Tópico das Casas

Na minha família, que seja do meu conhecimento, o primeiro apaixonado pelo Algarve foi o meu avô, ainda nos anos 30/40. E nesse tempo ia precisamente para a Praia da Rocha.

Confirmas que o areal mudou nas últimas decadas?

Eu recordo-me da praia da Rocha e do Vau nos anos 90, com areal mais pequeno e muita mais rocha no mar. Dava para andar metros e metros nas rochas e os putos apanhavam camarões assim.

Eu perguntei por locais onde seja possível ir a pé para a praia.

A zona de Vale do Lobo / Quinta do Lago nao dá para ir a pé para a praia de grande parte das casas, para além de ter sido feito de raiz para ser uma zona balnear, antes nao havia nada ali. Mais, aquilo nem uma frente ribeirinha tem. É amontoado de casas, parece uma Fernao Ferro de luxo. [:D]

a zona da manta rota é maioritariamente constituída por moradias e pequenos prédios bem ordenados e vais a pé para o extenso areal, aliás foi o motivo que me fez arrendar apartamento apesar de ter casa no algarve.

Praia da Lota, entre Manta Rota e Altura, vai-se a pé e tem pouca confusão, mesmo em Agosto.
Praia del rei, em geral aquela zona

prai da luz tambem é pitoresco apesar do estacionamento complicado para quem vem de fora.
agora tem aquela aura negativa do desaparecimento da criança.

pessoalmente tenho um fetiche com Ferragudo, apesar da praia mais próxima ficar na foz do rio. Mas é uma vila muito pitoresca e típica com boas pequenas praias na proximidade.

atualmente quando desço da serra para a praia tenho ido para a zona da Torralta/alvor, fartei-me das confusões da rocha e só lá vou para jantar e estar com a família residente.
em alvor tenho o areal extenso e garantia que arranjo sempre lugar para estacionar à primeira.

prai da luz tambem é pitoresco apesar do estacionamento complicado para quem vem de fora.
agora tem aquela aura negativa do desaparecimento da criança.

pessoalmente tenho um fetiche com Ferragudo, apesar da praia mais próxima ficar na foz do rio. Mas é uma vila muito pitoresca e típica com boas pequenas praias na proximidade.

Apesar da Praia Grande ser ás portas da vila, em termos de praias, Ferragudo vale pelo Pintadinho, e especialmente pelos Caneiros! [;)]

Praia da Lota, entre Manta Rota e Altura, vai-se a pé e tem pouca confusão, mesmo em Agosto.
Praia del rei, em geral aquela zona

Ia sugerir ao Rasec que procurasse nessa zona, praia da Lota, dentro do Sotavento e para andar a pé não há melhor. Isto apesar de ser um fã da zona da ria, mas claro que não é tão prático andar de barco para ir à praia.

O Algarve é espectacular, em especial as pontas. A parte mais central sofreu bastante com o urbanismo de uma certa altura. Então Portimão, apesar de ter coisas boas, tem muito do que pior se fez por lá.

Eu recordo-me da praia da Rocha e do Vau nos anos 90, com areal mais pequeno e muita mais rocha no mar. Dava para andar metros e metros nas rochas e os putos apanhavam camarões assim.

Claro que mudou, a praia que ele falou, a dos alemães, ou forte São João, já teve um areal enormissimo com uma areia de qualidade há 15 anos, já teve um areal pequeno com uma areia de qualidade há 5 anos, e agora tem um areal enormissimo outra vez com uma areia de mer.. que corta os pés. Dragaram aquilo tudo e desde há 5 anos para cá, (acho que são 5) a areia está cheia de conchas, situação que tem vindo a melhorar com o passar do tempo.

Póvoa de Varzim, por exemplo.

Há dias em que a água não é muito gelada... ou então será uma questão de hábito e/ou de mariquice!

O que torna o urbanismo da zona litoral da Póvoa melhor do que o da praia da Rocha ou Quarteira?

