou corte inglês que costumam ter coisas bem porreirinhas por esse preço

citação:Originalmente colocada por Spifff
Mas quadro ou bicicleta completa?

orçamento?

com o material que já tens acho que ficavas melhor servido com um bom quadro, e depois uma substituição de um ou outro componente mais ratado

O orçamente estava 1 ou 2 posts abaixo. Em volta de €1000.

Estava a pensar em bicicleta completa, pois boa parte daquele material está cansado.

Diz-me as tuas sugestões.

Obrigado.

não querendo puxar a brasa à minha sardinha tens a berg dirt pro 905 com transmissão XT, Discos hidraulicos XT e susp. Rock Shox Tora com lock out por 1000€. A decathlon tinha um modelo com uma manitou R7, transmissão X9 e discos avid por este preço.
Marcas consagradas por este preço vão pior equipadas, por exemplo a GT Avalanche 1.0 disc custa 850€ mas trás transmissão deore e discos tektro e uma rock shox judy (gamamais baixa)
tens a Scott Scale 40, muito leve mas vem com v-brakes e transmissão XT

aconselhava-te a ver a Mondraker, têm material muito bom

citação:Originalmente colocada por Rui_Garcia

Venho aproveitar este topico para ver se me podem ajudar....

(Desde ja peco desculpa, mas ando com um problema de acentos com este teclado.....)

Bem, continuando....

Tenho uma bicicleta ja ha uns 5 anos na terra dos meus pais, e como ainda e uma bicicleta jeitosa, resolvi traze-la para Lisboa.

Bem, o meu problema e o seguinte....
-Como ela esta ha muito tempo parada, pralem da limpeza normal e meter oleo na corrente, o que me aconselham a fazer mais?
-Mesmo os pneus nao estando furados, aconselham-me a troca-los?
-Ja agora, aconselham-me alguma casa em Lisboa, de preferencia na zona Oriental da cidade, onde possa la deixar a bicicleta para me fazerem a manutencao? Falaram-me na Sporzone do Vasco da Gama, sabem se la fazem disto?

Desde ja o meu obrigado;)

Só troques os pneus se estiveres ressequidos e com gretas, o que é muito provável que estejam.
Idealmente devias substituir os cabos e bichas na totalidade.
Em Lx só conheço duas casas com valores de mão-de-obra mais em conta, a decathlon e a sportzone (se fores a esta vai à do colombo que tem melhores técnicos que a do vasco da gama)
Tens tb algumas casas com mecânicos muito bons mas o preços disparam

citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

orçamento?

com o material que já tens acho que ficavas melhor servido com um bom quadro, e depois uma substituição de um ou outro componente mais ratado

Estava a pensar em bicicleta completa, pois boa parte daquele material está cansado.

Obrigado.
Viva,
Se tivesse uma bike igual à tua, trocava para já o quadro para um FS, com essa quantia comprava já um bom quadro. Os teus travões são um mimo, a susp. idem, tens bom material na bike, só o trocava quando entregassem a alma ao criador.
Isto é o que penso fazer na minha pasteleira, mas quanto ao teu caso, não compres rígida, as costas agradecem e as descidas também....
Cumps.

o problema aí é um que um quadro FS decente já com um amortecedor pelo menos com pro pedal ou equivalente custa mais que 1000€

Viva,
Se tivesse uma bike igual à tua, trocava para já o quadro para um FS, com essa quantia comprava já um bom quadro. Os teus travões são um mimo, a susp. idem, tens bom material na bike, só o trocava quando entregassem a alma ao criador.
Isto é o que penso fazer na minha pasteleira, mas quanto ao teu caso, não compres rígida, as costas agradecem e as descidas também....
Cumps.

Olá.

Eu ainda ando a pensar e sondar o mercado. Ainda não vou tomar a decisão para já, pois em princípio só farei a aquisição antes da próxima "época", ou seja, no final do Inverno.

Algum do material da minha bicicleta está um pouco cansado, nomeadamente os desviadores (dianteiro e traseiro). Teria de os trocar. Os travões, são realmente muito bons, mas queria mudar para discos hidraulicos. A menos que as vantagens sejam poucas. Sei que pesam mais, mas achava que a eficiência de travagem era superior...

A suspensão, bom, aí não há dúvidas. A SID XC que tenho ainda hoje é de gama alta. Embora deva precisar de uma revisão... sou um bocado desleixado...

Quanto a ser uma rígida, sinceramente é a que se adequa mais à minha utilização. Gosto de descidas, mas adoro subidas. E faço muitas vezes subidas a "pedalar em pé", o que numa semi-rígida só tem como efeito perder força, que é absorvida pela suspensão. Já para não falar no peso... são, normalmente, mais 2kg que uma rígida equivalente.
Não penso que se adequasse.
Aquilo que provavelmente faria (não o fiz por parvoíce), era adquirir um espigão de selim com amortecedor, o que já ajuda bastante, sobretudo em muito mau piso.

