CarlosL
New member
E porque é que não te inscreves nesses fóruns e vais lá perguntar àquele pessoal? Isto é um fórum de automóveis... [citação:Originalmente colocada por TiagoMatias
Obrigado...
Já que estão numa de sabedoria ([]) o que é o bloqueio e o sistema de anti-bombeio numa suspensão? E o que são as escoras e o protector de escoras?
EDIT: RST Gilla Plus-T6, 100mm de curso, ajuste de pré-carga, pernas de 30mm em Cr-Mo, mola/MCU -> É muito ruim esta suspensão?
Mas vamos lá.
O maior problema das suspensões numa bike é o facto de o bombear dos sistemas retirar parte da energia (força) que estás a dar ao pedal.
No caso da forqueta, se está em terreno lisinho, estilo estrada asfaltada, o bombear da suspensão provocado pelo teu próprio movimento na bicicleta a pedalar, demonstra que há transferências de energia dos pedais para a suspensão.
Se não tivesse um sistema de suspensão, poderíamos dizer que o aproveitamento da energia do pedalar seria quase integral.
Se percebeste alguma coisa do que eu estive aqui a escrever (eu não sou perito...), vais concordar comigo que em terreno liso, o melhor é não existir suspensão. Estando lá, roda-se um botão que bloqueia o movimento da mesma. É simples, mas eficaz.
O sistema de anti-bombeio refere-se algumas das vezes às forquetas, onde aumentas a dureza da suspensão até ao bloqueio,
ou quando se refere a sistemas articulados, está-se a falar de uma plataforma mais amortecedor. Apesar de que agora, por causa do pto. de royalties aos inventores de alguns tipos de plataforma anti-bombeio, haja construtores em que aquilo vai direito ao amortecedor... [:0] ... mas enfim, tens 2 muito conhecidos, o VPP da Santa Cruz e o FSR da Specialized, mas é capaz de haver outros...
A intenção é a mesma, anular o efeito do bombear da suspenção, o que numa subida é uma verdadeira chatisse.
Já estás esclarecido?
Sobre as escoras, que venha aí outro que tenho que preparar a minha bike para Tomar. Down Town no Sábado....