Tópico das Casas

Pode parecer cruel ou o que seja, mas se calhar isso leva-nos para outra maneira de pensar, se calhar a família não devia ter crescido.

É sempre um argumento questionável. Um casal compra um T1 aos 28 anos e passado 5 anos tentam vender a casa. Passam-se mais 5 anos em que não aparece comprador de maneira nenhuma. A mulher tem duas opções: ou a familia cresce agora ou habilita-se a esperar sabe la quanto tempo mais e a ter uma gravidez de alto risco posteriormente.

Eu tenho um T1 numa das melhores zonas de Lisboa há 5 anos,nunca morei nele e actualmente esta alugado por 800 euros.Apesar de ser usado,já recebi propostas de compra.A zona em si,a localização,acessos,é uma mais valia.No negócio das casas não há verdades absolutas.

É por essas e por outras que não acho que o arrendamente compense.
Eu pago por mês ao banco (durante 30 anos) 400 euros (inclui seguros) de prestação do meu T3 duplex no ultimo piso de um prédio com 11 andares no centro do Porto, com dois lugares de garagem e vista para o rio Douro e metro à porta. No mesmo prédio onde eu habito, estão a alugar T2 por 600 euros (não mobilidados) e T3 por 700 (também não mobilidados).

Eu pago por mês ao banco (durante 30 anos) 400 euros (inclui seguros) de prestação do meu T3 duplex no ultimo piso de um prédio com 11 andares no centro do Porto, com dois lugares de garagem e vista para o rio Douro e metro à porta. No mesmo prédio onde eu habito, estão a alugar T2 por 600 euros (não mobilidados) e T3 por 700 (também não mobilidados).

Agora diz-me... qual o preço da casa, qual o valor do empréstimo, qual o prazo, spread, etc? É que para comparar valores temos que ter na mão todos os dados.

E o que são apartamentos não mobilidados? Não têm mobilidade? [:p][:D]

Qto à decisão de arrendar ou comprar, tudo depende da situação de vida dos sujeitos, quer a nivel pessoal quer profissional.

Quem for solteiro e não estiver numa profissão em que saiba que vá ficar no mesmo local durante mtos e mtos anos, não convém nada comprar.

Já uma familia estável a nivel profissional e pessoal, faz todo o sentido comprar...

É sempre um argumento questionável. Um casal compra um T1 aos 28 anos e passado 5 anos tentam vender a casa. Passam-se mais 5 anos em que não aparece comprador de maneira nenhuma. A mulher tem duas opções: ou a familia cresce agora ou habilita-se a esperar sabe la quanto tempo mais e a ter uma gravidez de alto risco posteriormente.

Têm uma 3ª opção... baixam o preço.

Agora diz-me... qual o preço da casa, qual o valor do empréstimo, qual o prazo, spread, etc? É que para comparar valores temos que ter na mão todos os dados.

E o que são apartamentos não mobilidados? Não têm mobilidade? [:p][:D]

Nunca te enganaste a escrever? É óbvio que queria escrever "mobilado".
O preço da casa foi de 122 mil euros.
Se a prestação nunca se alterar (impossivel, mas vamos supor que sim) dá 360 x 400 = 144000 euros.
Sinceramente a mim parece-me que compensa...
Já agora, o valor do empréstimo foi de 108000 euros, o prazo 30 anos e o spread 0,8%.

Respondendo à questão das rendas estarem demasiadamente altas só vos digo o seguinte:

Tenho vários prédios, a maioria das frações ainda têm rendas "à antiga" e umas poucas já estão arrendadas pelos tais valores que alguns consideram especulativos. Pois bem, recebi hoje a cobrança do IMI e o que se constata é que o seu valor absorve a quase totalidade do rendimento gerado pelos prédios. Agora imaginem o que aconteceria sem as tais rendas com valores ditos especulativos.

Têm uma 3ª opção... baixam o preço.

Não deves viver no mesmo mundo que eu... quantos não baixam o preço para valores muito abaixo da "média de mercado" e mesmo assim ninguém mostra interesse e os poucos que mostram interesse a banca não empresta...

Se a prestação nunca se alterar (impossivel, mas vamos supor que sim) dá 360 x 400 = 144000 euros.
Já agora, o valor do empréstimo foi de 108000 euros, o prazo 30 anos e o spread 0,8%.

Claro que sim, daí os smileys! Mas ao menos és coerente e enganas-te duas vezes seguidas! [:D]

Ok... agora faz uma simulação para um empréstimo igual a teu, com os spreads às taxas actuais e compara a ver se há assim tanta diferença e se é fácil conseguir as mesmas condições.

Não deves viver no mesmo mundo que eu... quantos não baixam o preço para valores muito abaixo da "média de mercado" e mesmo assim ninguém mostra interesse e os poucos que mostram interesse a banca não empresta...

Vivo pois! Tanto vivo que foi o que fiz quando quis vender a minha casa.

Também quero!

Claro que sim, daí os smileys! Mas ao menos és coerente e enganas-te duas vezes seguidas! [:D]

Ok... agora faz uma simulação para um empréstimo igual a teu, com os spreads às taxas actuais e compara a ver se há assim tanta diferença e se é fácil conseguir as mesmas condições.

Claro. A questão é que cada um tem de comparar com as suas condicionantes...e se a condicionante é que temos um CH com uma mensalidade "mais baixa que o normal no mercado", ou seja quase todos os CH anteriores a 2009, sair disso para meter-se noutro buraco, como arrendar a preços superiores, quanto a mim não faz sentido.

Mesmo em valores iguais prefiro pagar ao banco a mensalidade. Ao menos, supostamente (infelizmente isto já nem sempre é assim), daí a alguns anos será possível reaver algo com uma venda - já vai sendo miragem.

Desde 2001 que iniciei, comprei uma casa mais pequena inicialmente...para depois comprar uma maior com um desafogo maior (mais rendimentos, mas também a liberdade de reaver parte do que já tinha pago pela 1ª casa ao longo dos anos - vendi a casa quase pelo mesmo preço, mas parte foi paga ao banco por 5 anos de amortizações - num arrendamento isto era 0)

Back