Obrigado pela opinião.
se és um "pouco desleixado" os discos hidráulicos não são os ideais. Realmente têm mais poder de travagem e principalmente são mais progressivos e directos, no entanto são mais dispendiosos na manutenção (pastilhas duram menos, rotores são mais caros, e têm de ser sangrados periodicamente)

Desviadores não são assim tão caros, exemplos:
XT trz = 70€
LX trz = 45€
X7 trz = 55€
XT frt = 35€
LX frt = 25€

claro que se fores para XTRs e X.0, custam os olhos da cara

Na SID faz-lhe uma revisão a sério com retentores e novos e fica um mimo

Existem quadros FS com as características que queres, custam é bem mais que 1000€, por isso sugiro que compres rígido.

Também acho que farias melhor em comprar um quadro e montar o material que já tens e aqueles componentes que estão mais ratados, substituis

Viva colegas,

Qual é a vossa opinião sobre as bicicletas da KTM? Nomeadamente do modelo Ultra Sport.

UltraSport_48_britedred_sch.gif

O equipamento está descrito nesta página

Obrigado,

As KTM são excelentes bikes, qual o preço desta?

citação:Originalmente colocada por RTC

Spiff, tantos posts, tanto conhecimento e nenhum post no Tópico do Passeio do Forum???[:p]

Só te perdoamos se fores de longe!!!:D

só vi depois de se ter realizado [8]
tou em exames e só cá apareço esporadicamente [8)]

Viva colegas,

Qual é a vossa opinião sobre as bicicletas da KTM? Nomeadamente do modelo Ultra Sport.

UltraSport_48_britedred_sch.gif

O equipamento está descrito nesta página

Obrigado,

As KTM são excelentes bikes, qual o preço desta?

só depois vi o preço, não está mal, mas penso que ando um pouco por fora do mercado [8)]
a unica coisa que não gosto nessa bike é os manipulos deore, e os travões magura.
São muito porreiros quando travam, mas quando dão problemas...
coincidência ou não costumam dar problemas assim que a garantia acaba [8)]

citação:Originalmente colocada por RTC

Spiff, tantos posts, tanto conhecimento e nenhum post no Tópico do Passeio do Forum???[:p]

Só te perdoamos se fores de longe!!!:D

só vi depois de se ter realizado [8]
tou em exames e só cá apareço esporadicamente [8)]

Estás "perdoado" :D

Para te redimires, não te esqueças de participar no proximo passeio que já se está a começar a organizar

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=41739&whichpage=21

orçamento?

Obrigado.
Viva,
Cumps.

o problema aí é um que um quadro FS decente já com um amortecedor pelo menos com pro pedal ou equivalente custa mais que 1000€
Viva,
Mondraker factor RR, quadro acessivel (860€) por ventura um dos mais polivalentes para subir, descer e rolar.
Já agora, vê o amortecedor que tráz (Manitou S-Type SRL rear shox, 110mm) , não é mau de todo, correcto?
Cumps.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Eu nunca gostei muito da Rock Shox, mas também não te posso dizer nada em concreto. Apenas tive uma, numa Trek 6500 que deixou de bloquear e babava-se como um cão raivoso... Resolvi o problema vendendo-a de novo...

Também não gosto da Marzochi (só problemas do arco da velha), mas o meu irmão adora-a. O que é que se pode fazer?

[/quote]

Viva,
Estou sempre a aprender, é que pelo que se fala das marzocchi são suspenções para dar porrada com fartura, são as isuzu das susp.
Cumps.

Venho aproveitar este topico para ver se me podem ajudar....

(Desde ja peco desculpa, mas ando com um problema de acentos com este teclado.....)

Bem, continuando....

Tenho uma bicicleta ja ha uns 5 anos na terra dos meus pais, e como ainda e uma bicicleta jeitosa, resolvi traze-la para Lisboa.

Bem, o meu problema e o seguinte....
-Como ela esta ha muito tempo parada, pralem da limpeza normal e meter oleo na corrente, o que me aconselham a fazer mais?
-Mesmo os pneus nao estando furados, aconselham-me a troca-los?
-Ja agora, aconselham-me alguma casa em Lisboa, de preferencia na zona Oriental da cidade, onde possa la deixar a bicicleta para me fazerem a manutencao? Falaram-me na Sporzone do Vasco da Gama, sabem se la fazem disto?

Desde ja o meu obrigado;)

Só troques os pneus se estiveres ressequidos e com gretas, o que é muito provável que estejam.
Idealmente devias substituir os cabos e bichas na totalidade.
Em Lx só conheço duas casas com valores de mão-de-obra mais em conta, a decathlon e a sportzone (se fores a esta vai à do colombo que tem melhores técnicos que a do vasco da gama)
Tens tb algumas casas com mecânicos muito bons mas o preços disparam

Obrigado pela opinião Spifff
Por acaso do destino ainda fui ontem deixá-la na sportzone do colombo.....:)
Mudança de pneus, vai ser só o de trás que está em muito mau estado, o da frente pareceu-me bom....
De resto o mecânico disse que me ia fazer um checkup geral á bicicleta e que ia mudar o que fosse preciso.

Já agora aproveito também para dizer que fui muito bem atendido, tanto pelo mecânico, como pela pessoa que eu falei ao telefone (liguei para lá antes).... Foram extremamente simpáticos!:)

Cumps

Já agora aproveito também para dizer que fui muito bem atendido, tanto pelo mecânico, como pela pessoa que eu falei ao telefone (liguei para lá antes).... Foram extremamente simpáticos!:)

É. são sempre assim...até à apresentação da conta[}:)]

(joking;))
[8D]

Voltar
Superior