O que faz o urbanismo dessa zona ser melhor do que o dos outros locais referidos?

Não referi melhor, mas não tem prédios gigantes, apenas de 3 andares e moradias, conjuga o mar e ria em 500m, para alguns o ideal, outros vão dizer que tem muita humidade e não tem tempo de verão

POR outro lado posso ter perdido (não li muito para trás) a discussão LOL

Não referi melhor, mas não tem prédios gigantes, apenas de 3 andares e moradias, conjuga o mar e ria em 500m, para alguns o ideal, outros vão dizer que tem muita humidade e não tem tempo de verão

POR outro lado posso ter perdido (não li muito para trás) a discussão LOL

Se bom urbanismo = prédios baixos e vivendas, concordo.

Se bom urbanismo = prédios baixos e vivendas, concordo.

Claro que isso depende sempre das referências que usamos. Mas se formos para referências internacionais e começarmos a comparar com certo tipo de ordenamento, aí estamos lixados e temos de deitar o país todo a baixo... e não apenas à beira mar! [:D]

Temos de ver que Portimão tem torres de > 20 andares, isso nem seria comum à dimensão da cidade. É apenas reflexo de uma certa época.

Claro que há quem goste, depois há quem os ache invisíveis, são-lhes indiferentes.

Claro que isso depende sempre das referências que usamos. Mas se formos para referências internacionais e começarmos a comparar com certo tipo de ordenamento, aí estamos lixados e temos de deitar o país todo a baixo... e não apenas à beira mar! [:D]

Temos de ver que Portimão tem torres de > 20 andares, isso nem seria comum à dimensão da cidade. É apenas reflexo de uma certa época.

Claro que há quem goste, depois há quem os ache invisíveis, são-lhes indiferentes.

Uma coisa é certa é um mar de gente em Portimão/Praia da Rocha

Sim, o areal foi artificialmente aumentado por volta de 1970.

edit: Era assim.

148150d1560328547-qual-melhor-altura-de-comprar-casa-mercado-ao-rubro-12_praiadarocha.jpg

Last edited:
Póvoa de Varzim, por exemplo.

Há dias em que a água não é muito gelada... ou então será uma questão de hábito e/ou de mariquice!

Concordo!

Apesar de a altura dos prédios na 1ªlinha ser mais ou menos a mesma coisa, aquela marginal está muito mais bonita na Póvoa do que Quarteira.
O passeio alegre é mais largo, está mais bem arranjado e moderno e a distancia da 1ª linha de prédios para a praia é bem maior!
A linha arquitetónica destes prédios e as fachadas também são muito mais bonitas que os de Quarteira.

A 1ª linha de quarteira tem prédios baixos 3/4 andares máximo, mas são fachadas antigas e feias, e estão construidas a pouca distância do areal.
O calçadão é estreito e tem aspeto degradado.

Já praia da rocha, não vêjo mal nenhum, tem prédios altos sim mas com alguma distância para o acesso à praia.
Talvez uns 50M mais afastado fosse o ideal, não sei...

Portimão sempre recebeu muito turista inglês, algumas dessas torres de 20 andares eram aparthoteis que enchiam sempre nos meses de verão.

Exemplo de um apt. de um desses aparthoteis muito famoso nos anos 90 e que agora entretanto faliu:

https://www.imovirtual.com/anuncio/t1-praia-da-rocha-com-piscina-IDPtgf.html#6232a0b5c2

Last edited:
Especialmente com o Inatel ali mesmo na praia. Ridículo.

Começa a ser difícil encontrar boas praias, e é por isso que acabo por gostar mais da zona da ria formosa. Pelo menos não está inundada de construção.

Há praias boas. Exigem é que andemos a pé ou acessos por caminhos menos bons.

Ou então não ir para o Algarve em Agosto. É mesmo o pior mês. Tudo mais caro, filas etc etc. Para isso basta o resto do ano na rotina normal.

Last edited:
Back